A toda a hora assistimos ao lançamento de novos smartphones no mercado. Mas como escolher o melhor para cada necessidade?

Tanto em lojas físicas como em lojas online, a oferta deste tipo de equipamento é extremamente diversificada, seja do ponto de vista de características, preços ou marcas.

Há tanto por onde escolher que, por vezes, fazer uma escolha acertada pode ser extremamente difícil.

É então por existir esta diversidade de oferta que se torna necessário estar bem informado antes de avançar para a compra de um smartphone.

Para isso, nada como um Guia Prático de Como Escolher um Smartphone para a ajudar.

Tabela de Conteúdos

  1. Primeiro Passo: Definir o budget
  2. Tipo de Utilização
  3. Sistema Operativo
  4. Processador
  5. Memória RAM
  6. Armazenamento
  7. Dimensão e Resolução do Ecrã
  8. Resolução das câmaras
  9. Bateria
  10. Qualidade de Construção
  11. Outros

Este é um guia de compra que permite perceber quais as características essenciais a ter em conta para comprar o smartphone ideal.

É direcionado para pessoas que estão à procura de um novo equipamento e querem saber como fazer uma compra informada, de forma que o dinheiro investido seja transformado em real valor para o consumidor.

Para quem vai ou está a ponderar comprar um novo equipamento, chegou a hora de começar a tirar notas para saber como escolher um smartphone passo a passo. Vamos lá!

Dicas para escolher o melhor smartphone: o que ter em conta antes de comprar?

1. Primeiro passo: definir um budget!

Na hora de escolher um smartphone, o preço que se está disposto a pagar é um dos primeiros fatores a ter em conta.

É importante encontrar-se o equilíbrio entre o custo do smartphone, as características do mesmo e a utilidade que essas características irão dar no dia a dia.

No KuantoKusta é possível fazer uma rápida pesquisa para comparar modelos e preços, de forma a encontrar os prós e os contras de cada equipamento. É também possível acompanhar todos os novos lançamentos, desde os novos iPhones 15 da Apple aos recém chegados Xiaomi 13.

A boa notícia é que no mercado existem vários modelos para todos os gostos e bolsos. Com mais ou menos características, é possível encontrar bons equipamentos com uma boa relação qualidade/preço.

Encontra mais de 2000 modelos de Smartphones no KuantoKusta

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Tipo de Utilização do Smartphone

A pergunta a responder é bastante simples: para que finalidade preciso de um smartphone?

Num mundo onde os conteúdos digitais fazem parte do dia a dia de todos, é natural que as necessidades de cada utilizador sejam diferentes.

Todos conhecemos alguém que não pode viver sem “aquela app”, quem não dispensa uma boa fotografia ou vídeo, quem faz do smartphone o seu trabalho ou até os aqueles que têm um smartphone pela simples necessidade de o ter.

Por outras palavras, a compra de um smartphone depende bastante do propósito da sua utilização, seja por trabalho, lazer ou até mesmo estatuto social, a compra deve ser adequada ao motivo pela qual vai ser feita.

3. Sistema Operativo (OS)

Apple, Android ou HarmonyOS (Huawei)? Esta pergunta pode parecer de simples resposta mas divide muitas opiniões.

Aqueles que estão habituados a utilizar iOS dificilmente defendem que o Android é melhor solução do que o sistema operativo da Apple… e o contrário também acontece.

Ainda, com uma autêntica guerra comercial entre a China e os EUA a decorrer em 2020, a Huawei viu-se obrigada a criar o seu próprio sistema operativo para incluir nos seus smartphones: o HarmonyOS.

Mas então como devo escolher o melhor sistema operativo para mim?

Sistema Operativo Android

Este é o sistema operativo desenvolvido pela Google e que equipa grande parte dos smartphones disponíveis no mercado.

Este é aliás um dos pontos positivos em apostar num smartphone Android… existem várias opções de smartphones de diferentes marcas e preços no mercado.

Outro ponto importante é o facto de permitir que as marcas que utilizam este OS nos seus equipamentos personalizem a experiência Android.

Isto quer dizer que os smartphones Samsung poderão trazer consigo uma versão Android com estilos, apps e opções de personalização diferentes dos smartphones Xiaomi, por exemplo.

Outro fator a ter em conta é que o Android tem na Play Store da Google a sua fonte de jogos e apps.

Esta é uma loja com uma oferta mais vasta do que a App Store do iOS, mas sem o rigor de qualidade que é exigido pela Apple.

iOS

O iOS é o sistema operativo exclusivo dos smartphones da Apple.

O grande argumento a favor deste sistema operativo está no facto de ser desenvolvido pelo mesmo fabricante do iPhone. Isto faz com que a comunicação entre hardware e software seja bastante mais eficiente do que os concorrentes.

Além disso, para quem já utiliza outros produtos da Apple, como um Macbook ou um iPad, o iOS será, provavelmente, a melhor opção. Isto justifica-se pelo facto de permitir a sincronização entre os vários dispositivos do ecossistema Apple, ficando tudo interligado.

No que diz respeito às apps, e em comparação com os modelos Android, o iOS costuma ser o primeiro a receber novas atualizações e novidades na sua loja de aplicações.

A atenção à segurança é também uma das prioridades da Apple para o seu sistema operativo. Por não ser um sistema Open Source, como é o Android, está menos vulnerável a possíveis ataques aos seus dispositivos por parte de hackers.

Como contra desde sistema operativo, está o preço. Os smartphones da Apple são, geralmente, mais caros do que a concorrência em cada segmento de mercado.

HarmonyOS

Em 2020, uma guerra comercial entre a China, país do fabricante dos smartphones Huawei, e os EUA, país onde se situa a Google que desenvolve e distribui o sistema Android, ditou que os smartphones Huawei tivessem de alterar de OS.

Nasce assim o HarmonyOS, desenvolvido pela Huawei.

Assim, quem pondera comprar um novo smartphone Huawei, terá te de ter em conta que não irá contar com apps como Play Store, Google Maps, Gmail, YouTube e outras apps desenvolvidas pela Google.

Além dos smartphones Huawei, também os smartphones Honor, dos quais a Huwei é detentora, passarão a contar com este sistema operativo.

4. Processador

O processador é o “coração” do equipamento.

Na hora de determinar a performance do smartphone, a atenção ao processador é um dos fatores mais importantes a ter em conta antes de avançar para a compra.

Por outras palavras, um bom processador deve ser um componente capaz de a rodar as apps mais exigentes sem comprometer a normal utilização do equipamento.

No mercado, podemos encontrar processadores de vários fabricantes, sendo que entre os mais comuns estão os Qualcomm Snapdragon, Huawei Kirin, Samsung Exynos, Apple A Bionic, e Mediatek.

No Geekbench, portal de referência na análise e comparação deste tipo de componentes, os smartphones com o processador da Apple, o A17 Pro, dominam o topo da tabela.

Logo a seguir, os processadores com melhor score são o Dimensity 9000 Plus MediaTek, ainda em lançamento, e o Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 2.

É possível consultar esta lista, atualizada recorrentemente no site da Geekbench.

5. Memória RAM

O propósito da Memória RAM é acelerar processos, otimizar desempenho a longo prazo e dar capacidade para suportar aplicações e atualizações de sistema.

Por outras palavras, quem necessita de ter várias aplicações a correr em simultâneo, então deve ter em atenção a capacidade de memória RAM do equipamento. Quanto mais RAM tiver o smartphone, mais ágil é na execução de tarefas.

As memórias RAM mais comuns são a LPDDR5 e LPDDR4. Estes tipos de RAM diferem principalmente na velocidade de leitura e escrita, e no consumo de energia. A LPDDR5 é a mais rápida. A LPDDR4 é o standard de muitos modelos.

  • Quem procura um smartphone de gama média, deve optar por um smartphone com 4 a 6 GB de RAM.
  • Já quem procura um smartphone de gama alta deverá, no mínimo, optar por um smartphone com 8 a 12 GB de RAM.

No caso do iOS, o sistema é diferente. O facto de ser um sistema operativo dedicado e com aplicações exclusivas, os requisitos de memória RAM são menores. Já o Android, dependendo da aplicação, vai exigir mais capacidade para conseguir acompanhar o processo.

6. Armazenamento

Em tempos de cloud e serviços de streaming, não considerar o espaço disponível é um grande erro.

Com ou sem um cartão micro SD extra para espaço, é importante pensar num investimento a longo prazo. Logo, o mais acertado é um smartphone com armazenamento suficiente para aguentar esse mesmo tempo.

O recomendado é que o smartphone tenha, no mínimo, 128 GB de espaço de armazenamento, sendo que para os adeptos da fotografia, video e jogos, 256 GB de capacidade é o mínimo ideal.

7. Dimensão e Resolução do Ecrã

Outro dos aspetos a ter em conta para escolher um smartphone é o tamanho do ecrã.

Existem três categorias de tamanho a distinguir smartphones:

Dimensão de EcrãDescrição
Ecrãs com menos de 5.4”São modelos compactos, com tamanho reduzido que os torna fáceis de transportar e guardar em qualquer lugar. Em geral, são modelos de gama baixa e mais baratos.
Ecrãs entre 5.5″ a 6,2″A maioria dos smartphones no mercado contam com esta dimensão de ecrã. São uma boa combinação de conforto, ergonomia e experiência, e oferecem ao utilizador o tamanho de ecrã certo para o uso de aplicações e realização de tarefas.
Ecrãs com mais de 6,2″Conhecidos como phablets, estes ecrãs proporcionam uma experiência imersiva ao utilizador. É um tamanho reservado para as faixas de gama alta ou premium média, ideais para visualizar ou reproduzir conteúdo.

Tal como o tamanho, a resolução de ecrã também entra na equação das dicas para escolher um smartphone. Neste caso, existem também diferentes categorias de resolução de ecrã. Elas são:

NomeResoluçãoPíxeisDescrição
HD720p1280 x 720A resolução HD trata-se de alta resolução, que sem ter uma má qualidade de imagem, é transversal aos modelos mais simples do mercado.
Full HD1080p1920 x 1080É uma opção que está a ganhar cada vez mais presença e muitos consideram o mínimo que o utilizador deve ter em conta na hora comprar um novo smartphone. Oferece um bom tratamento de cores e experiência de conteúdo.
Full HD+1080p1920 x 1080Um passo acima do anterior, e que dá uma experiência um pouco melhor em termos de qualidade e tratamento de cor. Dentro da gama média já existem modelos que utilizam Full HD+.
Quad HD1440p2560 x 1440Esta resolução foi um dos primeiros saltos evolutivos depois do Full HD. Adotada, principalmente, pelos modelos Samsung ou Honor. Distingue-se pelos seus conteúdos 16:9.
4K UHD2160p3840 x 2160Esta é a resolução de ecrã com mais alta qualidade no mercado. Uma experiência de conteúdos ao nível de uma Smart TV com as mesmas características de ecrã.

8. Resolução das câmaras

Agora, mais do que nunca, o consumo de conteúdos é uma constante. Assim, para os amantes de fotografia e vídeo é fundamental ter o smartphone à altura.

Para isso, já não basta ter apenas em consideração o número de megapíxeis da câmara traseira.

Mas… afinal o que devo ter em conta no que diz respeito às câmaras?

Como a câmara fotográfia é muitas vezes um dos fatores principais no novo smartphone, o KuantoKusta Blog criou este guia dos smartphones com melhor câmara do mercado para ajudar a esclarecer todas as dúvidas.

9. Duração da bateria

Para prolongar a vida útil de um smartphone, nada como manter a bateria em boas condições. Assim, a escolha deve recair numa bateria com a maior capacidade possível.

Um bom dispositivo não deve ficar abaixo de 3500mAh. O recomendado são 4000mAh.

Quanto ao carregamento, procurar um carregador com a funcionalidade de carregamento rápido.

Para terminar este ponto, uma dica de amigo: manter um nível de bateria entre os 20% e 80% é meio caminho para mais anos de vida do smartphone.

10. Qualidade de Construção

Avaliar a qualidade de construção do smartphone e dos seus materiais é importante para determinar a durabilidade do equipamento.

Enquanto, nas gamas mais altas, é comum encontrar a elegância do metal e do vidro, em gamas mais baixas é comum encontrar materiais em plástico.

Contudo, nenhum smartphone é indestrutível!

O mercado está a caminhar para a inclusão de materiais cada vez mais eficazes na durabilidade do equipamento. Como é o caso do Gorilla Glass, uma proteção contra choques e arranhões.

Os smartphones de última geração contam, com algumas excepções, ainda com certificação IP68, o que significa resistência à água e ao pó.

Outros pontos a ter em conta

Como dicas extra, estão são outros pontos importantes na hora da compra.

  1. Wireless Charging: Carregar o smartphone junto do ponto de carregamento sem utilizar qualquer fio. Vantajoso para quem detesta andar com fios atrás.
  2. Reconhecimento Facial: Muitos modelos já incorporam esta característica. Oferece mais segurança e controlo pessoal ao telemóvel.
  3. Assistentes Virtuais: Assistentes como o Google ou a Siri, são IA que resolvem facilmente questões de acessos e procuras de informação.
  4. Tipo de ecrã: LCD e OLED: Embora em alguns pontos a melhor tecnologia seja o LCD, o OLED supera-o e destaca-se como a tecnologia de eleição em termos de ecrã. Os tipos de ecrã definiem a qualidade e definição de imagem.

Ficou mais fácil escolher o smartphone ideal?

Preço, Bateria, Sistema Operativo… são alguns os pontos a ter em conta antes de comprar um novo smartpohne.

Estas podem até parecer “muitas” dicas, mas serão sempre uma grande ajuda neste processo.

Por outro lado, nada como conjugar estas dicas com uma pesquisa exaustiva de informação e comparação de equipamentos.

Desta forma, na hora de comprar não há como não encontrar o modelo que melhor se adapta às necessidades identificadas.

Boas compras!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

6 Comments

  1. Pingback: A melhor oferta para ti ainda mais destacada

  2. Pingback: 13 anos KuantoKusta: produtos com descontos e portes grátis

  3. Pingback: Teste Products Widget - A melhor oferta para ti ainda mais destacada - KK Blog

  4. Pingback: Área Pessoal do KuantoKusta: 5 motivos para te registares agora

  5. raul monteiro Responder

    Acho interessante poder contar com opinião credível, aconselhamento, o melhor preço dentro do objecto pretendido!

    • Obrigado Raul 🙂 Estamos sempre disponíveis para mostrar a melhor oferta para ti!

Comentários