A cozinha é uma das divisões mais importantes da casa. Para quem quer atualizar o espaço, seja para que este fique mais confortável ou porque precisa de uma remodelação, deixamos 10 ideias para decoração de cozinhas para quem quer um estilo moderno.

A cozinha é uma das áreas principais da casa e é muito mais do que apenas um espaço onde se preparam refeições. É um ponto de encontro, de partilha e descontração, onde se criam memórias e onde se passam momento divertidos com quem mais se gosta.

Procuras atualizar o espaço mas não sabe por onde começar? Segue as 10 ideias para decoração que selecionamos e torna a tua cozinha moderna para que possas ter o ambiente com que sempre sonhaste.

1. Dá cor à cozinha

Os apontamentos de cor e, para além de conferirem mais personalidade à decoração, ajudam a tornar a casa mais harmoniosa e acolhedora. Cozinhas brancas e com móveis de madeira são telas vazias cheias de potencial.

Deve-se apostar em tons vivos e vibrantes ou em cores pastel, combinações de duas cores, ou focar numa decoração monocromática – não faltam opções, por isso é só deixar a imaginação voar. As cores mais utilizadas são os azuis, verdes, amarelos, laranjas, cinzas, e os tons neutros. Para começar, podes pintar os armários com tinta de madeira e verá uma diferença instantânea.

cozinha moderna em tons verdes e claros
(Fonte: Unsplash)

2. Torna os azulejos o centro das atenções

Os azulejos são um detalhe harmonioso e conseguem trazer muita personalidade a qualquer cozinha. Este elemento é um sucesso nas tendências de decoração de cozinhas modernas.

A escolha de designs atraentes e instalados estrategicamente atrás do fogão dão mais vida a qualquer cozinha.

Para além do toque único que conferem, os azulejos são um material muito resistente e de fácil manutenção – o que vai facilitar a limpeza e garantir que as paredes estão protegidas dos respingos da comida. Para quem não quer investir em azulejos, pode optar por um papel de parede que imite o efeito, apesar de não ser tão resistente.

3. Investir em iluminação moderna

Durante as aventuras culinárias, ou enquanto entretém os amigos, ter uma cozinha bem iluminada é essencial para garantir conforto e criar uma atmosfera intimista.

Uma forma prática e elegante de iluminar o espaço é a partir de sancas em gesso. Com iluminação espalhada pelo teto ou localizada em partes específicas da cozinha, estas tornam o ambiente mais intimista.

É também tendência de decoração de cozinhas modernas utilizar iluminação suspensa. Existem vários tipos de candeeiros de teto e há muito por onde explorar. Cores, tamanhos, materiais – escolha a iluminação que mais se adequa à visão que tem para a sua cozinha. É habitual colocar candeeiros suspensos mais baixos sobre as bancadas ou ilhas, o que moderniza o espaço.

A luz natural é um fator importante a considerar. Quanto mais luz solar, mais natural e arejada parecerá a cozinha. Para esse efeito, invista em janelas grandes ou construa uma pequena claraboia.

cozinha com ilha
(Fonte: Unsplash)

4. Lava-loiças em tons escuros

Decorar uma cozinha de forma moderna não tem de ser complicado. Por vezes, alguns detalhes fazem a diferença. A tendência atual de decoração de cozinhas modernas foca esses detalhes nos lava-loiças. Sendo uma peça que habitualmente é prateada, em inox ou outro material resistente, tem muito potencial para se tornar um elemento central da decoração.

Troque o lava-loiça por um de tons escuros e siga a decoração por essa linha. Ou, se não é o seu gosto, procure um lava-loiça estilo vintage e retro para dar um outro sentimento à sua cozinha.

5. Criar o próprio minibar

Uma cozinha moderna deve ter um espaço especial para os convidados – e para as suas bebidas favoritas. O ideal é reservar um canto da cozinha ou um armário para criar um bar dedicado às suas bebidas favoritas. Para manter tudo organizado e fresco, um mini frigorífico é o ideal para complementar este cantinho.

6. Usar cerâmicas para embelezar o espaço

Esta é uma tendência de decoração de cozinhas modernas vinda dos anos 80 e 90. Com prateleiras abertas ou armários tradicionais, as loiças e cerâmicas estão de volta ao cenário decorativo. Além de ser bastante fácil e barato seguir esta dica, expor estes objetos dá um toque de personalidade mais convidativo e caseiro. Chávenas, pratos, ou mesmo taças – tenha tudo à mão e embeleze o seu espaço.

7. Prepare vários sítios para os convidados

Onde houver espaço, crie pequenas áreas de estar. Numa ilha ou em bancadas, os tamboretes fazem sempre sucesso e são ideais para pequenos almoços ou para servir bebidas antes do jantar.

O espaço também pode ser aproveitado para criar um pequeno canto de leitura com uma poltrona colorida e os seus livros de receitas preferidos em exposição. Em alternativa, crie um lounge de relaxamento com pufes para manter os convidados e as crianças longe de toda a ação culinária.

8. Traga o escritório para a cozinha

Com a proliferação do teletrabalho, estar confinado a um único espaço da casa – ou nem sequer ter um espaço dedicado a tal – torna-se fatigante. Cada divisão deve ser multifuncional para acomodar os novos estilos de vida.

Assim, os escritórios de cozinha têm feito furor no campo da remodelação e decoração de cozinhas modernas. Integrar este pequeno espaço de trabalho entre armários, nas áreas de estar ou nas ilhas de cozinha são algumas das formas de implementar esta tendência.

9. Faça da sua cozinha uma selva

Se há algo que não falha em melhorar o ambiente de uma divisão são plantas. Não tenha medo de criar a sua própria selva pessoal. Plantas decorativas ou ervas aromáticas, qualquer uma das opções traz mais vida à cozinha.

No momento da escolha deve-se ter em consideração a incidência de luz natural da cozinha e as várias necessidades de exposição de luz de cada planta.

cozinha em tons castanhos com madeira

10. Aplique detalhes em cortiça

A cortiça está a chegar às cozinhas modernas. Sendo um material renovável, biodegradável e versátil, são inúmeras as aplicações que este material tipicamente português tem. Para complementar a sua visão de decoração de cozinhas modernas, adquira utensílios e decoração de cozinha em cortiça.

O seu lar é o seu santuário, por isso trate-o como tal. Modernizar e alegrar os espaços com decoração acolhedora, elegante e divertida proporciona bem-estar e realização pessoal. Para a decoração de cozinhas modernas, o KuantoKusta traz uma seleção única de artigos para a casa e decoração. Compare preços e especificações, e escolha o melhor para si e para a sua família.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários