Um dos grandes prazeres da vida é usufruir de um dia de descanso ao ar livre.

A melhor forma de aproveitar o bom tempo é fazer um piquenique com a família e os amigos. O contacto com a natureza permite respirar fundo e renovar as energias, enquanto todos saboreiam os melhores petiscos.

Para que seja uma experiência inesquecível, há alguns preparativos a fazer. Aqui encontra-se uma lista do que levar para um piquenique e ter tudo o que é necessário para um dia em grande.

Tabela de Conteúdos:

O que levar para um piquenique

Organizar um piquenique é mais fácil e divertido se for planeado com antecedência, seguindo esta lista. Estes são os 8 essenciais a não esquecer.

1. Geleira, para transportar alimentos e manter o frio

As geleiras são indispensáveis para manter os alimentos e as bebidas frescas e seguras, pelo que são um dos itens a levar para um piquenique.

Uma boa forma de preservar a temperatura da geleira durante mais tempo, é congelar previamente garrafas de água e colocá-las no fundo. Não só as garrafas se mantêm frescas durante mais tempo, como também cumprem a função de gelo para melhor manter os alimentos perecíveis.

É importante escolher um modelo com o tamanho adequado para transportar a quantidade necessária de comida e bebida, de acordo com o número de pessoas que vão ao piquenique.

Além disso, a geleira deve ter uma boa capacidade de isolamento para manter o conteúdo fresco durante mais tempo. Esta característica pode ser avaliada pela espessura do isolamento e pela eficiência da vedação.

Por fim, a geleira deve ter um revestimento exterior robusto, feito com materiais resistentes, para não ficar danificada durante o transporte e utilização em pisos irregulares.

Existem ainda as geleiras elétricas, que podem ser ligadas à tomada ou ao isqueiro do carro. Ideais para manter os alimentos frescos durante mais horas ou quando as temperaturas são mais elevadas.

2. Recipientes para comida, para facilitar o transporte

Os recipientes para comida estão sempre presentes em qualquer piquenique, e devem ser duráveis e resistentes a impactos para garantir que não se quebram ou se deformam com facilidade. Existem algumas opções em plástico, vidro ou aço inoxidável, e o melhor é que sejam empilháveis para ajudar a organizar os alimentos e poupar espaço na geleira.

Por exemplo, os frascos de vidro são perfeitos para transportar saladas. Os convencionais recipientes de plástico são também bastante práticos e convenientes para ajudar a transportar e a conservar qualquer tipo de alimento.

3. Roupa e calçado prático e confortável

É importante escolher roupas confortáveis para aproveitar o piquenique ao máximo. Geralmente, estes momentos ao ar livre implicam passar algum tempo sentado no chão ou numa toalha, pelo que as roupas devem ser soltas e confortáveis, para facilitar o movimento.

Os fatos de treino são sempre boas opções, ou outras peças feitas de tecidos leves e respiráveis.

Fatos de Treino

Encontra os melhores fatos de treino, aos melhores preços. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

Igualmente importante usar o calçado certo para garantir o conforto dos movimentos. Se o piquenique ocorrer num parque, as sapatilhas são uma boa escolha, ao passo que, se for na praia, o ideal são sandálias ou chinelos.

Adicionalmente, um casaco leve pode ser útil se a temperatura descer, ao final da tarde, e uma muda de roupa extra é sempre bem-vinda, especialmente quando há crianças.

4. Toalha de piquenique, a base de qualquer piquenique

A toalha de piquenique aos quadrados vermelha e branca é um clássico intemporal e acrescenta charme a qualquer piquenique. Não só cobre o local onde a comida é servida, como complementa a decoração. Por isso, esta peça simples tem o potencial de criar um cenário ainda mais especial, conjugando padrões, estilos e cores.

É importante que a toalha de piquenique seja feita a partir de um material fácil de limpar e durável, resistente à água e manchas, como o poliéster ou nylon. Um revestimento impermeável pode fazer a diferença num eventual derrame de uma bebida, pois permite limpar e secar rapidamente.

5. Manta e almofadas para relaxar

Mantas e almofadas são uma combinação indispensável para levar para um piquenique. São confortáveis para sentar, deitar e relaxar, evitam o contacto direto com o solo e tornam a experiência mais aconchegante. Quando combinadas com algumas toalhas aconchegantes, criam um conjunto muito confortável.

Para o caso de pessoas com mais idade, que poderão ter mais dificuldade em sentar e levantar do chão, levar para o piquenique algumas cadeiras baixas e fáceis de transportar é uma boa ideia. As cadeiras devem ser leves, mas suficientemente fortes para suportar o peso das pessoas que as vão utilizar.

Cadeiras de Campismo

Encontra as melhores cadeiras de campismo, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

6. Jogos e brinquedos, para horas de diversão

Os piqueniques são uma excelente forma de passar tempo de qualidade com a família e os amigos, e os jogos e brinquedos podem levar a aventura a outro patamar de diversão.

Alguns dos jogos mais clássicos são o baralho de cartas, o UNO, damasoutros jogos de tabuleiro, que garantem horas de entretenimento.

Para jogos com mais ação, poderá ser útil levar para o piquenique uma bola de futebolraquetes ou uma corda de saltar.

Para os mais novos, levar os brinquedos preferidos lá de casa, como bonecas, carros ou até mesmo instrumentos musicais.

O importante é adequar os jogos e brinquedos à idade e gostos de cada um, para proporcionar mais diversão a todos os participantes do piquenique.

7. Guardanapos e sacos do lixo, para deixar a natureza impoluta

Os guardanapos não podem faltar em qualquer piquenique, para limpar as mãos após a refeição ou qualquer derramamento ou sujidade na área. As opções mais coloridas e com padrões ajudam a tornar o ambiente mais divertido.

Na altura de escolher, é importante considerar guardanapos de papel reciclado ou biodegradáveis para minimizar o impacto ambiental.

Além disso, é fundamental levar sacos do lixo para o piquenique, para manter a área limpa e evitar poluir o local. Desta forma, a beleza da zona é preservada, permitindo que outras pessoas possam usufruir da experiência ao ar livre com a mesma qualidade.

No final, é sempre útil fazer uma verificação ao local, para confirmar que não foi deixado nenhum item para trás.

8. Protetor solar e repelente, para um piquenique seguro

Os piqueniques envolvem um contacto mais prolongado com a natureza, com aquilo que tem de bom e, também, de desconfortável.

É importante manter os insetos à distância para evitar picadas, pruridos e reações alérgicas, que podem transformar o piquenique numa experiência desagradável. Por isso, é necessário o uso de repelentes, bem como as campânulas ou tampas de rede para proteger a comida.

Devem também ser tomados alguns cuidados de proteção contra os raios solares, privilegiando, dentro do possível, locais com sombra e aplicando regularmente protetor solar.

Um guarda-sol pode igualmente ser útil nos períodos de maior calor.

O que preparar em casa para levar para o piquenique

Preparar os petiscos e as bebidas para levar para o piquenique também faz parte da diversão. Aqui estão algumas ideias para todos saborearem ao ar livre.

Sugestões de comidas para levar para o piquenique

Regra geral, deve-se evitar molhos feitos com ovos frescos e alimentos que se possam deteriorar rapidamente com as temperaturas mais elevadas.

O ideal é levar alimentos simples, fáceis de comer com a mão, e que possam ser consumidos frios ou crus. Entre os petiscos mais apreciados, destacam-se:

Sanduíches

As sanduíches são uma das opções mais práticas, saborosas e saudáveis para levar para um piquenique. Por exemplo, preparar sanduíches de atum, cenoura, ovo, rúcula e salsa. É possível variar com frango e outro tipo de vegetais, para obter uma refeição completa e equilibrada.

Saladas

As saladas podem ser transportadas em práticos frascos de vidro, dispondo-se os alimentos por várias camadas. Na base deve estar o molho, seguido de ingredientes densos, finalizando no topo com folhas de vegetais.

Por exemplo, uma boa combinação poderá ser:

  • Molho: mostarda, sumo de lima, mel, azeite e tomilho.
  • Ingredientes densos: peito de frango em tiras, milho cozido, abacate e cenoura.
  • Folhas de vegetais: mistura de agrião, alface e rúcula.

Tartes

As tartes são também ótimas opções para levar para um piquenique. As combinações são praticamente infinitas.

Por exemplo, pode-se usar massa folhada como base e rechear com os ingredientes preferidos, como frango, tomate, courgette ou cogumelos.

Muffins

Os muffins são ideais para fazer as delícias dos miúdos e graúdos, e uma boa forma de fazer sobremesas saudáveis, com todo o sabor. E são muito fáceis de preparar em casa.

Para confecionar muffins irresistíveis, basta misturar 140 gramas de farinha de espelta, 1 colher de café de fermento, 1 colher de café de bicarbonato sódio e 90 gramas de requeijão de cabra.

Noutra taça, misturar 100 mililitros de bebida de amêndoa, 2 ovos, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, 1 colher de sopa de sumo de limão e 1 colher de sopa de raspas de limão.

Juntar tudo, verter para pequenas formas de muffin, e adicionar mirtilos a gosto.

Ir ao forno entre 10 e 15 minutos.

Sugestões de bebidas para levar para o piquenique

A água é a bebida principal que não pode faltar em qualquer piquenique. Mas pode-se elevar a experiência preparando infusões aromatizadas. É uma opção saborosa, sem açúcares adicionados e que ajuda a hidratar.

Por exemplo, é possível fazer uma infusão de frutos vermelhos, com limão e canela. Laranja, lima, maracujá, hortelã e menta também se encontram entre os ingredientes mais populares, pelo sabor agradável e sensação de frescura que proporcionam.

Para os aficionados do café, há máquinas portáteis que podem ser transportadas para qualquer lugar, prontas para tirar um saboroso e cremoso expresso.

Por fim, cervejas e vinhos fazem também parte das bebidas a levar para o piquenique, para acompanhar os petiscos e fazer um brinde a um dia passado na melhor companhia. Uma opção bastante prática são as cervejas e vinhos em lata, pois dispensam acessórios como copos ou saca-rolhas.

Quais os melhores sítios para fazer um piquenique?

De Norte a Sul do país há verdadeiros tesouros que vale a pena conhecer, estender a toalha e usufruir do ar livre.

Lisboa

Em Lisboa, o Parque de Monsanto é um dos mais procurados. Os visitantes vão encontrar um grande forno a lenha, disponível para todos, e os mais novos terão bastante espaço para correr e rebolar, sem saírem da vista dos pais.

Destaque também para o Jardim da Cerca da Graça, o maior espaço verde público na zona histórica. Tem uma vasta área relvada, três miradouros, uma zona com parque de merendas, um pomar e um parque infantil.

Porto

A Norte, a sugestão vai para o Parque da Cidade, o maior do Porto. Uma das suas principais peculiaridades é a sua frente marítima, na parte ocidental, que o torna único na Europa. Está bastante bem equipado, com uma zona para merendas, várias mesas de pedra, WC, bares com esplanada e parque infantil.

O Jardim do Morro é outro dos locais prediletos para fazer um piquenique, especialmente pela vista privilegiada sobre o rio Douro. Localizado perto do tabuleiro superior da ponte D. Luís, é um miradouro belíssimo para a zona histórica do Porto, que vale a pena admirar.

Centro

Já para o Centro, o Barquinha Parque é um bom local para fazer um piquenique, com cerca de 7 hectares de prado natural, a poucos metros do rio Tejo. Há equipamentos desportivos, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, numa envolvente de rara beleza.

Vale também a pena considerar o Parque da Ponte Medieval do Rio Marnel, em Águeda, com uma área de merendas onde se pode passar uma boa parte do dia. A ponte medieval é uma das grandes protagonistas do espaço, que vale a pena conhecer.

Dicas extra para um piquenique romântico

Os piqueniques podem ter uma aura especial e romântica, se preparados para criar um ambiente ainda mais agradável e especial. Neste caso, há alguns itens adicionais que não podem faltar.

Champanhe ou vinho

Um encontro a dois merece ser acompanhado por champanhe ou vinho, para saborear, acompanhar os petiscos, regar a conversa e brindar ao amor. Na hora da escolha, é importante considerar as preferências de ambos e encontrar um ponto em comum, para melhor aproveitar o momento de intimidade.

Frutas

As frutas são uma das alternativas mais românticas para levar para um piquenique. O morango em particular não exige grande esforço, tem um charmoso formato em coração e é conhecido pelo seu poder afrodisíaco. Além disso, várias outras frutas vermelhas, como o mirtilo, framboesa ou aroma, são também opções românticas para levar para um piquenique.

Decoração

O ambiente é especialmente importante nos piqueniques românticos. Por exemplo, um bouquet de rosas vermelhas ajuda a criar um cenário mais intimista, e uma manta macia e elegante torna o momento mais aconchegante. Além disso, dispor algumas velas ao redor adiciona uma dimensão ainda mais romântica.

Tudo o que é preciso para um piquenique perfeito

Com este guia completo, preparar um dia especial torna-se mais fácil e divertido. Esta lista de essenciais para levar para um piquenique ajuda a que esta experiência se torne memorável, a repetir. Assim, os próximos piqueniques terão tudo para serem inesquecíveis.

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários