Depois de umas férias bem passadas, com muita diversão à mistura, chega a hora de fazer a lista de material escolar essencial, para não haver falhas de última da hora!

A compra do material escolar é um ritual que as crianças adoram e pode ser uma boa forma de os entusiasmar com o regresso às aulas.

Para além da lista de material escolar, pode também consultar-se estas 10 dicas para que não falhe nada neste regresso às aulas!

Tabela de Conteúdos

Lista de material escolar essencial para alunos do ensino primário

Com a entrada para o ensino básico, a lista com os materiais essenciais inclui vários elementos que terão como objetivo ajudar as crianças na aprendizagem e no desenvolvimento.

Regra geral, cada escola primária dá aos pais uma lista com todos os materiais necessários para o início do ano letivo.

Seguem-se alguns itens, frequentemente pedidos pelas escolas, para os alunos que irão frequentar o ensino básico.

Um dos maiores problemas do regresso às aulas é a perda de material. Por isso, incentivar as crianças a serem organizadas e responsáveis pelo material é uma boa forma de reduzir a probabilidade de o perderem durante os primeiros dias de aulas.

Para tal, antes do início das aulas, devem ser etiquetados todos os materiais com o nome, e ter um estojo escolar que permita guardas os conjuntos de lápis e marcadores de cor.

Lista de material escolar essencial para os alunos do ensino básico: do 5.º ao 9.º ano

A entrada para o ensino básico acarreta sempre a necessidade de mais alguns materiais escolares do que o ciclo anterior.

Por isso, para alunos que se encontram nesta fase educativa, a lista com os materiais essenciais para o regresso às aulas inclui desde materiais para escrita até materiais de desenho e desporto.

Para além do material que já era necessário no anterior ciclo, os alunos têm ainda necessidade de alguns materiais tais como:

Apesar de não fazer parte das listas de material escolar, um computador será, certamente, necessário e um grande aliado para trabalhos escolares e pesquisas.

O computador portátil para os estudantes poderá variar mediante o nível de necessidade de cada um.

Para quem tem dúvidas sobre como escolher um portátil para estudantes, este deve ser comprado mediante o tipo de utilização que o aluno lhe irá dar, o número de tarefas que irá realizar em simultâneo e até o tipo de programas que se pretende instalar.

Contudo, para alunos do ensino básico os portáteis de uso básico a intermédio cumprem todos os requisitos.

Lista de material escolar essencial para alunos do ensino secundário

A entrada no ensino secundário é um dos passos mais importantes para os estudantes, pois é aqui que é feita a primeira escolha curricular. A partir daqui, a escola é mais exigente e a carga horária maior, que terão como objetivo de preparar os alunos para a entrada no mundo universitário.

Eis os materiais escolares essenciais para os alunos de ensino secundário:

  • Conjunto de materiais de escrita:
  • Conjunto de materiais para disciplinas de ciências e matemática: régua, máquina de calcular gráfica, esquadro, transferidor e um compasso são materiais essenciais para este tipo de disciplinas;
  • Dicionários: estudar uma ou mais línguas é sempre um motivo de valorização escolar e no mercado de trabalho. Como tal, os dicionários são uma grande ajuda para os estudantes de línguas;
  • Cadernos e recargas de folhas: Sejam cadernos pautados, cadernos quadriculados ou cadernos lisos os cadernos e as recargas de folhas paras as capas de furos são um dos materiais escolares básicos para qualquer aluno;
  • Agenda: Para os mais organizados ou para os desatentos uma agenda é uma ótima aliada para garantir a organização do calendário de testes e horários;
  • Computador portátil: este é um dos itens que, apesar de não fazer parte do material escolar, é essencial para qualquer estudante de ensino secundário. Será uma ajuda imprescindível para fazer pesquisas, trabalhos escolares e a estudar;
  • Mochila: esta é sempre essencial para transportar todos os materiais.

Lista de materiais essenciais para alunos do ensino universitário

O ensino universitário é para muitos alunos o último momento de aprendizagem antes de avançarem para o mercado de trabalho.

É nesta fase que os alunos adquirem todas as competências necessárias para se prepararem para trabalhar, e por isso, uma das fases mais importantes da vida académica.

Como tal, é fundamental que neste período escolar os alunos tenham todos os materiais essenciais para garantir um melhor desempenho ao longo da faculdade.

Apesar de cada curso universitário ser diferente e, consequentemente, os materiais necessários também são diferentes mediante a área de estudo, a lista com os materiais essenciais inclui alguns itens que são transversais a praticamente todos os estudantes universitários:

Resumo

A lista de material escolar essencial varia sempre mediante o ano em que o estudante se encontra.

Além disso, a lista com os materiais essenciais podem ainda ter alguns itens específicos pedidos por professores, por isso, se as aulas começaram e há algum material em falta, é normal! O que se quer assegurar é que o material escolar essencial já esteja na posse do aluno.

O mais importante ao criar uma lista com os materiais essenciais para a escola é garantir que não existe compra desnecessária de material e ainda que os materiais como, por exemplo, cadernos, são contabilizados corretamente para não faltarem em nenhuma disciplina.

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários