Sou do tempo em que as ideias com paletes de madeira estavam em todo o lado. Foi uma época próspera para o “faça você mesmo”, mais conhecido por DIY (do it yourself) no mundo todo – e por muito boas razões.

Para quem quer explorar este conceito e aproveitar algumas paletes, reuni 11 ideias com paletes de madeira para jardim e para o interior, fáceis de fazer, práticas e decorativas.

Ideias com paletes de madeira para o interior

A primavera pede uma mudança, sejam as limpezas de primavera, novos hobbies, um guarda-roupa renovado… ou uma remodelação em casa.

Achar que as camas feitas com paletes eram só camas temporárias, ou adequadas a estudantes, está ultrapassado! As camas com paletes voltaram a estar na moda (será que alguma vez saíram?) e as possibilidades são imensas.

E como fazer uma remodelação sem gastar muito, e ao mesmo tempo ter um projeto divertido? Confira estas ideias com paletes para pôr em prática agora mesmo.

1. Cama ao estilo futon

Basta colocar paletes lado a lado até ter uma área suficiente para pousar o seu colchão. Quem gosta de camas mais altas? Sem problema, mais paletes empilhadas funcionam na perfeição.

É aconselhado aparafusar a base da sua cama (as paletes, portanto) com placas de junção para dar mais estabilidade à estrutura.

A seguir, é só pintar e envernizar com uma cor bonita e tem-se uma cama nova e com estilo, em menos de uma tarde.

Encontra no KuantoKusta todos os produtos necessários para fazeres bricolagem em casa!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Cabeceira de cama

As cabeceiras de cama são uma ótima opção para apaixonados por design, para quem adora ler antes de dormir, ou para quem não dispensa uma sessão de cinema na cama de vez em quando. Então porquê? Porque além de suporte para as costas, as cabeceiras de cama dão um toque elegante à cama, seja ela de casal ou de solteiro.

A melhor forma de fazer uma cabeceira com paletes é fixá-las na parede atrás da cama, assegurando-se de que a cabeceira é mais larga do que a estrutura de cama.

Se as paletes que usar tiverem as ripas espaçadas, uma ideia pode ser pôr luzes led pelos espaços a envolver as ripas. Pode optar-se por pintar a cabeceira de cama com as cores do seu quarto.

Para os mais aventureiros em projetos DIY: estofar a cabeceira de cama com esponja e um tecido adequado.

3. Consola / Cobertura de Radiador

Aquele radiador de parede (do qual já não vai precisar durante uns bons meses) pode deixar de ser um mamarracho que sobressai na sua sala. Vai sobressair por outras razões!

Apenas com a utilização de uma palete grande, consegue facilmente tapar-se o radiador e pôr no seu lugar uma consola com muito estilo.

Pinte-a para que se integre com resto da decoração, e use a parte de cima como uma prateleira para alguns livros, uma planta decorativa, ou ainda um jarro com flores.

4. Cabide de Hall de Entrada

Um lugar para pendurar casacos, chapéus, lenços, guarda-chuvas, mochilas e bolsas, não pode faltar num hall de entrada. E se pudesse ter tudo isto numa só peça? Com uma palete, pode!

Vai precisar de cabides individuais, parafusos e buchas e um berbequim. Deverá aparafusar a palete à parede em 4 extremidades, e pendurar os cabides nas ripas. Tão simples quanto isto!

5. Estante funcional e decorativa

Como fazer uma estante com uma palete? Muito fácil. Apenas será necessário parafusos e buchas e um berbequim e uma palete retangular. Vira-se ao contrário (com a parte “oca” para fora), e fixa-se na parede nas 2 extremidades superiores. E voilà!

Na nova estante podem ser colocadas plantas, livros, pequenos objetos de decoração, fotografias, ou outros. Se a nova estante de parede tiver muito peso, fixe-a também nos dois cantos inferiores.

Esta estante adequa-se a todas as divisões! Instale-a no quarto, na sala, no hall de entrada, ou até na cozinha, como estante de especiarias.

Ideias com paletes e madeira para o jardim

E agora que o bom tempo está aí, o jardim, pátio ou varanda torna-se mais uma divisão da casa – uma em que se pode e deve passar muito tempo, a ler, a relaxar, a fazer refeições, ou a partilhar momentos com amigos e família.

Para quem quer reinventar este espaço, reuni algumas ideias com paletes para o jardim, varanda, terraço ou pátio, simples e fáceis de pôr em prática.

6. Sofá modular + mesa de apoio de exterior

A ideia com paletes para jardim mais comum é, claro, mobília de exterior. As paletes são resistentes, envernizadas resistem bem à chuva e ao sol, e não desgastam facilmente. Que mais se precisa para mobília de exterior?

Para cada módulo do sofá, precisa de duas a três paletes, dependendo da altura, e mais uma, caso queira um encosto. Vai precisar de aparafusar as paletes de base para que não saiam do sítio, e um par de ferragens em L para fixar as costas do sofá.

Para finalizar, umas almofadas adequadas ao exterior e com a dimensão certa para as paletes, e já está.

Para a mesa de apoio é quase a mesma coisa: duas ou três paletes empilhadas, aparafusadas, e um tampo de vidro, acrílico, madeira, ou outro material que prefira, para o topo. Em menos de uma tarde pode ter todo um set DIY de mobília exterior montado!

7. Porta vasos de parede

Há duas formas de fazer isto. Uma é fixar a palete com parte “oca” voltada para a parede, e pendurar vasos variados nas ripas, na parte da frente. E claro, agora é pôr em prática a criatividade! Pinte a palete, e use vasos coloridos.

Outra forma é colocar a palete com a parte “oca” para fora e as ripas contra a parede. Depois só tem de encaixar os vasos nas tiras de madeira, e decorar.

Seja qual for a forma escolhida a palete ajudará a criar um magnífico jardim vertical em casa, principalmente para quem tem pouco espaço.

8. Jardim de aromáticas

Se prefere jardins no chão, uma mini horta de aromáticas é o ideal. Esta ideia é para quem tem a sorte de ter um espaço exterior com terra!

Num pequeno espaço do seu jardim coloque uma palete com ripas abertas no chão. Encha o interior da palete com terra, e compacte-a. Depois é só plantar as suas aromáticas preferidas entre as ripas e passado uns dias temos uma mini horta bem organizada.

9. Cama de baloiço

Com uma palete grande, de preferência com as ripas fechadas, e almofadas volumosas consegue uma cama de baloiço incrivelmente confortável.

Esta é uma ideia com paletes um pouco mais elaborada, já que vai precisar de fixar cordas ou correntes no teto do alpendre, de uma varanda larga ou numa árvore que tenha no jardim.

É necessário passar uma corda grossa ou prender uma corrente em arneses nos cantos da palete (pintada e envernizada) e fixar o baloiço numa estrutura bem estável. E depois, é só aproveitar!

10. Arrumação de material de jardinagem

Da mesma forma que uma palete pode tornar-se um cabide para o hall de entrada, pode também tornar-se um espaço de arrumação das suas ferramentas de jardinagem.

O procedimento é mais ou menos o mesmo: deve fixar-se a palete à parede nas duas extremidades superiores, e colocar-se vários ganchos nas ripas da palete onde podem ser penduradas pás, enxadinhas, tesouras de poda, ancinhos, regador e outros.

Para quem quer optar por um estilo mais rústico, pode não pintar a palete. Mas ter sempre o cuidado de a envernizar bem para que dure mais tempo.

Esta arrumação prática pode se encostada à parede e apoiada no chão, ou fixada à parede. Sempre com a ajuda de cabides individuais, parafusos e buchas e um berbequim.

Dica extra

Ideia com paletes de madeira para quem tem um pátio

De todas as ideias com paletes para o jardim, esta é provavelmente a mais fácil de pôr em prática, mas que pode ser super útil para quem tem jardins com terra ou relva.

Que tal fazer um terraço ou pátio num seu jardim? Com isto consegue-se uma zona confortável para relaxar e receber convidados, e fica muito bem na fotografia!

Só são necessárias várias paletes do mesmo tamanho e altura, com as ripas fechadas, tinta (se quiser pintá-las) e verniz para exteriores. Depois é só dispor as paletes pintadas e envernizadas, e colocar a sua mobília de jardim em cima.

Conclusão

O melhor das paletes é mesmo a versatilidade para construir pequenos ou grandes projetos de DIY, para a casa ou jardim. E o melhor, pode ter-se um projeto pessoal divertido sem gastar muito dinheiro, e ao mesmo tempo renovar o estilo da sua casa, varanda ou jardim.

Quase todas as ideias DIY para decoração conseguem ser levadas a cabo apenas com os seguintes materiais:

Estes e muitos mais materiais de Bricolagem e Construção podem ser encontrados na nova área do KuantoKusta, dedicada aos amantes do “faça você mesmo“!

Nesta primavera, dê asas à imaginação do decorador de interiores que há em si!

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários