Humidade em casa? Roupa que demora muito a secar? O desumidificador pode resolver o problema e hoje ajudamos-te a escolher o melhor do mercado.

Paredes e janelas húmidas, roupas que demoram horas infinitas a secar, móveis com cheiro a mofo e manchas de bolor. Estes são alguns dos principais sinais de que está na hora de comprar um desumidificador.

E para te ajudar a encontrar o melhor desumidificador para a tua casa e para o teu bolso, temos um guia completo com várias dicas e sugestões de compra.

Tabela de Conteúdos

Numa casa com mau isolamento ou em zonas mais húmidas, é normal a humidade dar sinais de vida, especialmente em dias de chuva, mais frios ou húmidos.

A humidade consiste na quantidade de vapor de água existente no ar e é necessária para o nosso conforto. Porém, quando apresenta valores muito elevados, a probabilidade de aparecerem ácaros, fungos, bolor e mofo é muito grande.

A par disso, a humidade promove o surgimento ou agravamento de doenças, nomeadamente do foro respiratório, como alergias, infeções respiratórias, asma, entre outros problemas. E é aqui que entre o desumidificador.

O que é um desumidificador e para que serve?

Um desumidificador é um aparelho responsável por processar o ar que apresenta quantidades excessivas de água. É capaz de aspirar o ar do espaço, absorver a humidade e voltar a libertar o ar para o ambiente. A humidade recolhida fica no reservatório, sob a forma de água.

Do ponto de vista técnico, é assim que um desumidificador funciona:

  1. O desumidificador recolhe o ar húmido do espaço através de uma ventoinha;
  2. No interior, o ar húmido cruza-se com uma superfície fria e parte da água condensa;
  3. A humidade recolhida fica no reservatório do aparelho, sob a forma de água – que pode ser usada para regar plantas, por exemplo;
  4. O ar seco passa por um espiral semi-aquecida e volta para o exterior através da saída de ar.

O que ter em conta ao comprar um desumidificador

Para se conseguir chegar ao melhor desumidificador, devem ser tidas em conta algumas considerações, nomeadamente:

Higróstato

Um bom desumidificador tem obrigatoriamente um higróstato (ou humidóstato) incorporado, de preferência, digital. Mas o que é um higróstato?

É a componente de um desumidificador que permite medir e regular a humidade de um espaço. Um higróstato digital, além destas funcionalidade, permite ainda definir um valor desejado que, ao ser atingido, o aparelho se desliga automaticamente.

Reservatório de água

Durante a procura pelo melhor desumidificador para ter em casa, deve ser tido em conta o espaço em que este vai ser usado. Isto porque o tamanho do espaço vai acabar por definir a capacidade do reservatório de água. Regra geral, quanto maior o espaço, maior deve ser a capacidade de armazenamento de água.

Vamos a um exemplo: se a ideia é colocar um desumidificador num quarto pequeno, um reservatório de aproximadamente 1,5L deve ser suficiente. Caso a divisão seja maior, como uma sala de estar, talvez um modelo com capacidade superior a 5L seja o mais indicado.

A esta equação junta-se ainda o fator energético. Ao escolher um desumidificador com uma capacidade inferior à que seria apropriada para a divisão em questão, mais energia ele vai precisar.

Capacidade de extração

A capacidade de extração diz respeito à quantidade de humidade que o desumidificador consegue extrair num período de 24 horas. Esta capacidade deve ser apropriada, não só ao tamanho, mas também, às condições do espaço a desumidificar. Se uma divisão apresenta níveis de humidade muito elevados, então a capacidade de extração deve ser maior.

Para uso doméstico, uma extração até 10 litros por dia é suficiente.

Mobilidade

Se o aparelho vai ser usado em mais do que uma divisão, deve poder ser facilmente transportado. Por isso, opte por um desumidificador com pega e/ou rodas para que seja mais fácil movê-lo de um lado para o outro.

Temporizador

Ao adquirires um desumidificador com temporizador incorporado consegues programá-lo para ligar e desligar a uma determinada hora. Além de permitir ajustar o horário de funcionamento do aparelho em função da tua rotina, esta funcionalidade contribui ainda para uma maior poupança de energia.

Estes são os principais fatores a ter em conta na hora de comprar um desumidificador. No entanto, deve ser ainda prestada atenção ao ruído, à etiqueta energética, ao tipo de filtros necessários para o depósito de água ou até aos cuidado de manutenção exigidos.

Encontra o melhor desumidificador: 10 sugestões de compra

1. Whirlpool DE20W5252

Desumidificador Whirlpool DE20W5252
Desumidificador Whirlpool DE20W5252

Características

  • Capacidade: 20L/dia
  • Capacidade depósito água: 6.5L
  • Nível de ruído: 44 dB
  • Posições velocidade: 4
  • Área Recomendada: 24 m2
  • Potência: 315 W
  • Dimensões: 570 x 340 x 240 mm
  • Peso: 14Kg
  • Consumo de energia: 420 W

O desumidificador DE 20 W5252 da Whirlpool promete prevenir a humidade e maus odores e reduzir para metade o tempo de secagem da roupa.

Este aparelho é silencioso e estabelece a humidade ideal e o conforto térmico do espaço em que se encontra e de forma automática, graças à tecnologia 6.º Sentido. Esta tecnologia assegura o controlo de humidade ao monitorizar automaticamente o ventilador e a velocidade do compressor.

O desumidificador da Whirlpool tem um display LED e touch que permite verificar rapidamente a humidade na divisão em que se encontra, através de 3 cores distintas: azul (nível de humidade abaixo dos 50%), verde (nível de humidade entre os 50% – 70%) e vermelho (nível de humidade acima dos 70%).

A par destas funcionalidades e do design simples e moderno, apresenta um elevado desempenho sem que isso represente um peso para o ambiente.

Tem 20 litros de capacidade de desumidificação por dia, um depósito para 6,5 litros de água, duplo filtro para reduzir maus odores e poeiras e um gás natural que assegura um desempenho termodinâmico sustentável.

2. Desumidificador Peltier TTP 10 E

Desumidificador Peltier TTP 10 E
Desumidificador Peltier TTP 10 E

Características

  • Capacidade: 0,75L/dia
  • Capacidade depósito água: 2L
  • Nível de ruído: 45 dB
  • Área Recomendada: 10 m2
  • Potência: 0,04 kW
  • Dimensões: 370 x 220 x 130
  • Peso: 2K
  • Consumo de energia: 0,04 kW

Este desumidificador tem uma tecnologia termoelétrica que mantém qualquer divisão pequena com um nível de humidade ideal. É indicado para áreas até 10m2, com capacidade de desumidificação de 750ml por dia.

Desta forma, o desumidificador Peltier TTP 10 E é perfeito para áreas sensíveis à humidade ou mal ventilados, como roupeiros, casas de banho sem janelas, despensas e quartos mais pequenos. Isto porque o aparelho tem capacidade para remover o excesso de humidade do ar, reduz a condensação e reduz o risco de aparecimento de mofo e maus odores.

Tem uma luz de aviso que indica quando o depósito está cheio e uma proteção que evita o transbordamento de água – o desumidificador desliga-se automaticamente quando o reservatório atinge os 2 litros.

Além de ser silencioso, é compacto e apresenta um consumo energético reduzido.

3. Desumidificador Cecotec BigDry 2000 Light

Desumidificador Cecotec BigDry 2000
Desumidificador Cecotec BigDry 2000

Características

  • Capacidade: 0,3L/dia
  • Capacidade depósito água: 0,6L
  • Área Recomendada: 20 m2
  • Dimensões: 220 x 135 x 105 mm
  • Peso: 900g
  • Consumo de energia: 23 kW

O Cecotec BigDry 2000 Light tem um design muito moderno e uma capacidade de desumidificação de até 300 ml/dia, sendo indicado para espaços de até 20m2.

Este poder de extração reduz bastante a concentração de humidade num ambiente para proporcionar um maior bem-estar e evitar a ocorrência de doenças causadas pela humidade. A par disso, evita a deterioração dos móveis e a ocorrência de doenças causadas pela umidade.

Possui um depósito de 600 ml e desliga-se automaticamente quando este está cheio. Além disso, é de baixo consumo e muito silencioso, pelo que pode estar ligado a qualquer hora do dia, incluindo nas horas de descanso.

É muito leve e tem uma alça para facilitar o transporte entre espaços.

4. Desumidificador Delonghi Tasciugo AriaDry Light

Desumidificador Delonghi Tasciugo AriaDry
Desumidificador Delonghi Tasciugo AriaDry

Características

  • Capacidade: 6L/dia
  • Capacidade depósito água: 2,8L
  • Nível de ruído: 34 dB
  • Posições velocidade: 2
  • Potência: 520 W
  • Dimensões: 501 x 340 x 192 mm
  • Peso: 6,5Kg

Este desumidificador remove até 6 litros de excesso de humidade por dia. Mantém o ar do espaço limpo, graças ao ionizador e ao filtro antibacteriano.

Tem uma função especial de secagem que ajuda a secar a roupa até naqueles dias mais húmidos, frios e típicos de inverno. Otimiza automaticamente a velocidade de ventilação e a capacidade de desumidificação, para que as suas roupas fiquem perfeitamente secas em pouco tempo.

O desumidificador da Delonghi é ainda extremamente compacto e silencioso.

5. Desumidificador Mei DH5020

Desumidificador Mei DH5020
Desumidificador Mei DH5020

Características

  • Capacidade: 20L/dia
  • Capacidade depósito água: 4 L
  • Nível de ruído: 42 dB
  • Área Recomendada: até 30 m2
  • Potência: 240 W
  • Dimensões: 580 x 380 x 195 mm
  • Peso: 14,5Kg

O desumidificador MEI DH 5020, possui um reservatório com capacidade de 4 litros e apresenta uma capacidade de extração de 20 litros diários.

Além da função de purificador de ar (UV Light), este aparelho destaca-se pelo humidóstato regulável entre 35 e 80% e pelo Smart Mode, que possibilita a regulação automática do nível de conforto de humidade a 55%.

Juntando o útil ao agradável, o MEI DH 5020 tem uma função de secagem de roupa, as funções Auto-stop e Auto-swing e a tecnologia Inteligent Defrost, para descongelação preventiva dos componentes.

6. Desumidificador Confortec DH10

Desumidificador Confortec DH 10
Desumidificador Confortec DH 10

Características:

  • Capacidade: 10L/dia
  • Capacidade depósito água: 2L
  • Nível de ruído: 46 dB
  • Área Recomendada: 12 m2
  • Potência: 205 W
  • Dimensões: 575 x 345 x 210 mm
  • Classificação energética: D

O Desumidificador Confortec DH10 não podia faltar na lista de melhores desumidificadores a comprar para casa. Tem uma capacidade de desumidificação de 10 litros por dia e um reservatório com capacidade para 2 litros de água. Além disso possui temporizador e um indicador que avisa quando o depósito está cheio.

Não tem função de secagem de roupa, mas graças à sua potência e capacidade de extração de humidade, facilita este processo.

7. Desumidificador Cecotec BigDry 2000 Essential

Desumidificador Cecotec BigDry 2000 Essential
Desumidificador Cecotec BigDry 2000 Essential

Características:

  • Capacidade: 300 ml/dia
  • Capacidade depósito água: 700 ml
  • Área Recomendada: 20 m2
  • Peso: 0.4000 kg
  • Consumo de energia: 23 W

O desumidificador Cetotec BigDry 2000 Essential tem uma grande capacidade de desumidificação de 300ml em 24 horas, que reduz bastante a concentração de humidade no ambiente para proporcionar mais conforto e evitar a possível deterioração dos móveis ou a ocorrência de doenças causadas pela humidade. Tem um reservatório transparente de 0,7 litros e é ideal para espaços como escritórios, salas de estar ou de jantar.

É um aparelho de baixo consumo e com a funcionalidade para se desligar de forma automática depois de o depósito estar cheio.

8. Desumidificador Peltier TTP 5 E

Desumidificador Trotec TTP 5 E
Desumidificador Trotec TTP 5 E

Características

  • Capacidade: 300ml/dia
  • Capacidade depósito água: 700ml
  • Nível de ruído: 35 dB
  • Área Recomendada: 6m2
  • Dimensões: 260 x 160 x 100 mm
  • Peso: 1,5Kg
  • Consumo de energia: 0,023 kW

Este desumidificador é muito compacto, possui tecnologia termoelétrica e um design muito simples e discreto, por isso, adapta-se facilmente à decoração de qualquer divisão.

Tem uma capacidade de desumidificação de 300ml por dia e um reservatório de água de 0,7 litros, por isso, é indicado para espaços mais pequenos (até 6m2), como roupeiros, despensas, casas de banho ou quartos interiores.

Apesar de não ter uma função específica de secagem de roupa, quando colocado num espaço seco e junto ao estendal, torna esta tarefa doméstica mais simples.

É silencioso, eficiente e filtram pelos, pó e outras partículas que estejam no ar.

9. Desumidificador Orbegozo DH250

Desumidificador Orbegozo DH250 500ml
Desumidificador Orbegozo DH250

Características

  • Capacidade: 300ml/dia
  • Capacidade depósito água: 700ml
  • Nível de ruído: 35 dB
  • Área Recomendada: 6m2
  • Dimensões: 260 x 160 x 100 mm
  • Peso: 1,5Kg
  • Consumo de energia: 0,023 kW

O desumidificador Orbegozo DH250 apresenta uma capacidade de extração de 0,25 litros por dia e um reservatório de 0,5L. Desliga-se automaticamente quando o reservatório se encontra cheio e utiliza um módulo termoelétrico, dispensando assim um compressor.

É ideal para utilizar em espaços pequenos, tais como armários, despensas ou no quarto de bebés. Não recorre a substâncias químicas ou tóxicas para absorver a humidade dos espaços, por isso é eco-friendly.

É muito prático, leve e fácil de transportar pela casa.

10. Desumidificador Tristar AC-5410

Desumidificador Tristar AC-5410
Desumidificador Tristar AC 5410

Características

  • Capacidade: 20 litros/dia
  • Capacidade depósito água: 2 litros
  • Nível de ruído: 42 dB
  • Área Recomendada: 20m2
  • Potência: 240 W
  • Dimensões: 520 x 308 x 220 mm
  • Peso: 9,5Kg

O Tristar AC-5410 é um desumidificador silencioso e, por isso, perfeito para estar em qualquer divisão da casa sem interferir o teu descanso e conforto. Trata-se de um aparelho versátil e indicado para diversos espaços, como salas, quartos, lojas, showrooms, caravanas, barcos, armazéns, etc.

Apesar de ter um peso aproximado de 10kg, é compacto e fácil de transportar pela casa, graças à sua pega ergonómica.

Tem uma capacidade de extração de humidade de até 20 litros por dia e um reservatório de 2 litros. Este desumidificador possui ainda a função de descongelação automática, indicador de reservatório cheio e desligamento automático quando isto acontece.

Conclusão

O melhor desumidificador para ti deve ser aquele que melhor responde às tuas necessidades. Sejam elas em termos de espaço, níveis de humidade da divisão, budget disponível, entre outras.

Tem em consideração a certificação ou consumo energético dos aparelhos, de forma a escolheres um equipamento amigo do ambiente e da tua carteira.

Autor

Apaixonado por Tecnologia, Cinema, Design e Dragon Ball (como qualquer puto dos 90). O seu mais recente projeto é o de tornar a sua casa numa smart home, e para isso já conta com o Google Nest Mini, o Mi Robot Vacuum Mop 1C da Xiaomi e lâmpadas inteligentes Yeelight.

Comentários