A tecnologia sem fios tem-se massificado e expandido em diversas vertentes, desde os carregadores, passado por auriculares e até aos auscultadores.

Os auscultadores bluetooth, apesar de serem mais volumosos, pesados e difíceis de transportar do que os auriculares bluetooth, também são utilizados em praticamente qualquer lugar e circunstância.

Além da ausência de fios, este tipo de acessório caracteriza-se pelo conforto, qualidade sonora e experiência imersiva que consegue proporcionar ao utilizador.

Há modelos auscultadores mais adequados para ouvir música, outros para praticar exercício físico, outros para sessões de gaming, etc.

Como tal, no momento da compra é necessário identificar o principal uso que vai ser concedido aos auscultadores bluetooth. Só assim será possível escolher o modelo com as características certas para o melhor desempenho.

Neste artigo pretende-se facilitar a vida de quem procura uma solução deste tipo. Aqui é apresentada uma lista dos 10 melhores auscultadores bluetooth que podes comprar em 2021. Atenção, há modelos para todas as necessidades e orçamentos.

Os 10 melhores auscultadores bluetooth

Sony Auscultadores Bluetooth WH1000XM4B
Sony Auscultadores Bluetooth WH1000XM4B

1. Sony WH-1000XM4

Especificações
Autonomia 30 horas
Controlo multimídia toque
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 254 g
Sensibilidade 108 dB
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais Alexa, Google e Siri

Para quem procura excelente qualidade sonora, autonomia elevada e ainda compatibilidade com assistentes virtuais, os Sony WH1000XM4 são os melhores auscultadores Bluetooth que podes comprar em 2021.

Mas o que se encontra ao certo nestes auscultadores bluetooth para que sejam um dos melhores do mercado?

Pode-se começar por destacar a autonomia. Ao todo, este modelo oferece até 30 horas de autonomia apenas com uma carga. E com o carregamento rápido, 10 minutos de carga transformam-se em 5 horas de reprodução.

Os controlos multimídia, aumentar ou reduzir o volume, parar a música ou mudar para a faixa seguinte, são realizados através do toque.

Obviamente, que um modelo premium conta com um sistema de cancelamento ativo de ruído (ANC) de elevada qualidade, segundo a marca, um dos melhores da indústria.

Além de uma qualidade sonora inquestionável, os Sony WH-1000XM4 contam com tecnologia avançada e inteligente – Sense Engine.

De forma resumida, o Sense Engine permite a adaptação automática das definições dos auscultadores ao ambiente em que o utilizador se encontra.

Desta forma, se estiver no metro, os auscultadores assumem um conjunto de definições apropriado para melhorar a utilização neste ambiente, se estiver num ambiente mais calmo, as definições são outras.

O melhor de tudo é que com o tempo, os auscultadores conseguem perceber quais são os locais mais frequentados pelo utilizador e adaptar mais facilmente as suas configurações.

Há ainda destaques a outras funcionalidades, como por exemplo: os auscultadores reduzem o volume quando detetam que o utilizador está a falar ou a APP da Sony que permite controlar detalhadamente cada especificação dos auscultadores para que estes se adaptem na perfeição ao utilizador.

Apesar das diversas semelhanças face ao modelo anterior, o XM3, os novos Sony XM4 trazem um som mais refinado, um micro com maior qualidade para as chamadas, entre outras melhorias.

Para os utilizadores com um orçamento maior e que procuram excelência, este modelo é, sem dúvida, um dos melhores auscultadores sem fios de 2021.

Sony WH-1000XM3S Silver
Sony WH-1000XM3S Silver

 

2. Sony WH-1000XM3

Especificações
Autonomia 30 horas
Controlo multimídia toque
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 254 g
Sensibilidade 104,5 dB
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais Alexa, Google e Siri

Não, não é engano. Escolheram-se os Sony WH-1000XM3 como segundo elemento da lista, uma vez que são o modelo perfeito para quem procura um desempenho e qualidade premium, muito próximos dos XM4, mas a um preço mais em conta.

A qualidade de som é inquestionável. Tudo isto é conseguido com os sucessivos desenvolvimentos tecnológicos da Sony.

O ruído externo é totalmente silenciado com cancelamento de ruído acústico.

Por estes motivos, os XM3 da Sony foram premiados em vários anos seguidos, como por exemplo, nos prémios da What Hi-Fi?

Como referido, as características são bastante semelhantes às do XM4, desde a autonomia à aplicação para o smartphone.

Neste modelo também se encontra a compatibilidade com assistentes virtuais, o NFC para emparelhamento mais rápido, e outras tecnologias desenvolvidas pela Sony para uma experiência sonora de excelência.

Bose Auscultadores Noise Cancelling 700 Black
Bose Auscultadores Noise Cancelling 700

3. Bose Noise Cancelling Headphones 700

Especificações
Autonomia 20 horas
Controlo multimídia toque
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 250 g
Sensibilidade 112 dB
NFC não
Compatibilidade com assistentes virtuais Alexa e Google

Listar os melhores auscultadores bluetooth e não colocar um modelo da Bose, seria imperdoável.

Tal como seria de esperar da Bose, a qualidade sonora deste modelo é irrepreensível. Dos agudos aos graves, os auscultadores bluetooth Bose 700 fazem as delícias de qualquer amante de música.

Sem grandes surpresas, este modelo conta com um sistema de cancelamento de ruido ativo e uma série de tecnologias desenvolvidas pela Bose que tornam estes “pequenos meninos” num “sistema de som” poderoso.

Este modelo também conta com um conjunto de microfones integrados que permitem receber e efetuar chamadas.

Em todas as suas vertentes, seja para ouvir música, ver filmes e séries ou para efetuar chamadas, o som é descrito como cristalino e definido.

Relativamente à potência, o melhor será experimentar e tirares as tuas conclusões. Mas, certamente, não ficarás desiludido.

O controlo dos auscultadores é realizado através do toque. Como tal, com toda a comodidade, o utilizador pode aumentar, reduzir, mudar a faixa, sem ter que tirar o smartphone do bolso.

Além de tudo isto, os headphones 700 da Bose apresentam compatibilidade com Google Assistant e Alexa.

Face a alguns concorrentes diretos, este modelo apresenta uma pequena desvantagem: 20 horas de autonomia. Apesar de 20 horas serem suficientes para reprodução, quando comparadas com 30 horas, esta autonomia pode ser uma desvantagem.

Jabra Elite 45h
Jabra Elite 45h

4. Jabra Elite 45h

Especificações
Autonomia 50 horas
Controlo multimídia botões
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling não
Peso 160 g
Sensibilidade 112 dB
NFC não
Compatibilidade com assistentes virtuais Alexa, Google e Siri

Como é que podem ser descritos os Jabra Elite 45h? Elegantes, sofisticados, leves e com um design minimalista. Isto, falando da parte estética.

Relativamente à parte mais importante, qualidade sonora e outras especificações, o 45h da Jabra são uma verdadeira surpresa. Obviamente, que têm as suas desvantagens, mas isso fica para depois.

Pode-se começar por destacar a autonomia. Em reprodução sonora, os 45h da Jabra têm uma autonomia que pode chegar até às 50 horas. Se o modo de utilização for a conversação, a autonomia passa a ser de até 40 horas.

Estes são uns headphones que pousam na orelha, ou seja, não fazem a cobertura total da orelha. No entanto, mesmo assim conseguem proporcionar conforto, mesmo após longas sessões de utilização.

Destaca-se ainda a compatibilidade com Alexa, Google Assistant e ainda Siri. A compatibilidade com os 3 grandes players desta área não é muito comum, sobretudo para um modelo dentro deste intervalo de preços.

Relativamente ao cancelamento ativo de ruído, este modelo não é dotado desta característica, algo que poderia fazer toda a diferença. No entanto, conta com tecnologias que lhe permitem reduzir o ruído de forma passiva, incluindo o ruído produzido pelo vento.

O controlo multimídia é realizado através dos botões apropriados para o efeito. No entanto, diferenciar os botões e utilizá-los não é muito fácil e intuitivo devido à localização dos mesmos.

Um outro aspeto que pode ser bastante importante, principalmente para os momentos em que a bateria acaba, a ausência de cabo jack. No fundo, isto quer dizer que os headphones só funcionam através do bluetooth.

Por último e com recurso à aplicação móvel da Jabra é possível personalizar as especificações dos headphones às preferências do utilizador.

Para os utilizadores que apreciam a Jabra, mas pretendem uma solução de maior qualidade, os Jabra 85h poderão ser a solução.

Sennheiser Auscultadores HD 450BT
Sennheiser Auscultadores HD 450BT

5. Sennheiser HD 450BT

Especificações
Autonomia 30 horas
Controlo multimídia toque
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 238 g
Sensibilidade 108 dB
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais Google e Siri

Os HD 450BT da Sennheiser são a escolha perfeita para quem procura um dos melhores headphones bluetooth olhando à relação qualidade/preço.

Começa-se por destacar a qualidade sonora com graves dinâmicos e detalhados. De seguida o Noise Cancelling (sistema de cancelamento de ruído) que permite ao utilizador “desligar-se” do mundo à sua volta.

A isto pode-se juntar o conforto, facilidade de transporte (uma vez que são dobráveis) e ainda 30 horas de autonomia.

É ainda relevante falar da compatibilidade com Siri e Google Assistant e da facilidade de uso dos botões de controlo que permitem aceder às suas funcionalidades.

Como não poderia deixar de ser, os auscultadores podem ser ainda conectados à aplicação móvel para assim personalizar o equalizador de som, realizar updates, etc.

A esta hora já estarás a pensar que os HD 450BT custam uma “fortuna”. E aqui, é que se encontra o elemento surpresa.

O preço médio ronda os 150€. No entanto, estando atento a algumas promoções, facilmente, se consegue comprar estes headphones por menos de 100€.

Olhando para os valores dos modelos concorrentes com características semelhantes, os HD 450BT apresentam um preço bem mais simpático.

Atenção, a qualidade apresentada não será equivalente à dos Sony, Bose ou do próximo elemento desta lista. No entanto, é uma alternativa viável e bem mais em conta.

Apple Auscultadores Bluetooth AirPods Max Noise-Cancelling Azul Céu
Apple Auscultadores Bluetooth AirPods Max Noise-Cancelling

6. Apple AirPods Max

Especificações
Autonomia 20 horas
Controlo multimídia toque
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C para lightning
Noise cancelling sim
Peso 384,8 g
Sensibilidade n/a
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais Siri

Os Apple AirPods Max são os headphones mais caros desta lista e os melhores auscultadores bluetooth que os utilizadores Apple podem comprar. Além disso, são também umas das melhores opções disponíveis no mercado.

Mas, qual a razão para que este modelo seja um dos mais apreciados?

Na verdade, são várias as razões, desde a marca, design premium, nível de detalhe à autenticidade. Além de tudo isto, é relevante destacar o mais importante: qualidade.

Como é característico nos produtos da Apple, a qualidade está presente em cada detalhe do produto, desde a componente estética à sonora.

O desempenho sonoro caracteriza-se pela sua excelência, potência, nitidez e amplitude. Estas características são ainda mais evidenciadas quando se recorre ao cancelamento de ruído ativo que abafa totalmente o ruído do mundo exterior.

A juntar ao noise cancelling há ainda o áudio espacial. O áudio espacial funciona em filmes, TV e vídeo em apps compatíveis. De forma resumida, o áudio espacial permite ouvir conteúdos recorrendo à tecnologia Dolby Atmos.

Também se destaca a equalização adaptativa que serve para o utilizador adaptar os AirPods Max às suas preferências.

No entanto, para usufruir na plenitude dos AirPods Max, como por exemplo a Siri, é necessário ter um iPhone ou iPad, uma vez que há funcionalidade que só funcionam em dispositivos iOS.

O controlo do dispositivo é realizado através do toque e com recurso a botões.

Conta ainda com um microfone integrado e autonomia de até 20 horas (que face alguns concorrentes diretos é uma desvantagem).

B&W Auscultadores PX7 Wireless
B&W Auscultadores PX7 Wireless

7. Bowers & Wilkins PX7

Especificações
Autonomia 30 horas
Controlo multimídia toque e botões
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 302 g
Sensibilidade 111 dB
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais não

Com um design sofisticado e peculiar, apresentam-se os PX7 da Bowers & Wilkins.

Com uma pesquisa rápida na internet, facilmente se percebem as razões pelas quais os PX7 estão na lista dos melhores auscultadores bluetooth.

A construção é realizada através de elementos em fibra de carbono, o que os torna extremamente leves, resistentes e maleáveis. Este conjunto de características tornam os PX7 confortáveis, mesmo após umas horas de uso.

Relativamente à qualidade a amplitude sonora, estes auscultadores têm muito para oferecer. Estamos a falar de uns headphones wireless premium.

O cancelamento de ruído ativo, conhecido como noise cancelling, é impressionante. No entanto, não é tão bom quanto os Sony XM4, os AirPods Pro Max ou até mesmo os Bose 700.

O controlo de multimídia é realizado através de botões. Junto a um dos botões, encontra-se a porta de carregamento USB-C. A autonomia é de 30 horas e com 15 minutos de carregamento obtém-se 5 horas de reprodução.

Ao contrário de muitos headphones wireless, os PX7 permitem ouvir música com o cabo USB-C ligado.

Os PX7 da B&W’s têm tudo para competir com os modelos topo de gama do mercado: potência, som cristalino e definido, design, qualidade de construção, conforto…No entanto, há um factor que pode ser uma enorme desvantagem, os PX7 não apresentam compatibilidade com Google Assistant, Alexa e Siri.

Sennheiser Auscultadores Bluetooth TWS Momentum M3
Sennheiser Auscultadores Bluetooth TWS Momentum M3

8. Sennheiser Momentum 3 Wireless

Especificações
Autonomia 17 horas
Controlo multimídia botões
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 305 g
Sensibilidade 118 dB
NFC sim
Compatibilidade com assistentes virtuais Alexa, Google e Siri

Os Momentum 3 Wireless são os auriculares sem fios da linha premium da Sennheiser.

Eles resultam da combinação de um design premium e elegante com uma construção que recorre a materiais de elevada qualidade e às mais sofisticadas tecnologias.

A nível de conectividade, os Momentum 3 incluem Bluetooth e NFC. Como é esperado nos modelos premium também se encontra um cancelamento de ruído acústico ativo de excelência, o NoiseGard da Sennheiser.

A principal vantagem do NoiseGard é a capacidade de reduzir a sensação de pressão in-ear que existe noutros sistemas de noise cancelling.

Os Momentum 3 são fáceis de transportar, uma vez que são dobráveis. Uma característica interessante é que assim que se dobram os auscultadores, estes desligam-se automaticamente.

Esta funcionalidade acrescenta facilidade de uso porque evita que o utilizador perca tempo para os desligar, bastando assim dobrá-los.

Tal como os melhores auscultadores bluetooth do segmento premium, os Momentum 3 também dispõe de uma app, onde é possível realizar a equalização sonora.

Através destes headphones é também possível interagir com assistentes virtuais, nomeadamente: Siri, Google e Alexa.

Por último, a qualidade sonora premium alonga-se até 17 horas. Esta autonomia é das mais reduzidas dentro deste segmento, o que representa uma desvantagem face aos modelos equivalentes.

Razer OPUS - RZ04-03430100-R3M1
Razer OPUS

9. Razer Opus

Especificações
Autonomia 40 horas
Controlo multimídia botões
Microfone incorporado sim
Carregamento USB-C
Noise cancelling sim
Peso 270 g
Sensibilidade 105 dB
NFC não
Compatibilidade com assistentes virtuais não

À procura de uns headphones bluetooth para gaming? Então, os Razer Opus podem ser a resposta! Este modelo, certamente, entrará em praticamente todos os tops auscultadores bluetooth para gaming.

A autonomia é de até 40 horas, mais do que suficientes para longas sessões de gaming, trabalho, ou maratonas de séries.

Sendo este um modelo premium, o conforto, desempenho e qualidade são assegurados pela construção de qualidade com elementos confortáveis, através da potência dos auscultadores e ainda pelo noise cancelling.

Uma vez que são auscultadores “over-ear”, isto é, onde a orelha se “encaixa dentro do dispositivo”, o noise cancelling acaba por ganhar proporções ainda mais interessantes.

Por último, os Razer Opus têm botões para controlar todas as operações e contam ainda com um microfone integrado para comunicar durante o jogo e para realizar chamadas.

JBL Auscultadores Bluetooth Live 500
JBL Auscultadores Bluetooth Live 500

10. JBL LIVE 500BT

Especificações
Autonomia 30 horas
Controlo multimídia toque e botões
Microfone incorporado sim
Carregamento micro-USB
Noise cancelling não
Peso 231.6 g
Sensibilidade 108 dB
NFC não
Compatibilidade com assistentes virtuais Google e Alexa

Com um design “over-ear”, ou seja, envolvendo toda a orelha, os JBL Live 500BT são uma escolha com relação qualidade / preço.

A autonomia destes auscultadores “over-ear” sem fios é de até 30 horas e com apenas 15 minutos de carga obtém-se autonomia para 2 horas.

Relativamente à tecnologia utilizada, estes JBL têm a função “TalkThru” que permite ao utilizador aumentar a entrada do som ambiente externo e diminuir o som da música.

Mas qual é a vantagem? Simples, evitar parar a música sempre que alguém fala para o utilizador.

Os JBL 500BT são compatíveis com Google Assistant e Alexa. Desta forma, de forma cómoda e rápida, é possível interagir com o assistente e até pedir para ler as notificações.

A qualidade de som destes headphones é impressionante, sobretudo considerando o preço.

Este modelo seria perfeito se apresentasse cancelamento de ruído ativo. Mesmo assim, os Live 500BT da JBL proporcionam experiências muito boas.

Um outro aspeto que pode ser considerado como desvantagem é a entrada de carregamento ser micro-USB. No entanto, o facto de os auscultadores wireless serem acompanhados de um cabo jack e serem bastante dobráveis, fazem-nos esquecer deste detalhe.

Então, que modelo devo escolher?!

Não há uma resposta direta! Tudo depende do orçamento, necessidades e preferências.

No caso em que o orçamento do utilizador é folgado e este procura excelência, há uma série de modelos que pode escolher: Sony XM4, Apple AirPods Max, Bose 700, Sennheiser Momentum 3 ou até os B&W PX7.

No entanto, se for para utilizar com o sistema operativo Android e recorrer ao Google Assistant, os Apple AirPods Max e os B&W PX7, à partida são logo descartados. Isto porque os AirPods Max só têm as funcionalidades completas com iOS e porque os PX7 não têm compatibilidade com assistentes virtuais.

Então, a tua escolha deve recair para os modelos que satisfazem melhor as tuas necessidades e dentro do teu orçamento.

Em qualquer dos casos e sempre que possível, experimenta 2 ou 3 modelos de auscultadores bluetooth ou até mesmo auriculares bluetooth caso não saibas ainda por qual optar. Apesar da potência e qualidade sonora poder ser expressa em números, são os “ouvidos que têm de fazer a escolha”.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários