As dores de costas afetam uma grande parte população e tendem a tornar-se crónicas. Podem ser motivo de mal-estar significativo e perda de qualidade de vida. Este problema pode estar muito relacionado com a postura ao dormir, nomeadamente com a almofada utilizada.

Escolher uma almofada para dormir adequada pode trazer inúmeros benifícios para a saúde e para o bem-estar.

Neste artigo irá-se abordar como escolher uma boa almofada para dormir, bem como as melhores almofadas para dormir.

Tabela de Conteúdos:

Como escolher uma boa almofada

Para escolher uma boa almofada, é importante conhecer os tipos de almofadas que existem e os fatores mais importantes a considerar.

Que tipos de almofadas existem?

Existem diversos tipos de almofadas disponíveis no mercado, cada uma vocacionada para dar resposta a necessidades específicas de conforto e suporte durante o sono, quer quanto à função, quer quanto ao tipo de material. Estas são as mais comuns.

Almofadas viscoelásticas

As almofadas viscoelásticas são as mais escolhidas, uma vez que têm uma grande adaptabilidade aos contornos individuais, proporcionando um suporte personalizado.

Como o próprio nome indica, são preenchidas com espuma viscoelástica, também conhecida como espuma de memória. Este material foi desenvolvido pela NASA na década de 1970 para aliviar a pressão que os astronautas sofriam devido à força de gravidade.

Estas almofadas destacam-se pela capacidade de se moldar ao corpo, tornando-se mais macias e maleáveis quando entram em contato com o calor corporal.

Por sua vez, quando não estão a ser utilizadas, regressam lentamente à sua forma original.

Almofadas de gel

Este tipo de almofadas possuem uma camada de gel no interior. O gel tem uma capacidade natural de dissipar o calor e, por isso, ajuda a regular a temperatura da almofada, o que proporciona, uma sensação de frescura e conforto durante o sono.

As almofadas de gel também têm a vantagem de ajudar no alívio da pressão acumulada.

Estas almofadas são especialmente benéficas para quem transpira muito durante a noite ou para quem vive em climas mais quentes.

Almofadas de microfibras

As almofadas de microfibras são preenchidas com fibras sintéticas finas e macias, geralmente feitas de poliéster ou poliamida. São projetadas para imitar a sensação e a suavidade das almofadas de penas, pelo que são extremamente macias ao toque, proporcionando uma sensação agradável e confortável ao pousar a cabeça.

Em regra, são bastante resistentes ao desgaste e ao achatamento, pelo que podem ser facilmente lavadas na máquina sem perder a forma ou suavidade.

Contudo, a longo prazo, podem perder firmeza e oferecer menos suporte em comparação com outros tipos de almofadas.

Estas almofadas não são as mais indicadas para quem precisa de mais apoio para o pescoço ou para quem tem problemas específicos de coluna.

Almofadas de algodão

As almofadas de algodão são naturalmente mais macias e respiráveis. O algodão é um material que favorece a circulação de ar e ajuda a dissipar o calor e a humidade, contribuindo para um sono mais fresco e confortável, especialmente em climas quentes.

O algodão é também hipoalergénico, o que significa que é menos propenso a causar alergias ou irritações na pele. É, por isso, uma opção adequada para pessoas com sensibilidades ou alergias, ou que transpiram bastante durante a noite. Contudo, não são as mais maleáveis e, com o tempo, podem ficar rígidas.

Almofadas cervicais ou ortopédicas

As almofadas cervicais ou ortopédicas têm um formato anatómico específico para apoiar corretamente a região do pescoço e da coluna cervical durante o sono.

A principal função é aliviar a pressão muscular e articulatória na região do pescoço, ombros e coluna cervical. Ao manter o pescoço numa posição neutra e alinhada, as almofadas cervicais podem ajudar a aliviar dores e tensões musculares, bem como prevenir problemas como torcicolos e rigidez.

Antes de optar por uma almofada ortopédica, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde, como um médico ou fisioterapeuta, para avaliar as necessidades individuais e fornecer recomendações adequadas a cada condição física.

Almofadas Cervicais

Encontra as melhores almofadas cervicais, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt!

Características a ter em conta na escolha da almofada ideal

Na hora de escolher a almofada ideal, é importante considerar alguns fatores que podem influenciar o conforto e apoio durante o sono.

Posição de dormir

Almofadas altas e firmes são mais indicadas para quem habitualmente dorme em posição lateral.

Por outro lado, quem dorme de costas poderá beneficiar mais de uma almofada de altura média para apoiar a curva natural do pescoço.

Para quem dorme de barriga para baixo, uma almofada mais fina é geralmente recomendada para evitar a hiperextensão do pescoço.

Material de enchimento

Cada material tem características diferentes em termos de suavidade, apoio, durabilidade e respirabilidade. Devem ser consideradas as preferências pessoais e as necessidades específicas, como alergias ou sensibilidade, para escolher o material de enchimento mais adequado.

Apoio, tamanho e forma

Uma boa almofada deve fornecer apoio adequado à cabeça, pescoço e ombros, de forma a manter a coluna numa posição neutra. Por isso, deve ter o tamanho e a forma que permitam que a coluna vertebral fique totalmente reta.

Testes

Escolher a melhor almofada para dormir é uma decisão individual. O que funciona para uma pessoa pode não ser o ideal para outra.

Por isso, é fundamental experimentar diferentes almofadas, considerando a sensação de conforto, suporte e ajuste antes de tomar uma decisão final. Ao testar as almofadas, a cabeça, pescoço e coluna vertebral devem estar alinhados, para que os músculos relaxem completamente.

As 6 melhores almofadas para dormir

1. Almofada viscoelástica Colmol

Colmol Almofada Viscoelástica 60x40x14
Colmol Almofada Viscoelástica 60x40x14

almofada viscoelástica Colmol é ideal para pessoas com constituição média e que dormem de lado, ou pessoas com grande constituição e que dormem de barriga para cima.

A sua composição alivia a pressão da cabeça e possui orifícios que a tornam mais respirável, através da circulação de ar.

Além disso, a capa da almofada é fabricada com fibra sintética, que proporciona o ajuste otimizado à almofada, aumentando a elasticidade e conforto. Tem também propriedades anti-ácaros e impede a proliferação de bactérias.

2. Almofada de gel Befara

Befara Almofada Gelfresh - 80 X 35
Befara Almofada Gelfresh – 80 X 35

almofada de gel Befara foi especialmente concebida para pessoas sensíveis à temperatura, uma vez que alivia a sensação de calor.

O núcleo desta almofada é feito com material Gelfresh, fabricado com óleos essenciais com propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

A mesma adapta-se a qualquer postura, evitando a sensação de pressão e recupera sempre a forma original depois de ser utilizada.

É também indicada para pessoas alérgicas, devido ao tratamento “Sanitized” que previne a formação de ácaros e outras bactérias. Tem ainda o Certificado Internacional de Substâncias Nocivas, que atesta a sua qualidade.

3. Almofada de microfibra 800gr Bestgift

BESTGIFT Almofada Interior 800gr Microfibra
BESTGIFT Almofada Interior 800gr Microfibra

almofada de microfibra 800gr Bestgift tem um núcleo composto por fibras ocas siliconizadas extremamente finas, o que confere uma sensação suave e agradável ao toque. Tem um enchimento de 800 gramas de microfibra que proporciona um bom equilíbrio entre volume e conforto.

Além disso, é bastante durável e tem propriedades que retêm a forma e a elasticidade da almofada. Isto significa que, mesmo após uso contínuo, a almofada não fica facilmente deformada e regressa rapidamente à sua forma original.

4. Almofada cervical InnovaGoods

InnovaGoods Almofada Cervical Viscoelástica c/ Contorno Ergonómico Conforti
InnovaGoods Almofada Cervical Viscoelástica c/ Contorno Ergonómico Conforti

almofada cervical InnovaGoods apresenta contornos ergonómicos para otimizar o apoio da cabeça e pescoço. Foi desenvolvida para facilitar a postura adequada durante o sono, preservar a curva natural do pescoço, que previne e alivia dores.

Possui uma cavidade central para acomodar a cabeça, com uma extensão dedicada ao suporte do pescoço. Além disso, conta com duas áreas laterais para apoiar os braços e as mãos.

A espuma viscoelástica de retorno lento ajusta-se ao formato do corpo, proporcionando um alívio da pressão na região cervical e promovendo uma sensação de conforto e descanso.

Além disso, contribui para uma respiração tranquila e natural, proporcionando um sono confortável e revigorante.

5. Almofada ergonómica de postura lateral InnovaGoods

Almofada Ergonómica de Postura Lateral U
Almofada Ergonómica de Postura Lateral U

Esta almofada ergonómica tem a particularidade de ter a forma de U, o que a torna ideal para manter a coluna, os ombros e o pescoço alinhados. É especialmente benéfica para pessoas que tendem a dormir de lado, minimizando o risco de dores nas costas e no pescoço.

Além disso, facilita a respiração, o que é importante para prevenir a roncopatia e até mesmo para aliviar os sintomas da apneia do sono, melhorando a qualidade do sono.

É também bastante procurada por mulheres grávidas, uma vez que alivia o desconforto e dores nas costas associadas ao aumento de peso, alterações posturais e pressão adicional sobre a coluna vertebral.

6. Almofada antirrugas ergonómica Sofy

SOFY Almofada Anti-Rugas Ergonómica
SOFY Almofada Anti-Rugas Ergonómica

almofada antirrugas ergonómica Sofy tem um design inovador, aberto nas extremidades, o que permite regular a altura e adaptar à forma do rosto.

Pode, assim, dar o máximo conforto em todas as posições, sendo especialmente indicada para dormir de cabeça para baixo.

Por este motivo, previne a formação das “sleep lines” no rosto, pelo contacto mínimo com a almofada, retardando o envelhecimento precoce da pele.

Tem ainda a vantagem de favorecer a circulação do ar e oxigenação, e melhorar a circulação sanguínea.

Preguntas frequentes sobre almofadas

A lavagem das almofadas pode variar dependendo do tipo e material de enchimento. O recomendado é seguir sempre as instruções específicas fornecidas pelo fabricante. Contudo, as diretrizes gerais incluem:

  • Lavagem geral de almofadas: A maior parte das almofadas podem ser lavadas na máquina de lavar roupa, tendo, contudo, especial atenção à temperatura da água e ao ciclo de lavagem adequado. Geralmente, deve ser usado o ciclo mais leve, com água fria ou morna, e um pouco menos de detergente líquido do que é habitualmente usado numa lavagem na máquina normal;
  • Lavagem de almofadas de espuma de memória. Algumas almofadas de espuma de memória não devem ser lavadas na máquina de lavar roupa, porque a força da centrifugação pode danificar o material. Ao invés disso, este tipo de almofada deve ser, em primeiro lugar, aspirada, para remover o pó e os ácaros, sem aplicar demasiada força. De seguida, a almofada deve ser completamente submergida numa solução de água e detergente, apertando suavemente para que a solução entre em todas as partes. Deve depois ser enxaguada até não haver detergente visível, sem torcer. Para secar, é importante que seja seca, de preferência quente e próxima da luz solar direta.

Mesmo quando são conservadas corretamente, as almofadas devem trocadas, no mínimo, de dois em dois anos.

Contudo, se a almofada já estiver deformada ou tiver perdido a sua forma original, pode ser um sinal de que está na hora de trocar. Poderá já não proporcionar o apoio adequado e até afetar negativamente a qualidade do sono.

Além disso, pessoas alérgicas ou sensíveis a ácaros e outros alérgenos podem ter necessidade de trocar de almofada com mais frequência para manter um ambiente limpo e saudável.

Regra geral, dificuldade em adormecer, dores de cabeça, tensão nos ombros ou aparecimento de acne podem ser sinais de que está na altura de trocar a almofada. Em caso de dúvida, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para obter uma orientação mais personalizada.

A melhor posição para dormir varia de pessoa para pessoa, pois depende de fatores como preferências individuais, saúde física e possíveis condições de saúde, como refluxo ácido, apneia do sono ou dor crónica. No entanto, as recomendações gerais incluem:

  • Dormir de lado: Dormir de lado é geralmente considerada uma posição saudável e, com a almofada certa, pode ajudar a alinhar a coluna e reduzir a probabilidade de roncopatia;
  • Dormir de costas: Dormir de costas também é uma posição recomendada para manter a coluna alinhada. Contudo, esta posição é mais propensa à roncopatia ou apneia do sono;
  • Dormir de barriga para baixo: Não é recomendado dormir de barriga para baixo, uma vez que pode exercer pressão adicional na coluna e no pescoço, provocando desconforto e dor. Quem ainda assim prefere esta posição para dormir, deve optar por uma almofada mais fina ou não a usar de todo, para reduzir a pressão no pescoço.

Independentemente da posição, o mais importante é criar um ambiente de sono confortável, com um colchão de qualidade e almofadas adequadas para promover um sono saudável e revitalizante.

Cada pessoa pode encontrar o conforto e apoio que precisa em diferentes alturas de almofada. Deve ser tido em consideração o seguinte:

Almofadas altas

As almofadas mais altas podem fornecer um apoio adicional ao pescoço e à cabeça, ajudando a manter a coluna alinhada, principalmente para pessoas que dormem de lado. Podem ser especialmente benéficas para quem tem ombros largos ou uma curva natural mais pronunciada no pescoço.

Além disso, as almofadas altas podem ajudar a reduzir a roncopatia. O facto de proporcionarem uma posição mais elevada para a cabeça e o pescoço facilita a respiração durante o sono e minimiza a obstrução das vias respiratórias.

Almofadas baixas

As almofadas mais baixas são adequadas para pessoas que preferem dormir de costas ou de barriga para baixo.

Nestas posições, o pescoço não precisa de tanto suporte e uma almofada mais baixa pode ajudar a manter a coluna alinhada de forma mais natural.

Podem também ser indicadas para pessoas com pescoço mais curto, uma vez que ajudam a evitar a flexão excessiva.

Para manter as almofadas em boas condições e prolongar a sua vida útil, é importante seguir algumas orientações de cuidados de manutenção

  • Seguir as instruções de lavagem: Antes de lavar as almofadas, verificar sempre as instruções do fabricante para saber se podem ser lavadas na máquina de lavar ou se requerem cuidados especiais;
  • Lavar regularmente: As almofadas devem ser lavadas regularmente para remover sujidade, pó, ácaros e bactérias acumuladas ao longo do tempo. A frequência ideal de lavagem varia conforme o tipo de almofada, mas, regra geral, lavá-las a cada 2 a 3 meses é uma boa prática;
  • Usar sempre as capas: Usar as capas protetoras nas almofadas é uma ótima maneira de evitar manchas, sujidade e transpiração direta na almofada. Além disso, as capas podem ser lavadas com mais facilidade e frequência do que as próprias almofadas;
  • Arejar: As almofadas devem ser arejadas todos os dias, tal como é habitual fazer com os lençóis. É recomendável abrir a janela do quarto e deixar o ar renovar durante alguns minutos. No caso de almofadas de microfibra, é aconselhado sacudir diariamente para evitar que o material endureça.

Conclusão

Comprar uma boa almofada para dormir é uma decisão que pode impactar de forma muito positiva a saúde e o bem-estar.

A melhor almofada para dormir é uma escolha altamente pessoal e o que pode funcionar para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Por isso, é importante ter conta a posição que se dorme, o tipo de material e enchimento da almofada e a sua forma.

Para tal, o melhor é testar diversas almofadas, para perceber o que resulta.

Bons sonos!

Mais para uma boa noite de sono:

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários