As máquinas de lavar a roupa são grandes aliadas e, tal como as máquinas de lavar loiça, são ótimas para quem procura economizar tempo dispendido nas tarefas de casa.

Engana-se quem pensa que as máquinas de lavar roupa são todas iguais. Basta ver alguns modelos para perceber o quanto podem ser diferentes tanto em funcionalidades como configurações.

Por isso, para está a pensar comprar uma nova máquina seguem-se algumas dicas para ajudar na escolha da máquina de lavar roupa.

Tabela de Conteúdos

  1. Tipos de máquina de lavar roupa existentes
  2. Capacidade de carga
  3. Eficiência energética
  4. Ruído
  5. Capacidade de centrifugação
  6. Programas incluídos

Comprar uma máquina de lavar roupa é, para muitas famílias, fundamental para ajudar nas tarefas domésticas e de tratamento da roupa.

No entanto esta escolha pode ser complicada e por isso antes de comprar uma máquina de lavar roupa, é necessário ter em atenção determinados fatores que serão essenciais para ajudar a escolher o modelo certo.

Para tal, deve-se definir o tipo de máquina que se pretende, os quilos que esta deve suportar e até os tipos de programas incluídos.

Encontra mais de 900 modelos de máquinas de lavar roupa, desde 170,00€!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 800 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

1. Tipos de máquina de lavar roupa

Para escolher uma máquina de lavar a roupa deve-se avaliar os vários modelos existentes.

Máquina de Lavar Roupa Samsung WW80J5555MW 8kg
Máquina de Lavar Roupa Samsung

Máquina de lavar standard

As máquinas standard são habitualmente equipamentos mais simples e correspondem aos modelos geralmente adquiridos por grande parte das pessoas, são económicos e eficientes.

Máquina de Lavar e Secar Roupa LG A 9Kg F4DV709H1
Máquina de Lavar e Secar Roupa LG A 9Kg

Máquina de lavar e secar

Para quem quer poupar espaço as máquinas de lavar e secar podem ser uma solução eficiente. Estes equipamentos têm a capacidade de lavar e secar a roupa mas a sua capacidade de secagem é inferior à de lavagem.

Máquina de Lavar Roupa Candy CVST G 372 DM - 7KG
Máquina de Lavar Roupa Candy CVST G 372 DM

Máquina com tampo superior

As máquinas de lavar roupa com tampo superior são muitas vezes mais práticas para o carregamento da roupa e como são normalmente um pouco mais estreitas do que as restantes, são mais práticas no que toca a arrumação.

Máquina de Lavar Roupa AEG L7FEE841 BI - 8Kg
Máquina de Lavar Roupa AEG

Máquina de lavar roupa de encastre

As máquinas de lavar a roupa de encastre possuem as mesmas características de uma máquina tradicional. No entanto, tem a vantagem de ficarem escondidas/embutidas num móvel, passando facilmente despercebidas em zonas da casa como a cozinha por exemplo.

2. Capacidade de carga da máquina de lavar roupa

A capacidade de carga de uma máquina de lavar é um dos pontos que se deve avaliar no momento da escolha.

A máquinas de lavar com capacidade entre 5 e 6 quilos são ideais para que pretende fazer lavagens até 3 vezes por semana e com peças de pequena e média dimensão. Como tal, são indicadas para lavagens de peças de pequena dimensão e não devem ser usadas para lavar, por exemplo, cobertores. Até porque o seu tambor reduzido não deixa que este tipo de peças caibam no seu interior.

Por outro lado, equipamentos com capacidade entre 7 a 9 quilos são indicadas para quem pretende fazer lavagens mais do que quatro vezes por semana, sendo ideal para lavar peças de dimensão média.

No que a capacidade de carga diz respeito, existem ainda máquinas de lavar roupa com capacidade entre 10 e 15 quilos. Este tipo de equipamento é ideal para quem pretende fazer lavagens frequentes tem necessidade de lavar peças de maior dimensão.

Em suma, para quem mora sozinho o número de quilos necessário é inferior ao de uma família com muitas pessoas. Por isso, para pessoas que vivem sozinhas uma máquina entre 5 a 6 kg é suficiente. Por outro lado, se o agregado familiar é grande uma máquina de 10 kg poderá ser necessária para dar resposta ao número de peças de roupa a lavar.

Mas não é só isto que influencia a escolha da máquina, deve-se ter em atenção critérios como: número de lavagens semanais e até o local onde a máquina irá ser instalada.

Tipo de Utilização Normal Frequente Frequente
Nº de Pessoas Até 3 pessoas De 3 a 6 pessoas Mais de 6 pessoas
Capacidade da Máquina Entre 5 e 6 Kg Entre 7 e 9 Kg Entre 10 e 15 Kg

3. Eficiência energética

O certificado de eficiência energética é comum aos vários tipos de equipamentos e também às máquinas de lavar roupa. Neste tipo de aparelho a classificação energética varia entre o A+++ e D, sendo que o primeiro a representa o certificado mais económico.

Por norma, a performance da máquina é baseada no ciclo de lavagem e na eficácia da centrifugação, ou seja, duas características a que se deve prestar bastante atenção.

4. Ruído

O ruído da máquina de lavar roupa é outro pormenor ao qual se deve prestar atenção antes da compra, principalmente se ela vai ser instalada na cozinha ou num ambiente próximo do quarto.

Por isso, é necessário prestar atenção aos décibeis: uma lavagem abaixo dos 52 decibéis indica uma máquina bastante silenciosa e acima dos 56 decibéis, uma máquina ruidosa.

5. Centrifugação e RPM

O ciclo de centrifugação de uma máquina de lavar roupa, varia entre as 1000 e 1600 rotações por minuto (RPM). Ou seja, quanto maior for este número, mais seca fica a roupa.

A maioria dos modelos possuem 1200 RPM, o que é bom, mas para quem costuma lavar roupa com bastante frequência, uma máquina acima de 1400 RPM pode atender melhor às necessidades.

Já os modelos com 1600 RPM são aconselháveis para quem lava regularmente toalhas e outros tipos de roupas que absorvem água mais facilmente.

6. Programas incluídos

As diversas funcionalidades e opções de programação das máquinas de lavar roupa podem ser confusas. Por isso, deve-se ver com calma todo os programas incluídos na máquina, verificar se incluí programas para roupa delicada e ainda se é possível regular o tempo de lavagens.

Dentro das funcionalidades específicas das máquinas de lavar roupa é importante verificar ainda se o modelo inclui programa económico. Este tipo de programa está disponível em apenas algumas máquinas e acaba por ser uma mais valia, no entanto, este tipo de programa deve ser usado apenas em roupa com pouca sujidade.

Dica extra: Cuidados com a roupa

Cuidados de lavagem e pós-lavagem

  • Roupas de cores claras devem ser lavadas em separado das restantes.
  • Toalhas de mesa, guardanapos e todos os panos de cozinha devem ser lavados em separado dos restantes tecidos pois podem ter gordura e, normalmente, são mais sujos do que as restantes peças;
  • Para que a roupa não fique com mau odor após a lavagem deve-se evitar deixá-la demasiado tempo lá dentro depois de lavar;
  • Roupas delicadas e roupa interior devem ser lavadas à mão sempre que possível;
  • Toalhas de banho devem ser lavadas em separado das restantes roupas para evitar que larguem fios para as restantes peças;
  • Roupas de cores escuras devem ser lavadas e colocadas a secar em zonas onde o sol não incide diretamente para evitar a sua rápida descoloração;
  • Deve-se colocar a máquina no limite de roupa indicado. Caso esse limite não seja seguido a máquina pode não lavar corretamente.

Temperatura dos programas

  • Quanto mais suja estiverem as peças maior será a temperatura que se deve escolher. Os programas com temperatura mais elevada normalmente garantem uma limpeza mais profunda e ajudam a eliminar mais bactérias;
  • No programa de lavagem para peças delicadas devem ser lavadas peças como lãs, sedas e até mesmo rendas.

Leitura correta das etiquetas de cuidados

  • Todas as peças de vestuário trazem consigo uma etiqueta onde constam as instruções de tratamento. Alguns desses símbolos representam a temperatura à qual a peça pode lavada;
  • Os símbolos da etiqueta da roupa com uma cruz indicam quais os tipos de tratamentos a que a peça não pode ser sujeita;
  • Em algumas etiquetas é possível ver ainda as instruções de secagem da peça.
Catarina Martins
Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários