Até não há muito tempo, as arcas congeladoras horizontais eram utilizadas ​​apenas por restaurantes e hotéis. No entanto, cada vez mais pessoas decidem adquirir um destes eletrodomésticos para as suas casas. Logo, nada como um guia, com as melhores arcas congeladoras de 2021, para ajudar a fazer uma compra inteligente e eficaz.

Um guia detalhado, com aspetos e critérios a considerar, para ajudar pessoas ou empresas (que congelam grande parte dos seus produtos) a escolher qual melhor modelo se adapta às necessidades identificadas.

Com efeito, chegou a hora de tomar notas e entrar no universo de baixas temperaturas.

Tabela de Conteúdos

Sugestões de compra: as melhores arcas congeladoras horizontais de 2021

Em baixo, estão listados os modelos de arcas ideais para fazer companhia aos restantes eletrodomésticos lá em casa. Equipamentos com uma excelente relação qualidade/preço, acompanhados com o selo de compra acertada!

Arca Silver IPAH93L
Silver IPAH93L

Arca Silver IPAH93L

  • Capacidade de armazenamento: 93L;
  • Eficiência Energética: A+;
  • Nível de Congelação: 5kg/24h;
  • Funções de Congelação: No Frost.

Simples, prática e acessível, a arca horizontal Silver IPAH93L é uma das opções mais acessíveis e escolhidas no mercado. Além disso, tem excelentes características para guardar o básico e ter mais auxílio na conservação dos alimentos.

arca horizontal Whirlpool WHE 20112
Whirlpool WHE 20112

Arca Whirlpool WHE 20112

  • Capacidade de armazenamento: 170L;
  • Eficiência Energética: A++;
  • Nível de Congelação: 19 kg/24h;
  • Funções de Congelação: No Frost.

A Arca Whirlpool WHE 20112 é uma arca muito completa. Graças à tecnologia 6th sense, a temperatura do congelador aumenta automaticamente o congelamento apenas quando necessário.

Além disso, tem um painel eletrónico e intuitivo, concebido para proporcionar a mais simples e satisfatória experiência de utilização.

Com efeito, uma arca perfeita para quem deseja aventurar-se em ter este tipo eletrodoméstico em casa.

arca Meireles MFA 210 W
Meireles MFA 210 W

Arca Meireles MFA 210 W

  • Capacidade de armazenamento: 205L;
  • Eficiência Energética: A+;
  • Nível de Congelação: 15 kg/24h;
  • Funções de Congelação: No Frost.

A arca Meireles MFA 210 W é ótima para uma família com 4 elementos. Apesar do seu tamanho, tem uma capacidade de 205 litros, o que faz com que a sua capacidade de congelamento seja uma das melhores da categoria.

Por outro lado, é um equipamento que possibilita outro tipo de opções no que toca a guardar a alimentos, exatamente por esta capacidade de armazenamento.

Arca Indesit OS1A300H2
Indesit OS1A300H2

Arca Indesit OS1A300H2

  • Capacidade de armazenamento: 311L;
  • Eficiência Energética: A+;
  • Nível de Congelação: 20 kg/24h;
  • Funções de Congelação: No Frost e Fast Freeze.

A arca Indesit OS1A300H2 apresenta uma excelente capacidade, proporcionando todo o espaço necessário para armazenar alimentos e bebidas. Com prateleiras divisórias, já é um modelo mais perto dos equipamentos comerciais. No entanto, é uma opção válida para qualquer casa, tendo em conta o seu preço.

Insere-se na classe de eficiência energética A+ e disponibiliza até 311 litros de capacidade líquida. Oferece um poder de congelação de 20 Kg em 24 horas, destacando-se pela sua congelação rápida.

Função No frost e autonomia de 45 horas no caso de avaria.

Arca Beko HSA47530N
Beko HSA47530N

Arca Beko HSA47530N

  • Capacidade de armazenamento: 475L;
  • Eficiência Energética: A+;
  • Nível de Congelação: 20 kg/24h;
  • Funções de Congelação: No Frost.

A marca Beko é um dos destaques deste segmento de mercado. Logo, um dos modelos da marca tinha de estar presente nesta lista das melhores arcas congeladoras horizontais.

A Beko HSA47530N possui uma tecnologia de ionização ativa, que faz com que o ar se mantenha limpo e os alimentos mais frescos por muito mais tempo.

Possui uma luz interior para ajudar, mesmo quando não há iluminação no ambiente em que se encontra.

Ainda que seja uma solução para casa, é ideal para uso comercial. Quem procura reforçar as suas opções de conservação, tem aqui um excelente reforço.

Tipos de arcas de congeladoras e diferenças entre si

Antes de mais, é necessário sublinhar que existem três tipos de arcas congeladoras. Sendo que cada um deles têm características específicas e a sua tipologia pode influenciar a sua compra.

Arcas congeladoras verticais

As arcas verticais têm vindo a conquistar o seu espaço no mercado, exatamente devido ao seu tamanho e à sua utilização prática.

Como um frigorífico, a sua estrutura vertical permite uma abertura mais fácil. O esquema de gavetas é muito mais cómodo para encontrar e guardar alimentos (especialmente peças pequenas).

Para além disso, permitem uma melhor organização dos produtos, o que faz com que sejam mais fáceis de identificar na hora de descongelar.

São ideais para quem tem pouco espaço de organização.

Em suma, os seus pontos fortes são: a facilidade de organizar alimentos, o esquema de gavetas e o tamanho (ainda que existam modelos com maiores dimensões, os mais pequenos são os mais comuns).

Arcas congeladoras verticais de encastre

Ideal para quem já possui eletrodomésticos integrados ou pretende remodelar a cozinha. São modelos com o objetivo de enquadrar o mobiliário e criar um ambiente mais sóbrio e simples, sem grandes alterações de cenário.

Por outro lado, cumprem todas as funções de uma arca vertical normal.

Arcas congeladoras horizontais

As arcas congeladoras horizontais têm o formato de um baú e abrem pela parte superior. Tal como referido, são habituais na disposição de restaurantes, bares e locais de entretenimento, onde existe mais espaço. Contudo, já começam a ser uma tendência, especialmente em famílias mais numerosas.

Apesar de ocuparem um espaço físico muito maior que as verticais, têm mais capacidade de armazenamento. Além disso, por serem horizontais, têm ainda maior profundidade e são mais largas, o que permite armazenar mais alimentos (ainda maiores).

Por outro lado, o facto de serem utilizadas, desde sempre, na restauração e nos negócios dos congelados, possuem uma maior capacidade de isolamento térmico do que as verticais, o que significa que os alimentos são mantidos em perfeitas condições durante mais tempo.

Resumindo, é um equipamento especialmente desenhado para guardar mais peças e de maior dimensão, por isso, para quem procura uma arca com maior capacidade de arrumação, esta é a melhor opção.

Principais características a ter em conta antes de comprar uma arca congeladora vertical

Distinguidas as tipologias, referir agora alguns aspetos e características que ajudarão a escolher a melhor arca congeladora horizontal para a cozinha ou para o ambiente doméstico. No fundo, as dicas essenciais para uma compra inteligente e consoante as necessidades.

Capacidade de Armazenamento

Uma das primeiras coisas a se considerar ao escolher uma arca horizontal é a capacidade de armazenamento que geralmente é medida em litros.

Assim, a capacidade ideal irá depender da quantidade de alimentos que terá de armazenar. Quem faz compras semanais não precisará de tanto espaço na arca, como quem faz apenas uma grande compra mensal, com mais volume.

Para quem tem uma família numerosa (6 pessoas, aproximadamente), é necessária uma arca com pelo menos 400 litros.

Para quem tem um pequeno bar ou restaurante, uma arca a partir de 600 a 1200 litros é o indicado para poder guardar tudo o que é necessário para o dia a dia do negócio.

De forma a ajudar a sintetizar a informação, seguem as medidas (em média) em baixo:

Menos de 150 litros1 ou 2 pessoas
150 – 300 Litros2 ou 4 pessoas
350 – 400 Litros4 ou 6 pessoas
A partir de 450 litrosNegócios (dependendo do tipo de negócio)

2. Eficiência Energética

Tendo em consideração que, regra em geral é um eletrodoméstico que está ligado 24 horas e 365 dias por ano é importante adquirir um modelo com classes energéticas eficientes. De nada adianta ter arca com uma capacidade maior do que a necessária, visto que, além de desperdiçar as suas características, também desperdiça tempo e dinheiro.

Para quem não sabe, a eficiência é medida numa escala em que A+++ representa o mais eficiente e o D o menos eficiente.

Assim, para que a arca cumpra a sua função de congelar, gastando o mínimo de energia elétrica possível, o valor mínimo de eficiência energética é a classe B.

Por outro lado, a eficiência energética é um fator que impacta diretamente no preço, fazendo com que as arcas das classes mais eficientes sejam, naturalmente, mais caras.

3. Nível de Congelação

É um valor medido pela relação de duas unidades de peso e tempo (kg/24h). Refere-se a quanto tempo leva para o produto congelar com base no seu peso. As arcas horizontais normalmente têm uma maior capacidade de congelamento em comparação com as arcas verticais.

O recomendado é um modelo com o nível de congelação entre 16 ou 18 kg/24h.

No entanto, este fator pode variar de um modelo para outro, face a outras características, como, por exemplo, as dimensões do equipamento.

4. Funções de congelamento

Ao comprar uma arca congeladora horizontal é importante saber quais as funções de congelamento disponíveis. Isto porque, é necessário descongelar o aparelho, de forma a mantê-lo limpo e bem cuidado!

O ideal são as arcas com a opção No Frost. Uma função que permite ao aparelho descongelar automática e periodicamente através da evaporação que o calor do motor emite no recipiente onde se armazena a água.

Desta forma, torna a limpeza da arca congeladora muito mais fácil. A maioria dos modelos funciona com este sistema.

Há, também, os modelos Fast Freeze, que congelam mais rapidamente. Porém, o descongelamento será mais trabalhoso.

Outras características importantes

5. Dimensão

A dimensão é importante por dois motivos. Por um lado, parte-se da premissa de que, quem procura uma arca horizontal, é porque tem espaço suficiente. Por outro, a compra justifica devido às necessidades de alimentação.

Quer isto dizer que, nada como pensar bem neste ponto. Todos os centímetros contam.

6. Ruído

Uma arca horizontal não é um dispositivo tão barulhento quanto os outros, mas ainda assim é uma questão a ter em consideração. O ideal são modelos que tenham um nível inferior a 50 decibéis. Para se ter uma ideia, equivale a uma conversa normal, trânsito leve ou chuva.

7. Capacidade de isolamento térmico

Faltou a energia? Geralmente, a ligação é restaurada com brevidade. Nesses casos, as arcas com capacidade de isolamento térmico automática mostram quanto tempo mantêm os alimentos congelados sem energia.

Um modelo com 48 horas de autonomia é uma boa opção.

Só fica a faltar fazer a escolha!

Depois desta lista das melhores arcas congeladoras horizontais, será que chegou a hora de contratar um reforço para ajudar o congelador do frigorífico lá de casa?

Assim, para quem deseja conservar grandes quantidades de alimentos, seja para uso familiar ou para uma empresa de restauração, as arcas horizontais são a melhor opção. Além disso, apresentam modelos com diferentes capacidades de armazenamento, o que é excelente para adequar ao propósito e necessidades diárias.

No entanto, para fazer uma compra inteligente, nada como uma análise a todos os critérios de compra apresentados e, claro, uma pesquisa para comparar prós e contras de cada modelo.

David Afonso
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários