Escolher uma tenda de campismo pressupõe refletir sobre uma série de questões prévias, dado que existem vários tipos de tendas, com diferentes características e que se enquadram num determinado tipo de campismo.

Seguramente será bem diferente passar 15 dias num parque de campismo de férias ou realizar uma expedição de vários dias em alta montanha.

No segundo caso pode ser importante ter uma tenda mais leve e de fácil montagem para não dispensar tanto tempo na preparação e arrumação.

Quer isto então dizer que, uma das primeiras peças de equipamento de campismo é exatamente a tenda. Existem diferentes modelos, vários tamanhos e de diferentes mas o mais importante é escolher uma tenda de campismo que atenda às nossas necessidades.

Com efeito, ao longo deste artigo vão abordadas diferentes questões sobre campismo e como escolher uma tenda de campismo para uma aventura tranquila, confortável e segura.

Tabela de Conteúdos

Vou acampar! E agora?

Ainda antes de partir para a compra da tenda de campismo, dever ser colocada a seguinte questão: que tipo de campismo vou fazer?

  • Cenário 1: “Vou à aventura com amigos, mochila às costas e estamos a pensar fazer trekking.”
  • Cenário 2: “Combinei com a família e este ano vamos de férias para um parque campismo.”
  • Cenário 3: “Depois de muita preparação, decidi que vou participar numa expedição em alta montanha.”

Com efeito, o campismo pode então ser dividido em 3 categorias: Campismo Trekking (mochila às costas), Campismo “clássico” e Campismo de Alta Montanha (Expedição).

Tipos de campismo

Campismo Trekking – “Já estão escolhidas as paragens”. É tipo de campismo volante e que implica caminhar por longas distâncias.

Nestas situações o ideal é utilizar uma tenda leve (idealmente deve pesar cerca de 1 a 2 kg) e ser compacta o suficiente para caber facilmente dentro de uma mochila.

Campismo “clássico” – “Querida, vamos acampar nestas férias!”. Este é o tipo de turismo mais comum e ideal para famílias ou amigos que queiram convívio e férias na natureza. Um tipo de acampamento estático para passar vários dias e de certa forma, tornar a tenda a segunda casa.

Para esta situação, nada como escolher uma tenda de campismo confortável, espaçosa, fácil de montar e desmontar.

Campismo de Alta Montanha (Expedição) – “Acho que é desta que vou experimentar subir os Pirenéus”. É um tipo de turismo mais aventureiro e para quem quer explorar alta montanha.

Para estas situações o ideal é optar por tendas mais leves (fáceis de transportar), projetadas para suportar ventos fortes e que sejam de instalação fácil e rápida. De alertar ainda, para o cuidado de fazer uma escolha a pensar em possíveis deslizamentos de terra ou… neve.

Depois de decidir o tipo de campismo, chega a hora de pensar na logística. Para isso, é necessário pensar no número de pessoas que vai utilizar a tenda, o meio de transporte, o tipo de montagem necessário, as condições climatéricas, e claro, de todos os modelos existentes, o mais adequado para esta aventura.

Qual o número de pessoas que vai utilizar a tenda?

Ao pensar no número de pessoas, nada como escolher uma tenda adaptada às verdadeiras necessidades das mesmas. Vai ser para acampar sozinho(a), em grupo ou com a família?

Até 3 pessoas o ideal mesmo é escolher uma tenda de campismo pequena (Ex. as chamadas “montagem rápida”). Uma tenda que seja de fácil transporte, instalação, confortável e com espaço para arrumar objetos.

Já para um grupo de 4 a 8 pessoas, nada como uma tenda familiar. Este tipo de tendas são o ideal para quem procura replicar o conforto de casa (existem modelos que têm até 3 quartos separados), espaço para refeições (por norma, têm uma sala) e que sejam espaçosas o suficiente para que cada um se consiga levantar e circule sem tocar no tecto.

acampar
Imagem: Freepik

Transporte da tenda: mochila ou carro?

O transporte da tenda está em tudo relacionado com o tipo de campismo que escolhemos fazer. Uma vez que temos de pensar no peso da tenda e em todos os outros componentes que vão “viver” esta aventura!

Para campismo Trekking ou de Expedição, nada como uma tenda leve (menos de 2 quilos), mais compacta e prática de montar e desmontar. O facto de serem tipos de campismo volantes e em territórios mais sinuosos faz todo o sentido que o transporte da tenda seja numa mochila.

Além disso, ajuda-nos também a focar no essencial e no que vamos fazer. Nestes dois tipos de campismo, não faz muito sentido ir com a casa às costas, por isso rações necessárias, kit primeiros socorros, utensílios para escalar ou até mesmo roupa, são exemplos de extras que têm de caber obrigatoriamente na mochila.

Por outro lado, e para o chamado campismo clássico/tradicional, num acampamento ou local fixo, se existir a possibilidade de levar o carro, a escolha pode perfeitamente recair sobre uma tenda de campismo “completa” ou familiar. Uma vez que, o carro vai permitir levar cadeiras, mais roupas, lancheiras, jogos para as noites à volta da fogueira, etc.

Com efeito, para o transporte da tenda o mais importante mesmo é o plano e as atividades definidas para o tipo de campismo, depois da escolha estar feita, é possível pensar em todos os elemento em cima referidos.

Quais os tipos de montagem existem?

Outros dos aspetos importantes no que toca a escolher uma tenda de campismo é o sistema de montagem da tenda. Montagem com varetas, montagem rápida ou montagem através de bomba de ar são as opções disponíveis no mercado. Cada uma delas tem as suas próprias características.

Montagem com varetas

Apesar da montagem de uma tenda com varetas ser um processo que foi melhorado ao longo do tempo, este é ainda um processo mais demorado em comparação com os restantes. Contudo, tendas com varetas apresentam uma melhor relação edificação/leveza e apresentam um preço mais acessível.

Referir ainda que, as próprias varetas também sofreram alterações ao nível do material, para tornar as mesmas mais extensíveis e capazes de segurar toda a estrutura (uma vareta mal encaixada pode ser um problema em condições climatéricas mais graves).

Montagem rápida

As tendas de montagem rápida são as chamadas 2 seconds. São tendas que se montam num piscar de olhos. O seu sistema de dobragem também é bastante intuitivo para o utilizador. Uma vez que é muito rápido, o que permite ganhar tempo na hora da desmontagem.

Apesar de serem muito práticas e a escolha de muitos iniciantes do campismo, têm um inconveniente, o seu espaço não é o mais adequado para um acampamento volante.

Tendas insufláveis

As tendas insufláveis acabam por representar um avanço tecnológico no que toca a tendas com maior dimensão, montam-se duas a três vezes mais rápido que as tendas com varetas e para isso, basta apenas alguns minutos de bomba de ar.

Fáceis de montar, são tendas que simulam autênticas casas. Além disso, o facto de serem insufláveis quer dizer também que a sua desmontagem é quase instantânea (basta tirar o ar).

Que tipos de tendas existem?

Agora que são conhecidos os métodos de montagem chega a hora de descobrir que tipos de tenda existem. A oferta não poderia ser mais variada. Tendas familiares, para festival, expedição ou aventura, são os principais modelos escolhidos por quem gosta de acampar ou está a descobrir esta atividade.

Tal como os tipos de montagem, também os modelos têm particulares individuais.

Tendas Familiares

As tendas familiares procuram representar o conforto de uma casa. Amplas, onde uma pessoa se movimenta facilmente de pé, e com várias divisões, são modelos de tendas ideias para quem quer comodidade.

Pelas suas dimensões e peso, são pensadas para famílias ou grupos grandes e para o campismo tradicional, fixo e de longa duração. A dimensão e o peso acabam também por influenciar a sua logística. Uma vez que, são tendas pouco práticas de transportar, montar e desmontar.

Tendas de Aventura

As tendas de aventura são os modelos mais usais de quem faz campismo Trekking. São pensadas para todos os utilizadores que acampam com frequência, gostam de idealizar um itinerário e de partir para uma boa aventura.

São também tendas que obrigam a juntar o melhor de dois mundos: o conforto e espaço das familiares, com a facilidade de montagem das 2 seconds. Soluções equilibradas que procuram chegar a um público que apreciam mobilidade e ao mesmo tempo comodidade.

Tendas de Festival

As tendas de festival são fantásticas para quem gosta de acampar ocasionalmente. As suas características principais são o facto de serem tendas leves, de montagem fácil, acessível a quem tenha pouca experiência de campismo.

São adequadas para a época do verão (associada aos festivais) e por terem um custo mais acessível são tendas bastante usuais. As grandes representantes deste tipo de tendas acabam por ser as 2 seconds. Tendas, como já referido, de montagem quase instantânea.

Tendas de Expedição

As tendas de expedição acabam por ser a gama de tendas mais versátil e premium. São pensadas para os verdadeiros amantes de alta montanha e cenários extremos e exigentes.

Por norma, são ultra-leves (1 a 2 kg) e bastante fáceis de transportar. Como referido nos tipos de campismo, são tendas preparadas para caber numa mochila e andarem de um lado para o outro.

Outra das grandes vantagens deste tipo de tendas é o facto de serem construídas para aguentar condições climatéricas adversas. Possuem materiais impermeáveis e resistentes o suficiente para aguentar temporadas de chuva ou ventos mais fortes.

tenda de expedição para acmapar na montanha
Tenda de Expedição (Fonte: Unsplash)

Condições climatéricas: ventos fortes? Chuva torrencial? Temperaturas mais elevadas?

Quando se pretende escolher uma tenda de campismo, para além de todos os pontos até agora indicados, é preciso também ter em conta que as condições climatéricas podem influenciar os dias de campismo.

E porquê? Porque dependendo do clima e para onde se vai acampar, a impermeabilidade, resistência ao vento e ventilação são fatores importantes para proporcionar uma experiência ainda mais segura e confortável.

Para garantir uma uniformidade nas tendas, a maioria dos modelos são 3 estações sendo que as tendas de expedições são 4. Este facto deve-se também às tendências de acampamento, isto porque as pessoas acampam principalmente durante a primavera, verão e outono.

A principal característica dos modelos 3 estações são as suas duas camadas. Por outras palavras, apresentam paredes exteriores em materiais mais sólidos e elásticos (para combater os ventos). Enquanto o interior possui uma malha fina que filtra e oferece uma maior ventilação (ajuda a refletir a luz, controlar o calor e permite arejar o interior) e um tecto duplo para evitar chuva e pingos no interior.

No fundo, são tendas que têm uma maior capacidade de impermeabilização (paredes capazes de aguentar 2000 a 5000 mm de água), resistência ao vento (podem aguentar até ventos 40km/h), sem descurar a circulação do ar e proteção solar pois têm sistemas tecidos térmicos autorreguladores.

Dicas de campismo extra

Analisados os pontos essenciais para escolher uma tenda de campismo, falta só referir algumas dicas úteis para acampar e fazer da atividade uma experiência sem problemas ou sobressaltos. Em baixo, estão então listados alguns predicados fundamentais para quem gosta de conviver com a natureza e dormir sobre um céu estrelado à volta da fogueira.

Survival checklist: Essenciais para acampar

  • Tenda (peça fundamental)
  • Saco-cama (Quentinho, nunca se sabe…)
  • Colchão (se existir espaço)
  • Utensílios para a tenda (martelo, varetas ou bomba (serve para encher o colchão ou a tenda)
  • Almofada (de preferência, insuflável)
  • Cordas e molas (Secar e pendurar a roupa)
  • Toldo (para proteger a tenda e o acampamento)
  • Lanterna (a pensar na noite)
  • Cozinha de Campismo (Talheres e pratos reutilizáveis, geleira, isqueiro, tacho, campingaz, canivete suíço, etc)
  • Kit Primeiros Socorros (Compressas, betadine, álcool, fita cola, etc)
  • Kit Higiene Pessoal (Papel higiénico, escova e pasta de dentes, pomada anti insetos, etc)

Para não fazer má figura na hora de montar a tenda, seguem também dicas para a montagem perfeita.

Como instalar a tenda corretamente

Para o fazer convém seguir 3 passos:

1. Instalar numa superfície lisa, mas não rochosa

Para que a tenda fique perfeitamente montada e “edificada” deve-se estender bem a tenda no solo para conseguir o máximo de capacidade. Numa superfície lisa e com terreno mais suave para noites mais tranquilas e sem dores de costas.

2. Regular os suportes elásticos

Quando se colocam as estacas, instintivamente, procura-se estender ao máximo os elásticos. Contudo, não é o mais aconselhado. Se por um lado pode ser perigoso porque pode alguém tropeçar, por outro torna a tenda mais vulnerável e passível de ser arrastada pelo vento.

Uma boa prática é esticar, colocar a estaca e passar novamente por cima da mesma e fixar a estaca no solo.

3. Fixar as estacas

Tal como referido no primeiro passo, é fundamental ter um solo suave e não rochoso. As estacas são essenciais para garantir que a tenda se mantenha rente ao solo, segura e aguente o passar dos dias.

Para garantir uma maior segurança aos campistas, as diferentes marcas desenvolveram vários tipos de estacas: ferro, fibra de plástico revestida e titânio. Sendo que consoante o material, fica mais fácil para prender e fixar a estaca.

Por último, seguem-se as sugestões de tendas de campismo em dois intervalos de preço:

Sugestão de tendas individuais até 100€

Tenda de campismo Arpenaz – fresh&black – 3 pessoas Quechua

Este é um modelo que permite acomodar até 3 pessoas, tem um sistema autorregulador, dispõe de arejamentos, portas mosquiteiras e tecido Fresh & Black.

A tenda Arpenaz fresh & black é fácil de transportar uma vez que é muito leve (dimensões da capa: 57 x 16 x 16 cm / 14,6 L, peso: 3,2 kg) e simples de montar (a instalação simples com varetas) é perfeita para campismo trekking ou até mesmo para um turismo com amigos num parque de campismo.

O seu preço de aquisição é e 54€.

Tenda de Campismo Trespass Tarmachan

Um modelo que permite acomodar até 2 pessoas, com sistema respirável (poliéster respirável interno 170T), fácil de transportar (dimensão: 285 x 150 x 115 cm/ 14,6 L. peso: 3kg) e simples de montar (instalação simples com varetas) é perfeita para campismo trekking.

Para além disso, a tenda de campismo Tarmachan tem ainda espaço suficiente para guardar e acomodar o material, bem como uma espaçosa entrada que permite uma maior proteção.

Esta tenda está disponível por 62,49€.

Sugestão de tendas familiares até 300€

Tenda de Campismo Outssuny Acampamento Familiar 8-10

Um modelo que permite acomodar até 10 pessoas, com sistema respirável (tela de poliéster, protege dos raios UV e é impermeável), área circulável generosa (430 x 300 x 200cm/ 13,5 L. peso: 15kg), simples de montar, leve e dobrável, fácil de transportar com uma bolsa e ainda com dois quartos privados.

Uma das grandes vantagens deste modelo é estrutura em de tubo de aço resistentes e as varetas de fibra de vidro que garantem uma maior estabilidade.

Para quem está a pensar em fazer umas férias no parque de campismo, a tenda Outssuny é o modelo ideal e 0 seu preço está disponível desde 185€.

Tenda de Campismo Outwell Cloud 5

Um modelo que permite acomodar até 5 pessoas, com sistema respirável (transpirável e 100% poliéster), boa relação comprimento/altura (320 x 360 x 185cm/peso: 8.7kg), espaço para dormir superior ao mercado (70-80 cm por pessoa) e simples de montar (combinação perfeita de funcionalidade pronta para a ação e conforto com muito estilo).

Este modelo conta ainda com um sistema de proteção contra o vento assegura uma estabilidade excecional em ventos fortes. A tenda Outwell Cloud 5 é uma aposta da Outwell na segurança e na combinação desta com o design e encontra-se disponível desde 220€.

É desta que vou acampar!

Acampar pode ser uma experiência verdadeiramente fantástica no entanto, é fundamental assegurar condições para que isso aconteça. Desta forma, saber como escolher uma tenda de campismo certa é essencial para que a experiência seja boa.

Para tal, é necessário começar por definir qual o tipo de campismo que se irá fazer, quantas pessoas irão partilhar a tenda e de que forma irá ser feito o transporte do equipamento.

Estas características permitem definir o tamanho e, consequentemente, peso do equipamento que deve ser diferente dependendo do tipo de campismo que se tem em mente.

Em suma, quem vai usufruir da experiência de campismo num parque – sem necessidade de movimentar todo o acampamento de um lado para o outro – pode optar por uma tenda mais espaçosa.

Por outro lado, se a ideia é movimentar-se e fazer campismo trekking, é essencial escolher uma tenda de fácil montagem e leve para poder andar com ela na mochila.

David Afonso
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários