Os livros de literacia financeira para jovens são uma boa forma de introduzir os mais novos a ferramentas que os vão ajudar ao longo de toda a sua vida.

Embora nunca seja tarde para aprender a poupar e gerir o dinheiro de forma eficaz, é essencial que a literacia financeira faça parte da vida de todos.

E não há melhor ferramenta do que os livros para adquirir conhecimentos.

Neste artigo, exploramos uma seleção de livros de literacia financeira para jovens. Estas obras são verdadeiros tesouros de sabedoria, abordando desde conceitos básicos de gestão do orçamento pessoal até estratégias mais avançadas.

Cada livro é uma oportunidade de aprender e desenvolver habilidades financeiras essenciais que serão fundamentais ao longo da vida.

Chegou a hora de construir um futuro financeiramente saudável e próspero!

Tabela de Conteúdos:

Os 10 melhores livros de literacia financeira para jovens

1. Doutor Finanças e a Bata Mágica

Doutor Finanças e a Bata Mágica
Doutor Finanças e a Bata Mágica (Fonte: Doutor Finanças)

Um guia simpático, educativo e abrangente sobre aprender a poupar.

Este livro infantil, recomendado para crianças dos 6 aos 10 anos, apresenta o método “gastar, guardar, ajudar”, com o objetivo de ensinar às crianças a importância de poupar. Este método divide o orçamento em três mealheiros com diferentes finalidades: um para gastar, outro para guardar e o terceiro para ajudar.

Além de transmitir ensinamentos financeiros, o livro procura criar momentos especiais entre pais e filhos. Ao longo da história, são apresentados exercícios úteis para serem feitos em família.

No final do livro, as crianças são convidadas a colocarem “as mãos na massa”. Existem mealheiros para serem recortados e montados, tornando a experiência interativa e prática.

  • Autor: Adriana Cabrita
  • Ilustrações: Rita Duque
  • Editora: Doutor Finanças
  • Data de publicação: 2019

2. Como Cuidar Do Seu Dinheiro

Como Cuidar do seu Dinheiro
Como Cuidar do seu Dinheiro

Os autores Maurício de Sousa e Thiago Nigro, o Primo Rico, uniram-se para uma difícil empreitada: ensinar aos mais novos como lidar com dinheiro.

O livro explora o significado do dinheiro e a sua utilidade. As crianças aprendem que ter uma boa relação com o dinheiro pode abrir portas e possibilitar a conquista de objetivos pessoais.

O autor mostra que existem diferentes formas de conseguir recursos financeiros, como trabalhar, empreender, investir e desenvolver habilidades que possam ser monetizadas. Vão descobrir que é possível criar oportunidades para aumentar as possibilidades financeiras no futuro.

Ao longo do livro, os leitores são estimulados a questionar e refletir sobre diversos assuntos relacionados com o dinheiro, como comportamento consumista, inflação, juros e compras por impulso.

Uma forma educativa e divertida de ensinar as crianças a cuidar do seu dinheiro.

  • Autor: Thiago Nigro e Maurício de Sousa
  • Editora: Harper Collins
  • Data de publicação: 202o

3. Pai: Ensinas-me a Poupar?

Pai: Ensinas-me a Poupar?
Pai: Ensinas-me a Poupar? (Fonte: Rei dos Livros)

Especialmente desenvolvido para crianças, o autor do livro Paulo Ferreira e a filha, desvendam conceitos financeiros importantes a partir de diálogos reais entre pai e filha.

Ao longo do livro, o leitor é apresentado a diversos tópicos, como o significado e a utilidade do dinheiro, conceitos de receitas e despesas, orçamentos, além dos direitos e deveres dos consumidores.

Além disso, o livro também apresenta orientações para os pais. Paulo Ferreira partilha dicas valiosas para promover às crianças uma compreensão mais profunda sobre o mundo do trabalho e das finanças.

Para complementar a experiência, o livro é acompanhado por uma aplicação chamada “Primeira Poupança”, disponível para download em diferentes dispositivos. Esta aplicação oferece atividades práticas e divertidas, permitindo que as crianças explorem ainda mais os conceitos financeiros apresentados.

  • Autor: Paulo Ferreira e Sílvia Alambert
  • Ilustrações: Isabel Tojo
  • Editora: Rei dos Livros
  • Data de publicação: 2017

4. Curso de como Gerir o Meu Dinheiro

Curso de como Gerir o Meu Dinheiro
Curso de como Gerir o Meu Dinheiro (Fonte: Booksmile)

Maria, através da sua história, ensina aos mais pequenos como gerir o seu dinheiro.

Esta menina recebe cinco notas no aniversário e fica sem saber o que fazer com elas. Com ajuda de uma coruja sábia e dos seus amigos animais, Maria, juntamente com o primo Afonso, acabam por participar num curso onde aprendem diversas regras importante sobres gerir o dinheiro.

Um dos livros de literacia financeira para jovens que vai ensinar a gerir melhor a mesada.

  • Autor: Rita Vitela
  • Ilustrações: Sandra Serra
  • Editora: Booksmile
  • Data de publicação: 2015

5. Faz Crescer o Teu Mealheiro

Faz Crescer o teu Mealheiro
Faz Crescer o teu Mealheiro (Fonte: Pantenon)

Com o objetivo de auxiliar a gestão e o controlo das finanças, as crianças podem registar todas as entradas e saídas de dinheiro, despesas regulares e extras, permitindo uma gestão eficaz da semanada. Funciona como um diário/agenda e é indicado para crianças para 6 a 12 anos.

As crianças são desafiadas a definir objetivos e a planear poupanças, adquirindo conhecimentos de educação financeira. Uma excelente forma de introduzir o tema e responsabilizar os mais novos na gestão do dinheiro.

  • Autor: Elisabete Lourenço
  • Editora: Partenon
  • Data de publicação: 2016

6. Pai Rico em Quadrinhos

Pai Rico em Quadradinhos
Pai Rico em Quadradinhos (Fonte: Altra Books)

Um livro de banda desenha que ensina, de maneira divertida, aos jovens, gestão, responsabilidade financeira e investimentos. Com ilustrações envolventes e uma narrativa cativante, são transmitidas lições financeiras importantes de forma clara e acessível.

Kiyosaki revolucionou os conceitos de finanças, promovendo uma perspetiva inovadora sobre o dinheiro e a riqueza.

É necessário aprender a trabalhar, não apenas para ganhar dinheiro, mas também para criar oportunidades financeiras e fazer com que o dinheiro trabalhe sozinho.

Não há cedo ou tarde para ser empreendedor.

  • Autor: Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter
  • Editora: Altra Books
  • Data de publicação: 2005

7. Vivendo sem Mesada

Vivendo sem Mesada
Vivendo sem Mesada (Fonte: Altra Books)

Perante uma sociedade financeiramente desorganizada, onde as compras são realizadas de forma impulsiva e as dívidas acumuladas sem saber como pagar, a educação financeira surge como a solução.

Os jovens desempenham um papel essencial nesta mudança de paradigma.

Esta narrativa acompanha a jornada de jovens que procuram educar-se financeiramente. As personagens são distintas, e cada uma enfrenta os seus próprios desafios. Vão descobrir a importância da educação financeira e desenvolver estratégias para administrar melhor o dinheiro.

Uma história inspiradora que mostra como é possível construir um futuro financeiramente promissor através do conhecimento e planeamento adequados.

  • Autor: Bruno Vinicius Rocha, Eliane Costa e Sónia Maria de Souza
  • Editora: Altra Books
  • Data de publicação: 2021

8. Guia Prático da Educação Financeira

Guia Prático da Educação Financeira
Guia Prático da Educação Financeira (Fonte: Capital Books)

Adelaide Miranda desenvolveu um guia prático para auxiliar adolescentes e jovens, no desafiante processo de controlar as finanças.

Trata-se de um passo a passo, com truques e dicas úteis. Mostra como transformar um pequeno rendimento numa reserva financeira significativa.

São sugeridas mudanças de hábitos simples e estimulada a reflexão sobre decisões que impactam a vida financeira.

Autonomia financeira é um tema geralmente complexo, mas esta obra mostra-nos que afinal está ao alcance de todos.

  • Autor: Adelaide Miranda
  • Editora: Capital Books
  • Data de publicação: 2018

9. O Homem Mais Rico da Babilónia

O Homem Mais Rico Da Babilónia
O Homem Mais Rico Da Babilónia (Fonte: Editorial Presença)

Por volta de 1926, o autor George S. Clason escreveu alguns panfletos informativos sobre sucesso financeiro, inspirados em parábolas situadas na antiga Babilónia, um império poderoso.

Os panfletos contavam a história de um homem que desejava enriquecer e conseguiu alcançar o objetivo através de cinco leis de ouro. Estas leis tornaram-se num conjunto de princípios pedagógicos com validade atemporal.

Escrito de forma simples, este livro inspirador ensina ao leitor a melhor maneira de cuidar do dinheiro, gastando-o com disciplina e aplicando-o de forma a gerar riqueza.

Uma obra para ser partilhada entre pais e filhos, pois é uma excelente opção tanto para jovens, como para adultos.

Este livro atravessou e influenciou várias gerações, transmitindo, de forma subtil, mecanismos e estratégias para poupar, investir e fazer com que as economias cresçam de maneira saudável.

  • Autor: George S. Clason
  • Editora: Editorial Presença
  • Data de publicação: 2008

10. Guia para Curiosos sobre o Dinheiro

Guia para Curiosos Sobre o Dinheiro
Guia para Curiosos Sobre o Dinheiro (Fonte: Fábula)

Este livro simplifica o mundo das finanças através de definições simples, exemplos práticos e ilustrações engraçadas, facilitando a compreensão deste universo complexo.

Há tanto para aprender sobre finanças, bancos, orçamentos e bitcoins.

Ao explorar este guia, é possível desenvolver as ferramentas necessárias para uma gestão financeira saudável e cultivar bons hábitos relacionados com o dinheiro.

Conceitos básicos, transmitidos de forma divertida, que incluem ganhar, poupar, gastar e partilhar.

Vamos descobrir as ferramentas necessárias?

  • Autor: Heidi Fiedler
  • Ilustrações: Brendan Kearney
  • Editora: Fábula
  • Data de publicação: 2018

Conclusão

Os livros de literacia financeira para jovens desempenham um papel fundamental na educação financeira das novas gerações. Oferecem uma abordagem acessível e cativante, apresentando conceitos financeiros de forma clara e prática.

Ao explorar temas como poupança, investimento, orçamento e empreendedorismo, os jovens desenvolvem habilidades essenciais para lidar com o dinheiro.

Com narrativas envolventes, e até personagens cativantes estes livros despertam o interesse dos jovens pela temática financeira e incentivam a adotar uma postura responsável em relação ao dinheiro.

Portanto, ao proporcionar conhecimentos práticos e valiosos, os livros de literacia financeira para jovens tornam-se aliados indispensáveis na formação de uma geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios financeiros do futuro.

Investir na educação desde cedo é um passo importante para garantir uma base sólida e construir um futuro financeiramente saudável.

Autor

Amante da natureza e de aventura, a Margarida está sempre pronta a explorar novos trilhos durante as suas aventuras de trekking. Apreciadora de boa comida e vinho, procura saborear pratos típicos de cada região, combinando as suas paixões em cada viagem.

Comentários