Não dês mais voltas à cabeça: 9 dicas para te ajudar na compra de uma máquina de lavar roupa

Grande aliada da casa, engana-se quem pensa que as máquinas de lavar roupa são todas iguais. Basta ver alguns modelos para perceberes o quanto são diferentes tanto em funcionalidades como configurações. Mas antes de pensares que a escolha, apesar de complicada, é difícil, vê as nossas dicas! Tudo o que precisas para deixar de dar voltas à cabeça está descrito nos tópicos abaixo 😉

 

1 – Tipos de máquina de lavar roupa

Cada modelo de máquina é único e apresenta características específicas. Dos quatro modelos que estão disponíveis no mercado, qual deles corresponde melhor às tuas necessidades?

Máquina de lavar standard: é das mais tradicionais, económicas e eficientes;
Máquina de lavar e secar: lava e seca as roupas, porém, possui uma capacidade de secagem inferior à de lavagem;
Máquina de tampo superior: possui a porta no lado superior da máquina, sendo por vezes mais prática para carregamento da roupa;
Máquina de lavar roupa de encastre: possui as mesmas características de uma máquina tradicional, com a diferença de que fica escondida por uma porta que se assemelha à restante decoração da tua cozinha.

 

2 – Quantos kg?

5, 10 ou 15kg? Vai depender da tua necessidade! Por exemplo, se moras sozinho, uma máquina de 5 a 6kg é mais do que suficiente, mas se precisares de lavar a roupa do teu marido ou esposa, dos filhos, da sogra que vem visitar de vez em quando e ainda as cobertas, uma máquina com capacidade para 10kg ou mais pode vir a ser uma escolha mais acertada.

Mas não é só isto que influencia a escolha da máquina! Deves ficar atento também ao tamanho atual da tua família (e se futuramente aumentará), bem como à quantidade de lavagens que fazes semanalmente e o local onde vais instalar a máquina.

 

Já sabes qual é a máquina de lavar roupa vais comprar? Vê os mais de 900 modelos que temos para ti!

 

3 – Funcionalidades e programação da lavagem

As diversas funcionalidades e opções de programação das máquinas de lavar roupa podem assustar um pouco. Mas nós ajudamos-te a entendê-las melhor! Vê com calma todas as quantidades de botões e verifica se a máquina que vais comprar tem a possibilidade de escolher o nível da água e quantos níveis tem disponíveis, se inclui a opção de lavar roupas delicadas, se é possível regular o tempo de lavagem e outras programações que atendam as tuas necessidades.

 

4 – Água quente ou fria?

Eis a questão! Uma máquina com entrada de água quente contribui para a higienização das roupas que necessitam de um cuidado especial, como por exemplo, as roupas do bebé, as da cama e as de banho. Para além disso, a água quente facilita a remoção de algumas manchas e a secagem, caso utilizes uma secadora. Em contrapartida, o consumo de energia é mais elevado do que a água fria. Fica atento a todos estes detalhes!

Lê também: Guia de compras para o primeiro mês do bebé

 

5 – Lavar e secar

Uma máquina de lavar roupa dois em um, que lava e seca, é perfeita para quem mora numa casa de pequena dimensão e/ou em lugares onde os dias frios e com chuva são frequentes no inverno. O consumo deste tipo de máquina acaba por ser um pouco maior do que uma máquina tradicional, mas por outro lado, acabas por poupar espaço e o investimento inicial de comprar dois eletrodomésticos.

 

Queres uma máquina de lavar roupa dois em um? Vê os mais de 180 modelos que temos para ti!

 

6 – Eficiência energética

O certificado de eficiência energética das máquinas de lavar roupa variam entre o A+++ e o D, sendo que o primeiro a representa o certificado mais económico. Por norma, a performance da máquina é baseada no ciclo de lavagem e na eficácia da centrifugação, ou seja, duas características a que deves prestar bastante atenção! Por isso, antes de comprares a tua máquina, consulta todas as informações sobre a eficiência energética!

 

Vê os mais de 600 modelos de máquinas de lavar roupa com menor consumo de energia!

 

7 – Programa económico

O programa económico, disponível em alguns modelos de máquinas de lavar roupa, por serem de lavagens curtas e com água fria, acabam por ser uma mais valia. Porém, ele é recomendado apenas para lavar roupas com pouca sujidade.

 

8 – Centrifugação

O ciclo de centrifugação de uma máquina de lavar roupa, varia entre as 1000 e 1600 rotações por minuto (RPM), ou seja, quanto maior for este número, mais seca fica a roupa. A maioria dos modelos possuem 1200 RPM, o que é bom, mas se costumas lavar roupa com bastante frequência, uma máquina acima de 1400 RPM pode atender melhor as tuas necessidades.

Já os modelos com 1600 RPM são aconselháveis para quem lava regularmente toalhas e outros tipos de roupas que absorvem água mais facilmente. Ao centrifugar as roupas delicadas, lembra-te que deves reduzir a velocidade de centrifugação para prevenir danos.

 

Vê os mais de 250 modelos de máquina de lavar roupa com 1200 RPM!

 

9 – Ruído

O ruído da máquina de lavar roupa é outro pormenor que deves verificar antes da compra, principalmente se ela vai ser instalada na cozinha ou num ambiente próximo do quarto. Presta atenção aos números: uma lavagem abaixo dos 52 decibéis indica uma máquina bastante silenciosa e acima dos 56 decibéis, uma máquina ruidosa.

 

Percebeste todos os tópicos?
Então conta-nos: qual é a máquina de lavar roupa que vais comprar?

 

Partilha com os teus amigos!
  • 49
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •