Quem passa muito tempo no computador, e principalmente quem o utiliza para jogar, ver séries ou filmes, com certeza procurará ter umas das melhores colunas para pc.

Usar auscultadores é uma opção, mas o desconforto de ter sempre algo na cabeça, ficar isolado do mundo exterior é, para muitos utilizadores, algo muito negativo.

Assim, são muitas as pessoas que consideram indispensável utilizar colunas quando utilizam o pc.

Mas que características devem ter as colunas para pc para serem consideradas as melhores? Depende. Como para muitos outros produtos, depende das necessidades e preferências de cada um.

No entanto, e de uma forma objetiva, as melhores colunas para pc têm que ter qualidade de som. Um som harmonioso, claro, daquele que não cansa ouvir, e o mais próximo do original possível.

O design, tamanho, opções de conectividade também são importantes nas colunas para pc, mas a relevância de cada um destes aspeto depende muito das preferências de cada utilizador.

Neste artigo enumeramos e descrevemos de forma breve as 15 melhores colunas para pc do mercado, e garantimos que apresentamos pelo menos umas (se não várias) que vão agradar.

Tabela de Conteúdos

As 15 melhores colunas para pc

Logitech Z120

Logitech Speaker Stereo Z120 2.0

As Logitech Z120 são umas colunas compactas que podes conectar por USB ao teu pc.

A sua instalação é fácil, e o seu transporte ainda mais fácil, pelo que são ótimas para quem procura umas colunas básicas para levar para qualquer lado juntamente com o pc portátil.

A qualidade de som não é ótima mas, como explicamos, o seu ponto forte é a praticabilidade: são pequenas, fáceis de transportar e de usar.

E o preço, pouco acima dos 10€, é também bastante apelativo.

Creative Pebble V2

Coluna Creative Pebble V2 2.0 USB

As Creative Pebble V2 são, à semelhança das Logitech Z120, colunas compactas que podes conectar ao teu pc via USB-C (sendo que traz também um adaptador USB-C para USB-A) e via jack de 3.5 mm.

A qualidade de som não é má, mas também não é maravilhosa. Contudo, o que se destaca nestas colunas é o seu aspeto minimalista. Discretas e bonitas, podem ser a peça ideal para um local de trabalho/estudo mais clean.

Por serem pequenas e leves, são também fáceis de transportar e ligar ao pc portátil.

Uma ótima compra para quem procura uma colunas bonitas, diferentes do design tradicional, a um preço baixo.

As Pebble V3, modelo mais recente, são bastante semelhantes às V2, mas já incluem a ligação via Bluetooth (e por isso são um pouco mais caras).

Logitech Z207

Colunas Logitech Z207 2.0 Bluetooth

As colunas Logitech Z207 são as primeiras colunas da nossa lista com a opção de conexão via Bluetooth.

A ligação Bluetooth é muito procurada pois permite esquecermos as limitações e confusões provocadas pelos fios. Desde que dentro do raio de conexão, podemos colocar as colunas com Bluetooth em qualquer lugar.

Mas, para além da ligação via Bluetooth, as Logitech Z207 também permitem a ligação de uma das colunas (a direita) através do jack de 3.5 mm.

As duas colunas podem, ainda, ser usadas em simultâneo, ou separadamente.

Disponíveis em branco e preto, estas colunas não são tão compactas como as anteriores, mas a possibilidade de utilização em separado é, sem dúvida, um aspeto positivo.

Trust GXT 38 Tytan

Trust GXT 38 2.1 Tytan Speaker Set

Criadas a pensar nos gamersas Trust GXT 38 Tytansão ideais para quem gosta de uma experiência emersiva.

Para além das duas colunas, as TRUST GXT 38 contam ainda com um subwoofer.

Com ligação apenas através de um jack 3.5mm, não é possível a ligação Bluetooth.

Razer Nommo Chroma

Razer Nommo Chroma 2.0 Gaming Lighting Speakers

Também criadas a pensar em quem adora videojogos, ou não fossem da marca Razer, as Nommo Chroma são colunas para pc com uma razoável qualidade de som.

E para além do som, estas colunas emitem também luz, luz essa customizada pelo próprio utilizador de acordo com as suas preferências (estão disponíveis cerca de 16.8 milhões de cores), permitindo criar o ambiente ideal para uma sessão de videojogos.

As Razer Nommo Chroma têm ainda um design bastante interessante, sendo garantido que ficam bem em qualquer setup.

Logitech Z623

Logitech Z623 2.1 Powerful THX Sound

Com uma composição 2.1, ou seja, duas colunas e um subwoofer, as Logitech Z623 destacam-se pela sua certificação THX, ou seja, não há como negar a qualidade de som destas colunas.

Um dos produtos mais vendidos da marca, estas colunas garantem o som ideal para as tuas sessões de videojogos, ou maratonas de filmes ou séries.

Edifier Studio R1700BT

Edifier Colunas Studio 2.0 R1700BT

As colunas Edifier Studio R1700BT têm um aspeto mais clássico que as colunas que apresentamos anteriormente, pelo que se destinam a um público que prefere toda a qualidade e tecnologia atuais, dentro de um modelo mais sóbrio.

Com um acabamento em madeira, a saída de som destas colunas foi posicionada a um ângulo de 10 graus por forma a direcionar o som para o utilizador.

Composta por duas colunas, e com um aspeto menos comum na atualidade, as Edifier Studio R1700BT poderão não agradar a todos, mas são, sem dúvida, uma das melhores colunas para pc do mercado.

Bose Companion 2 Series III

Bose Companion 2 Series III

As Bose Companion 2 Series III destacam-se pela clareza e equilíbrio do som que emitem.

Com um design simples e sóbrio, estas colunas destinam-se a quem procura umas colunas para utilização intensiva, ou seja, umas colunas que possam emitir som todo o dia, todos os dias, sem que o utilizador fique cansado.

Harman Kardon Aura Studio 3

Harman Kardon Coluna Bluetooth Aura Studio 3

É completamente impossível ficar indiferente às colunas Harman Kardon Aura Studio 3.

O seu design é totalmente diferente de quaisquer outras colunas para pc, não só da nossa lista, mas do próprio mercado.

Quem procura estas colunas privilegia, sem sombra de dúvidas, o seu design. Mas, podemos garantir que  oferecem uma ótima qualidade de som, muito ao estilo do que é normal na Harman Kardon.

Logitech G560 Lightsync

Logitech G560 Lightsync 2.1 RGB

Criadas pela marca a pensar na área de gaming, as Logitech G560 Lightsync são compostas por duas colunas com RGB e, ainda, por um subwoofer.

E são perfeitas para quem procura umas colunas com elevada qualidade de som e que contribuam para uma melhor experiência de jogo.

Razer Leviathan V2

Razer Leviathan V2

Soundbar e subwoofer com certificação de áudio THX e Razer Chroma™ RGB. 

É com estas características que a Razer Leviathan V2 se apresenta e é com estas que agrada ao seu público alvo: os gamers.

Ideal para uma experiência de jogo imersiva, estas colunas permitem ainda a ligação via Bluetooth para que seja possível conectar não só o pc, mas também qualquer outro dispositivo.

E, não menos importante, colocar estas colunas no local ideal.

Porque nem só o som é importante, principalmente para quem quer montar todo um setup e experiência de jogo, e a Razor sabe isso.

Klipsch ProMedia 2.1 Bluetooth

Klipsch ProMedia 2.1 Bluetooth

As colunas para pc Klipsch ProMedia 2.1 Bluetooth são a versão com conexão Bluetooth das conhecidas Klipsch ProMedia 2.1.

Com uma elevada qualidade de som, estas colunas para pc são o centro das atenções em qualquer setup de entretenimento.

As suas colunas e subwoofer oferecem um som incrível e poderoso, ideal para quem procura uma experiência semelhante à de uma sala de cinema (a uma escala mais pequena).

Audioengine A2+ Wireless

Desenhadas para espaços pequenos, as colunas Audioengine A2+ Wireless são bastante compactas, não têm botões, mas têm uma excelente qualidade de som.

O som é claro, mas poderoso, ideal para salas ou gabinetes de pequena/média dimensão.

Com Bluetooth, entrada USB e entradas analógicas, configurar estas colunas ou ligá-las à rede é muito fácil e rápido, sendo que estão sempre prontas a usar.

Ao contrário de grande parte das colunas, estas são construídas à mão e ajustadas para garantir um desempenho/som (quase) perfeito.

Logitech Z906

Logitech Speaker Surround Sound Z906 5.1

Desenhado para oferecer uma experiência de áudio premium semelhante à de uma sala de cinema na sala de estar de casa, o sistema de som Logitech Z906 pode também ser utilizado como colunas para o pc.

Quem procura uma experiência realmente imersiva, de elevadíssima qualidade, pode apostar neste sistema 5.1 com certificação THX projetado para som Dolby Digital e DTS.

Este sistema é composto pelo subwoofer, uma coluna central e quatro colunas satélite.

Se o pc é utilizado intensivamente para a visualização de filmes/séries, e procuras uma experiência semelhante à de uma sala de cinema, as Logitech Z906 são, sem dúvida, as melhores colunas para pc que se pode ter.

Audioengine A5 +

As colunas para pc Audioengine A5 + oferecem um som muito próximo do original, ou seja, aquele som que foi tocado e gravado pelos teus artistas favoritos.

Os seus amplificadores analógicos têm muita mais qualidade que os digitais das outras marcas/colunas, e proporcionam uma experiência de som completamente diferente.

Assim, se procuras umas colunas que te transmitam o som tal e qual como este foi gravado, estas são, sem dúvida, as colunas a comprar.

O que ter em conta antes de escolher as colunas para o pc?

Antes de escolher e comprar as colunas para o pc é necessário ter em consideração alguns aspetos. Só assim se evita uma compra desajustada às tuas necessidades e/ou preferências.

Por exemplo: as colunas podem ser bonitas, ter uma qualidade de som espetacular, mas não possuírem conexão via Bluetooth, o que impossibilita que as possas colocar no local destinado às colunas.

Verifica, de seguida, os seis aspetos a ter em conta antes de escolher as colunas para o pc e garante que fazes a melhor compra possível.

1. Qual a finalidade das colunas?

O primeiro aspeto a considerar antes de escolher umas colunas é a finalidade que estas terão.

Serão utilizadas para ouvir música? Para a reprodução de filmes? Para jogar?

Dependendo da finalidade das colunas, pode ser mais vantajoso olhar para uns aspetos ou outros, nomeadamente no que diz respeito à qualidade de som e à conectividade, ou até ao design.

Não recomendamos colunas para pc para fins profissionais, nomeadamente para quem trabalha na área da música, pois aí já será mais recomendado um sistema de som profissional.

2. O tamanho das colunas

O tamanho das colunas também é muito importante, principalmente quando falamos de locais (nomeadamente secretárias ou paredes) com pouco espaço.

Se o espaço disponível para as colunas é pequeno, não será conveniente, certamente, adquirir umas colunas muito grandes.

Esta limitação pode reduzir bastante as opções disponíveis no mercado no que toca a colunas para pc, sendo que, geralmente, colunas mais pequenas tendem a ter uma qualidade de som inferior.

3. Colunas com cabo ou sem cabo (conectividade)?

Uma outra característica a considerar é se as colunas devem ou não ter cabo.

Colunas com cabo poderão ser mais baratas e assegurar uma conexão estável e sem o risco de falhas.

Contudo, obrigam a que as colunas sejam apenas usadas quando ligadas ao pc, e obrigam também a que sejam colocadas a uma distância que permita a sua ligação por cabo ao pc.

Por outro lado, as colunas sem cabo, ou seja, colunas com Bluetooth, são mais versáteis e permitem a ligação ao pc, mas também a qualquer outro dispositivo que tenha Bluetooth.

Além disso, é possível colocar as colunas sem fio em qualquer local desde que dentro do raio de alcance da ligação Bluetooth.

O Bluetooth é apenas uma das opções de conexão das colunas para pc. As melhores colunas para pc poderão disponibilizar várias formas de se conectar ao pc: desde ligação USB (ideal para portáteis) ao jack de 3,5 mm, são várias as opções de conexão ao pc.

Vários tipos de conectividade significam maior versatilidade das colunas. Se isto for importante, deve procurar-se umas colunas para pc com várias formas de conexão.

Em suma, as colunas sem fio podem ser mais caras, mas são também mais versáteis.

No entanto, se esta versatilidade não é uma mais valia para ti, optar por umas colunas com cabo mais baratas pode ser uma escolha inteligente.

4. Qualidade de som

Uma das características mais importantes é, sem dúvida, a qualidade do som das colunas para pc.

Mesmo as mais simples colunas, aquelas que usamos apenas como barulho de fundo, devem ter uma boa qualidade de som. Caso contrário, será pouco o uso dados às colunas, e será, no fundo, dinheiro deitado fora.

Há vários fatores que ajudam a “quantificar/medir” a qualidade e potência do som, tais como: número de canais, a potência em watts da coluna, se tem ou não subwoofer incluído. 

Olhando para estas características é fácil perceber qual serão as colunas indicadas para a experiência de utilização que se procura.

No entanto, uma das melhores dicas que temos é: experimentar as colunas e deixa que cada ouvido defina se a coluna tem, ou não, a qualidade de som que mais agrada.

Assim, se possível, ouvir/experimentar a coluna antes de a comprar, ou comprar sabendo que se pode devolver caso não corresponda às expectativas. 

5. O design das colunas

Como em qualquer produto, também nas colunas para pc é importante o design exterior.

Ainda mais se estivermos a falar de colunas que serão parte integrante do teu setup de jogos e/ou trabalho.

Se estás à procura de umas colunas que vão complementar o teu espaço, deves estar atento ao seu design.

Independentemente de se optar por umas colunas mais discretas ou mais exuberantes, o que importa, neste aspeto, é que se adequem ao teu estilo e gosto pessoal.

6. O preço das colunas

Nem sempre as colunas mais caras são as melhores.

É necessário ter em conta quais as características que mais valorizas e, tendo isso em conta, quais as melhores colunas para pc.

Algumas colunas são caras porque têm um design futurista; outras porque são sem fios e têm imensa tecnologia; outras porque têm uma qualidade de som fora do comum.

Quais são as melhores colunas de pc para mim?

Foram apresentados 15 dos melhores modelos de colunas para pc do mercado, para diferentes orçamentos e funcionalidades. Provavelmente, a lista poderia ter sido alargada ou até ter escolhido outras opções.

A melhor compra será a que vai satisfazer melhor as necessidades dentro do orçamento disponível, se possível, sempre a um valor mais baixo.

Há vários fatores a considerar antes de comprar uma colunas para computador. Alguns desses fatores são mais objetivos, como por exemplo: potência, número de canais e conexão. Já outros fatores são subjetivos, como por exemplo: o design, o orçamento, etc.

A melhor recomendação é para que experimentes antes de comprar. Experimenta com volume baixo, volume mais alto, a ver filmes, a ouvir música, etc. Tenta fazer um “test drive” às colunas como se estivessem em tua casa!

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários