Fotos instantâneas da Polaroid à Fujifilm Instax Mini Liplay. Nem sempre foi uma realidade conseguir uma imagem sempre que queremos, mesmo para aqueles, apenas uma ou duas gerações atrás, a dificuldade era imensa.

Se pensarmos que a primeira fotografia registada data de 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce e só muito mais tarde tivemos fotografias disponiveis como produto acessível a todos.

Embora o crédito pela sua invenção não possa ser atribuído ao mesmo e sim a um processo de conhecimento colectivo que foi evoluindo ao longo dos tempos.

Polaroid e as fotografias instantâneas

Já em pleno século XX surgem as primeira máquinas de fotografia instantânea, que imprimiam de imediato as fotos dando resposta a um dilema que se vivia da revelação das fotografias ser um processo caro e demorado. A primeira destas foi inventada em 1923 por Samuel Shlafrock no entanto só em 1948 sai o primeiro modelo comercial inventado por Edwin Land para a Polaroid.

Polaroid moderna One Step 2

Estas câmaras foram um enorme sucesso durante anos pois simplificavam a vida de quem queria fotos no momento e tornaram-se um objecto trendy.

Esta foi uma realidade que conheceu o seu fim com a chegada das câmaras digitais e também devido a alguns factores de gestão na empresa.

Em 2008 a Polaroid estava fora do negócio com um produto que há muito já não encontrava afecto por parte dos consumidores.

Anos passados e volta a vontade de trazer fotos para o nosso quotidiano, a vontade de as ter como artefactos que vivem nos nossos lares.

Este novo fôlego, da fotografia como objecto traz consigo as máquinas instantâneas mais uma vez. Várias marcas tentam várias abordagens e hoje em dia é fácil conseguir ter um equipamento relativamente barato em casa de forma a decorar o nosso lar com várias fotos.

Fujifilm Instax Mini Liplay

Vamos hoje falar um pouco de um novo modelo da Fujifilm, a nova Instax Mini Liplay. Falamos dela porquê? Porque este novo modelo traz à gama Instax um produto Hibrido com câmera e Impressora num  produto compacto, que cabe apenas num bolso.

Para podermos, como outrora, fotografar e imprimir de imediato. Esta máquina tem um LCD que nos permite ver e escolher as fotos que queremos imprimir e apesar de não ter Zoom tem um tamanho compacto e permite alguns ajustes através da exposição.

Fujifilm Instax Mini Liplay

Uma câmara divertida, portátil e com muitas opções de filme para agradar a todos, há muitas opções no mercado e sem dúvida que esta é uma boa forma de começar.

A Fujifilm Instax Mini Liplay imprime em apenas 12 segundos, tem uma app que permite imprimir a partir do telemóvel e podes também gravar som com as tuas fotos.

Comentários