As máquinas de lavar a roupa são as nossas grandes aliadas e, tal como as máquinas de lavar loiça, são ótimas para quem procura economizar tempo dispendido nas tarefas de casa.

Engana-se quem pensa que é fácil escolher uma máquina de lavar roupa. Basta ver alguns modelos para perceber o quanto podem ser diferentes em características, funções e preço.

Por isso, para quem está a pensar comprar uma pela primeira vez ou subsituir a sua, seguem-se algumas dicas para ajudar a saber como escolher uma máquina de lavar roupa.

Tabela de Conteúdos

  1. Tipos de máquina de lavar roupa
  2. Capacidade de carga
  3. Consumo energético
  4. Ruído
  5. Capacidade de centrifugação
  6. Programas incluídos
  7. Dicas extra: Cuidados de lavagem e pós-lavagem
  8. Escolher a melhor máquina de lavar roupa: Sugestões

Comprar uma máquina de lavar roupa é, fundamental para ajudar nas tarefas domésticas e de tratamento da roupa.

6 Dicas para escolher a melhor máquina de lavar roupa

Sabemos que pode ser complicado, por isso, antes de comprar é necessário ter em atenção determinados fatores que serão essenciais para ajudar a escolher o modelo ideal.

Em primeiro lugar, definir o tipo de máquina que se pretende, os quilos que esta deve suportar e até os tipos de programas incluídos.

Encontra mais de 600 modelos de máquinas de lavar roupa, desde 170,00€!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

1. Escolher uma tipologia de máquina de lavar roupa

Para escolher uma máquina de lavar a roupa deve-se avaliar os vários modelos existentes.

Máquina de lavar roupa standard

As máquinas de lavar roupa standard são habitualmente equipamentos mais simples e correspondem aos modelos geralmente adquiridos por grande parte das pessoas, são económicos e eficientes.

Máquina de lavar e secar roupa

Para quem quer poupar espaço as máquinas de lavar e secar podem ser uma solução eficiente.

Estes equipamentos têm a capacidade de lavar e secar a roupa mas a sua capacidade de secagem é inferior à de lavagem.

Máquina de lavar roupa com tampo superior

As máquinas de lavar roupa com tampo superior são muitas vezes mais práticas para o carregamento da roupa e como são normalmente um pouco mais estreitas do que as restantes, são mais práticas no que toca a arrumação.

Máquina de lavar roupa de encastre

As máquinas de lavar a roupa de encastre possuem as mesmas características de uma máquina tradicional. No entanto, tem a vantagem de ficarem escondidas/embutidas num móvel, é por isso a melhor máquina de lavar para quem procura um equipamento que passe facilmente despercebido .

2. Qual a capacidade de carga que preciso?

A capacidade de carga de uma máquina de lavar é um dos pontos essenciais para escolher a melhor máquina de lavar roupa.

A máquinas de lavar com capacidade entre 5 e 6 quilos são ideais para que pretende fazer lavagens até 3 vezes por semana e com peças de pequena e média dimensão. Não devem ser usadas para lavar, por exemplo, cobertores. Até porque o seu tambor reduzido não deixa que este tipo de peças caibam no seu interior.

Por outro lado, equipamentos com capacidade entre 7 a 9 quilos são indicadas para quem pretende fazer lavagens mais do que quatro vezes por semana, sendo ideal para lavar peças de dimensão média.

No que a capacidade de carga diz respeito, existem ainda máquinas de lavar roupa com capacidade entre 10 e 15 quilos. Este tipo de equipamento é ideal para quem pretende fazer lavagens frequentes tem necessidade de lavar peças de maior dimensão.

Dica: para quem mora sozinho, a melhor máquina de lavar roupa pode ter entre 5 a 6 kg de capacidade. Por outro lado, se o agregado familiar é grande, uma máquina de 10 kg poderá ser necessária para dar resposta ao número de peças de roupa a lavar.

Então, para escolher a capacidade da melhor máquina de lavar roupa para nós, devemos ter em conta: número do agregado familiar e a frequência das sua utilizaçao.

Tipo de Utilização Normal Frequente Frequente
Nº de Pessoas Até 3 pessoas De 3 a 6 pessoas Mais de 6 pessoas
Capacidade da Máquina 5 e 6 Kg 7 e 9 Kg 10 e 15 Kg

3. Consumo energético

A poupança está na ordem no dia, por isso mesmo, no momento de adquirir um equipamento que requer algum investimento é necessário estar atento ao certificado energético do mesmo.

O certificado de eficiência energética consegue ajudar a perceber se o equipamento em questão, neste caso a máquina de lavar, é a melhor opção em termos de gastos energéticos ou não, e trata-se de uma classificação com normas Europeias.

Quando pensamos em como escolher uma máquina de lavar roupa este é um factor muito importante, não só devemos considerar o valor inicial da compra, mas também o que nos vai custar a fatura da luz e da água no final do mês!

Comum aos vários tipos de equipamentos, este certificado dita o consumo energético do equipamento. Até então, a escala situava-se entre A+++ e G. No entanto, desde janeiro de 2021 começou a ser implementada uma nova etiqueta energética, com patamares entre A e G, sendo que a primeira a representa o certificado mais económico e ecológico.

nova etiqueta energética máquina de lavar indesit
Exemplo da Nova Etiqueta Energética – Indesit BI WMIL 81284

Porquê a mudança? Com a evolução tecnológica, a maioria dos equipamentos situavam-se entre A+++ e A, deixando os restantes patamares vazios, o que sem querer induzia as pessoas em erro. Esta nova etiqueta vem não só tornar a escala mais legível e intuitiva, como exigente.

De notar que, para além dos procedimentos de teste, nos quais elevaram a exigência de cada patamar, a classificação A vai estar vazia, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, mais ecológicas e económicas. Isto significa que os equipamentos mais eficientes do mercado vão passar a ser os de categoria B, e que um equipamento que era do patamar A+ pode facilmente passar a corresponder a um D.

Por norma, a performance da máquina de lavar é baseada no ciclo de lavagem e na eficácia da centrifugação, ou seja, duas características a que se deve prestar bastante atenção se queremos escolher a melhor máquina de lavar roupa.

4. Ruído

O ruído da máquina de lavar roupa é outro pormenor ao qual se deve prestar atenção antes da compra, principalmente se ela vai ser instalada na cozinha ou num ambiente próximo do quarto.

É necessário prestar atenção aos décibeis: uma lavagem abaixo dos 52 decibéis indica uma máquina bastante silenciosa e acima dos 65 decibéis, uma máquina mais ruidosa.

5. Centrifugação da roupa/RPM

O ciclo de centrifugação ou RPM corresponde à velocidade de centrifugação que o equipamento tem. Normalmente as rotações por minuto de uma máquina de lavar varia entre as 1000 e 1600 rotações. E, quanto maior for este número, mais seca fica a roupa.

A maioria dos modelos possuem 1200 RPM, o que é bom, mas para quem costuma lavar roupa com bastante frequência, uma máquina acima de 1400 RPM pode atender melhor às necessidades.

Já os modelos com 1600 RPM são aconselháveis para quem lava regularmente toalhas e outros tipos de roupas que absorvem água mais facilmente.

6. Programas incluídos

As diversas funcionalidades e opções de programação das máquinas de lavar roupa podem ser confusas. Por isso, deve-se ver com calma todo os programas incluídos na máquina, verificar se incluí programas para roupa delicada e ainda se é possível regular o tempo de lavagens.

Dentro das funcionalidades específicas das máquinas de lavar roupa é importante verificar ainda se o modelo inclui programa económico. Este tipo de programa está disponível em apenas algumas máquinas e acaba por ser uma mais valia, no entanto, este tipo de programa deve ser usado apenas em roupa com pouca sujidade.

Dicas extra: Cuidados a ter com a roupa

Como fazer com que a roupa dure mais tempo

  • Roupas de cores claras devem ser lavadas em separado das restantes;
  • Toalhas de mesa, guardanapos e todos os panos de cozinha devem ser lavados em separado dos restantes tecidos pois podem ter gordura e, normalmente, são mais sujos do que as restantes peças;
  • Para que a roupa não fique com mau odor após a lavagem deve-se evitar deixá-la demasiado tempo lá dentro depois de lavar;
  • Roupas delicadas e roupa interior devem ser lavadas à mão sempre que possível;
  • Toalhas de banho devem ser lavadas em separado das restantes roupas para evitar que larguem fios para as restantes peças;
  • Roupas de cores escuras devem ser lavadas e colocadas a secar em zonas onde o sol não incide diretamente para evitar a sua rápida descoloração;
  • Deve colocar-se a máquina no limite de roupa indicado. No caso da máquina ser sobrecarreada pode não lavar corretamente.

Que programas de lavagem usar

  • Quanto mais suja estiverem as peças maior será a temperatura que se deve escolher. Os programas com temperatura mais elevada normalmente garantem uma limpeza mais profunda e ajudam a eliminar mais bactérias;
  • No programa de lavagem para peças delicadas devem ser lavadas peças como lãs, sedas e até mesmo rendas.

Leitura correta das etiquetas de cuidados

  • Ver sempre a etiquetas da peças para ter a certeza de como devem ser lavadas. Todas as peças de vestuário trazem consigo uma etiqueta onde constam as instruções de tratamento. Alguns desses símbolos representam a temperatura à qual a peça pode lavada;
  • Os símbolos da etiqueta da roupa com uma cruz indicam quais os tipos de tratamentos a que a peça não pode ser sujeita;
  • Em algumas etiquetas é possível ver ainda as instruções de secagem da peça.

Escolher a melhor máquina de lavar roupa: Sugestões

Como escolher uma máquina de lavar roupa é uma questão que obriga a ponderação. É um os eletrodomésticos mais essenciais numa casa, e convém que o investimento seja bem feito.

Para facilitar foram selecionadas duas máquinas de cada tipo mencionado acima. Esta seleção foi feita através da pesquisa das máquinas de lavar mais procuradas no KuantoKusta, e ponderação de características técnicas.

Pode ver-se uma seleção maior neste artigo com as 20 melhores máquinas de lavar roupa do mercado.

Melhores máquina de lavar roupa standard

LG F4WV3008S6W
LG F4WV3008S6W

Máquina de Lavar LG F4WV3008S6W

  • Capacidade: 8kg;
  • Eficiência Energética: C;
  • Ruído: 55 – 73 dB;
  • Consumo de Energia: 115 kWh/ano;
  • Velocidade de Centrifugação: 1400rpm;
  • Programas: 14;
  • Programa económico: Sim;
  • Programa especial alergias: Sim.

Esta máquina possibilita uma lavagem intensa mas delicada. Como? Com a tecnologia AI DD™ que detecta o peso e a suavidade do tecido no seu interior, e otimiza a lavagem para cada o tipo de tecido.

A Tecnologia Steam+™ que elimina 99.9% dos alergénios (como ácaros).

Indesit MTWA 71252 S
Indesit MTWA 71252 S

Máquina de Lavar Roupa Indesit MTWA 71252 S WPT

  • Capacidade: 7kg
  • Eficiência Energética: E
  • Consumo de Energia: 175 kWh/ano
  • Ruído: 56 – 76 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1200rpm
  • Programas: 16
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Esta máquina é versátil e económica. Para os mais exigentes mas que não podem perder tempo, não tem um mas três programas rápidos de 45 a 59 minutos, que podem ser programados para a hora pretendida.

Para além disto tem um inovador sensor Water Balance Plus que ajuda a poupar água, ótimo para a carteira e para o ambiente.

Melhores máquinas de lavar e secar roupa

Máquina de Lavar e Secar Roupa Indesit BDE 961483X WS SPT N

Máquina de lavar e secar roupa Indesit BDE 961483X WS SPT N

  • Capacidade: 9kg lavagem / 6kg secagem
  • Eficiência Energética: D
  • Consumo de Energia: 175 kWh/ano
  • Ruído: 55 – 81 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1400rpm
  • Programas: 16
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Esta máquina tem uma característica especial, o programa Lava&Seca. Em menos de 45 minutos, é possível ter a roupa lavada e seca, pronta a vestir!

Naturalmente, tecidos que estejam apenas levemente sujos, ainda assim não deixa de ser uma característica muito útil.

Outra característica interessante está relacionada com a lavagem de lãs, com a tecnologia Woolmark Apparel Care, já lá vai o tempo em que a roupa de lã tinha de ser lavada à mão.

Hotpoint RDG864348WK – 6/8Kg 1400RPM

Máquina de lavar e secar roupa Hotpoint RDG 864348 WK V SPT

  • Capacidade: 8kg lavagem / 6kg secagem
  • Eficiência Energética: D
  • Consumo de Energia: 5.44 kWh/ciclo
  • Ruído: 55 – 81 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1400rpm
  • Programas: 16
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

A máquina de lavar e secar roupa com uma ótima relação qualidade preço. A tecnologia Inverter oferece 10 tipos diferentes de movimentação do tampor, o que torna esta máquina 2 em 1 ideal para as nódoas mais difíceis.

Melhores máquinas de lavar roupa de encastre

Indesit BI WMIL 81284 8Kg 1200RPM Classe C

Máquina de lavar de encastrar Indesit Encastre BI WMIL 81284

  • Capacidade: 8kg
  • Eficiência Energética: C
  • Consumo de Energia: 138 kWh/ano
  • Ruído: 45 – 69 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1200rpm
  • Programas: 14
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Esta é uma máquina versátil e amiga do ambiente.

Tem duas principais características que a distinguem, o programa Woolmark Apparel Care, que permite a lavagem de lãs, mantendo o tecido suave e seguro, e o sensor Water Balance Plus, que ajuda a acortar drasticamnete gastos de água, tempo e energia!

Para além disso o início da lavagem é programável.

Bosch WIW28301ES 8Kg 1400RPM Classe C

Máquina de lavar de encastrar Bosch Encastre WIW28301ES

  • Capacidade: 8kg
  • Eficiência Energética: C
  • Consumo de Energia: 176 kWh/ano
  • Ruído: 41 – 66 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1400rpm
  • Programas: 15
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Super silenciosa e económica devido ao sistema EcoSilence Drive™.

Para além disso é amiga do ambiente, e da carteira! Embora o preço de comrpa não seja baixo, é um investimento a longo prazo.

O sistema ActiveWater™Plus permite gastar menos água e eletricidade, pois através de sensores adapta o programa à carga no seu interior.

Melhores máquinas de lavar roupa com tampo superior

Zanussi ZWQ71265CI 7Kg 1200RPM

Máquinas de lavar roupa com tampo superior Zanussi ZWQ71265CI 7Kg 1200RPM

  • Capacidade: 7kg
  • Eficiência Energética: E
  • Consumo de Energia: 299 kWh/ano
  • Ruído: 57 – 78 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1200rpm
  • Programas: 8
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Roupa lavada em 30 minutos? Possibilidade de programar a hora de fim da lavagem? Esta é a máquina ideal para os mais apressados.

AEG L6TBG721 7Kg 1200RPM

Máquinas de lavar roupa com tampo superior AEG L6TBG721

  • Capacidade: 7kg
  • Eficiência Energética: E
  • Consumo de Energia: 175 kWh/ano
  • Ruído: 57 – 76 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1200rpm
  • Programas: 10
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Não

Tecnologia ProSense®, adapta cada ciclo à carga no seu interior, mais uma que nos ajuda a poupar tempo e dinehiro. O programa Eco TimeSave, não só economiza energia como tempo mantendo a eficiência da limpeza.

Melhor máquinas de lavar roupa com dupla carga

Máquinas de lavar e secar roupa com dupla carga LG TWINWash™

  • Capacidade: 10 + 2 kg (lavagem) / 7 kg (secagem)
  • Eficiência Energética (antiga): A+++
  • Consumo de Energia: 152 kWH/ano
  • Ruído: 53 – 74 dB
  • Velocidade de Centrifugação: 1400rpm
  • Programas: 20
  • Programa económico: Sim
  • Programa especial alergias: Sim

Lavar aquele vestido especial juntamente com a roupa das crianças, ou ter de fazer uma máquina de roupa à parte só para roupa delicada? Com esta máquina, este dilema deixa de existir.

Este modelo vem disruptir o mercado com o seu tambor adicional e a tecnologia TWINWash™ que permite fazer dois programas de roupa em simultâneo. A tecnologia Eco Hybrid permite ajustar o programa de lavagem e secagem ao peso dos tecidos, poupando tempo e dinheiro.

Esta pode facilmente ser considerada o ferrari das máquinas de lavar e secar.

Dicas e sugestões apresentadas, ainda há dúvidas?

Uma compra informada é uma compra da qual ninguéms e arrepende. Agora que as dicas e algumas sugestões foram partilhadas, já estão reunidas as condições para fazer a escolha certa.

Se nenhuma das sugestões acima apresentadas se enquadra na relação qualidade / preço / necessidade, não é preciso stressar!

Sem dúvida que a escolha da máquina de lavar roupa ideal vai estar presente no ranking das 20 melhores máquinas de lavar roupa do mercado, com todas as cerectarísticas que devem ser analisadas para fazer uma escolha infromada.

 

Autor

Lisboeta de coração e portuense de alma. Apaixonada por viajar, está sempre em busca dos cantinhos recônditos por Portugal e pelo mundo fora, na companhia de amigos, livros, e claro, da sua cadela. Surfista de ondas pequenas, adora o mar mas não diz que não ao rio. A cereja no topo do bolo, acompanhar tudo isto com os deleites da gastronomia local!

Comentários