A escolha e organização do enxoval do bebé pode parecer bastante complexo, em especial para pais de primeira viagem.

A ânsia de querer organizar a casa, pode ser inimiga no momento de tomar decisões, uma vez que, grande parte de nós, acredita que precisamos de ter tudo de forma imediata! Mas, não é verdade!

Com tempo e organização, é possível tornar esta tarefa em algo simples. Por isso, segue-se um guia com as primeiras coisas a comprar para o enxoval do bebé para os primeiros dias.

Tabela de Conteúdos

Itens básicos em qualquer enxoval de bebé

No que diz respeito aos produtos essenciais para a chegada do bebé, a roupa é dos itens obrigatórios em qualquer lista de essenciais para recém-nascidos.

1. Babygrows

Os babygrows são uma das peças de roupa mais práticas para o bebé ter vestido. Estes garantem conforto e calor numa peça única que cobre inclusive os pés.

Quanto ao número a comprar, poderá variar entre as 8 e as 10 unidades.

2. Camisolas interiores e bodies

Quando o assunto é roupa interior para bebés, não existe um número ideal de peças, no entanto deve-se ter entre 6 e 8. Quanto a bodies, a quantidade deve ser entre 10 e 15 unidades.

3. Casacos e sapatos

Estes são itens que não precisam de ser trocados com tanta frequência, por isso casacos e 2 pares de sapatos para bebé são suficientes para os primeiros tempos.

Dicas extra

  • Escolher peças que se abram facilmente na frente ou na parte inferior, para facilitar a troca de fraldas. Evitar roupas com muitos botões ou fechos;
  • Optar por peças que possam ser usadas em camadas, para ajustar a quantidade de roupa conforme a temperatura ambiente;
  • No processo de lavagem e secagem, é recomendável o uso de detergente de roupa hipoalergénico e usar ferro de engomar ou máquina de secar, para eliminar bactérias e fungos na sua totalidade;
  • Cores neutras e padrões versáteis são ideais para que as peças combinem facilmente entre si.

Para os momentos de refeição

Bebé a ser alimentado com biberão

A hora da refeição deve ser a mais confortável possível, principalmente nos primeiros tempos em que algumas mães ainda não têm prática em segurar o bebé e posicioná-lo da melhor forma durante algum tempo.

Por isso, é importante que algumas das primeiras coisas a comprar para o enxoval do bebé sejam para garantir o conforto da criança e da mãe.

4. Almofada de amamentação

Este tipo de almofadas ajudam a mãe e o bebé a ficarem numa posição confortável e relaxada durante a amamentação. Recomenda-se a compra de duas almofadas para ter sempre uma de reserva (em caso de necessidade de lavagem).

5. Babetes

As babetes são utilizadas para proteger as roupas do bebé desde a hora da refeição aos primeiros dentinhos, ou às brincadeiras com a comida, que por vezes começa bem cedo. Em geral, pode ser útil ter cerca de 10 a 15 babetes, o suficiente para a rotina diária sem depender da lavagem constante. Este número permite uma boa rotação de babetes limpas e prontas a usar.

6. Extrator de leite

Os extratores de leite, sejam manuais ou automáticos, não são usados somente quando o bebé não consegue agarrar a mama.

Estes são bastante úteis quando a mãe extrai o leite para guardar para mais tarde ou para quando os mamilos ficam doridos e gretados.

7. Biberões

Caso a mãe opte por extrair o leite ou se necessita de alimentar o bebé com leite em pó, deve-se considerar a compra de, pelo menos, 4 biberões de 120 ml, para usar quando não é possível lavar imediatamente.

Ao escolher o biberão deve-se verificar qual o tipo de tetina que este traz. Alguns incluem tetinas em borracha e outros em silicone.

Normalmente, as tetinas em silicone têm maior durabilidade. No entanto, nem todos os bebés se adaptam a esta tipologia, pois são mais duras, demorando a moldar-se à boca do bebé.

Em adição ao biberão, pode fazer sentido ter um escovilhão para ajudar na limpeza do interior do mesmo.

8. Leite em pó

Em alguns casos, a alimentação do bebé necessita de ser substituída ou completada com leite em pó.

Por norma, um bebé que seja alimentado apenas com fórmula vai consumir entre 5 e 8 latas de 400 g no primeiro mês, aumentando para 10 latas nos meses seguintes.

Leite em Pó para Bebé

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

9. Esterilizador

Na lista de primeiras coisas a comprar para o enxoval do bebé deve também estar incluído um esterilizador. Este serve para esterilizar itens do enxoval como biberões, tetinas e chupetas.

Para isso, as opções mais comuns são os esterilizadores para micro-ondas e esterilizadores elétricos. Alguns modelos são feitos para serem ligados ao isqueiro do carro, podendo ser assim utilizados quando se vai de viagem.

Dicas extra

  • Escolher utensílios feitos de materiais seguros e livres de substâncias prejudiciais, como o Bisfenol A (BPA). O material recomendado é o plástico resistente ou silicone;
  • Os utensílios para os bebés devem ser adequados e facilitadores da coordenação motora ainda em desenvolvimento, como colheres de ponta suave e copos com bicos adaptados.

Higiene e cuidados do bebé

Mãe a trocar fralda ao bebé numa mesa

Desde o nascimento que os bebés requerem cuidados de higiene frequentes e também cuidados com a pele.

Como tal, existem itens que são importantes e que devem fazer parte das primeiras coisas a comprar para o enxoval do bebé, pois ajudam os pais a manterem a rotina de cuidados dos mais pequenos.

10. Banheira de plástico

Existem banheiras para bebés de vários tamanhos, para vários gostos e orçamentos.

De forma a manter uma postura que não cause desconforto à mãe ou pai no momento do banho, deve-se considerar escolher um modelo com suporte, para que a banheira fique mais ou menos na altura adequada para evitar dores nas costas. Será suficiente comprar uma, e as banheiras evolutivas podem continuar a ser usadas durante as várias fases do crescimento do bebé.

11. Sabonete e champô neutro

Muitas marcas têm sabonetes para bebés que são indicados para o corpo todo, inclusive o cabelo. É sempre bom ter de reserva, especialmente se são usados regularmente.

Independente de se escolher sabonete e shampoo para bebés ou um produto que inclua os dois para o enxoval do bebé, dever-se-á sempre observar o modo como a pele do bebé reage.

Em caso de alguma reação alérgica, o uso deve ser suspenso de imediato.

12. Toalhas com capuz

É importante manter o bebé quente depois de sair do banho até ao momento de o vestir. Por isso, muitas mães utilizam toalhas com capuz, pois estas cobrem também a cabeça do bebé.

Independentemente de se comprar toalhas com capuz ou não, o importante é que estas sejas macias. O ideal é comprar, pelo menos, uma toalha por cada banho da semana para permitir intervalos de lavagem confortáveis.

13. Fraldas

No primeiro mês do bebé, a troca de fraldas será muito mais frequente do que nos meses seguintes. Por norma, os recém-nascidos sujam 8 fraldas por dia, o que resulta, em média, em 250 fraldas por mês.

Apesar de ser um número elevado, não se deve fazer um grande stock de fraldas sem as testar primeiro. Isto porque existe sempre a possibilidade de o bebé ter alguma reação alérgica ao produto e não se adaptar.

Fraldas para Bebé para todos os tamanhos

Encontra o melhor para o teu bebé ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

14. Creme anti assaduras

Garantir que a pele do bebé se encontra sem assaduras é extremamente importante. Para tal, deve-se aplicar uma camada fina de creme para assaduras com alguma frequência.

Apesar de algumas mães aplicarem o creme a cada muda de fralda, essa rotina deve ser feita mediante o que o médico indica pois, por vezes, também é necessário deixar a pele do bebé respirar.

Por último, e como acontece com praticamente todos os produtos para bebés, deve-se ter em atenção as possíveis reações alérgicas que um creme anti assaduras possa causar no rabinho do bebé.

15. Toalhitas

Para momentos de emergência as toalhitas são uma grande ajuda!

Estas não devem ser utilizadas para limpar o rabinho do bebé, mas sim para limpezas de emergência, como por exemplo os pezinhos do bebé ou mãos.

Toalhitas para Bebé

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

16. Termómetro de banho

A temperatura da água é muito importante no momento do banho e deve estar sempre entre os 36ºC e os 37ºC.

Para que essa temperatura seja mantida deve-se usar o termómetro, evitando assim que a pele sensível do bebé seja exposta a temperaturas erradas.

17. Mala do bebé

Um dos itens mais básicos depois das fraldas e roupinhas, é a mala do bebé, pois é nela que se guarda tudo o que é essencial para cuidar do recém-nascido quando é necessário sair de casa.

A escolha da mala para o bebé deve ser feita da mesma forma que a da mala de maternidade, ambas devem ser práticas e com espaço para arrumação. Por isso devem ter várias repartições e bolsos e devem ser, de preferência, resistentes.

Dicas extra

  • Os produtos de higiene para bebé devem ser formulados especialmente para a pele sensível, hipoalergénicos, sem perfume e sem parabenos. Estas informações podem ser confirmadas nos rótulos;
  • Escolher itens versáteis e duráveis ajuda a que possam ser usados durante mais tempo, acompanhando o crescimento do bebé.

Para os momentos de descanso

Bebé a dormir com um peluche

18. Berço

A segurança e o bem estar do bebé fazem parte das maiores preocupações dos pais. Como tal, é fundamental garantir que o local de descanso. Neste caso, o berço tem o espaço e conforto necessário.

Para escolher o modelo de berço ideal deve-se ter em consideração se este garante conforto, segurança e funcionalidade.

19. Colchão

colchão para o berço do bebé deve ser firme e com densidade apropriada para o peso de crianças pequenas.

Caso o berço não tenha opção de reclinar o colchão, deve-se ter preferência por modelos antirrefluxo e que tenha um dos lados plastificados, para proteger o tecido de acidentes.

Em alternativa, pode-se utilizar um protetor impermeável de colchões.

20. Lençóis

Os lençóis devem ser macios e ter elástico para que não estejam sempre a sair do sítio. Uma vez que os bebés tem facilidade em molhar a roupa durante a noite, deve-se ter pelo menos 3 conjuntos de lençóis.

Quanto às fronhas, estas podem ficar para segundo plano, pois no primeiro mês a criança deve dormir sem almofada.

21. Mantas

As mantas servem tanto para enrolar o bebé, como para o cobrir no carrinho. Muitas famílias acham útil ter pelo menos 4 a 6 mantas para bebés, para proporcionar uma boa variedade para diferentes necessidades e situações.

Dicas extra

  • Os materiais dos lençóis, mantas e sacos de dormir, devem variar consoante as estações do ano;
  • É importante preparar o berço com o cuidado de a roupa de cama nunca cobrir a cabeça do bebé. Colocar os cobertores de forma a que tapem os pés do bebé e terminem ao nível do tronco, para não subirem até ao rosto;
  • Manter o berço vazio, sem almofadas, brinquedos soltos, fraldas ou qualquer outro objeto para que o espaço fique livre.

Para as saídas e passeios

Mãe a passear bebé no carrinho

22. Cadeirinha para o carro

De acordo com o código da estrada, é obrigatório usar cadeirinhas para transportar bebés e crianças até 12 anos ou com, no mínimo, 1,35 m.

Isso significa que o bebé precisa de ser colocado numa cadeira auto desde a primeira vez que entrar no carro. Como tal, a cadeirinha deve fazer parte das primeiras coisas a comprar para o enxoval do bebé.

Para recém-nascidos, existe a opção de cadeirinhas tipo bebé-conforto que muitas vezes se incorporam no próprio carrinho de bebé, ou poltronas reversíveis, para um uso mais duradouro.

Cadeiras Auto

Encontra as melhores cadeiras auto, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

23. Porta-bebés ou marsúpios

Os recém-nascidos adoram o contato próximo com o corpo dos pais. Isso porque o calor do corpo materno e paterno e as batidas do coração funcionam como o melhor calmante do mundo para eles.

Os porta-bebés ou marsúpios são ideais para conferir essa proximidade entre pais e bebé, garantindo a liberdade das mãos para fazer diversas coisas enquanto carrega a criança.

24. Carrinho

carrinho de bebé é dos itens essenciais para o enxoval do bebé e o que maior investimento precisa.

Como tal, deve-se dar preferência a um modelo que consiga acompanhar o crescimento da criança, evitando assim a sua constante mudança. O ideal é optar por um carrinho de bebé que possa ser usado desde recém-nascido até aproximadamente 2 anos e que tenha rodas mais largas, cinto ajustável e fácil desmontagem.

São muitas as dicas para as mães de primeira viagem que pretendem saber como escolher o carrinho de bebé ideal. No entanto, uma das coisas que se deve ter em consideração é o facto de os bebés não deverem ficar de costas erguidas durante os três primeiros meses.

Nos primeiros meses, os bebés estão em fase de desenvolvimento dos músculos, por isso deve-se procurar um carrinho que permita inclinar o bebé para que este fique numa posição praticamente deitada.

Dicas extra

  • Os cintos de segurança das cadeirinhas de bebé devem estar na posição correta, passando pelos ombros, sem torcer;
  • O clip deve ficar à altura do peito, alinhado com as axilas, para manter a criança segura.

Outros acessórios para o enxoval do bebé

25. Intercomunicador

Utilizar um intercomunicador no ambiente onde o bebé está traz muito mais segurança para acompanhar o estado do recém-nascido.

Com o auxílio deste aparelho tecnológico, os pais poderão monitorizar o estado do bebé quando não estão por perto, como, por exemplo, quando ele acorda ou quando chora porque tem fome.

26. Chupetas

A utilização da chupeta acalma o bebé e, por isso, o seu uso acaba por ser uma alternativa para os momentos em que o choro parece não ter fim. Recomenda-se a compra de 3 a 5 chupetas, para guardar em diferentes áreas da casa, no carro ou na mala do bebé.

27. Aparelhos de som

Incorporar a música na rotina do bebé ajuda-o a manter-se tranquilo.

Os aparelhos de som podem ajudar neste sentido, quer seja perto da hora de dormir ou simplesmente para criar um momento relaxante durante a tarde.

Essenciais para as mães

28. Soutiens de amamentação

Para além de proporcionarem conforto ao longo do dia, soutien de amamentação é também aconselhado por ser mais prático para os momentos de amamentar o bebé. Estes soutiens precisam de tempo para secar completamente após a lavagem, pelo que ter alguns extra, pelo menos 5, permite ter sempre um soutien limpo e seco disponível.

29. Cremes hidratantes

Os cremes hidratantes são fundamentais para as mães antes, durante e após o nascimento do bebé. É necessário ter um creme de corpo, mas, acima de tudo, um creme apropriado para mamilos. Isto porque com a rotina de amamentação essa zona sensível tende a gretar.

30. Discos absorventes descartáveis

Nos primeiros tempos, os discos são indispensáveis para as mães, uma vez que ajudam a absorver as perdas de leite.

Práticos e discretos, estes são o aliado contra perdas inesperadas e nódoas na roupa.

Dicas para outono e inverno

Preparar o enxoval do bebé para o outono e inverno envolve escolher roupas e acessórios que proporcionem conforto e proteção contra o frio.

Camadas são essenciais

Deve-se privilegiar roupas em camadas para que seja fácil ajustar a quantidade de isolamento conforme as mudanças de temperatura.

Proteção da cabeça, mãos e pés

Durante o outono e o inverno, o bebé tende a perder calor através da cabeça, mãos e pés. Por isso, gorros quentes, luvas e meias de algodão ou lã ajudam a proteger essas áreas sensíveis do corpo.

Tecidos adequados

É importante verificar sempre o tipo de material da roupa para bebé. Os mais recomendados são os tecidos naturais e respiráveis, como algodão, que oferecem isolamento térmico sem causar desconforto.

Dicas para primavera e verão

Ao escolher o enxoval do bebé para a primavera e verão, é importante considerar itens que protejam a criança do sol e do calor.

Proteção solar adequada

Durante os meses mais ensolarados, é crucial proteger a pele do bebé contra os raios UV. Chapéus infantis com abas largas ajudam a proteger o rosto e a nuca, e as roupas com fator de proteção solar também são importantes para reforçar a proteção. Além disso, o pediatra deve ser consultado antes de começar a usar protetor solar, especialmente quando o bebé é recém-nascido.

Proteção contra os insetos

É importante manter os insetos à distância, com a ajuda de repelentes seguros e formulados especificamente para bebés. Assim, as atividades ao ar livre podem ser agradáveis e seguras.

Criação de áreas de sombra

Durante os passeios ao ar livre, os cuidadores devem levar consigo objetos que garantam sombra em qualquer lugar, como um guarda-sol ou use carrinhos com capotas expansíveis. Desta forma, o bebé ficará protegido do sol direto e do calor excessivo.

Conclusão

A organização do enxoval do bebé, muitas vezes, é um “peso” que não tem de ser carregado somente pelos progenitores, dado que a família e os amigos têm um papel muito importante em todas as fases.

Podemos, também, ter em consideração que, com exceção dos babycoquee produtos em mau estado, é possível herdar diversos itens em segunda mão. Nunca esquecendo a importância de lavar e esterilizar tudo antes de utilizar!

Por isso, se o objetivo for: evitar preocupações e não tomar decisões precipitadas, a preparação desta “viagem”, começa de forma antecipada.

Mais artigos sobre maternidade

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários