O running é um estrangeirismo proveniente do inglês que se refere à atividade de correr.

Esta atividade tem cada vez mais adeptos e apresenta vários benefícios para a saúde e para além disso, não envolve um elevado investimento financeiro.

Com a prática desta atividade cada vez mais comum, foram surgindo acessórios para praticantes de running, com o objetivo de melhorar e facilitar a vida dos corredores antes, durante e após a corrida.

Ao longo do artigo, são apresentados os principais benefícios da corrida e ainda uma lista dos melhores acessórios para os praticantes de running.

Tabela de Conteúdos

O que é o running e quais os seus benefícios?

Tal como referido inicialmente, a palavra running refere-se à atividade de correr, quer seja em ambiente competitivo ou recreativo.

Segundo a Direção Geral de Saúde, é importante exercitar o corpo diariamente porque a atividade física apresenta vários benefícios para a saúde mental e física, independentemente da idade e género [1].

A corrida (running) é uma forma de exercitar o corpo. Como tal, tem um impacto positivo na saúde em geral do praticante. Mas quais os benefícios que pode trazer esta atividade?

Benefícios da corrida

Se a corrida for feita regularmente, e da forma correta, esta apresenta vários benefícios para a saúde do praticante [1,2]. Como por exemplo:

  • reduz o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2;
  • reduz o risco de obesidade;
  • ajuda a prevenir AVC;
  • ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose;
  • promove o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
  • promove o bem-estar psicológico, reduzindo o stress, ansiedade e depressão.

De forma a conseguir melhores resultados e maior conforto durante a atividade, seguem-se algumas sugestões de acessórios para praticantes de running.

Os 10 acessórios para praticantes de running

1. Sapatilhas de corrida

As sapatilhas são o elemento mais importante para qualquer praticante de corrida.

Antes de comprar é preciso saber como escolher uma sapatilhas de corrida e são vários os fatores que interferem nessa escolha tais como:

Experiência de corrida

Pode parecer estranho, mas a verdade é que existe uma técnica de corrida que previne lesões e protege as articulações.

Ao contrário de uma pessoa iniciante, um praticante com experiência pode recorrer a sapatilhas com menos amortecimento uma vez que a sua técnica de corrida é mais aprimorada.

Peso corporal

O impacto da corrida nas articulações é por si só bastante elevado, contudo é agravado pelo peso corporal.

Como tal, para as pessoas com mais peso as sapatilhas de corrida devem ter um maior amortecimento, de forma a reduzir o impacto causado pela atividade.

Tipo de passada

De acordo com o tipo de passada, seja ela neutra, supinadora ou pronadora, há um modelo adequado e que otimiza a corrida, reduzindo a probabilidade de contrair lesões.

Terreno

O tipo de terreno também irá ajudar a escolher as sapatilhas certas. Por exemplo, os pisos mais escorregadios exigem sapatilhas com maior aderência.

2. Pulseira de atividade ou smartwatch

Atualmente, as smartband como a Mi Band e os smartwatches são um “must-have” dos praticantes de corrida.

Estas tecnologias permitem ao corredor obter informação sobre a corrida e melhorá-la.

Através das pulseiras de atividade conseguem-se obter dados sobre o ritmo de corrida, o número de calorias gastas, ritmo do batimento cardíaco, entre outras.

Para além disso, permitem ainda visualizar as notificações do smartphone, cronometrar tempos e ainda controlar música. 

Relativamente aos smartwatches, estes têm todas funções que uma smartband tem mas incluem ainda GPS (dependendo do modelo que estamos a falar), o que pode ser essencial sobretudo para quem pretende visualizar o percurso feito.

Uma vez que o mercado tem uma oferta alargada no que às pulseiras inteligentes diz respeito, a escolha da pulseira certa pode ser uma tarefa um pouco difícil.

3. Acessórios de hidratação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, principalmente os corredores iniciantes, a hidratação é essencial em todas as alturas do ano.

Para isso, recomenda-se o uso acessórios de hidratação como uma garrafa, cinto, mochila ou colete de hidratação.

Apesar do corredor poder adquirir uma garrafa e transportá-la na mão, acaba por não ser confortável.

Para contornar esse desconforto, o uso de um cinto de hidratação é uma das soluções. Aqui, o utilizador coloca a sua garrafa, que se encaixa no cinto, que por sua vez coloca-se à volta da cintura do corredor, ficando assim com as mãos livres.

Outra alternativa é transportar a garrafa numa colete de hidratação, cujo funcionamento é semelhante do cinto.

Contudo a alternativa mais cómoda passa por adquirir uma mochila ou um outro tipo de coletes de hidratação, os que têm bolsas internas. Nestas bolsas são armazenados diretamente os líquidos (água ou bebidas isotónicas), que são levados das bolsas através de pequenas mangueiras.

Com este sistema o corredor evita paragens desnecessárias para se manter hidratado, nunca perdendo o seu ritmo de corrida.

4. Roupa adequada

A roupa, tal como as sapatilhas, é importante para garantir o conforto e performance de quem pratica corrida.

Correr com roupas quentes e pesadas, em dias de maior calor, não vai, certamente, melhorar a performance desportiva. Também não será agradável correr nos dias de inverno, com roupa leve e fresca.

Para isso, recomenda-se o uso de roupa térmica no inverno de forma a manter a temperatura corporal. 

Nestas alturas, o uso de peças como camisolas de manga comprida, leggings e até casacos de corrida vão garantir o conforto.

Para além destes elementos mais básicos, as luvas, manguitos e os gorros, também podem ser excelentes aliados no combate ao frio.

O ideal é evitar vestir imensas camadas de roupa, que só vão acrescentar peso e prejudicar a performance.

No verão, as roupas mais leves, frescas e de dimensões reduzidas, como por exemplo, uns calções e uma t-shirt ou um tank top, serão mais indicados à prática desportiva.

Por último, o buff é um acessório versátil. Este pode ser usado para proteger do frio, do pó, do sol, e até do suor.

5. Meias de compressão

Sim, as meias de compressão podiam estar inseridas no ponto anterior. No entanto, dada a sua relevância no bem-estar e na performance desportiva, foi-lhes dedicado um ponto exclusivo.

As meias de compressão são recomendadas por médicos há diversos anos porque apresentam várias vantagens e contribuem para:

  • o suporte e estabilização muscular
  • a estabilidade de ligamentos e articulações
  • uma melhor distribuição sanguínea
  • uma recuperação muscular mais eficiente e eficaz
  • a proteção térmica

De forma resumida, estas vantagens são conseguidas através da pressão que as meias exercem nos músculos.

Com base nesta informação, e para tirar o maior partido das meias de compressão, recomenda-se o seu uso durante a corrida, bem como no momento seguinte de recuperação.

6. Auscultadores

Existem estudos que demonstram que a música tem um impacto positivo na performance desportiva do atleta [3,4].

Por isso mesmo os auscultadores também são um dos acessórios essenciais para praticantes de corrida e, para muitos praticantes da modalidade, uma grande ajuda durante a atividade.

No mercado há soluções para todos os gostos e carteiras, como por exemplo: auriculares com fios ou sem fios, auscultadores com ou sem fios, com maior ou menor autonomia, com resistência à chuva e pó, entre outros.

A compra certa envolve uma pesquisa tendo em conta as características que se procura neste acessório e o orçamento disponível.

Permite que o corredor realize uma segunda atividade enquanto está a fazer desporto, como por exemplo, ouvir música, atender ou fazer chamadas ouvir podcasts e/ou audiobooks, entre outras.

7. Óculos de sol e bonés

Essenciais para dias solarengos, estes acessórios garantem o conforto e segurança durante as corridas, no entanto, também são úteis em dias de chuva.

Os óculos de sol para correr têm um papel importante na saúde ocular, nomeadamente na proteção contra raios UV, suor, pingas de chuva, vento forte e até encandeamentos.

Os bonés ou viseiras, tal como os óculos de sol, também desempenham funções de conforto e segurança para os corredores como proteção do sol mantendo a cabeça mais fresca, conservação da temperatura no frio e proteção dos olhos nos dias de chuva.

8. Braçadeira para smartphone

O telemóvel é, praticamente, imprescindível em qualquer momento. Mesmo durante as sessões de corrida há uma necessidade de manter o smartphone por perto. Seja por questões de segurança, conforto ou até entretenimento ou até mesmo para utilizar aplicações de corrida.

As braçadeiras para smartphones, também conhecidas como armbands, são uma forma cómoda e segura de transportar o telemóvel durante as sessões de corrida.

Este tipo de acessório é ajustável ao braço do corredor e existe para os diferentes modelos de smartphones. Em alguns casos, as armbands têm ainda um compartimento para transportar uma chave.

9. Equipamento refletor

O equipamento refletor é essencial para a segurança do corredor. São muitas as pessoas, principalmente os praticantes de running iniciantes, que pensam que este equipamento só é necessário nas noites de inverno porque têm menos visibilidade.

Porém, o equipamento refletor é importante em praticamente todas as alturas do ano, desde as manhã até à noite para que a pessoa se destaque mais mais facilmente no campo de visão dos condutores.

Existem vários tipos de equipamentos refletores como camisolas, cintas, casacos ou até leggings. Em alternativa existem também pulseiras, cintos e coletes refletores.

Por último, também pode fazer sentido o uso de uma lanterna na cabeça.

10. Foam Roll

Os praticantes de running quando terminam uma corrida, começam logo a fazer a preparação da seguinte.

No entanto, para garantir a melhor performance possível é preciso descansar e realizar uma boa recuperação do corpo ao nível muscular. É neste campo que entra o Foam Roll.

Com este acessório, o corredor pode realizar uma série de exercícios que garantem uma boa recuperação muscular, melhoram circulação sanguínea, ajudam a alongar e tornam os músculos mais flexíveis e aumentam a amplitude dos movimentos.

Conclusão

A corrida é uma forma de exercitar o corpo e apresenta vários benefícios para a saúde do praticante, quer a nível físico quer a nível mental.

Para tornar as sessões de corrida mais produtivas é essencial um equipamento adequado como sapatilhas e roupa de corrida, acessórios que ajudam a medir o desempenho como smartbands ou smartwatches e ainda acessórios de hidratação.

Fontes:

  1. https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/a-actividade-fisica-e-o-desporto-um-meio-para-melhorar-a-saude-e-o-bem-estar-pdf.aspx
  2. http://pilarmartinescudero.es/MarzoAbrilMayoJunio2017/Running%20as%20a%20Key%20lifestyle%20medicine%20for%20longevity.pdf
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761862/pdf/jssm-10-400.pdf
  4. https://biblio.ugent.be/publication/8058013/file/8058018.pdf
André Freitas
Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários