Um número significativo de pessoas não tem sono de qualidade porque dormem num colchão inadequado, o que a longo prazo é prejudicial para a saúde. Principalmente porque o ser humano passa um terço da vida a dormir.

Nesse sentido, um bom colchão é fundamental em qualquer casa. Segundo os especialistas, influencia a qualidade do sono, o alinhamento da coluna vertebral e evitam problemas lombares. Logo, investir num colchão de qualidade é sinónimo de um estilo de vida saudável.

Com isso em mente, segue-se então um guia de compra com os melhores colchões do mercado. O guia que vai ajudar a escolher o colchão perfeito para o sono perfeito.

Chegou a hora de tirar notas!

Tabela de Conteúdos

  1. Emma Original
  2. Emma One
  3. Emma Hybrid
  4. O Marmota
  5. Molaflex Hatha Sensation
  6. Molaflex Tao Multisense
  7. Pikolin Estrofe
  8. Lusocolchão Bioceramic
  9. Lusocolchão Dubai
  10. Mindol Soft Futur
  11. Pikolin City
  12. Mindol Ortopédico Classic Plus
  13. Colunex Medicinal 20
  14. Koala Rest
  15. Maxcolchon SojaMax

Sugestões de compra: os 15 melhores colchões do mercado

1. Emma Original

Emma Colchão Original

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 25 cm
  • Dimensão: 90×190 – 200×200

O Emma Original é uma alternativa ótima para quem gosta dormir de lado, embora seja adequada para todos os tipos de corpo.

As suas espumas de alta densidade aliviam os pontos de pressão e mantêm a coluna vertebral alinhada durante a noite, o que é muito importante para evitar dores nas costas no futuro!

A sua altura é de 25 cm e a sua espuma é certificada Oeko-Tex Standard, o que garante que não é feita com materiais que sejam tóxicos ou prejudiciais à saúde.

Por outro lado, além de ter um design moderno e simples, a camada inovadora do colchão é projetada para que o ar e a humidade circulem, mantendo o colchão fresco. A espuma Airgocell® é altamente permeável, permitindo a ventilação do colchão.

O melhor mesmo é que o colchão Emma oferece tudo isto e das melhores experiências de sono a um preço competitivo.

2. Emma One

Emma Colchão One

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 18 cm
  • Dimensão: 90×190 – 200×200

O Emma One é um colchão de alta qualidade que oferece um conforto e apoio excecionais.

Para quem gosta de longas horas de sono é perfeito. Isto porque, encontrará neste colchão conforto, uma vez que se adapta bem ao corpo, oferecendo um bom apoio, proporcionando um clima de sono agradável.

No entanto, deve notar que se trata de um colchão de alta firmeza. As pessoas que sofrem de dores nas costas ou no pescoço são frequentemente recomendadas a dormir num colchão firme.

Além disso, a sua altura é de 18 cm e a sua espuma é também certificada Oeko-Tex Standard, o que garante que não é feita com materiais tóxicos ou nocivos para a saúde.

Para finalizar, segundo a marca: “Dormir bem não deveria ser complicado. O Colchão Emma One foi criado para poder sonhar sem complicações nem distrações.”

Por outras palavras, um dos melhores colchões do mercado.

3. Emma Hybrid

Emma Colchão Diamond Hybrid Cinzento
Emma Colchão Diamond Hybrid Cinzento

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 25 cm
  • Dimensão: 90×190 – 200×200

Não há duas sem três, nesta lista dos melhores colchões do mercado.

O Emma Hybrid é um colchão de luxo de cinco camadas que combina várias espumas de alta qualidade para se tornar no colchão perfeito.

Neste colchão, a Emma focou-se numa das fases mais importantes da investigação do sono: a fase do sono profundo.

Para adormecer e se conseguir um sono profundo sem interrupções a temperatura do corpo deve baixar e manter-se assim pelo decorrer a noite.

Com este modelo, esta temperatura ideal é atingida dadas as partículas de grafite da camada superior do colchão que ajudam a maior dissipação do calor dada a sua alta condutividade.

Por outro lado, garante uma excelente adaptação do corpo e alívio da pressão graças à combinação das diferentes camadas inovadoras para melhorar a experiência do sono, tendo ainda uma tecnologia revolucionária da espuma com partículas de grafite para maior conforto.

4. O Marmota

O Marmota

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 26 cm
  • Dimensão: 80×190 – 200×200

A combinação das camadas de espuma fria do colchão Marmota torna-o muito confortável e adaptável.

A sua camada superior visco proporciona adaptabilidade e alivia os pontos de pressão do corpo, enquanto a espuma Airsoft-Tech dá ao colchão uma boa respirabilidade.

A sua firmeza média e suavidade é perfeita para quem dorme de lado. Uma das suas principais vantagens é que mantém a coluna vertebral numa posição de sono saudável.

Resumindo, uma combinação exclusiva da espuma viscoelástica Marmota com a espuma Airsoft – Tech, faz do colchão Marmota o ideal para uma noite com um abraço caloroso, criando uma sensação única de conforto.

5. Molaflex Hatha Sensation

Colchão Molaflex Hatha Sensation
Colchão Molaflex Hatha Sensation

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 25 cm
  • Dimensão: 80×190 – 200×200

Este é um dos best-sellers da Molaflex. O Hatha Sensation apresenta-se ao mercado como um colchão de alta qualidade.

Distingue-se pelo seu sistema de molas ensacadas Pocket Spring que funcionam como amortecedores totalmente independentes, absorvendo o peso e o movimento sem transmiti-lo ao resto do colchão, garantindo o máximo conforto, resistência e durabilidade do colchão.

Por outro lado, tem tecnologia própria, no caso, Confort System+ que proporciona uma separação de peso homogéneos assim como uma máxima adaptabilidade e homogeneidade na superfície do colchão. E a cereja no topo do bolo, o Tecido Stretch, que favorece a máxima adaptação ao bloco interior e respiração do colchão.

É um excelente amigo da saúde, visto ser hipoalergénico e com estrutura de célula aberta que garante a autoventilação mantendo uma temperatura constante e favorecendo um alto nível de recuperação do colchão.

6. Molaflex Tao Multisense

Molaflex Colchão Tao Multisense
Molaflex Colchão Tao Multisense

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 27 cm
  • Dimensão: 80×183 – 200×200

Outro dos Molaflex que não podia faltar nesta lista dos melhores colchões do mercado é o Tao Multisense. Um dos produtos de gama alta da marca.

É um colchão premium que traz consigo um sistema de molas contínua Multielástic que, garante o comportamento ótimo do colchão na adaptação ao corpo já que modificam a firmeza e suporte em função da pressão recebida.

Tal como o modelo anterior, conta também com um reforço exterior do bloco com HR de alta densidade, garantindo o máximo conforto, resistência e durabilidade do colchão.

Por outro lado, é um colchão que trabalha inteligentemente, tendo um colchoado Memosense com viscoelástica e fibras hipoalergénicas. Uma excelente solução que proporciona uma adaptação perfeita, sensível à temperatura do corpo, que se molda milimetricamente a cada parte do corpo e cedendo unicamente onde se exerce pressão.

Referir também que está preparado para se adaptar à temperatura ambiente para uma noite mais descansada e sono profundo.

7. Pikolin Estrofe

Pikolin Estrofe

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 25 cm
  • Dimensão: 80×182 – 180×200

Tal como as estrofes de um poema, o Pikolin Estrofe é uma suave leitura para um bom sono.

Tendo como destaques:

  • Tecido Strech que permite a circulação do ar para o interior do colchão com um tato extra suave;
  • Acolchoado em ViscoFoam® que se adapta ao corpo, o que faz com que o corpo fique totalmente apoiado sem pressões, reduzindo a necessidade de mudar de posição durante a noite, incrementando a qualidade de sono;
  • Fibra de poliéster cria uma câmara de ar interior potenciando a ventilação no interior para controlar a temperatura enquanto se dorme.
  • Núcleo Confortcel® que garante 2 zonas de descanso. Quando uma das pessoas se movimenta de noite a outra não sente os movimentos noturnos, garantindo assim um melhor descanso.
  • Hipoalergénico. Tem tecnologia Sanifoam® que elimina ácaros e outros agentes alérgicos.

Resumindo, um colchão que traz um sono descansado e tranquilo. O melhor para uma noite reparadora.

8. Lusocolchão Bioceramic

Lusocolchão Colchão Bioceramic

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 27 cm
  • Dimensão: 88×183 – 180×200

O Lusocolchão Bioceramic apresenta-se ao mercado com viscografeno e as molas ensacadas com moldura estabilizadora, o que o tornam muito adaptável, independente, leve e flexível.

Além disso, partilha outra das características presentes na maioria dos colchões desta lista, o tecido Stretch, Faixa Transpirável 3D, assim como Tratamentos Antiácaros e Antialérgicos.

Características estas que se traduzem numa maior durabilidade e firmeza, adaptação à temperatura do corpo e, mais importante, é um colchão que também olha pela saúde, especialmente por quem tem alergias.

Ah! Sem esquecer outro ponto, sistema micro-massagem, exatamente para uma uniformidade de leito e descanso do corpo, evitando pontos de pressão.

9. Lusocolchão Dubai

Lusocolchão Colchão Dubai

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 21 cm
  • Dimensão: 133×183 – 180×200

O Dubai da Lusocolchão é um colchão que traz para casa a sensação de uma boa cama de hotel.

A sua superfície absorve o peso e o movimento sem o transmitir ao resto do colchão, além de garantir a máxima adaptabilidade e homogeneidade na superfície do colchão.

Por outras palavras, é um colchão de Núcleo com Viscoelástica que oferece um elevado grau de ergonomia, adapta-se e molda-se aos contornos exatos do corpo permitindo um alívio da pressão e  proporcionando um descanso tranquilo.

Melhora a circulação sanguínea e preve problemas cervicais e lombares.

No fundo, sem ir ao “Dubai”, mas com um comportamento relaxante, o Dubai foi idealizado para garantir um sono fresco e confortável.

Outra das escolhas que tinham de figurar nesta lista dos melhores colchões.

10. Mindol Soft Futur

Mindol Colchão Soft Futur

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 20 cm
  • Dimensão: 90×183 – 180×200

Dormir com suavidade, em união com o colchão e criar conforto sem esquecer o suporte. O descanso e a recuperação depois de uma noite bem dormida são assegurados numa firmeza suave a média com o Mindol Soft Futur.

Além disso, conta com tecnologia própria, Eliocell, um material elástico de alta resistência e elevada qualidade (HR), devido à sua composição molecular permite uma transpiração normal, adaptando-se perfeitamente à forma corporal.

O último destaque, é hipoalergénico e anti ácaros. Ideal para quem quer evitar alergias.

Resumindo, é a escolha ideal para quem prefere colchões sem interiores metálicos ou molas. Devido a estas características, permite, sem dúvida, a posição ideal para o repouso do corpo.

11. Pikolin City

Pikolin City

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 26 cm
  • Dimensão: 90×190 – 180×200

O modelo City de Pikolin é um colchão com molas ensacadas Adapt-Tech, que permitem que o corpo se adapte corretamente.

O tecido Stretch da sua capa e a sua camada FiberCel favorecem a respirabilidade do colchão.

A sua frescura é ideal para pessoas que transpiram muito durante a noite.

Este é um colchão de média-alta firmeza, sendo adequado para pessoas de todas as construções.

É também um bom colchão para quem sofre de alergias, uma vez que possui tecnologia de Tripla Barreira contra ácaros, bactérias e fungos.

A sua altura é de 26 cm e tem independência de leito para evitar a transferência de movimento quando estão duas pessoas na cama.

Este é um dos melhores modelos da marca Pikolin, referência no mercado ibérico, sendo também uma opção económica, confortável e duradoura.

12. Mindol Ortopédico Classic Plus

Mindol Colchão Ortopédico Classic Plus

Principais características:

  • Material: Espuma e Molas
  • Altura: 21 cm
  • Dimensão: 90×183 – 200×200

O colchão Mindol Ortopédico Classic Plus é um colchão de molas que combina um bloco de Molas Bonnel com um núcleo Solid Core, ideal para quem gosta de um sono tranquilo.

Por outro lado, destaca-se pela sua tecnologia de suporte ativo que permite que os músculos relaxem numa posição natural, através do ajuste das molas aos movimentos do sono.

Neste sentido, a Gama Ortopédica da Mindol apresenta então uma excelente relação qualidade preço, através de colchões com características imperdíveis, do ponto de vista de combinar descanso e saúde.

13. Colunex Medicinal 20

Colunex Colchão Medicinal 20

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 20 cm
  • Dimensão: 80×190 – 200×200

O colchão Colunex Medical 20 é o primeiro modelo de colchão da Colunex, constituída pela primeira geração da tecnologia exclusiva Xenuloc®. Por essa razão, é reconhecido pelo seu elevado grau de firmeza, assim como, pela sua durabilidade e higiene.

Nesse sentido, para quem procura um colchão capaz de aliviar as dores nas costas, esta é a resposta. Com um elevado grau de firmeza, os materiais não se deformam com o passar do tempo, mantendo os benefícios iniciais do colchão.

Além disso, é um modelo que apresenta firmezas distintas em cada uma das faces, permitindo escolher a que melhor se adequa às necessidades. Sem esquecer da sua temperatura, onde a sua espuma ecológica garante frescura.

Dizer também que, apesar de representar um grande investimento, é um dos melhores colchões para se ter em casa. A qualidade premium compensa em tudo a longo prazo.

14. Koala Rest

Koala Colchão Látex e Viscoelástico
Koala Colchão Látex e Viscoelástico

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 20 cm
  • Dimensão: 90×200 – 180×200

Esta é uma marca 100% portuguesa, criada em Portugal e com produção nacional.

O Koala Rest é o colchão que quer ser o melhor em descanso em qualquer casa.

Tem três camadas: látex (que anula a transferência de movimento e permite a dissipação de calor), espuma de memória (que permite ao colchão acomodar-se ao contorno do corpo) e espuma de suporte (que previne a sensação de afundamento assegurando um ótimo suporte e durabilidade).

Por último, apresenta-se com uma camada de espuma de suporte para reforçar a firmeza do colchão e adaptar-se às zonas mais críticas do corpo como ombros e bacia.

Para quem quer uma solução com um investimento em conta e com “resultados”, comparando com outros colchões é uma escolha acertada.

15. Maxcolchon SojaMax

Colchão Sojamax

Principais características:

  • Material: Espuma
  • Altura: 25 cm
  • Dimensão: 80×180 – 200×200

Colchões para descansar, colchões para recuperar e colchões para… desportistas!

É verdade, nesta lista dos melhores colchões, existe também espaço para um segmento muito específico e que é um verdadeiro aliado nos pós-treinos.

O Maxcolchon SojaMax é recomendado especialmente para pessoas que tenham dores musculares e para quem o desporto tem um papel importante.

Está composto espuma viscoelástica de 90 kg de densidade que proporciona um descanso firme, mas, em simultâneo, adaptável e reconfortante.

Além disso, reduz as voltas na cama e favorece a circulação sanguínea graças às diferentes zonas de descanso.

Neste sentido, para os “desportistas”, para quem gosta de treinar, este colchão é o complemento ideal, como referido. Isto porque, foi feito exatamente para carregar baterias após um treino exigente.

E colchão para dormir o sono perfeito é…

Com efeito, após esta leitura (esperamos que sem sono. Se for com, que seja num destes colchões) só fica a faltar uma análise mais profunda a cada modelo e às necessidades identificadas.

Entre as dores de costas, espuma ou molas, noites mal dormidas, temperaturas ou descanso muscular, o importante é fazer-se sempre uma escolha que satisfaça o pretendido.

Por isso, uma nova leitura é recomendada, exatamente para cumprir as preferências pessoais e a compra seja acertada.

P.S. Até dá vontade de ir para a cama mais cedo. Ou de ficar nela até mais tarde!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários