O regresso às aulas para quem está a entrar na faculdade é, sem dúvida, diferente dos anos anteriores. Até no que diz respeito ao material escolar. Afinal, o que é importante comprar?

A entrada para o Ensino Superior é, por si só, uma etapa desafiante. Novas pessoas, novas culturas, novos métodos de ensino, novas necessidades, inclusive de material escolar.

Se nos anos anteriores seria necessário levar uma série de cadernos, livros, material de artes plásticas e um estojo cheio de lápis e canetas, na faculdade as coisas podem ser diferentes. Em muitos casos, a mochila dá lugar à mala do portátil e no espaço dos cadernos vai apenas o tablet.

Para aqueles que vão estudar para longe de casa, o saco de educação física é substituído pelas malas de viagem e pelos essenciais para a casa. Neste guia vais encontrar tudo aquilo que é essencial levar para a faculdade ou para a nova casa neste regresso às aulas – talvez o mais desafiante de todos.

Regresso às aulas fora de casa? Eis o que precisas

Para os estudantes colocados em instituições de ensino superior fora da sua zona de residência, é especialmente importante preparar tudo aquilo que vão precisar no regresso às aulas com mais antecedência.

Além do material escolar, passa também a ser necessário comprar itens essenciais para tornar a sua estadia mais acolhedora e comum ambiente mais de “casa”.

Antes de mais, deve-se ter em mente que os estudantes vão ficar na nova casa por um período de cerca de 10 meses. Por isso, é importante pensar já em tudo o que é preciso para tornar esta experiência positiva.

Para o quarto

quarto com zona de estudo
Fonte: Unsplash

Não há nada como o quarto de nossa casa, mas há formas de tornar este novo espaço mais acolhedor com certas peças decorativas ou de mobiliário. A aposta deve recair sobre peças básicas e essenciais, mas que aliem o conforto ao design e qualidade e que devem ser úteis tanto para descansar como para estudar.

Afinal, aquele será o quarto para o próximo ano (ou para os próximos 3 anos caso fique na mesma casa durante toda a licenciatura). Por isso é essencial garantir que se tem os seguintes itens:

  • Roupa de cama e almofadas – deve-se ter pelo menos dois conjuntos de roupa de cama para que se possa ir intercalando a cada lavagem. Estes conjuntos devem ser compostos por duas fronhas de almofada, dois lençóis de baixo, dois lençóis de cima, duas capas de edredão e um edredão. Para os dias mais frios, pode-se ainda adicionar um cobertor extra e uma manta.
  • Uma cama de solteirocaso a residência não disponibilize cama, deves ter em conta isto na tua lista de essenciais para o regresso às aulas. Aconselhamos uma cama de solteiro para o caso de teres de dividir o quarto com outra pessoa (duas camas de casal no mesmo quarto não parece viável) e, se o quarto for pequeno, para teres espaço para o próximo item.
  • Uma secretária –a secretária é a companheira de todas as horas de estudo de qualquer estudante. Até mesmo para separar a zona de lazer e de estudo e evitar procrastinar na hora de pegar nos livros, é importante ter uma secretária no quarto.
  • Uma cadeira de escritório – confortável e ergonómica para que o aluno se mantenha mais concentrado e focado por mais tempo enquanto estuda.
  • Um candeeiro de mesa –para tornar as horas de estudo mais produtivas e confortáveis.
  • Acessórios de arquivo e arrumação–capas de arquivo, porta-canetas, cestos de arrumação, etc. Assim não há desculpas para o quarto estar desorganizado.
  • Decoração a gosto – além de darem personalidade ao quarto, torna-o mais acolhedor e familiar, fazendo qualquer um sentir-se em casa.
     
Quarto

Encontra tudo o que precisas para o teu quarto, aos melhores preços. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt!

Para o WC

Se o estudante tiver de partilhar o quarto de banho com outras pessoas da casa, é fundamental encontrar itens práticos de usar e de guardar no quarto. Apenas aquilo que não é de valor ou que não seja íntimo deve ser deixado no WC. Tendo isto em conta, será importante comprar:

  • Conjuntos de banho–pelos menos 2 conjuntos de banho são essenciais, assim, enquanto um está a lavar o outro está pronto a ser usado. Cada conjunto deve ser composto por uma toalha ou lençol de banho, uma toalha de mãos e por um tapete de saída de banho. Poderá ser útil adicionar ainda um robe de banho para facilitar as saídas do WC para o quarto.
  • Chinelos de banho – uns chinelos básicos são suficientes para tomar banho.
  • Bolsa / Necessaire–uma bolsa para guardar todos os produtos do banho e de higiene pessoal é fundamental para manter o wc arrumado, não se perder nenhum produto e para se ter privacidade. Para os mais organizados, podem-se dividir os produtos por mais do que uma bolsa consoante a sua utilização. Por exemplo, uma bolsa para produtos de banho, uma bolsa para maquilhagem e outra bolsa para cuidados de higiene oral.
  • Cestos de arrumação – se não há problema em deixar os produtos no WC partilhado ou se a casa de banho é privada, podes organizar tudo aquilo que sugerimos anteriormente em cestos de arrumação. Assim, não precisas de levar as coisas para o quarto e manténs a divisão sempre arrumada.

Para a cozinha

amigos a conviver
Fonte: Unsplash

Para a cozinha, sendo esta partilhada ou não, devem ser tidos em conta alguns produtos essenciais, nomeadamente:

  • Conjunto de tachos e frigideiras–para os mais ou menos habilitados para a cozinha, nesta lista de regresso às aulas não pode faltar, no mínimo, uma frigideira e dois tachos. Estes 3 utensílios são os mais básicos para preparar qualquer refeição. Seja para fazer massa com atum ou comidas um pouco mais elaboradas.
  • Loiça e talheres individual – desde copos, a canecas para o chá ou para o café, pratos, tigelas e talheres. Tudo isto é essencial para se poder fazer uma refeição. Não se pode esquecer ainda dos utensílios de cozinha, como a concha para a sopa, a colher para o arroz ou a pinça para a salada;
  • Toalha ou individuais para mesa.

Para a sala de estar

Noites de cinema em casa com os colegas de quarto ou um final de tarde de jogos tradicionais e tradições académicas, sabe sempre bem ter uma manta, algumas almofadas e um ou outro puff. O objetivo é aliara diversão ao conforto.

Material escolar necessário para o regresso às aulas na Faculdade

jovem a estudar

Agora que já temos tudo aquilo que é necessário para a casa, vamos ao material escolar. Como referimos, a faculdade exige menos itens do que aqueles que eram pedidos nos anos letivos anteriores.

O ideal é optar por material prático e útil que facilite o estudante especialmente em época de exames e entregas de trabalhos.

  • Um computador portátil ou tablet–para os fãs do digital, o computador ou o tablet servem na perfeição para ocupar o lugar dos cadernos e dos livros. Além de precisarem de menos espaço na mala, é possível ter toda a matéria sincronizada entre dispositivos, incluindo no smartphone.

Nota: Para quem está à procura de boas opções de portáteis para estudantes é aconselhável investigar um pouco sobre a temática antes de forma a conseguir perceber como escolher quais as características essenciais do portátil.

  • Mochila ou mala para o portátil – O objetivo é manter o portátil ou o tablet intacto e seguro entre casa e a faculdade. Existem opções para todos os gostos e bolsos, só tens de escolher aquela que cumpre todos os teus requisitos.
  • Dossiers, cadernos, blocos de notas – Para os mais tradicionais e que não trocam os apontamentos em papel, não tires os cadernos da tua lista de regresso às aulas. Para facilitar no transporte e na organização das matérias, podes optar por um caderno ou um dossier com divisórias para cada disciplina. Assim tens um tudo em um, mas sem acrescentares mais peso às costas.
  • Agenda ou planner – Com novas cadeiras, exames a acontecer e projetos para entregar, uma agenda vai ser um verdadeiro life saver. Com todas as datas de testes, trabalhos e atividades marcados na agenda, é tudo muito mais fácil.
  • Estojo, canetas, lápis e sublinhadores – Um estojo para guardar duas canetas, um lápis, uma borracha e sublinhadores é o suficiente para não andar com tudo espalhado na mala.

Estes materiais são essenciais para o regresso às aulas na faculdade. No entanto, podem surgir outra necessidades e exigências dependendo da instituição de ensino e do próprio curso. É importante verificar sempre com o professor de cada disciplina e junto da faculdade o que é obrigatório levar para cada uma das aulas.

Portáteis

Encontra os melhores portáteis, aos melhores preços. Compra agora e paga em 4x sem juros.

Como poupar no regresso às aulas? 5 dicas úteis

A mudança do ensino secundário para o ensino superior não é só desafiante para os estudantes. Para os pais, o regresso às aulas pode representar uma fase mais crítica no que diz respeito às despesas. Com algum jogo de cintura e paciência, é possível poupar algum dinheiro nesta nova etapa. Aqui ficam as nossas 5 dicas de ouro:

1. Fazer uma lista do que é necessário

Para evitar gastos desnecessários no regresso às aulas, o melhor a fazer é criar uma lista com tudo aquilo que será necessário comprar, desde itens para a casa, roupa ou material escolar. Assim, além de promover um consumo consciente, contribui para que não haja desvios no caminho, isto é, no orçamento.

2. Definir um budget

Com um orçamento médio definido previamente, é meio caminho andado para poupar nesta nova etapa. Permite, não só, ter uma visão global das despesas, como perceber onde dá para cortar e, assim, orientar todas as compras.

3. Reaproveitar material de anos anteriores

Uma dica muito útil para poupar no regresso às aulas é verificar aquilo que existe em casa e que pode ser reaproveitado para este novo ano letivo. Uma boa parte do material comprado em anos anteriores não é utilizado e, quando é, ainda pode ser usado por mais uns tempos. Desta forma, é possível reduzir significativamente a lista de compras.

4. Aproveitar as promoções

Tirar partido dos saldos e das promoções de regresso às aulas é uma outra dica útil para poupar o orçamento. Desde roupa a material escolar e até mesmo tecnologia, muitos produtos entram em promoção nesta altura. Aproveitá-las é essencial para comprar aquilo que se precisa a preços muito mais baixos.

5. Comparar sempre os preços

Por fim, antes de se avançar para a compra final, deve-se sempre comparar preços. Para isso, basta recorrer a sites de comparação de preços como o KuantoKusta para verificar o histórico e os preços entre diversas lojas.

Uma nova e desafiante fase está prestes a começar. Com este guia de material escolar e as dicas para poupar no regresso às aulas fica tudo muito mais fácil para que possas aproveitar aqueles que serão os melhores anos da tua vida.

Boa sorte e boas compras!

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários