Os auriculares bluetooth estão em todo o lado. Na rua, no trabalho, no ginásio, nos transportes públicos… estão mesmo em todo o lado.

É fácil perceber a razão do sucesso deste tipo de auriculares: a ausência de fios. A vantagem dos auriculares sem fios é proporcionar ao utilizador a liberdade de movimento e conforto durante a utilização.

Como tal, é natural que os auriculares sem fios sejam utilizados para ouvir música, podcasts, ver filmes ou para comunicar em reuniões de trabalho.

Como tal, escolher o modelo adequado para o tipo de uso é cada vez mais complicado, pois é necessário considerar o orçamento e algumas características, tais como: tipo de encaixe, certificação, autonomia, etc.

Tabela de Conteúdos

Os 15 melhores auriculares Bluetooth

Com a crescente procura e uso de auriculares sem fios, o número de modelos disponíveis no mercado aumentou exponencialmente. Há modelos disponíveis para todos os gostos, necessidades e orçamentos.

Para facilitar este processo, neste artigo são listados os melhores auriculares bluetooth tendo em conta o orçamento e as características que distinguem cada um.

1. Apple AirPods Pro

AirPods Pro 2ª Geração (USB-C)
AirPods Pro 2ª Geração (USB-C)

A lista dos melhores auriculares bluetooth, não seria a mesma, se esta não incluísse os auriculares sem fios da Apple.

Os Apple AirPods são a escolha perfeita para os utilizadores iOS por várias razões: qualidade de som, design, controlo, compatibilidade e facilidade de ligação, etc.

Nos auriculares sem fios da Apple destacam-se o cancelamento ativo de ruído, ajuste e isolamento personalizáveis (controlo total para o utilizador).

O controle dos auriculares é realizado através do toque ou da voz, graças à sua compatibilidade com a Siri.

Os AirPods têm autonomia de até 5 horas com cancelamento de ruído e modo transparência desativados. No entanto, a esta autonomia juntam-se mais 24 horas concedidas pela caixa de armazenamento.

carregamento é efetuado através da caixa através de duas formas: sem fios ou com conector lightning. 

No que à resistência à água e à transpiração diz respeito, a certificação destes auriculares é IPX4. Na prática significa que os auriculares são resistentes à água e ao suor, mas não são à prova de água. Como tal, este não é o modelo adequado para nadar, fazer esqui aquático, etc.

Apesar de serem fabricados pela Apple, os AirPods têm compatibilidade com dispositivos Android e computadores Windows.

Pontos PositivosPontos Negativos
Qualidade sonoraIPX4 – Não são resistentes à água
Cancelamento ativo de ruídoPreço
Carregamento com e sem fios
Compatibilidade com Siri
Controlo através toque e voz
Carregamento rápido 5 min = 1 h de reprodução

2. Auriculares Bluetooth Panasonic RZ-S500W

Panasonic Auriculares Bluetooth RZ-S500WE
Panasonic Auriculares Bluetooth RZ-S500WE

Um grande nome no mercado de TV e leitores Blu-ray, a Panasonic ainda não tinha surgido com um grande modelo de auriculares sem fios.

Com a chegada dos Panasonic RZ-S500W, esta situação alterou-se e agora a Panasonic tem um dos melhores auriculares bluetooth em relação qualidade / preço. 

Nestes auriculares destacam-se especialmente três características: qualidade sonora, controlos tácteis e um excelente cancelamento ativo de ruído.

Estes Panasonic são uns auriculares “true” wireless, ou seja, totalmente sem fios. Como tal, contam uma caixa de carregamento que lhes concede 13 horas de autonomia extra, que juntando às 7 horas dos próprios auriculares, totalizam 20 horas de reprodução.

Os Panasonic RZ-S500W permitem efetuar e receber chamadas telefónicas com bastante qualidade, uma vez que o micro apresenta uma performance bastante satisfatória.

Relativamente à aplicação móvel da Panasonic, a mesma cumpre de forma exímia aquilo a que se destina: controlar o equalizador de som, ajustar o noise cancelling, escolher o assistente virtual preferido e atualizar o firmware.

Pontos PositivosPontos Negativos
Cancelamento ativo de ruídoEncaixe não é o melhor
Qualidade sonoraPreço
Carregamento com e sem fios
Controlo através toque
Carregamento rápido 15 min = 70 min de reprodução

3. Sennheiser Momentum True Wireless 3

Sennheiser Auriculares Bluetooth TWS Momentum 3
Sennheiser Auriculares Bluetooth TWS Momentum 3

A Sennheiser é reconhecida pelos seus produtos de excelência.

Os Momentum True Wireless 3, aqueles que são, provavelmente, os melhores auriculares bluetooth em termos de qualidade de som.

Os Sennheiser Momentum True Wireless 3 têm tudo o que se pode pedir neste tipo de auriculares: autonomia, qualidade, design, e muito mais.

Começando pela autonomia, os auriculares oferecem até 7 horas de autonomia que, com a caixa de carregamento se prolongam até 28 horas.

Tal como outros modelos da lista, estes Sennheiser têm uma app compatível com iOS, incluindo Apple Watch e Android, onde o utilizador pode adaptar o som às suas preferências, de forma a que seja uma utilização totalmente pessoal.

Para que o utilizador não perca 1 segundo das suas músicas preferidas, a Sennheiser equipou os Momentum com o sistema Smart Pause, que pára automaticamente a reprodução de músicas, assim que o utilizador remove os auriculares do ouvido.

Como alternativa a este modelo, surgem os Bose QuietComfort Earbuds

Pontos PositivosPontos Negativos
Autonomia total até 28 horasNão compatível com Alexa
Compatível com iOS e Android
Cancelamento de ruído ativo
Compatível com Google Assistant e Siri
Smart Pause
Carregamento rápido 10 min = 1h e 30 min de reprodução

4. Samsung Galaxy Buds 2 Pro

Samsung Galaxy Buds 2 Pro
Samsung Galaxy Buds 2 Pro

Para quem anda no mundo da tecnologia, sabe que a Samsung, geralmente, tem sempre um produto para competir com a Apple, e esta é essa a função dos Samsung Galaxy Buds 2 Pro.

Os Galaxy Buds 2 Pro são os melhores auriculares bluetooth para utilizadores Samsung porque têm uma compatibilidade perfeita com os dispositivos da marca.

O noise cancelling dos Galaxy Buds Pro não é tão eficaz quanto os AirPods Pro. No entanto, os Galaxy Buds 2 Pro surgem com outras funcionalidades de excelência, tais como:

  • Áudio 360;
  • O modo som ambiente que amplifica as vozes que se encontram à volta do utilizador ;
  • Certificação IPX7.

No entanto, e tal como os AirPods, os Galaxy Buds Pro apresentam pontos negativos, onde se salienta o noise cancelling (poderia ser melhor) e funcionalidades disponíveis apenas para dispositivos Samsung Galaxy.

Pontos PositivosPontos Negativos
IPX7Algumas funções só funcionam com dispositivos Galaxy recentes – Áudio 360
Desgin e ConfortoNoise cancelling poderia ser melhor
Qualidade Sonora
Áudio 360 e Modo Som Ambiente
Carregamento rápido 5 min = 1 h de reprodução

5. Google Pixel Buds A-Series

Auriculares Google Bluetooth Pixel Buds
Google Auriculares Bluetooth Pixel Buds

À procura de uns auriculares bluetooth totalmente sem fios que assegurem máxima compatibilidade com Google Assistant? Então, os Google Pixel Buds A-Series são perfeitos!

Os Pixel Buds da Google apresentam uma qualidade de som acima da média. No entanto, os Google Pixel Buds não competem com modelos premium, por diversas razões mas sobretudo pela ausência de cancelamento de ativo de ruído. 

A Google apresenta como alternativa o “Som adaptativo”, uma funcionalidade realmente interessante. Porém, não é suficiente para colmatar a ausência de noise cancelling.

Outro ponto negativo deste modelo é a ausência de carregamento sem fios, ou seja, é sempre necessário usar USB-C.

No entanto, para estes auriculares estarem na lista dos melhores auriculares bluetooth têm que ter pontos positivos, dos quais se destacam a sua leveza, integração rápida e fácil com dispositivos Android e os controlos através do toque responsivos.

Pontos PositivosPontos Negativos
ConfortáveisCertificação IPX4
Compatibilidade com Google AsistantAusência de cancelamento de ruído ativo
Controlo através toque e vozAusência de carregamento sem fios
Carregamento rápido 15 min = 180 min de reprodução

6. Beats Fit Pro

Apple Beats Auriculares
Apple Beats Auriculares

Os Beats Fit Pro são a “versão desportiva dos AirPods Pro”. Por isso, para todos aqueles que procuravam a versão mais arrojada dos AirPods, aqui têm a solução.

Este modelo vem da “subsidiária” da Apple, a Beats, e os novos Beats Fit Pro partilham muitas características dos earbuds de referência do mercado, como por exemplo: chip H1 da Apple, as suas principais especificações, noise cancelling, audio espacial, entre outros.

Como seria de esperar, estes auriculares são compatíveis com iOS e com Android. Como tal, este modelo adequa-se aos dois tipos de utilizadores e como tal, para atletas que valorizam o bass.

Apesar de serem desenhados para atletas, os Beats Fit Pro não são adequados para natação, uma vez que apresentam certificado IPX4.

Relativamente à aplicação, o uso da mesma é “obrigatória” para os utilizadores Android que pretendem extrair o máximo dos Beats Fit Pro. Já os utilizadores iOS, só o precisam de fazer caso queiram utilizar o áudio espacial.

Por último, e no que à autonomia diz respeito, os Beats Fit Pro ao todo oferecem 24 de reprodução (6h dos auriculares e 18h da caixa de transporte).

Pontos PositivosPontos Negativos
Qualidade sonoraAusência de carregamento sem fios
Cancelamento ativo de ruídoCaixa de armazenamento um pouco grande
Compatibilidade com Android e iOSPreço
Controlo através toque e voz
Carregamento rápido 5 min = 1 h de reprodução

7. Bose SoundSport Wireless

Bose Auriculares Bluetooth TWS Sport
Bose Auriculares Bluetooth TWS Sport

Falar em auriculares, e não falar em Bose, seria no mínimo estranho. Os Bose SoundSport Wireless surgem como uma solução para os desportistas.

Apesar de serem um pouco volumosos e até aparentarem serem desconfortáveis, os SoundSport Wireless da Bose caracterizam-se pelo excelente ajuste e conforto durante o seu uso.

Estando a falar de um modelo criado pela Bose, obviamente, que se encontra uma qualidade sonora muito boa.

A juntar à qualidade e definição sonora tem-se a facilidade de controlar os auriculares através do toque e ainda a sua estável conexão.

Relativamente à autonomia, os SoundSport da Bose têm uma autonomia de 6 horas, ou seja, um pouco mais do que a generalidade dos earbuds do mercado.

Pontos PositivosPontos Negativos
AutonomiaCertificação IPX2
Carregamentos com e sem fiosAusência de cancelamento de ruído ativo
Compatível com iOS e Android
Carregamento rápido 3 min = 1 h de reprodução

8. Sony Auriculares MP3 Aquático NW-WS623 4GB

Auriculares Sony NW-WS623 4GB
Sony NW-WS623 4GB

Os auriculares MP3 da Sony surgem na lista dos melhores auriculares por bluetooth por diversas razões: conforto, estabilidade, certificação à prova de água e armazenamento.

Começando pela última característica, este modelo apresenta um armazenamento de 4GB. Isto permite ao utilizador ouvir música ou podcasts sem ter de recorrer a um segundo dispositivo e poupar a sua bateria.

Devido à sua certificação, estes auriculares também podem ser utilizados em desportos aquáticos. Os ganchos são responsáveis por assegurar a estabilidade necessária.

Relativamente à bateria, os Sony NW-WS623 tem capacidade para funcionar até 12 horas. E com apenas 3 minutos de carregamento consegue-se obter 1 hora de autonomia.

Pontos PositivosPontos Negativos
IP68 – À prova de águaAusência de cancelamento de ruído ativo
Armazenamento internoNão são totalmente sem fios
Qualidade sonora
Autonomia bastante superior face ao mercado
Carregamento rápido 3 min = 1 h de reprodução

9. EarFun Free Pro

EarFun Auriculares Bluetooth Free Pro
EarFun Auriculares Bluetooth Free Pro

Apesar de não serem tão conhecidos como a maior parte dos modelos desta lista, os EarFun Free Pro surgem como uma excelente solução preço / qualidade.

Os Free Pro da EarFun têm carregamento sem fios e uma autonomia de até 7 horas que se estendem até 32 horas com a caixa de carregamento.

A sua resistência à água está inserida no nível IPX5, o que significa que suportam um jato constante de água.

A nível da qualidade sonora, estes auriculares sem fios apresentam uma excelente performance tendo em conta o seu preço. É ainda importante destacar que este modelo apresenta cancelamento de ruído ativo, algo que não é comum em modelos destes valores.

Obviamente, que não se pode esperar um desempenho igual ao dos AirPods Pro ou outros modelos premium. No entanto, referindo uma vez mais, o que se destaca é a relação qualidade / preço.

O controlo dos auriculares é realizado por toque e a qualquer momento pode-se ativar o assistente virtual (compatível com Google Assistant ou Siri).

Uma outra característica interessante é a gestão de autonomia que os auriculares fazem. Se os mesmos não detetarem que estão a ser utilizados por 30 minutos, eles desligam-se para poupar bateria.

Devido ao seu design discreto, os EarFun Free Pro adequam-se a vários usos, desde trabalho ao desporto.

Para os utilizadores que procuram uma solução semelhante a esta, mas com uma resistência superior à água, os EarFun Free 2 poderão ser a opção indicada.

Pontos PositivosPontos Negativos
Relação qualidade / preço
Cancelamento de ruído ativo
IPX5 – certificação superior face à grande parte dos concorrentes
Compatível com Google Assistant e Siri

Carregamento rápido 10 min = 2 horas de reprodução

10. Sony WF-1000XM5

Sony WF-1000XM5 Auriculares Sem Fios
Sony WF-1000XM5 Auriculares Sem Fios com Cancelamento de Ruído

Estes auriculares totalmente sem fios da Sony representam o melhor que a marca faz.

O design e os acabamentos dos auriculares bluetooth da Sony transmitem qualidade e luxúria. 

Um elemento diferenciador dos earbuds da Sony é a sua capacidade de se adaptarem automaticamente ao ambiente em que o utilizador se encontra.

Se o utilizador estiver no trabalho ou no comboio, os auriculares detetam as diferenças de ambiente e ajustam as configurações para que a experiência auditiva seja a melhor em cada um dos ambientes.

Estes auriculares da Sony têm mesmo um modo que deteta os dias mais ventosos e ajusta automaticamente as suas configurações, de forma a isolar ao máximo o ruído do vento, para que o mesmo não comprometa a experiência auditiva.

Além deste ajuste, os sensores de proximidade param automaticamente o que o utilizador está a ouvir / assistir. Assim, o utilizador não perde nada da sua música, filme ou podcast.

A autonomia deste modelo é de até 8 horas com o cancelamento de ruído ativo e de até 12 horas com cancelamento de ruído desligado. A esta autonomia, a caixa de carregamento adiciona ainda mais 16 horas.

Para terminar, os Sony são compatíveis com Google Assistant e Alexa. No entanto, os mesmos não são compatíveis com Siri. Algo que seria de esperar num modelo premium deste valor.

Pontos PositivosPontos Negativos
Cancelamento de ruído ativo de elevada qualidadeIPX4
Sensores de proximidadeNão compatível com Siri
Ajuste automático face ao ambiente
Compatível com Google Assistant e Alexa
Carregamento rápido 5 min = 1 hora de reprodução
Carregamento com e sem fios

11. Beats PowerBeats Pro

Apple Beats Auriculares Bluetooth TWS Pro
Apple Beats Auriculares Bluetooth TWS Pro

Listar os melhores auriculares bluetooth e não falar dos PowerBeats Pro, seria uma tarefa complicada.

Fabricados pela Beats, propriedade da Apple, os PowerBeats Pro são um modelo de auriculares totalmente sem fios, em que a conexão é feita através de Bluetooth.

Já antes de ter sido adquirida pela Apple, a Beats era reconhecida pela excelente qualidade dos seus produtos. Os PowerBeats Pro continuam a ser um exemplo dessa qualidade.

Em 5 minutos de carregamento assegura-se autonomia para 1h e 30 minutos de reprodução. A autonomia dos auriculares é de até 9 horas que se prolongam até 24 horas com a caixa de carregamento.

O controle dos auriculares realiza-se em cada um dos auriculares através do toque ou da voz, graças ao microfone integrado e compatibilidade com a Siri.

Relativamente à certificação (IPX4), apesar de ser adequada para os treinos mais intensos, para o preço e segmento dos auriculares, estes deveriam apresentar uma maior resistência.

Um outro ponto negativo nestes auriculares é a ausência de cancelamento de ruído ativo que acaba por ser “compensado” pela potente e excelente qualidade sonora.

Pontos PositivosPontos Negativos
Qualidade e potência sonoraNão compatível com Google Assistant e Alexa
Compatível com SiriAusência de cancelamento de ruído ativo
Encontrar PowerBeats com dispositivos Apple
Elevada compatibilidade e fácil conexão com dispositivos Apple
Carregamento rápido 5 min = 1 h e 30 min de reprodução
Carregamento com e sem fios

12. Samsung Galaxy Buds Plus

Samsung Auriculares Bluetooth TWS Galaxy Buds+ R175
Samsung Auriculares Bluetooth TWS Galaxy Buds+ R175

Os Samsung Galaxy Buds Plus têm uma bateria que “nunca mais acaba” – até 11 horas que, facilmente se convertem em 22 horas com a caixa de carregamento.

Os Galaxy Buds acabam por ser uma alternativa a considerar, sobretudo para quem procura uma boa experiência sonora, ausência de fios e complicações, onde o noise cancelling não é uma característica essencial.

A elevada autonomia, a qualidade sonora e o preço compensam a ausência do noise cancelling.

Uma característica que merece especial atenção é a certificação – IPX2. Quando no mercado, o IPX4 começa a ser considerado, em alguns casos, “insuficiente”, o que dizer de IPX2. Não existirá qualquer problema para usar no quotidiano. No entanto, é preciso ter um cuidado extra com estes auriculares.

Tal como em quase todos os modelos de auriculares neste artigo listados, os microfones internos e externos dos Galaxy Buds Plus trabalham em sintonia, para que o som do ambiente exterior não perturbe as chamadas do utilizador.

Uma alternativa mais cara, mas também superior e para os utilizadores que querem os melhores auriculares bluetooth da Samsung, os Galaxy Budy Pro são o que procuram.

Pontos PositivosPontos Negativos
AutonomiaNão compatível com Google Assistant e Alexa
Carregamentos com e sem fiosAusência de cancelamento de ruído ativo
Compatível com iOS e Android
Carregamento rápido 3 min = 1 h de reprodução

13. JBL Live 300TWS

JBL Auriculares Bluetooth TWS Live 300
JBL Auriculares Bluetooth TWS Live 300

Os Live 300 da JBL são uns dos melhores auriculares bluetooth que se encontram no mercado abaixo dos 100€.

A qualidade sonora é a característica da marca, onde pode-se esperar um desempenho de qualidade, aliado a um design discreto e elegante.

Ao todo os auriculares da JBL apresentam uma autonomia de até 20 horas (6 horas de auriculares e 14 horas da caixa de carregamento). O fast charging também faz parte deste modelo, e em apenas 10 minutos obtém-se 1 hora de autonomia.

Os earbuds da JBL encontram-se equipados com as tecnologias “Ambient Aware” e “TalkThru”.

Em suma, estas tecnologias tiram partido do microfone incorporado para misturar o som ambiente, seja ele qual for, com o som que está a ser reproduzido nos auriculares.

Desta forma, os auriculares promovem a segurança e o conforto do utilizador em diversas ocasiões, por exemplo: para que o utilizador nunca deixe de ouvir sons importantes, como por exemplo, o de um carro ou para evitar tirar os auriculares numa conversa com amigos.

O controlo dos auriculares é realizado por toque, sendo ainda possível recorrer também ao Google Assistant e Alexa, uma vez que existe compatibilidade com este tipo de assistente.

Pontos PositivosPontos Negativos
Ambiente Aware e TalkThruAusência de cancelamento de ruído ativo
Certificação IPX5
Carregamentos com e sem fios
Carregamento rápido 10 min = 1 h de reprodução
Compatível com Alexa e Google Assistant

14. Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2S

Xiaomi Auriculares Bluetooth TWS com Microfone Mi Basic Earphones 2

Os Xiaomi Mi True Wireless Earphones 2S são uma “alternativa económica” para os utilizadores que procuram uns auriculares bluetooth com cancelamento de ruído ativo.

Tal como outros modelos desta lista, os Xiaomi têm carregamento com e sem fios. No entanto, a autonomia de 4 horas é um dos pontos que deixa um pouco a desejar neste modelo.

Estes auriculares apresentam ainda sensores óticos. Estes sensores fazem com que a reprodução multimédia (música ou filme) seja automaticamente parada quando o utilizador remove os auriculares. Assim, nunca se perde 1 segundo que seja das músicas ou filmes.

ausência de compatibilidade com Google Assistant, Alexa e Siri é também um ponto que poderia ser melhorado neste equipamento. Apesar de ser um modelo com um preço inferior à grande maioria dos concorrentes, há alternativas dentro do mesmo preço com esta compatibilidade, como é o caso dos EarFun apresentados anteriormente.

Pontos PositivosPontos Negativos
Relação qualidade / preçoAutonomia de 4 horas
Cancelamento de ruído ativoNão compatível com Google Assistant, Alexa e Siri
Compatível com iOS e Android
Sensores óticos

15. Jaybird Tarah

Jaybird Tarah
Jaybird Tarah

Os Jaybird Tarah Wireless são dos melhores auriculares sem fios para desporto, sobretudo para desportos aquáticos. Isto porque apresentam uma certificação IPX7 que os permitem ser utilizados no banho e até mesmo na piscina.

O encaixe é superficial com recurso a um pequeno gancho que é essencial para dar estabilidade nos movimentos mais bruscos.

O carregamento é realizado por cabo e para obter a autonomia completa de 6 horas é preciso esperar 1 hora e 30 minutos. Com um carregamento rápido de 10 minutos obtém-se uma autonomia de 1 hora.

Os auriculares podem ser utilizados em vários ambientes, desde desporto até ao trabalho. No entanto, devido à sua construção “menos discreta”, não são uma solução tão “apetecível” quanto os earphones.

Pontos PositivosPontos Negativos
IPX7Ausência de cancelamento de ruído ativo
Qualidade SonoraNão são totalmente sem fios
Autonomia bastante superior face ao mercado
Carregamento rápido 10 min = 1 h de reprodução

Resumo

A lista deste artigo contempla 15 modelos de auriculares de bluetooth. Uns são mais adequados para uso no trabalho, outros reúnem as características ideais para desporto e outros acabam por ser mais versáteis.

Os modelos listados apresentam preços e características diferentes, seja a qualidade sonora, a compatibilidade com dispositivos e assistentes ou outro tipo de tecnologias.

De qualquer das formas, os melhores auriculares bluetooth são os que respondem melhor às necessidades do utilizador dentro do orçamento disponível.

Mais sobre auscultadores:

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários