Para quem não sabe como escolher um portátil, seja para estudar, jogar, ou trabalhar, fazer a compra acertada pode ser difícil!

Este tipo de equipamento requer um investimento financeiro, do qual se espera retirar o melhor proveito possível.

No entanto, com diferentes variações de processador, memória, armazenamento, ecrã e conexões, decidir o que comprar pode ser complicado.

Para ajudar a fazer uma boa compra, aqui está o Guia Completo de tudo o que precisas de saber antes de comprar um portátil.

Tabela de Conteúdos

Encontra mais de 2000 modelos de Portáteis, desde 269,90€!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 800 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

O primeiro passo: porque preciso de comprar um portátil?

Antes de comprar o “low-cost” ou um topo de gama, é essencial responder à pergunta: quais as necessidades a que este dará resposta?

Para um uso ocasional

Para quem procura uma solução apenas para o essencial, como aceder ao e-mail, ou navegar pela internet, a autonomia e o peso são os fatores a considerar.

Ainda dentro deste segmento, são também boas opções os portáteis híbridos, ou seja, os 2 em 1, que se podem ser transformados em tablet.

Existem ainda algumas soluções destes 2 em 1 que já contam com placas gráficas e processadores com bom desempenho, tornando-os em boas escolhas para estudo ou trabalho.

Para os estudantes

Aqueles que procuram um computador versátil, seja para fazer trabalhos da escola ou levar para a faculdade, deverão privilegiar os equipamentos com boa autonomia e pouco peso.

Outro fator importante para escolher um portátil para estudantes é a RAM, e as melhores escolhas estarão entre 4GB e 8GB. Isto para que seja suficiente de forma a garantir uma navegação e utilização das ferramentas de forma rápida e eficiente.

Para quem tem um orçamento mais limitado, existem opções de portáteis com essas características por menos de 500€ , que dispõem de todas as funcionalidades que um estudante precisa.

Para grandes sessões de Gaming

Se a razão da compra é o Gaming e se o objetivo é conseguir uma experiência única ao nível da rapidez de processamento e qualidade de imagem, então um processador de alto desempenho, a placa gráfica e memória RAM são dos requisitos mais importantes.

No entanto, não são as únicas características essenciais no momento de escolher um  portátil para Gaming.

Uma boa capacidade de armazenamento é importante para quem quer garantir espaço suficiente no disco para uma grande coleção de jogos.

Para produtividade

Um portátil é visto por muitos como uma ferramenta essencial para trabalhar.

De forma a suprir essa necessidade, um portátil que dê rápida resposta a tarefas e permita trabalhar em vários programas em simultâneo é a escolha ideal.

Acima de tudo, o computador a escolher deve ter uma memória RAM e um processador eficientes.

Como resultado, a performance do equipamento será melhor, e ter vários separadores e programas abertos em simultâneo será mais fácil.

Resumindo:

Processador Armazenamento Memória RAM Placa Gráfica Autonomia Peso
Uso Casual
Estudantes
Gaming
Produtividade

Características a ter em conta ao escolher um portátil

Agora que estão definidas as necessidades a que irá dar resposta o novo portátil, é importante ter atenção às características mais relevantes para cada tipo de utilização.

Asim sendo, aqui ficam algumas informações sobre as características essenciais.

1. Processador: para que serve e que tipos existem?

O processador é o “cérebro” do computador e responsável pela velocidade de execução de todas as tarefas.

Quanto mais avançado for o processador, mais ágil será o desempenho do portátil. Existem vários tipos de processadores, sendo que os da Intel e da AMD dominam o mercado.

Processadores Intel Core

Intel Core i9Presentes em computadores de alto desempenho, o i9 é o processador Intel que garante a maior capacidade de processamento.

Intel Core i7 Ideal para quem trabalha conteúdos de vídeo e imagem, para designers e também para gamers. Oferece uma experiência de utilizador fluida, para várias tarefas em simultâneo.

Intel Core i5 Este processador permite realizar grande parte das tarefas com bastante eficiência, mesmo quando estas são feitas em simultâneo. É um processador rápido, e está também presente em alguns computadores para gaming.

Intel Core i3É o modelo mais simples da Intel, no entanto, é também o que consome menos energia dos equipamentos. É o mais adequado para quem procura um portátil para tarefas básicas, como aceder ao e-mail e navegar na internet.

É ainda possível encontrar soluções com processadores Intel Pentium ou Intel Celeron, no entanto são já mais limitados quando comparados com o i3, por exemplo.

Processadores AMD

Os processadores AMD dividem-se em três categorias, Ryzen, Series A e Series E, sendo os AMD Ryzen os equivalentes aos processadores Intel Core.

AMD Ryzen 9 o topo de gama desta linha da AMD, capaz de um altíssimo desempenho para portáteis de gaming e para criação de conteúdo (produtividade).

AMD Ryzen 7 Equiparado ao i7 da Intel, é um processador rápido e utilizado em computadores de alto desempenho.

AMD Ryzen 5 Adversário direto do Core i5 da Intel, permite desempenhar várias tarefas em simultâneo, sendo considerado o intermédio da gama.

AMD Ryzen 3Está presente em portáteis para edição simples de imagem e vídeo, assim como o Intel Core i3.

Em suma, quem procura um portátil ultra-rápido, capaz de dar uma excelente resposta nas tarefas mais “pesadas” deve optar por modelos com processadores Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9.

Para a grande maioria dos casos, as opções com um processador Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 serão suficientes, pela excelente relação qualidade/preço

2. Memória RAM: o que é e que quantidade preciso?

A memória RAM é responsável por ajudar o processador do portátil a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Por norma, os portáteis tem uma memória RAM de 4GB a 8GB pré instaladas, sendo que alguns modelos podem atingir até 32GB.

Para tarefas simples, como navegar na internet ou enviar e-mails, um portátil com 4GB será suficiente.

Para estudantes, um portátil com uma memória entre 4GB a 8GB consegue dar resposta a tudo o que necessita de fazer.

No caso, de profissionais, estudantes design, ou outra área onde os programas têm tamanhos consideráveis, o indicado é adquirir um computador com uma RAM superior a 6 GB.

Por último, para os adeptos de gaming, a escolha poderá recair entre a memória de 8GB ou a de 16GB, para garantir a melhor qualidade de jogo.

3. Autonomia: tempo de utilização sem estar ligado à corrente

Onde será usado, na maior parte do tempo, o portátil? Em casa, no escritório ou em ambientes externos?

Há bastante diferença na durabilidade da bateria dos modelos, sendo entre as 3 horas e as 10 horas ou mais.

Existem também portáteis que apresentam, nas suas características, funcionalidades que podem esgotar a bateria rapidamente, como por exemplo, resolução de ecrã elevada e utilização prolongada do processador.

Porém, para quem não dispensa a bateria como ponto fundamental, aqui ficam 7 sugestões de portáteis de preço mais baixo em cada marca e com maior autonomia:

Computador Acer Swift 3 HP
15
Microsoft
Surface Laptop
3
Toshiba Portégé Apple MacBook Pro 2019 Lenovo IdeaPad Asus VivoBook
Autonomia 14
horas
12.5
horas
11.5 horas 11 horas 10 horas 9 horas 8 horas

4. Capacidade de Armazenamento: SSD ou HDD?

O espaço no disco é uma das características a considerar na compra de um portátil, no entanto, escolher uma opção de armazenamento, pode não ser tarefa fácil.

Qual a diferença entre o SSD (Solid State Drives) e um HDD (Hard Disk Drive)?

O HDD é o tradicional disco rígido que equipa a maioria dos portáteis. Estes discos rígidos são conhecidos pelos preços acessíveis.

No entanto, além de serem mais lentos no que diz respeito a ler ou escrever dados, são mais frágeis por terem partes móveis, podendo uma simples queda danificá-lo.

Esta tipologia de armazenamento conta com diversas ofertas, desde 250GB até 1TB.

Por outro lado, os SSD são melhores para carregar softwares, mesmo os mais pesados, de forma rápida. São resistentes e muito mais rápidos a ler e guardar dados do que um tradicional HDD.

Em contrapartida, este tipo de armazenamento são geralmente mais caros e contam com opções de 128GB de memória até 8TB.

Em caso de dúvida, seguem-se as vantagens e desvantagens de cada um dos armazenamentos, para que seja mais fácil escolher o indicado para cada utilizador.

Vantagens Desvantagens
HDD Preço Acessível Lentos na leitura de dados
Danificam-se com facilidade
SSD Rápidos na leitura de dados
Elevada Resistência
Preço Elevado

5. Ecrã: dimensões e resolução

Se achavas que escolher a dimensão do ecrã da TV era complicado é porque nunca ficaste em dúvida entre as 11 e as 17 polegadas de um portátil.

Neste caso, o tamanho não é tudo pois um ecrã de maior dimensão, apesar de ser ideal para jogar ou editar vídeos, acaba inevitavelmente por tornar o portátil mais pesado. Para além isso, dificulta o transporte e consome mais energia.

Assim sendo, perceber a que necessidades o portátil vai dar resposta, é uma boa maneira de avaliar se o ecrã deve ser de maior ou menor dimensão.

Portáteis entre 11 e 14 polegadas – São uma boa escolha para quem procura um portátil para estudo ou um híbrido. Ecrãs de menor dimensão conferem aos equipamentos facilidade de transporte e consumos de energia menores.

Portáteis entre 15 e 16 polegadas – Ideal para desempenhar tarefas de produtividade, uma vez o tamanho da tela é maior.

Portáteis de 17 polegadas – Considerados portáteis com monitor grande, são ideais para gaming ou profissionais que trabalhem imagem e vídeo.

Para além do tamanho, há que ter em conta a resolução, ou seja, o nível de detalhe que o ecrã disponibiliza. Diferentes portáteis apresentam resoluções de ecrã distintas, sendo as mais comuns:

Designação Resolução
Ultra HD “4K 3840×2160
HD 1080p 1920×1080
HD 720p 1280×720

À medida que sobe a resolução, sobe também o preço do equipamento.

À medida que aumenta a dimensão de ecrã de uma dada resolução, desce o nível de detalhe. Por exemplo, um portátil de 13”, de resolução HD1080p, terá um nível de detalhe superior em comparação com um portátil de 17” com a mesma resolução.

Conectividade

Atualmente, sistemas Wi-Fi e Bluetooth são fatores obrigatórios em qualquer modelo.

Uma entrada para cabo HDMI ou Mini DisplayPort pode ser importante para estudantes e para produtividade, pois permite transferir imagem entre o computador e a televisão, ou ligar um segundo monitor para trabalhar.

O USB continua a ser um dos fatores principais de conexão, seja para ligar o rato do computador ou até para aceder a um disco externo. Se for possível escolher, deverá privilegiar-se entradas em 3.0 ou Thunderbolt™ 3 (USB-C), que é oito vezes mais rápido que o USB 3.0.

Em alguns modelos de portáteis, existe a possibilidade de ligar um cartão de memória, recorrendo à entrada para cartão  MicroSD, um um fator importante para quem trabalha em edição de vídeo e fotografia.

Em Resumo

São múltiplos os fatores para eleger um portátil à medida do que cada um precisa. Deste modo, definidas as necessidades, a importância que o computador terá, e para que tarefas servirá, torna-se mais simples a escolha de um modelo.

Reunidas as especifidades essenciais a cada perfil de utilizador, aqui fica uma tabela resumo a ter em conta antes de comprar o novo equipamento.

Sugestão KuantoKusta para a escolha de um portátil para cada perfil e necessidades:

Processador Armazenamento Memória RAM Autonomia
Uso Casual n/a 128GB (SSD ou HDD) 4GB 8 horas
Estudantes Intel Core i5 ou AMD Rizen 5 128GB SSD 4GB a 8GB 12 horas
Gaming Intel Core i7, AMD Rizen 7 ou superior 256GB SSD ou superior 8GB a 16GB n/a
Produtividade Intel Core i5, AMD Rizen 5 ou superior 256GB SSD ou superior 6GB 12 horas

Comentários