Qual é a melhor máquina fotográfica? Que tipos de máquinas fotográficas existem? Que fatores devo considerar e analisar antes de escolher uma máquina?

Este guia foi criado para responder a esta e outras perguntas que os iniciantes da fotografia possam ter.

Ao longo dele irás encontrar os tipos de máquinas fotográficas, os aspetos a considerar e analisar antes de escolher uma máquina e ainda uma lista com 10 sugestões de máquinas fotográficas para iniciantes.

Tabela de Conteúdos

Tipos de máquinas fotográficas

São vários os tipos de máquinas fotográficas disponíveis no mercado.

Para conhecer as opções existentes e compreender quais as que se adequam às necessidades de cada utilizador, são agora abordados os principais tipos de máquinas fotográficas.

Máquinas fotográficas instantâneas

As máquinas fotográficas instantâneas são máquinas que necessitam de filme fotográfico e que imprimem as fotos logo depois de estas terem sido tiradas.

Estas são máquinas leves e compactas, ou seja, fáceis de transportar e manusear. Contudo, são bastante limitadas a nível de recursos e a qualidade das suas fotografias também não é muito elevada.

Depois de serem completamente destronadas pelas máquinas fotográficas digitais, nos últimos anos estas máquinas ganharam um novo impulso.

O seu design atrativo e o facto de serem máquinas que permitem a impressão imediata da fotografia, fez com que passassem a ser acessório indispensável em festas dos mais diferentes tipos.

Máquinas fotográficas compactas

Estas máquinas são, como o próprio nome indica, compactas e fáceis de usar e transportar.

Não é possível acrescentar objetivas a este tipo de máquinas fotográficas.

Dividem-se entre aquelas que são mais básicas e com qualidade inferior, mais ao nível dos smartphones, e aquelas que têm mais funções e uma qualidade superior.

São ideais para quem procura uma máquina simples, com alguma qualidade, e não muito cara.

Máquinas fotográficas DSLR

As máquinas fotográficas DSLR (Digital Single-Lens Reflex) têm um espelho (pentaprisma) que envia a imagem para o visor, o que faz com que as fotografias sejam mais precisas.

São máquinas fotográficas maiores, mas são uma ótima opção para quem procura tirar fotografias de elevada qualidade.

Personalizáveis, nomeadamente a nível de lentes, podem ser mais baratas ou mais caras, consoante a gama escolhida.

São recomendáveis para os iniciantes que procuram uma máquina de qualidade e evoluir a nível de técnica ao longo do tempo.

Para além disso, são ideais para fotografar paisagens ou a vida selvagem por serem mais fáceis de controlar (são mais robustas) e por ser possível adicionar facilmente à máquina uma objetiva de grande ampliação.

Estas máquinas estão a perder espaço no mercado, ao mesmo tempo que as máquinas Mirrorless ganham terreno.

Máquinas fotográficas Mirrorless

Semelhantes às DSLR a nível de qualidade, mas mais leves e pequenas, pois não têm o espelho no seu interior. Têm, sim, um visor LCD ou eletrónico onde é possível ver a imagem a fotografar.

As máquinas fotográficas Mirrorless permitem a troca de lentes de forma a adaptá-la ao ambiente em que a fotografia vai ser tirada e aos objetivos do fotógrafo.

É uma máquina fotográfica recomendada para iniciantes por ter uma qualidade elevada e ser leve, ou seja, fácil e simples de utilizar, nomeadamente em viagens.

Extra: Máquinas fotográficas de ação

Talvez não reconheça este tipo de máquinas fotográficas com a designação máquinas fotográficas de ação, mas se ler a palavra “GoPro”, já sabe do que se está a falar.

Esta marca tornou-se muito popular, mas a verdade é que existem outras marcas de máquinas fotográficas de ação no mercado, como, por exemplo, a DJI.

Resistentes à água, poeiras e até a quedas, e, ainda, leves e compactas, as máquinas fotográficas de ação tornaram-se muito populares nos últimos anos.

São as máquinas fotográficas prediletas por quem procura registar as suas aventuras, ou fotografar e filmar em locais fora do comum.

A qualidade destas máquinas fotográficas é razoável, mas ainda está longe da qualidade de outro tipo de máquinas fotográficas.

Principais aspetos a considerar na compra de uma máquina fotográfica para iniciantes

O orçamento disponível

O primeiro ponto a definir antes da compra de qualquer máquina fotográfica é o orçamento disponível para a compra da mesma.

Uma máquina fotográfica de qualidade elevada pode custar bem mais de 1.000€. Uma máquina de qualidade razoável pode rondar os 500€.

É necessário definir o valor que se pretende gastar na máquina. É sempre também importante contabilizar os acessórios, sejam eles: bateria extra, cartão de memória, rolos de filme, lentes, objetivas, etc.

Desta forma, não se corre o risco de comprar uma máquina demasiado cara e ficar sem orçamento disponível para comprar os acessórios que vão dar ainda mais qualidade à máquina.

É preciso considerar que os acessórios são, muitas vezes, aquilo que permite acrescentar valor à máquina e são, também, algo que os fotógrafos gostam de mudar com alguma frequência por diversas razões: porque estão a experimentar, porque ainda precisam encontrar a lente perfeita, entre outros, o valor gasto em acessórios, para um iniciante, pode ser considerável.

Uma máquina fotográfica é, muitas vezes, um investimento, e algo a explorar com o tempo, pelo que é preciso antever gastos futuros.

Por estas razões, é importante definir um intervalo de valores razoável para a compra de uma máquina fotográfica e respetivos acessórios e pesquisar quais as opções disponíveis no mercado para esse mesmo intervalo.

O uso que vai ser dada à máquina fotográfica

És um iniciante que procura fotografar e filmar como passatempo, ou pretendes mesmo evoluir e até quem sabe tornar-te profissional? Queres fotografar e filmar, ou só fotografar? Que tipo de fotografias queres fazer? Em que ambientes?

Estas (e outras) são questões às quais se deve responder para perceber qual o tipo de máquina mais indicado.

Conhecendo a finalidade da máquina fotográfica pode-se definir com maior certeza o tipo e características da máquina a comprar, assim como os seus acessórios.

Como referido anteriormente, as máquinas fotográficas DSLR são ideais para fotografar paisagens ou a vida selvagem, e as Mirrorless são perfeitas para viagens e fotojornalismo.

Para quem procura uma máquina simples, de qualidade razoável, pode optar por uma máquina fotográfica compacta. Já as máquinas de ação são perfeitas para os amantes de aventuras e as máquinas instantâneas são excelentes para momentos especiais.

A qualidade da máquina fotográfica

A qualidade da máquina fotográfica pode ser avaliada considerando diferentes aspetos como o tamanho e formato do sensor digital, o processador, a auto-focagem e zoom, intervalo de ISO (para ambientes de pouca luz), autonomia e outras caraterísticas.

As máquinas fotográficas têm, na sua maioria, sensores APS-C ou Full Frame.

As máquinas com sensor APS-C são mais baratas e de elevada qualidade. Já as Full Frame são mais indicadas para uso profissional.

O tamanho do sensor influencia o processamento digital da fotografia e a sua qualidade. Quanto maior o sensor, maior a qualidade da fotografia (isto considerando que as restantes características se mantêm).

A resolução das máquinas fotográficas é medida através dos megapíxeis (MP) da mesma.

O pixel é uma unidade, ou ponto, de captação de luz. Um conjunto de pixeis formam uma imagem.

Quantos mais pixeis tiver a máquina, maior a qualidade da imagem impressa pois esta vai ter mais definição.

No entanto, e embora seja uma das características mais faladas e conhecidas, não são só os megapixeis que interessam quando se analisa uma máquina, pelo que é importante ponderar outras características, nomeadamente o tamanho do sensor.

Portanto, recomenda-se a avaliação e comparação de todas as características das máquinas fotográficas que existem para o orçamento definido.

No entanto, é importante deixar uma nota: o uso que vai ser dado à máquina é um dos fatores mais importantes. Não interessa escolher uma máquina com características melhores, mas que depois não responda às necessidades do utilizador.

Por exemplo, uma máquina compacta, Mirrorless e DSLR não interessam para quem procura fazer captação de foto e vídeo na primeira pessoas em desportos. Para isso, deve-se usar uma câmera de ação.

Os acessórios compatíveis

As objetivas são acessórios fundamentais e que variam de marca.

Estas são o conjunto de lentes para as máquinas e que se dividem em dois tipos: fixas (primes) e com ampliação (optical zoom lenses).

Ao escolher uma máquina é necessário pensar nos acessórios compatíveis com essa mesma máquina. De outra forma, pode-se estar a limitar, e muito, o leque de oferta para cada um dos acessórios.

Para além das lentes, existem outros acessórios que se devem considerar como, por exemplo:

  • baterias extra;
  • filtros;
  • tripé;
  • cartões de memória;
  • outros.

 10 melhores máquinas fotográficas para iniciantes

1. Polaroid Go

Polaroid Originals Máquina Instantânea Go
Polaroid Originals Máquina Instantânea Go

Parece estranho sugerir uma máquina instantânea como uma máquina para iniciantes, mas esta é a pensar naquelas pessoas que nunca experimentaram fotografar e que pretendem divertir-se.

Uma máquina instantânea é ótima também para quem procura fotografar momentos especiais e não privilegia a qualidade, mas sim o significado do momento e da imagem captada.

A Polaroid Go é uma máquina instantânea de pequenas dimensões, leve e com um design muito atrativo.

Embora não tenha a opção de auto-focagem e o filme fotográfico seja caro, a Polaroid Go é fácil de usar e tem uma bateria recarregável, o que é uma mais valia. Tem, ainda, uma lente de 34mm, flash e temporizador.

As fotografias tiradas com esta máquina são impressas quase instantaneamente. A fotografia é impressa num tamanho de 67 x 54 mm, sendo que a imagem (praticamente quadrada) tem o tamanho de 47 x 46 mm.

Para quem procura experimentar uma máquina analógica e não é a qualidade que o preocupa, a Polaroid Go é uma boa opção.

O seu preço é bastante inferior ao das máquinas que vamos apresentar de seguida. Por cerca de 90€ consegue comprar uma Polaroid Go.

2. Nikon D3500

Nikon D3500
Nikon D3500

Esta máquina fotográfica é do tipo DSLR e é uma ótima máquina fotográfica para iniciantes, principalmente para quem tem um orçamento que ronda os 500€.

A Nikon D3500 conta com um sensor APS-C de 24,2 MP, o que permite obter imagens com muito detalhe e qualidade. A sua bateria também tem uma durabilidade considerável – cerca de 1.550 fotografias.

Esta máquina conta com o modo “Guia” que é, nada mais, nada menos, que um prático guia prático sobre as características e opções da máquina e informações essenciais sobre a arte da fotografia.

A Nikon D3500 é compatível com as lentes DX e FX da marca.

Como pontos negativos tem-se o sistema de auto-focagem bastante básico e o facto de não ser a melhor máquina para gravar video, pois não grava em 4k e sua qualidade de vídeo FHD é fraca.

Contudo, no geral, é uma ótima máquina fotográfica para iniciantes, com destaque para o modo “Guia”, o sensor APS-C de 24,2 MP, e a sua excelente relação qualidade/preço visto que é possível comprar esta máquina por cerca de 500€.

3. Sony Alpha 6000

Sony Alpha 6000
Sony Alpha 6000

Embora tenha sido lançada no mercado já em 2014, a Sony A6000/Alpha 6000 continua a ser uma ótima opção para quem gosta de fotografar ou se está a iniciar nestas andanças.

Com um fantástico sensor APS-C de 24,3 MP, esta máquina mirrorless conta com uma função de auto-focagem com 179 pontos para rastrear objetos em movimento.

Embora grande parte das máquinas com a dimensão da Sony Alpha 6000 tenha apenas um visor LCD, a Alpha 6000 conta com um um visor eletrónico, mas que não é touch.

Esta máquina é compatível com várias lentes produzidas pela Sony, e ainda com lentes comercializadas por outras marcas através da utilização do adaptador MC-11 da Sigma.

Como filma apenas em Full HD 1080p, não é recomendada para quem procura gravar filmes com elevada qualidade.

A Sony Alpha 6000 é uma boa escolha para quem quer fotografar a vida selvagem, desporto (sem ser na primeira pessoa), ou locais com elevado movimento.

O seu preço é muito interessante pois fica pouco acima dos 500€.

4. Canon PowerShot G7 X Mark III

Canon PowerShot G7 X Mark II
Canon PowerShot G7 X Mark II

Esta máquina fotográfica compacta é, pelo seu tamanho e características, ideal para iniciantes que fotografam quando em viagem, ou para aqueles que estão a entrar no mundo da criação de conteúdos de vídeo e não querem investir em máquinas muito dispendiosas, pois ainda estão a testar o mercado.

É muito fácil de usar e é bastante intuitiva, captando imagens com qualidade. Contudo, não é a ideal para ambientes com pouca luz.

Também não é a mais indicada para a gravação de vídeos de excelência pois filma em 1080p até 60 fps e 4k até 30 fps.

Embora tenha alguns pontos menos positivos, a Canon PowerShot G7 X Mark III continua a ser uma ótima máquina fotográfica e o seu preço é sem dúvida um ponto muito positivo pois esta máquina custa pouco mais que 500€.

5. Fujifilm X-T200

Fujifilm X-T200 Vlogger
Fujifilm X-T200 Vlogger

A Fujifilm X-T200 parece uma máquina de filmar antiga. No entanto, esta mirrorless contém um ecrã tátil de 3,5 polegadas com o dobro da resolução de grande parte das máquinas fotográficas da mesma gama de preços. O ecrã pode ser virado para a frente, algo perfeito para selfies e vlogs.

Grava vídeos em 4K, e tira fotografias com 24 megapixeis. As suas fotografias têm uma qualidade tão elevada que nem precisam de edição antes de serem publicadas nas redes sociais.

Por pouco mais de 500€ consegue-se comprar a Fujifilm X-T200, uma evolução considerável face a um smartphone, e ideal para criação de conteúdo para as redes sociais.

6. Panasonic Lumix G100

Panasonic Lumix DC-G100
Panasonic Lumix DC-G100

Extremamente leve (apenas 412 gramas) e pequena, a Panasonic Lumix G100 grava vídeos em 4K a 30p, o que a torna uma máquina razoável para a criação de vídeo.

Conta com um sistema multi-mic (OVO Audio) desenvolvido em parceria com a Nokia que integra a gravação de áudio na própria máquina, algo perfeito para quem está a criar conteúdos de vídeo.

As suas fotografias têm bastante qualidade, mesmo quando tirandas a objetos em movimento. Para isso, contribui o sensor de 20,3 MP.

Com um sensor Micro Four Thirds. perde para as máquinas com sensores maiores, como o APS-C, em ambientes com pouca luz.

No fundo, esta máquina simples e fácil de transportar e manusear é uma “faz tudo” barata, uma vez que por menos de 600€ já é possível comprar esta máquina.

7. Canon EOS M50 Mark II

Canon EOS M50 Mark II
Canon EOS M50 Mark II

Evolução da Canon EOS M50, esta máquina é ótima para iniciantes por diversos motivos.

Em primeiro lugar, conta com interface intuitivo que oferece sugestões e explicações para fotografias de maior qualidade.

Em segundo lugar, tem um sensor de 24,1 MP e é compatível com imensas lentes DSLR através da utilização de um adaptador.

Embora possa filmar em 4K, o vídeo não possui qualidade excecional. No entanto, a sua auto-focagem, gravação de vídeo na vertical e possibilidade de transmitir ao vivo diretamente para o YouTube são mais valias desta máquina fotográfica.

Se fotografar é o seu objetivo, esta câmara que custa pouco mais de 600€ é uma boa opção.

8. Olympus OM-D E-M10 Mark IV

OM System Olympus OM-D E-M10
OM System Olympus OM-D E-M10

Uma câmara mirrorless de pequenas dimensões, esta máquina é extremamente fácil de usar pois tem um punho ergonômico, sistema de estabilização de imagem e um ecrã tátil.

A resolução do sensor Micro Four Thirds é de 20,3MP e é compatível com imensas objetivas.

Perde para a concorrência por não ter microfone ou portas USB-C, e ser construída em plástico.

O seu preço é bastante simpático, também, e situa-se abaixo dos 700€.

9. Sony ZV-1

Sony Cyber-Shot Vlog ZV1
Sony Cyber-Shot Vlog ZV1

O sensor de 20,1 MP de 1 polegada da Sony ZV-1 tornam esta máquina uma ótima opção para a utilização para fotografia, seja de paisagens, ou retratos e também para a criação de vídeo.

O microfone embutido também é razoável, sendo que com a entrada de microfone de 3,5 mm, é, ainda, possível melhorar a qualidade de som desta máquina.

É uma máquina extremamente fácil de usar, mesmo que perca a nível de estabilidade, sendo que continua a valer os cerca de 750€ que custa atualmente.

10. Nikon Z 50

Nikon Z 50
Nikon Z 50

Esta máquina fotográfica mirrorless é bastante leve, e intuitiva uma vez que também conta com o modo “Guia”.

O sensor APS-C de 20,9 MP permite captar imagens de elevada qualidade.

O seu ecrã inclinável permite tirar fotografias de ângulos bastante diversos. A sua bateria não é muito duradoura, mas é possível carregar esta máquina mesmo durante a utilização.

Esta máquina não conta com sistema de estabilização o que reduz, um pouco, a nitidez das imagens captadas. O seu sistema de auto-focagem também não é dos melhores no mercado para esta gama (mais de 800€).

Mesmo assim, a Nikon Z 50 continua a ser uma ótima máquina fotográfica para iniciantes, pela sua qualidade de imagem e conforto de utilização.

Qual é a melhor máquina fotográfica para mim?

A resposta é: depende!

A melhor máquina será aquela que irá responder melhor às tuas necessidades e uso dentro do orçamento disponível.

Se procuras uma câmera para gravar as tuas idas de bicicleta para a montanha, a melhor máquina será uma de ação, pelas razões óbvias.

Se estás à procura de algo para um uso mais ocasional e divertido, para usar em jantares de família ou amigos, convívios e situações do género, de uma forma original e não profissional, as máquinas fotográficas poderão ser a escolha perfeita.

No fundo deves analisar os resultados que esperas obter com a máquina, analisar os fatores mencionados ao longo do artigo e escolher uma máquina dentro do teu orçamento.

Para quem procura uma alternativa à máquina fotográfica, optar por um smartphone com a melhor câmara do mercado pode ser uma ótima opção em termos de rentabilização do orçamento.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários