Na hora de decorar uma habitação, existem alguns erros de decoração comuns que devem ser evitados para garantir a harmonia dos ambientes.

Para muitos, a decoração é a parte preferida quando se compra ou arrenda uma casa. No entanto, nem todos têm o “bichinho” da decoração. Em qualquer um dos casos, é natural que se cometam alguns erros de decoração comuns ao longo do processo.

Aliada à pouca experiência ou aptidão para a decoração, há quem acabe por apenas ligar à componente estética, escolher materiais com pouca qualidade ou deixar-se levar pelas emoções e ser mais impulsivo.

Estes são apenas alguns dos erros de decoração mais comuns. Para descobrir mais e saber como os evitar, não percas as nossas dicas.

10 erros de decoração comuns e como evitá-los

1. Não planear nem definir um budget

Um dos erros de decoração mais comuns é a falta de planeamento. Decidir decorar uma ou mais divisões sem definir um budget, testar as melhores cores e materiais ou comparar preços, pode levar a gastos desnecessários e a um resultado final muito aquém do esperado.

Esta falta de planeamento, por muito pequena que a habitação seja, contribui para compras aleatórias e por impulso, para não haver um fio condutor no que diz respeito ao estilo e harmonia do espaço e até para a saturação da decoração muito rapidamente.

Antes de avançares para o processo final das compras, imagina vários cenários de decoração, com diferentes opções de disposição dos móveis, experimenta materiais e compara preços de artigos para a tua decoração.

Encontra tudo o que precisas para decorar a tua casa no KuantoKusta!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1100 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Todos os centímetros importam

O simples facto de não se tirar as medidas das janela pode levar à compra de estores ou cortinas com tamanhos errados. O mesmo é válido para móveis, tapetes, peças de decoração, entre outros.

Um móvel de TV demasiado pequeno para a televisão, uma cama demasiado grande para o quarto, um tapete que não cobre a mesa de jantar na totalidade… Tudo isto torna o ambiente demasiado pesado, confuso e desconfortável.

Independentemente de a habitação ser grande ou pequena, é fundamental tirar sempre as medidas.

3. Escolha errada das cores para as divisões

São vários os especialistas que realçam que os ambientes decorados com cores mais neutras se tornam automaticamente mais elegantes e compostos. No entanto, podem tornar-se mais frios e monótonos. Ao contrário também pode acontecer o mesmo. Por isso, podemos dizer que um dos erros de decoração comuns é não encontrar este equilíbrio.

Um esquema cromático que não combine no seu todo pode tornar o espaço pouco convidativo, menos confortável e mais confuso.

4. Ser demasiado minimalista

O estilo minimalista pode ser aquilo que melhor funciona para determinadas famílias e em certas habitações, especialmente as mais pequenas. Torna-as mais amplas, funcionais e elegantes.

No entanto, um dos erros de decoração comuns quando se opta pelo minimalismo é pensar que isso significa ter poucas peças ou móveis. O grande objetivo do estilo minimalista é muito mais do que isso; é tornar um espaço mais acolhedor e funcional com poucas coisas.

Ter uma sala de estar apenas com uma televisão, um móvel de tv e um sofá não é, de todo, um ambiente acolhedor para a família nem para os convidados.

Fonte: Unsplash

5. Exagerar na decoração

Exagerar na decoração da casa é apenas um dos vários erros de decoração comuns. É muito normal, especialmente em casas novas, querer comprar tudo para tornar a habitação mais confortável e ajustada às rotinas das famílias. E quando isso acontece, a acumulação de artigos sem sentido e desconexos, leva ao exagero na hora de decorar a casa.

Da mesma forma que um espaço vazio pode transmitir uma energia negativa, uma divisão com muitas peças transmite a mesma sensação.

6. Ambientes com pouca luz

Nem a melhor luz artificial consegue substituir a luz natural. Se as divisões têm janelas ou outras fontes de luz, deve-se tirar proveito delas, evitando esconder a luz natural com cortinas muito grossas ou escuras. Deixa-a invadir o espaço.

No caso de não haver muita luz natural, é fundamental investir em luzes artificiais: sejam luzes suspensas, candeeiros de pé, de mesa ou de parede.

7. Deixar a organização para segundo plano

A desarrumação é uma consequência da falta de planeamento na hora de decorar a casa e resulta num dos erros de decoração mais comuns.

Uma casa desarrumada gera confusão, desconforto e stress. Por isso, é importante incluir a componente da organização nesta lista de erros de decoração a evitar. Mas como é que podemos unir a organização à decoração? É muito simples:

  • Instalar soluções de arrumação mais robustas, como por exemplo, móveis embutidos;
  • Optar por soluções de arrumação e decorativas polivalentes, tais como, puffs com arrumação, camas sommiers ou sofás com arrumação.
  • Aproveitar todos os cantos para criar espaços de arrumação, como prateleiras em cantos mais pequenos e inutilizados.

8. Não perceber o propósito de cada divisão

Um dos erros de decoração comuns que temos de destacar nesta lista é esquecer da função de cada divisão.

É muito importante não descurar do propósito de cada divisão. Cada espaço tem uma função e a decoração não deve seguir essa lógica.

O quarto não é o escritório assim como a cozinha não é a sala. Por isso, deve-se evitar erros como colocar uma secretária no quarto ou uma poltrona na cozinha. São ambientes diferentes com propósitos diferentes.

9. Móveis desajustados às necessidades e rotinas da família

Quando chega o momento de decorar uma casa, é muito normal que o principal desejo seja escolher peças que marquem pela diferença e pelo design. Porém, a componente da funcionalidade deve pesar tanto ou mais do que a parte estética.

Se uma família tem a rotina de tirar o calçado à entrada de casa, talvez faça mais sentido ter uma sapateira no hall ao invés de uma consola com apenas duas gavetas.

10. Não ter espaço para arte

A arte fala por ti, pela tua personalidade, pelos teus gostos e preferências, e é muitas vezes esquecida na hora de decorar uma habitação. Quando falamos em arte, não nos restringimos apenas a obras de arte exclusivas e
de autor.

Pode-se optar por uma fotografia, um retrato da família, um desenho dos mais novos, um quadro com paisagens, um objeto de decoração mais fora da caixa ou um acessório especial. Tudo isto é arte e pode (e deve) ser usado para decorar a casa.

Além de tornar o espaço mais acolhedor, vai dar mais personalidade, cor e vida.

quarto
Fonte: Unsplash

Conclusão

Ambientes sobrecarregados, pouco funcionais, sem iluminação e nada confortáveis para as famílias e para os convidados. Estes são alguns dos erros de decoração comuns quando se tenta dar uma nova vida a um espaço e evitá-los pode ser a chave para uma casa mais harmoniosa, acolhedora e esteticamente mais bonita.

A principal conclusão que podemos retirar daqui é que a decoração deve ser adaptada às famílias e não o contrário. Só assim é possível encontrar um equilíbrio e tornar a casa num espaço ainda mais especial para quem nela habita.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários