Home Office tornou-se neste momento uma prioridade. Embora a causa seja infeliz na verdade é uma boa altura para aprender como trabalhar em casa de forma eficiente.

À partida pode não parecer algo difícil porém oferece desafios que devem ser tomados em conta e superados de forma a se tornar uma experiência positiva.

Mesmo estando em casa é de vital importância que continuemos produtivos e que haja uma garantia que o trabalho fica feito. É importante manter a motivação e foco quando não está ninguém por perto.

Boas práticas para o melhor Home Office

1 – Definir o local de trabalho: Deve definir o espaço onde vai trabalhar diariamente. Este espaço deve ser liberto de tudo o que não é importante para o trabalho e estar bem iluminado. Tenha o local confortável e tente trabalhar sempre a partir deste local.

2 – Ter um horário de trabalho, é um aspecto importante, quando em casa, marcar horas em que vai trabalhar e cumprir as mesmas. É importante tanto como disciplina para executar as suas funções como também para não deixar que o trabalho se intrometa na vida pessoal.

É um aspecto muito importante pois é muito fácil deixar trabalho e vida pessoal misturar com consequências para ambos.

É importante definir o horário de trabalho

3 – Tendo um horário planeado agora é importante estruturar o dia de trabalho. Quando não temos colegas e chefes que nos obrigam a ter as tarefas executadas a tempo e horas é prioritário estabelecer diariamente uma lista de tarefas e executar de acordo com a mesma. É muito fácil em casa o foco perder-se para uma qualquer tarefa doméstica ou telefone que toca. Certifique-se que o faz apenas depois da “hora de expediente”

4 – Marque as horas de refeição e cumpra. Não costuma ser benéfico trabalhar até ter fome e depois comer qualquer coisa porque já não estamos em horário de refeição. As refeições são importante e convém manter uma rotina para as mesmas.

5 – Gerir as expectativas familiares. É de extrema importância que filhos, conjugue, familiar ou amigo que vive na mesma casa, percebam claramente que nas horas de trabalho está a trabalhar. Idealmente consegue ter o seu espaço numa divisão separada. Não sendo possível deverá arranjar algum tipo de separação.

Deve ser claro para toda a gente que durante as horas de trabalho não deve ser interrompido tal como se estivesse no escritório. Este será sem dúvida um dos maiores desafios para quem vive com mais pessoas especialmente com crianças. Não descure este aspecto.

Evitar as distracções

6 – Pijama não é uma boa solução, para que trabalha em Home Office é importante ter rotinas que se equiparam a um dia a dia no trabalho, vista-se, tenha preocupação com o seu cuidado pessoal e faça isto todos os dias, afinal vai trabalhar.

7 – Faça pausas, levante-se estique as pernas vá tomar um café. A melhor maneira é ter as pausas planeadas como o resto do dia, assim garante que não excede o tempo que devia alocar a isto e por outro lado garante que tem uma dose saudável de paragens.

Montar um bom Home Office

Ah e tal e agora vou trabalhar em casa!

Actualmente as ferramentas tecnológicas permitem trabalhar em casa mesmo quando pertencemos a uma equipa que costuma trabalhar em conjunto. O software de comunicação e de controlo de fluxo de trabalho evoluiu imenso no passado recente e neste altura é absolutamente normal um fluxo de trabalho de uma equipa que trabalha em Home Office, tanto para quem gere como para quem tem que apresentar tarefas feitas.

Equipamento adequado é importante

Porém temos que ter em conta se temos as condições indicadas em casa. Se não temos uma ligação à net de qualidade e local de trabalho em casa nada disto nos vale.

Para além de uma boa ligação temos que assegurar que temos um computador capaz para o trabalho a executar, para alguns isso significa um Portátil para outros um potente Desktop. Manter o conforto é essencial e por isso garante que tens uma cadeira confortável (ergonômica de preferência) e uma secretária adequada.  É também importante rodearmos-nos que coisas que nos inspirem para alguns será um Funko Pop para outros será uma planta.

É importante não exagerar!

Para aqueles que precisam de trabalhar muito tempo com muitos dados no ecrã ou com tarefas de design pode ser conveniente um segundo monitor.

Quem tem necessidade de documentos impressos convém garantir que tem uma impressora adequada e garantir que tem os consumíveis necessários para a executar as suas tarefas.

Enfim é preciso garantir que estão asseguradas as condições para o trabalho decorrer na normalidade e isso hoje em dia é mais fácil do que nunca, requer disciplina e dedicação mas quando bem feito vale a pena.

 

 

 

João Correia
Autor

Gestor de Conteúdos no KuantoKusta, Techie entusiasta por PC building e fã acérrimo de videojogos.

Comentários