Precisas de um portátil? 6 dicas para te ajudar a fazer a melhor compra

Estás a precisar de um portátil para estudar, trabalhar ou assistir a séries e filmes, mas não tens conhecimento das características essenciais para te auxiliar a fazer a melhor compra? Entendemos-te perfeitamente! Os portáteis possuem variações de processador, memória, armazenamento, ecrã, conexões e, a menos que tenhas um bom conhecimento de informática, vai ser um pouco difícil optar entre elas. Mas nem tudo está perdido! Nós temos as melhores dicas para te ajudar!

 

1 – Portátil para que te quero?

Antes de comprar um portátil topo de gama ou o de menor preço do mercado é essencial que respondas para ti mesmo: o teu portátil servirá para dar conta de quais necessidades? Para estudar, trabalhar ou para lazer? Com a resposta na ponta da língua é hora de avaliar as características essenciais para fazer a melhor compra. Vamos a isso?

 

Escolhe o teu portátil agora! Temos mais de 2800 modelos para ti!

 

1 – Processador

O processador é responsável pela velocidade de execução de todas as tarefas do portátil, ou seja, quanto mais avançado for o processador, mais ágil será o desempenho do teu portátil. Queres um portátil tão rápido como um Ferrari? Então vais precisar de um modelo que tenha um processador Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7. Caso contrário, opta por um processador Intel Core i5 ou AMD A.

 

2 – Memória RAM

A memória RAM é responsável por ajudar o processador do portátil a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Para tarefas simples, como digitar textos, enviar e-mails, aceder o Facebook do KuantoKusta ou assistir vídeos no YouTube, 4GB já lhe vai contentar. Mas, se as tuas necessidades vão além do simples, como por exemplo, editar fotos e vídeos, já vais precisar de um portátil com uma memória RAM a partir de 6GB.

Por norma, os portáteis já tem uma memória RAM de 4GB a 8GB pré instalado, sendo que alguns modelos podem atingir até 32GB – uma maravilha! Por isso, se futuramente for preciso realizar várias tarefas, opta por um portátil que permita aumentar a memória RAM.

 

Já sabes qual é a memória RAM do portátil que vais comprar?
Escolhe agora o teu portátil com 8GB de memória RAM!

 

3 – Armazenamento

Ter Espaço no disco é outra das característica fundamentais a considerar na compra de um portátil, principalmente se gostas de armazenar todos os teus ficheiros no teu portátil. Neste caso, aconselhamos-te a ter um Disco Externo a partir de 500GB ~ mas se puder ser de 1TB melhor ainda ~ ou um SSD.

Não percebeste nada? Nós te explicamos melhor! HDs (discos rígidos) são mais apropriados para o armazenamento de arquivos, enquanto SSDs (drives de estado sólido) são melhores para carregar softwares, mesmo os mais pesados, de forma rápida. Daí a importância de ter a resposta na ponta da língua: o teu portátil servirá para dar conta de quais necessidades?

Para além, lembra-te que há sempre a opção de armazenamento na nuvem e de comprar um Disco Externo 😉

 

4 – Bateria

Onde usarás, na maior parte do tempo, o teu portátil? Em casa, no escritório ou em ambientes externos? Há bastante diferença na durabilidade da bateria dos modelos, sendo entre as 3 horas e as 10 horas ou mais. Lembra-te também que, há portáteis que apresentam, nas suas características, funcionalidades que podem esgotar a bateria rapidamente, como por exemplo, resoluções de ecrã elevados e utilização prolongada do processador.

 

5 – Ecrã

Se achavas que escolher a dimensão do ecrã da TV era complicado é porque nunca ficaste em dúvida entre as 11 e as 18 polegadas de um portátil. Neste caso, tamanho não é tudo, pois um ecrã de maior dimensão, apesar de ser ideal para jogar, ver filmes, editar vídeos ou simplesmente navegar na internet, inevitavelmente acaba por ser mais pesado para transportá-lo e consome mais energia. Por isso, questiona-te a respeito das necessidades de uso do teu portátil e avalia se precisas de um ecrã de menor ou maior dimensão.

Para além do tamanho, lembra-te que os portáteis apresentam resolução de ecrã distintas. Entre HD, Full HD, Retina e 4K Ultra HD, sabes qual escolher? Aqui é mais fácil, pois quanto melhor for a resolução de ecrã, melhor será a experiência de visualização.

 

Lê também: 4 dicas para te ajudar a escolher uma TV
Lê também: Qual a diferença entre uma TV Full HD e 4K?

 

6 – Conectividade

Por conta do avanço do streaming (possibilidade de ouvir música e assistir vídeos em outras plataformas), os portáteis mais recentes no mercado não possuem leitor/gravador para CD, DVD ou Blue-Ray. Mas a boa notícia é que, a ausência destes recursos tornaram os portáteis mais leves e menos “famintos” por energia.

Em alternativa, fica atento as entradas USB do portátil que vais comprar, pois são elas que vão permitir que tu consigas conectar vários dispositivos, como por exemplo, o rato. Se puderes escolher, opta por uma das entradas em 3.0 ou Thunderbolt™ 3 (USB-C), que é oito vezes mais rápido que o USB 3.0. Outras características a considerar é a entrada HDMI 1.4, não só para conectar o portátil a uma TV, mas a um monitor ou projetor para apresentações.

Mais uns detalhe! Sistemas Wi-Fi e Bluetooth são praticamente obrigatórios nos portáteis, de qualquer modo, é necessário que fique atento a estas características! Entrada para cartão Micro SD ajuda a descarregar fotos de uma câmara digital ou mesmo de um smartphone, enquanto entradas para cartões SIM, de acesso a redes 3G ou 4G, dispensam o uso do modem. Sem esquecer de uma entrada para phones também!

 

Já sabes qual é o portátil que vais comprar?
Vê os mais de 2800 modelos de portáteis que temos para ti!

 

Partilha com os teus amigos!
  • 49
  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
  •