Confesso que nunca fui de perder muito tempo de manhã a arranjar-me. E atualmente, como estou em trabalho remoto, são raros os dias em que troco o fato de treino por algo um pouco mais formal ou que me preocupo em disfarçar as olheiras e em garantir que não é um “bad hair day”. Também tenho de admitir que tenho a sorte de ter sido agraciada com um cabelo “liso, mais liso, não há”!

Mas tenho várias boas amigas que são o oposto e não saem de casa sem estarem no seu melhor! Outfit perfeito, maquilhagem imaculada e um cabelo luminoso e natural. Invejo-lhes a perícia e lá vou perguntando pelos truques.

Uma delas não dispensa um bom alisador de cabelo. “O café é teu melhor amigo de manhã, o meu é o meu alisador!”, diz-me frequentemente.

De facto, o alisador de cabelo certo ajuda a poupar tempo precioso durante a habitual correria da manhã e a começar o dia com um look digno de salão de beleza. Além disso, o alisador ideal não causa danos no cabelo, nem provoca texturas desiguais.

Tabela de Conteúdos

Mas como saber qual o alisador certo?

O princípio é o mesmo para todos os alisadores: um aparelho com duas placas que aquecem. Basta apertar as placas em madeixas de cabelo e consegue um cabelo elegante e liso ou uns caracóis soltos e ondas naturais.

Como? A magia está nos iões negativos produzidos pelo material das placas quando aquece. Cabelos saudáveis e sedosos têm uma carga elétrica neutra.

Ora, os alisadores de cabelo, quando aquecem, produzem uma certa quantidade de iões negativos que capturam os positivos presentes no nosso cabelo e, assim, conferem um aspeto brilhante e suave – totalmente livre de eletricidade estática!

Ainda que todos os alisadores tenham este efeito, as características de cada um podem ser bastante distintas. E isso reflete-se na variedade de preços.

Para ter a certeza que faz a escolha certa, tenha em conta, pelo menos, estes quatro aspetos.

O liso perfeito para os teus cabelos é possível.

Descobre todos os Alisadores de Cabelo em KuantoKusta.pt

1. Material das placas

As placas são a parte da prancha que entra em contacto direto com o cabelo e, por isso, é importante perceber qual o material certo para o seu tipo de cabelo.

A cerâmica é, por norma, o material base de todas as placas e, por isso, os alisadores com placas de cerâmica são dos mais comuns e económicas no mercado.

Quando a cerâmica aquece, tende a transmitir iões negativos que permitem que os cabelos deslizem sem fricção nas placas. São especialmente recomendados para cabelos fortes, pouco danificados, sejam finos ou ou grossos.

Os ferros de cabelo com placas de titânio têm a particularidade de atingirem temperaturas altas mais rapidamente do que a cerâmica, de reterem o calor por mais tempo e de o distribuírem de uma forma mais uniforme da raiz à ponta do cabelo.

Isto porque o titânio é um metal leve, resistente e um excelente condutor térmico. Alguns alisadores com placas de titânio apresentam ainda tecnologias específicas como a emissão de iões negativos ou positivos ou até infravermelhos, que ajudam a reduzir a possibilidade de causarem danos aos fios de cabelo.

Estas placas são ideais para cabelos difíceis de alisar, como os encaracolados ou muito espessos.

E, por fim, existem os alisadores com placas de turmalina ou iónicas.

A turmalina é um mineral que se reduz a pó e se mistura com a cerâmica, criando um revestimento especial. Quando aquece, produz uma quantidade considerável de iões negativos, o que permite manter a hidratação do cabelo.

Estas placas são, por isso, conhecidas por proporcionarem um aspeto super sedoso e saudável ao cabelo. No entanto, são as que representam um investimento maior, sendo adequadas para quem pretende usar o alisador com muita frequência. Quem tem cabelos mais frágeis, danificados ou ásperos também pode considerar o investimento.

2. Largura das placas

A largura das placas do alisador também é um aspeto importante e, por vezes, acaba esquecido.

Placas mais largas conseguem abranger mais fios de cabelo e, assim, demorará menos tempo a arranjar-se. No entanto, se tiver o cabelo curto, o melhor será optar por placas mais estreitas, pois consegue chegar mais facilmente à raiz.

3. Regulador de temperatura

É fundamental que o alisador inclua um reguladora de temperatura, de modo a que consiga adaptar o calor ao seu tipo de cabelo.

Regra geral, as temperaturas dos alisadores de cabelo situam-se entre os 130ºC e os 230ºC.

4. Tecnologia

As tecnologias mais comuns nos alisadores de cabelo são a de infravermelhos e a de vapor.

Os alisadores com tecnologia de infravermelhos não secam tanto o cabelo, preservando o seu brilho natural. Os modelos com a tecnologia de infravermelhos estão disponíveis a partir de 40€.

Os alisadores com sistema de vapor alisam com recurso à água e, assim, retém a hidratação do cabelo e proporcionam um alisamento com menos volume, sem que tenha de passar a prancha várias vezes. Os modelos com esta tecnologia de vapor são um pouco mais caros, com valores a partir de 60€.

10 melhores de alisadores de cabelo

Alisador de cabelo GHD Gold Styler
Alisador de cabelo GHD Gold Styler

1. GHD Gold Styler

Características
Placas de cerâmica
Temperatura ótima de 185ºC (não regulável)
Tempo de aquecimento: 25 segundos
Desligar automático
Tecnologia dual-zone
Cabo de alimentação com 2.7 m

O alisador de cabelo GHD Gold Styler garante um cabelo mais liso em poucos minutos. Segundo a marca, este equipamento tem tecnologia “dual zone” que mantem a temperatura ideal de 185° C para modelar o cabelo.

Remington Alisador S6606
Remington Alisador S6606

2. Remington Curl & Straight Confidence S6606B

Características
Placas de cerâmica e Turmalina
Micro pente para modelar
5 níveis de temperatura
Temperatura máxima de 230ºC
Tempo de aquecimento: 30 segundos
Cabo de alimentação rotativo
Desligar automático

O Remington Curl & Straight Confidence S6606B é um alisador diferente, as suas placas são torcidas ajudam no alisamento e acima de tudo no momento de encaracolar. 

Este é um alisador que não precisa de muita técnica para que se consiga criar o look desejado.

Braun Satin Hair Alisador
Braun Satin Hair Alisador


3. Braun Satin Hair 7 ST780

Características
Placas de cerâmica
Temperatura máxima de 200ºC
Temperatura regulável
Tempo de aquecimento: 30 segundos
Cabo de alimentação rotativo de 2 m
Desligar automático

O alisador de cabelo Braun Satin Hair 7 ST780 tem uma tecnologia inteligente de adaptação automática de temperatura. Para além disso, este equipamento tem sensores de precisão que ajudam ler a hidratação do cabelo de forma a proteger as madeixas do calor extremo.

Babyliss Alisador ST393E
Babyliss Alisador ST393E

4. BaByliss ST393E

Características
Placas de titânio
Função iónica
Temperatura máxima de 235ºC
6 definições de temperatura
Tempo de aquecimento: 30 segundos
Cabo de alimentação rotativo de 2.5 m

O modelo BaByliss ST393E está equipado com placas de cerâmica e graças à sua tecnologia Ceramic consegue atingir a temperatura desejada em apenas 30 segundos. 

As suas placas flutuantes facilitam o deslizamento sobre o cabelo, exercendo sempre uma pressão homogénea sem danificar os fios.

Imetec Belissima PRO B28 100
Imetec Belissima PRO B28 100


5. BELLISSIMA My Pro

Características
Placas de titânio
Tecnologia de vapor
Regulador de temperatura incluído
Temperatura máxima de 230ºC
Tempo de aquecimento: 60 segundos
Cabo de alimentação rotativo de 2 m

O alisador a vapor BELLISSIMA My Pro garante um alisamento fácil, rápido e eficaz através da sua tecnologia de vapor que amplia a fibra dos fios capilares. Para além disso, consegue garantir um bom nível de hidratação do cabelo.

Rowenta Alisador - SF 7660 F0
Rowenta Alisador – SF 7660 F0


6. Rowenta Premium Care Liss & Curl

Características
Placas de cerâmica revestidas com Cashmere Keratin
Sistema iónico
Temperatura máxima de 200ºC
5 definições de temperatura
Tempo de aquecimento: 30 segundos
Cabo de alimentação rotativo de 1.8 m

Este alisador Rowenta Premium Care Liss & Curl, permite alisar o cabelo e deixá-lo perfeito mesmo a baixas temperaturas graças à fita de silicone que tem incorporado. Esta tecnologia ajuda a esticar suavemente o cabelo antes de ser alisado pelas placas.

Alisador de Cabelo Philips HP8372
Fonte: Philips

7. Philips HP8372

Placas de cerâmica
3 níveis de temperatura
Temperatura máxima 200ºC
Tempo de aquecimento: 15 segundos
Função iónica

O alisador Philips HP8372 tem um sensor que adapta a temperatura aos níveis de hidratação de cada cabelo.

L'Oreal Professional Steampod 3.0
L’Oreal Professional Steampod 3.0

8. L’Oreal Professionnel Steampod

Placas duplas de revestimento anodizado
3 níveis de temperatura
Temperatura máxima 230ºC
Pente integrado

O alisador Steampod da L’Oreal é conhecido pela sua função a vapor que alisa na perfeição os cabelos.

Este equipamento tem um design mais fino e que o torna mais leve, inclui um cabo rotativo e garante uma modelação excecionalmente fácil das ondas.

Babyliss Alisador Vapor 2em1 ST496E
Babyliss Alisador Vapor ST496E

9. Babyliss 2 em 1 ST496E Diamond Ceramic

Características
Placas de cerâmica
Função iónica
Temperatura máxima 230ºC
5 temperaturas
Pente amovível

O alisador Babyliss Alisador Vapor 2 em 1 ST496E Diamond Ceramic combina a emissão de vapor com a função iónica, garantindo uma maior proteção contra o calor e eliminando o efeito frizz durante o alisamento.

Dyson Alisador De Cabelo Corrale Fúcsia
Dyson Alisador De Cabelo Corrale Fúcsia

10. Dyson Corrale Fúcsia

Características
Função iónica
Temperatura máxima 210ºC
3 temperaturas
Cabo rotativo

Para terminar esta lista de sugestões: o Dyson Corrale Fúcsia. Este é um alisador com placas flexíveis que permite a perfeita adaptação à mecha de cabelo e ajuda ainda à modelação dos fios recorrendo a menos calor, o que ajuda a não danificar tanto o cabelo.

Nota: Só para terminar, saliento que um alisador, seja ele qual for, não deixa de provocar uma agressão ao cabelo. Por isso, lembra-se de o manter bem hidratado. Aplique um bom creme ou spray que o proteja dos raios UV e do calor. Faz toda a diferença!

Conclusão

O alisador de cabelo certo vai ajudá-la a conseguir um resultado final elegante, rápido e duradouro, capaz de aguentar o dia inteiro.

Seja para esticar o cabelo, para fazer ondas ou caracóis naturais, escolha um ferro adequado às características do seu cabelo e que seja uma opção completa a nível de funcionalidades, que seja versátil e prático.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários