No início de 2019, quando tratava dos preparativos para o casamento, fui aconselhada pela minha maquilhadora, a querida e tão talentosa Marta Guimarães (noivas, fica a dica extra!), a comprar uma máquina de limpeza facial.

Falou-me da marca FOREO e garantiu-me que o investimento, que ainda é considerável, valia muito a pena.

Como era um extra que não estava previsto nas despesas da festa e como ainda não sabia muito sobre esse tipo de aparelhos, optei por aguardar por uma campanha promocional enquanto pesquisava mais sobre as diferentes opções.

Descobre a gama de produtos ideal para o teu rosto!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Na altura, a Marta deu-me as dicas todas: como devia usar a máquina de limpeza, com que frequência, quais as diferenças entre os modelos existentes.

Como maquilhadora profissional, ela estava em cima do acontecimento e ajudou-me bastante a decidir qual comprar. Dois anos mais tarde, não podia estar mais satisfeita com os resultados: uso a FOREO Luna Mini todos os dias antes de deitar e a sensação de limpeza e suavidade é incrível.

Mas a FOREO não é a única marca do mercado. Têm surgido cada vez mais boas alternativas. Importa, sobretudo, conhecer muito bem as características e as necessidades do seu tipo de pele e perceber qual o melhor aparelho de limpeza facial para a sua rotina de beleza.

Tabela de Conteúdos

Antes de tudo, devo usar uma máquina de limpeza facial?

A primeira dúvida que coloquei à Marta quando me falou das escovas de limpeza de pele foi: se já existem tantos produtos de limpeza de rosto, para que servem estes aparelhos? Não são só mais uma modernice onde gastar dinheiro?

Limpar o rosto é fundamental!

A limpeza do rosto é um dos pilares de qualquer rotina de beleza. Limpar significa remover as impurezas, o excesso de sebo e as células mortas, preparando a pele para os passos seguintes da rotina: hidratar e proteger. É sempre importante que o creme hidratante ideal para cada tipo de pele faz toda a diferença, por isso devem ser escolhidos com base no tipo de pele que tem.

Pois bem, através da vibração, do movimento e da pressão aplicada, as máquinas de limpeza facial limpam a pele em maior profundidade, eliminando com mais eficácia sujidade e restos de maquilhagem.

Por muito bom que seja o seu gel, óleo ou espuma de limpeza, e por muito que esfregue o rosto, não alcançará o mesmo nível de limpeza e cuidado. As escovas fazem uma verdadeira esfoliação, que pode ser mais ou menos suave dependendo da intensidade escolhida.

Mas as máquinas de limpeza facial não substituem os produtos de limpeza de rosto! Aliás, devem ser utilizadas em pele húmida/molhada juntamente com produto de limpeza de eleição.

São para todos os tipos de pele?

Antes de mais, é fundamental não esquecer que a pele do nosso rosto tem especificidades muito distintas. Citando a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Vernereologia (SPDV):

A pele do rosto é complexa na sua estrutura e função, diferente de pessoa para pessoa e em cada uma com variações dependentes do tipo constitucional, fototipo, idade, estado de saúde, medicações, hábitos de exposição solar, esfera emotiva (stress) e época do ano”. No caso das mulheres, estas alterações estão também muito relacionadas com a fase do ciclo menstrual e, no período de antecede a menopausa, podem ser ainda mais notórias.

Por isso, e ainda que quase todas as opções no mercado indiquem que sim, a decisão de utilizar um aparelho de limpeza facial deve ter em conta o tipo de pele, sensibilidade, problemas de pele, entre outros. O ideal será aconselhar-se junto do seu dermatologista.

Mas, no geral, considere que as peles mistas a oleosas são, sem dúvida, os tipos de pele que mais ganham com o uso diário destas máquinas. Isto porque são tipos de pele que necessitam de mais cuidados na limpeza, pois têm mais oleosidade, sobretudo na testa, no nariz e no queixo (zona T). E estas máquinas vão garantir uma limpeza completa, sem falhas.

No caso das peles secas e normais, vão sentir diferenças sobretudo ao nível da textura. A pele fica lisa e suave ao toque. Para estes tipos de pele, aconselha-se o uso dos aparelhos de limpeza facial como o momento de esfoliação no conjunto de passos da rotina de beleza.

Se tem a pele sensível ou sofre de alguma condição cutânea, estes aparelhos podem não ser os mais indicados para si pois há o risco de as vibrações/movimentos irritarem a pele. Claro que cada caso é um caso e, por isso, ouvir a opinião de um dermatologista é importante.

Com que frequência devem ser usadas as máquinas de limpeza facial?

Pele do tipo mista ou oleosa

Para quem tem pele do tipo mista ou oleosa as máquinas de limpeza faciais podem ser utilizadas várias vezes por semana ou mesmo todos os dias para que se obtenham melhores resultados.

Pele do tipo seca e normal

No caso de pessoas que tem pele do tipo seca ou normal as máquinas de limpeza faciais devem ser utilizadas com uma esfoliação normal, ou seja, 1-2 vezes por semana.

Pele do tipo sensível

Estes aparelhos de limpeza facial podem ser utilizados também por pessoas com pele do tipo sensível. No entanto, para esta tipologia de pele não se deve usar o aparelho mais do que uma vez por semana.

Passo-a-passo para limpar o rosto com uma máquina de limpeza

Não há nada mais fácil e prático do que utilizar uma escova de limpeza facial. Segue-se o passo-a-passo:

  1. Humedecer a escova com água;
  2. Aplicar um pouco de produto de limpeza preferido na escova ou no rosto;
  3. Limpar movendo a cabeça da escova em movimentos circulares pela testa, maçãs do rosto e queixo durante 1 minuto (ou durante o tempo indicado pela própria máquina). Evitar a zona de contorno dos olhos;
  4. Enxaguar o rosto com água e seguir com a aplicação dos produtos e cuidados essenciais para a rotina de rosto de todos os dias.

Vamos ao que interessa: quais são as melhores máquinas de limpeza facial em 2021?

1. Faciall da Prozis

Máquina de Limpeza Facial Prozis

Máquina de Limpeza Facial Prozis (Fonte: Prozis)

O Faciall da Prozis proporciona um cuidado da pele completo, pois permite limpar, esfoliar e aplicar maquilhagem.

Com 6 níveis de intensidade à escolha, o Facial inclui uma escova de cerdas para uma limpeza suave, uma escova de silicone para uma boa esfoliação e um disco de pó para aplicação de maquilhagem.

Além de tudo isto, esta escova é à prova de água e tem uma autonomia de até 5 horas.

2. Minissistema de limpeza facial VisaPure da Philips

Philips BSC111/08 Escova Limpeza Facial
VisaPure da Philips

Graças à sua tecnologia de rotação e às 32 mil cerdas macias, esta compacta escova VisaPure da Philips garante uma limpeza delicada em 1 minuto!

A pele fica suave e radiante, sem sinais de irritação. É à prova de água e tem uma autonomia de até 20 utilizações, mas apresenta apenas uma opção de intensidade.

3. Luna 3 da FOREO

luna 3 Foreo
Foreo Luna 3

Esta escova de limpeza facial apresenta pequenos filamentos de silicone hipoalergénico, muito suaves, e usa pulsações T-Sonic para deixar a pele totalmente livre de impurezas.

As suas oito mil pulsações T-Sonic™ por minuto penetram a pele para eliminar oleosidade, maquilhagem, sujidade, poluentes e células mortas. Além disso, tem 16 níveis de intensidade diferentes e, por isso, adapta-se na perfeição às características e necessidades de cada tipo de pele.

Pode conectá-la à aplicação da FOREO e usufruir de várias opções de massagem personalizadas, que relaxam, conferem firmeza à pele e melhoram a absorção dos produtos utilizados na rotina de cuidados diários. À prova de água e com até 1 ano de utilização com um só carregamento, a Luna 3 é das escovas com melhor reputação no mercado.

4. Escova de Limpeza Facial Reveal da Remington (FC250)

Remington Escova Limpeza Facial FC250
Remington Escova Limpeza Facial FC250

A escova de limpeza facial Reveal inclui duas cabeças de cerdas rotativas: uma mais indicada para a rotina de limpeza diária de peles normais e a outra para uma limpeza mais gentil e indicada para peles sensíveis.

Além disso, pode escolher entre duas velocidades. A mais lenta confere luminosidade à pele e a mais rápida ajuda a desobstruir os poros. De realçar que a escova funciona a pilhas.

5. Escova de limpeza Skinvigorate Sonic™ da Mary Kay

Mary Kay Skinvigorate Sonic Escova Sónica de Limpeza Facial
Mary Kay Skinvigorate Sonic Escova Sónica de Limpeza Facial

A marca afirma que esta escova, clinicamente testada, remove até quatro vezes mais oleosidade, impurezas, maquilhagem e poluentes da pele do que a limpeza manual. E, na verdade, o feedback das utilizadoras é muito positivo, com uma avaliação de 5 estrelas.

A escova tem três velocidades diferentes, duas opções de cabeça – a de limpeza e a cabeça massajadora – e um ciclo cronometrado de 60 segundos.

6. InFace da Xiaomi

Xiaomi Escova Facial InFace Sonic Clean Pro
Xiaomi Escova Facial InFace Sonic Clean Pro

Com um design ergonómico e filamentos em silicone muito macios, esta máquina de limpeza facial promete 90 segundos de limpeza profunda do rosto. A escova está dividida em três áreas:

  • a parte superior, com cor mais escura e os filamentos mais grossos, é indicada para a zona T do rosto, que requer uma limpeza mais profunda;
  • a parte intermédia, de cor um pouco mais clara e com filamentos de silicone de espessura média;
  • e a parte inferior, de cor clara e filamentos de silicone finos, ideal para usar nas maçãs do rosto.

Tem três níveis de intensidade, é recarregável, à prova de água IPX7 e apresenta uma das melhores relações qualidade-preço do mercado.

7. Escova facial FC49 da Beurer

Beurer Escova Facial FC49
Beurer Escova Facial FC49

Fabricada com silicone suave, esta escova limpa e massaja a pele, deixando-a revitalizada. Tem três zonas diferentes, com filamentos mais grossos, de espessura média e mais finos, e 15 níveis de intensidade – características que a tornam uma das opções mais completas e económicas do mercado.

É leve, compacta e pode ser utilizada no duche, mas tem uma autonomia mais pequena que as restantes opções apresentadas, podendo chegar às 4 horas de utilização com 2 horas de carregamento.

8. PMD Clean da PMD Beauty

PMD Beauty Clean Escova Sónica de Limpeza
PMD Beauty Clean Escova Sónica de Limpeza

Com mais de 7000 vibrações por minuto, a PMD Clean apresenta uma tecnologia única, a SonyGlow™ que assegura uma limpeza profunda e proporciona um efeito lifting, ou seja, reafirmante.

A parte frontal da escova, com os filamentos em silicone hipoalergénico e dois níveis de vibração – suave e intenso -, deve ser utilizada para limpar a pele. A parte posterior da escova, sem filamentos e com duas pulsações diferentes, deve ser usada para massajar a pele e proporcionar um efeito rejuvenescedor.

Funciona a pilhas mas o facto de ter uma pega torna-a bastante fácil de usar.

Conclusão

Para conseguir uma pele bonita, iluminada e saudável, é fundamental adotar uma rotina de beleza adequada às características da sua pele. A máquina de limpeza facial pode perfeitamente fazer parte dessa rotina, com ótimos resultados. Uma pele impecavelmente limpa e revigorada é uma pele mais bonita e saudável!

Acima de tudo, procure ser consistente nos cuidados com o seu rosto e, se investir numa escova de limpeza, use-a da forma mais adequada às características e necessidades da sua pele.

Fonte:

Sociedade Portuguesa de Dermatologia Venereologia

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários