Depois de umas férias bem passadas com muita diversão à mistura, chega a hora de preparar o regresso às aulas.

A compra do material escolar é um ritual que as crianças adoram e pode ser uma boa forma de os animar com a proximidade do primeiro dia de aulas.

Para que nada falte no momento de voltar à escola, nada melhor do que fazer um inventário daquilo que a pequenada ainda tem e fazer uma lista com os materiais essenciais para o regresso às aulas.

Tabela de Conteúdos

Materiais essenciais para alunos do ensino primário

Com a entrada para o ensino básico a lista com os materiais essenciais inclui vários elementos que terão como objetivo ajudar as crianças na aprendizagem e no desenvolvimento.

Normalmente cada escola primária dá aos pais uma lista com todos os materiais necessários a comprar para o início do ano letivo. No entanto, seguem-se alguns itens que são frequentemente pedidos pelas escolas para os alunos que irão frequentar o ensino básico.

Um dos maiores problemas do regresso às aulas é a perda de material. Por isso, incentivar as crianças a serem organizadas e responsáveis pelo material é uma boa forma de reduzir a probabilidade de perderem todo o material durante os primeiros dias de aulas.

Para tal, antes dos mais pequenos regressarem às aulas deve-se etiquetar os materiais com o nome e ter um estojo escolar que permita guardas os conjuntos de lápis e marcadores de cor.

Apesar disso, deve-se ter sempre algum material suplente para eventuais perdas ou até para repôr o material que se estraga.

Para os alunos do ensino básico: do 5º ao 9º ano

A entrada para o ensino básico acarreta sempre a necessidade de mais alguns materiais escolares do que o ciclo anterior.

Por isso, para alunos que se encontram nesta fase educativa, a lista com os materiais essenciais para o regresso às aulas inclui desde materiais para escrita até materiais de desenho e desporto.

Para além do material que já era necessário no anterior ciclo, os alunos têm ainda necessidade de alguns materiais tais como:

  • caderno pautado ou quadriculado por cada disciplina;
  • pincéis para aulas de desenho;
  • flauta de bisel para aulas de música;
  • equipamento desportivo que pode incluir touca, fato ou calções de banho e óculos de natação;
  • saco desportivo;
  • blocos de folhas A3 para desenho;
  • compasso;
  • transferidor;
  • esquadro;
  • capa arquivadora A3 para desenhos;
  • bloco de papel A4 para desenho;
  • calculadora;

Apesar de não fazer parte das listas de material escolar, um computador será, certamente, necessário e um grande aliado para trabalhos escolares e pesquisas.

O computador portátil para os estudantes poderá variar mediante o nível de necessidade de cada um.

Para quem tem dúvidas sobre como escolher um portátil para estudantes, este deve ser comprado mediante o tipo de utilização que o aluno irá dar, o número de tarefas que irá realizar em simultâneo e até o tipo de programas que se pretende instalar.

Contudo, para alunos do ensino básico é comum adquirirem-se portáteis de uso básico a intermédio.

Materiais essenciais para alunos do ensino secundário

A entrada no ensino secundário é um dos passos mais importantes para os estudantes. Como tal, a escola é mais exigente e a carga horária maior, dado o aumento de aulas variadas que terão como objetivo de preparar os alunos para a entrada no mundo universitário.

Eis alguns dos materiais escolares essenciais para os alunos de ensino secundário:

  • Conjunto de materiais de escrita: canetas, lápis, borracha, estojos, sublinhadores, post-it e cadernos pautados para disciplinas de línguas;
  • Conjunto de materiais para disciplinas de ciências e matemática: régua, máquina de calcular, esquadro, transferidos e até um compasso são materiais essenciais para este tipo de disciplinas;
  • Dicionários: estudar uma ou mais línguas é sempre um motivo de valorização quer escolar quer no futuro no mercado de trabalho. Como tal, os dicionários são uma grande ajuda para os estudantes de línguas;
  • Cadernos e recargas de folhas: Sejam pautados, quadriculados ou todos lisos os cadernos e as recargas de folhas paras as capas de furos são um dos materiais escolares básicos para qualquer aluno.
  • Agenda: Para os mais organizados ou para os desatentos uma agenda é uma ótima aliada para garantir a organização do calendário de testes e horários.
  • Computador portátil: este é um do itens que apesar de não fazer parte do material escolar é essencial para qualquer estudante de ensino secundário pois ajuda a fazer pesquisas, trabalhos escolares e a estudar;
  • Mochila: esta é sempre essencial para transportar todos os materiais.

Lista de materiais essenciais para alunos do ensino universitário

O ensino universitário é para muitos alunos o último momento de aprendizagem antes de avançarem para o mercado de trabalho.

É neste momento que os alunos adquirem todas as competências necessárias para se prepararem para trabalhar. Como tal, é fundamental que neste período escolar os alunos tenham todos os materiais essenciais para garantir um melhor desempenho ao longo do ano letivo.

Apesar de cada curso universitário ser diferente e, consequentemente, os materiais necessários também serem diferentes mediante a área de estudo, a lista com os materiais essenciais inclui alguns itens que são transversais a praticamente todos os estudantes universitários:

  • Para os momentos de apontamentos e escrita serão necessários: cadernos, recargas de folhas, lápis, canetas, sublinhadores e post-it;
  • Computador: de preferência um portátil para que não seja necessário chegar a casa para poder começar a fazer trabalhos e apresentações;
  • Calculadora: para o alunos que irão seguir um curso mais ligado a números, gestão ou áreas similares;
  • Mochila: essencial para transportar todo o material;
  • Para organizar todos os apontamentos: capas de arquivo, agrafador e furador, marcadores/ sublinhadores e clips;
  • Mobiliário de escritório: apesar de muitos alunos optarem por organizar grupos de estudo e reverem a matéria na biblioteca da faculdade, a verdade é que ter uma mesa de escritório em casa, uma cadeira e um candeeiro é ótimo para os momentos e estudo em casa.

Resumo

A lista de material escolar varia sempre mediante o ano em que o estudante se encontra.

Para além disso, a lista com os materiais essenciais podem ainda ter alguns itens que sejam pedidos por professores de forma a conseguirem desenvolver algum tipo de trabalho.

O mais importante ao criar uma lista com os materiais essenciais para a escola é garantir que não existe compra desnecessária de material e ainda que os materiais como, por exemplo, cadernos são contabilizado para que não faltem em nenhuma disciplina.

Já sabes quais os materiais escolares que precisas de comprar?
Temos mais de 23 mil produtos de escritório e papelaria para um regresso às aulas com tudo o que é necessário!

Catarina Martins
Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários