Para quem é gamer ou está a começar a aventura no mundo dos videojogos, está com sorte. A indústria cria constantemente soluções e a lançar novos produtos no mercado, centrados na diversão e no prazer do utilizador. E, nesse sentido, que tal descobrir as melhores cadeiras gaming do mercado?

Aqueles que querem maximizar a sua experiência como jogador optam por equipamentos completos compostos por portáteis, teclados, ratos, monitores ou auscultadores, para citar apenas alguns, especialmente concebidos para jogos. O último acessório a juntar-se a esta lista são então as cadeiras gaming.

Quem quer saber todos os pormenores sobre este elemento prático que pode acrescentar às suas sessões de jogo, não perca esta leitura.

Tabela de Conteúdos

Sugestões de Compra: As 10 Melhores Cadeiras de Gaming em 2024

1. Secretlab Titan EVO 2022

Cadeira Gaming Secretlab Titan EVO 2022
Secretlab Titan EVO 2022

A Secretlab Titan EVO é, provavelmente, a escolha mais popular entre as melhores cadeiras gaming. É uma cadeira recomendada para todos os tipos de jogadores.

É um modelo que conta com 3 tamanhos diferentes, para qualquer pessoa com uma altura entre 150 cm e 205 cm.

O seu melhor aspeto é, sem dúvida, os materiais: couro sintético da mais alta qualidade (“Prime PU Leather 2.0”, extremamente macio e durável) e uma estrutura metálica forte, para resistência e durabilidade extra. Tem excelentes críticas e uma grande variedade de estilos e cores.

Pontos PositivosPontos Negativos
Apoio de cabeça magnético regulávelPreço elevado
Construção e materiais topo de gama para o seu segmento
Apoio lombar de 4 posições

2. Razer Iskur V2

Cadeira Gaming Razer Iskur V2
Razer Iskur V2

A Razer Iskur V2 apresenta melhorias em relação à geração anterior, centrando-se no conforto e na durabilidade.

Possui um design ergonómico e ajustável, que permite adaptar-se perfeitamente a qualquer corpo e proporcionar um excelente apoio lombar.

Este último é um dos aspetos mais notáveis da Razer Iskur V2. Inclui um inovador sistema de suporte lombar ajustável e adaptável 6D, que é exclusivo deste modelo.

Outra caraterística a destacar, é a sua disponibilidade em dois materiais diferentes de alta qualidade. Por um lado, em pele sintética EPU e, por outro, em tecido de alta qualidade resistente a salpicos.

Pontos PositivosPontos Negativos
Design ergonómico e ajustávelPreço elevado
Materiais de alta qualidade
Apoio lombar 6D adaptável

3. Corsair TC100 Relaxed

Cadeira Gaming Corsair TC100 RELAXED
Corsair TC100 RELAXED

A cadeira Corsair TC100 Relaxed oferece uma experiência de conforto inigualável, permitindo desfrutar de longas sessões de jogo ou de trabalho com total conforto.

Com um design inspirado no racing e uma superfície de assento mais ampla, apresenta um exterior de pelúcia para manter confortável e fresco durante as sessões de jogo.

Inclui também uma almofada de apoio lombar ajustável e uma almofada de pescoço em espuma viscoelástica, para dar o apoio necessário.

Além disso, as costas do assento reclinam de 90° a 160°, para um descanso ímpar após uma vitória difícil.

P.S. Possui ainda apoios de braços ajustáveis.

Pontos PositivosPontos Negativos
Amortecimento confortável e macioOpções de design limitadas
Preço competitivoO apoio lombar é um pouco firme
Ótimos apoios de braços

4. Trust Gaming GXT 708R

Cadeira Gaming Trust GXT 708
Trust GXT 708

A Trust Gaming GXT 708R é uma das melhores cadeiras gaming, no que toca a qualidade/preço

Um dos destaques da Trust Gaming GXT 708R é o seu design moderno que se adapta perfeitamente ao estilo do jogador.

Embora seja difícil encontrar materiais de qualidade nesta gama de preços, este modelo não se enquadra nesta afirmação. Possui uma estrutura metálica robusta que garante uma durabilidade a longo prazo.

Está equipada com apoios de braços almofadados, ajustáveis em altura e ângulo, ajudando a evitar tensões musculares desnecessárias durante jogos longos.

Possui também um encosto reclinável a 180 graus e almofadas lombares e cervicais ajustáveis para proporcionar um apoio adicional a estas zonas sensíveis do corpo durante horas consecutivas em frente ao ecrã.

Pontos PositivosPontos Negativos
O design moderno adapta-se perfeitamente ao estilo gamerAlmofadas lombares e cervicais pouco almofadadas para proporcionar o nível de conforto desejado
Estrutura metálica robusta
Apoios de braços almofadados ajustáveis em altura e ângulo

5. DX Racer 5 Robas Lund

Cadeira Gaming DX Racer 5 Robas Lund
DX Racer 5 Robas Lund

A DX Racer 5 Robas Lund é uma cadeira gaming que se adapta aos contornos naturais do corpo, maximizando o conforto.

Tal como outros modelos desta marca, é inspirada no design dos assentos dos carros de corrida. A ideia é fazer com que os jogadores se sentissem como se estivesse sentado num, literalmente.

Em comparação com modelos anteriores, foram introduzidas melhorias notáveis no design, como a inclusão de um tecido respirável de alta qualidade para manter fresco durante as longas e desafiantes sessões de jogo.

Pontos PositivosPontos Negativos
Muito boa qualidade e preçoSuporta até 100kg
Ideal para o verão graças ao seu tecido respirávelNão recomendado para utilizadores muito altos

6. Herman Miller x Logitech Embody

Cadeira Gaming Herman Miller x Logitech Embody
Herman Miller x Logitech Embody

Quando o tópico são as melhores cadeiras gaming, outra que não pode ser ignorada é a Herman Miller x Logitech Embody. Uma colaboração que resulta… em todos os sentidos!

Embora tenha um dos preços mais elevados de todos os modelos deste guia, o seu formato foi especificamente concebido para jogadores profissionais que precisam de jogar com o máximo desempenho, mantendo o máximo conforto.

Então, o que é que se obtém por gastar tanto dinheiro? Uma cadeira incrivelmente ergonómica com múltiplas regulações que vão para além das habituais regulações de altura e inclinação. As costas da cadeira adaptam-se à forma da coluna vertebral.

Esta é simplesmente uma das cadeiras gaming mais elegantes e confortáveis disponíveis no mercado.

Pontos PositivosPontos Negativos
Conforto caraterístico da Herman MillerPreço Elevado (acima de média)
Design impressionante, construção premiumNão tem apoio de cabeça
Estimula o fluxo de sangue e oxigénio

7. Asus ROG Destrier Ergo

Cadeira Gaming Asus ROG Destrier Ergo
Asus ROG Destrier Ergo

A ASUS ROG Destrier Ergo eleva as cadeiras gaming a outro nível com o seu design inspirado num Cyborg (literalmente).

A sua estrutura exoesquelética não só dá um toque futurista ao espaço gaming, como também garante apoio e conforto. É ajustável na zona do apoio para a cabeça e na zona lombar. Além disso, foi concebida para acomodar apoios de braços eleváveis e rotativos.

Construída para durar, é suportada por uma estrutura metálica robusta, malha respirável e espuma de poliuretano. Estes materiais não só garantem um apoio excecional, como também mantêm o conforto durante horas a fio.

Um pormenor único é o seu painel acústico amovível, que reduz as distrações e cria um ambiente mais envolvente para a sessão de jogo.

Pontos PositivosPontos Negativos
É uma cadeira ergonómica orientada para uma postura saudávelPreço elevado
Fabricada com materiais duradouros e de alta qualidade
Estrutura sólida e um elevador a gás que suporta um peso máximo de 150 kg

8. Playseat Puma

Cadeira Gaming Playseat Puma
Playseat Puma

O Playseat Puma Active é a cadeira de gaming ideal para quem gosta de jogar consolas tradicionais e portáteis, mas que também promove uma postura ativa e correta.

O seu design único adapta-se ao corpo, proporcionando um controlo total e uma posição de jogo ideal. Quer seja ao ataque ou à defesa, esta cadeira ajusta-se aos movimentos, dando total liberdade.

A base MotionForce, com pés de borracha, garante um controlo total da posição enquanto joga. O material ActiFit garante o máximo conforto, mesmo após horas de jogo intenso.

Além disso, inclui bolsos de arrumação para acessórios e outras utilidades gaming.

Caso para dizer, neste guia das melhores cadeiras gaming, quem é amante de consolas tinha de ter uma lembrança (mesmo que as restantes cadeiras também sirvam para o efeito!).

Pontos PositivosPontos Negativos
Construção leve e robustaAdequada apenas para gaming de consola
O design confortável
Bolsos úteis para acomodar acessórios gaming

9. Razer Fujin Pro

Cadeira Gaming Razer Fujin Pro
Razer Fujin Pro

A Razer Fujin Pro eleva o conforto a um novo patamar. Esta cadeira topo de gama inclui estofos de alta qualidade e um encosto de dupla densidade.

O seu design centra-se em proporcionar um conforto duradouro, ideal para maratonas de gaming. Este conforto assenta em texturas em Alcantara e couro sintético, que combinam luxo e durabilidade.

A curva lombar apoia a zona lombar, promovendo uma postura correta e reduzindo a fadiga. Com uma inclinação reativa e uma almofada de cabeça com memória magnética, a Razer Fujin Pro redefine o que significa estar confortável enquanto se joga.

Pontos PositivosPontos Negativos
Qualidade de construçãoDesign “simples”
Materiais confortáveisPreço Elevado
Montagem simples

10. Cooler Master Caliber X2

Cadeira Gaming Cooler Master Calibur X2
Cooler Master Calibur X2

A Cooler Master Caliber X2 apresenta um design amplo e ergonómico. É excelente em termos de funcionalidade: desde um encosto reclinável ajustável até aos apoios de braços 4D para um ajuste completo a qualquer postura. Além disso, o elevador a gás ajustável minimiza a fadiga, mantendo o conforto e a concentração no jogo.

Desde a sua forte base em alumínio até ao design, esta cadeira destaca-se claramente da concorrência.

Os materiais internos e externos são de primeira qualidade, garantindo durabilidade e uma sensação de luxo. O apoio de cabeça otimizado e a almofada lombar ajustável aumentam o nível de conforto, reduzindo as dores nas costas e a tensão no pescoço.

Pontos PositivosPontos Negativos
Construção sólida com espuma densaA posição da almofada da cabeça é um pouco incómoda
Pele PU flexível e respirável
Apoio lombar deslizante confortável

Como escolher: características importantes numa cadeira de gaming

Quando falamos deste tipo de cadeiras, é importante ter em conta determinadas características. Isto, dependendo das nossas necessidades e do que estamos à procura. Por exemplo, o peso, quer que seja mais leve para possíveis mudanças? Há também a altura, a resistência, os acessórios, entre outros.

Peso

O peso normal de uma cadeira para jogos situa-se entre os 19 e os 23 kg. Embora existam cadeiras que pesam mais do que isso, o ideal é que não seja mais pesada do que isso, por uma questão de flexibilidade ou mesmo de movimento.

O peso determinará a mobilidade da cadeira, ou seja, o quanto se quer deslocá-la. Isto também se reflete quando a pessoa se quer virar quando joga. Se for demasiado pesada, dificultará o conforto e o bem-estar.

Altura e dimensões

A altura é um pormenor importante na escolha de uma cadeira gaming. No momento em que escolhe um produto deste tipo, há certas especificações que deve ter em conta. Uma delas é a constituição e a altura do jogador.

Além disso, se a pessoa for robusta, deve escolher um modelo grande, ao contrário do que acontece com uma pessoa pequena. Estes pormenores são utilizados porque procuramos sempre o conforto do jogador para que este não tenha nenhum inconveniente.

As dimensões standard são 175 cm/70 kg são entre 60 x 60 x 115 centímetros. Para as restantes dimensões, será sempre o proporcional a estas medidas.

Resistência

Quem procura uma cadeira gaming que dure muitos anos e que seja um bom investimento, a resistência pode ser verificada nas especificações.

A resistência pode ser analisada pelo material de fabrico, pela forma como foi concebido e pelo peso ou altura.

Quando aguenta cerca de 110 quilos ou mais, é uma boa escolha. As cadeiras mais resistentes são geralmente os modelos King Size das marcas mais famosas.

Acessórios

Para a compra da cadeira gaming, existem alternativas que incluem os acessórios adicionais. São estes pormenores extra que fazem a diferença em relação ao resto dos produtos oferecidos. Algumas cadeiras gaming podem incluí-los.

Entre os acessórios que mais se destacam estão as almofadas.

Podem também incluir o apoio para os pés, que pode ser amovível, dependendo da cadeira. As rodas, os apoios para os braços e a regulação em altura são outros pormenores a verificar.

Características especiais

Dependendo de quanto dinheiro pretende gastar, existem algumas opções altamente recomendadas que acompanham estilos específicos de cadeiras gaming. Alguns desses exemplos são:

  • Altifalantes incorporados e tecnologia AFM.
  • Incorporam a tecnologia AFM ou Audio Force Modulation (maior valor de entretenimento multi-sensorial).
  • Recetor/transmissor sem fios (para ligação a vídeo e áudio com Bluetooth).
  • Motores de vibração (explosões, tiros, choques e outros tipos de impactos que se traduzem em sinais de vibração)
  • Porta-copos e bolsos laterais.

Breves dicas de postura para gamers

Antes deste guia terminar, algumas dicas que poderão ser úteis para sessões de gaming curtas… ou mais longas!

  • Jogar com uma postura confortável e descontraída, mas sempre com as costas o mais direitas possível.
  • Fazer pequenas pausas.
  • Pernas direitas e perpendiculares: evitar ter objetos à frente que o impeçam de os mover.
  • Ao segurar um comando: pulsos direitos e evitar dobrá-los para cima/baixo ou para os lados.
  • Evitar mover o pescoço para os lados ou para cima/baixo enquanto se joga.
  • A utilização de um apoio lombar pode ser benéfico para algumas pessoas.
  • Além de certos hábitos de postura e de alguns exercícios físicos, a cadeira é o elemento-chave para evitar futuras dores nas costas e nas articulações.

Conclusão: e a escolha é…

Esperemos que, neste momento, esteja muito mais informado sobre as opções para escolher uma nova cadeira gaming. Além disso, ficou-se a conhecer os vários modelos disponíveis, bem como alguma da tecnologia incluída nas mesmas.

Agora, só fica a faltar analisar novamente cada um destes modelos, entender os seus prós e contras, pensar no orçamento a gastar, para fazer uma compra acertada e à medida das necessidades identificadas.

Ainda assim, nada como “sentar” e analisar.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários