Existem itens que são essenciais num acampamento independente de ser a primeira vez que se vai acampar ou não. E para quem se está a iniciar nas aventuras do campismo, algumas dicas para acampar, bem como uma check list de itens essenciais pode ser uma enorme ajuda.

É claro que essa lista irá variar de acordo com o local, a estação do ano, o período de estadia, número de pessoas com quem se vai acampar e como é óbvio: o perfil de campista de cada um!

Se procuras dicas para acampar e queres que a tua experiência seja a melhor de sempre, vê as sugestões que se seguem.

1. Definir o destino e tipo de campismo

Escolher um destino, saber o que existe por perto e estar atento à previsão do clima pode parecer algo bastante simples no entanto são fatores importantes para garantir o sucesso da aventura.

Da mesma forma é igualmente importante, para os principiantes na arte de acampar, definir qual o tipo de campismo que se irá fazer. Isto permite saber o que se deverá ou não levar, de que forma será feito o transporte dos itens e até que infraestruturas se poderá encontrar no local do acampamento.

Existem essencialmente dois tipos de campismo, o Trekking ou livre, que implica normalmente caminhar longas distâncias, ir conhecendo vários pontos e acampar em vários sítios. Este tipo de campismo requer normalmente materiais mais leves e de fácil arrumação.

E o campismo clássico ou organizado que é o mais comum, conta com infra-estruturas de apoio como água, luz, zona de duche, etc.

Habitualmente como é um campismo onde as pessoas se deslocam de carro, o que faz com que seja possível levar mais itens e com dimensões diferentes pois são de fácil transporte.

2. Escolher a tenda certa

Uma vez que a tenda será, durante os dias de campismo, a casa temporária esta deve ser escolhida mediante várias características como o clima, forma como será transportada, entre outras características.

Para quem está à procura de uma tenda e ainda não sabe quais são as características mais importantes para escolher uma tenda de campismo, existem características importantes que determinam o modelo ideal como: altura do ano em que se irá acampar, o sítio, clima e até o número de pessoas que irão utilizar a tenda.

No caso de campismo trekking é fundamental que a tenda seja leve, de fácil montagem e também possível de ser transportada na mochila. Nestes casos, o ideal é que a tenda tenha entre 500g a 3kg e seja impermeável para resistir aos dias de chuva.

Dica extra: Cuidados na montagem da tenda

A montagem da tenda deve ser feita num lugar plano e devem ser aproveitadas as sombras existentes para que o equipamento não esteja constantemente exposto ao sol. Se tal acontecer, a impermeabilização da mesma deixará de se tão eficiente com o passar do tempo.

Para instalar a tenda, o terreno deve estar seco e sem ervas muito altas. Para além disso é importante que não seja feita a montagem perto de rios ou do mar, pois o caudal pode subir.

Posto isto, deve-se limpar a zona circundante da tenda e proceder à montagem da mesma.

Estás à procura de uma tenda? No KuantoKusta temos vários modelos para ti!

3. Preparar uma lista de essenciais

Mediante o tipo de campismo e o número de pessoas, existem itens essenciais que devem ser levados e outros excluídos. Para um campismo onde se irá ficar poucos dias e andar de um lado para o outro com a mochila, é ideal levar menos coisas.

Por outro lado, se a ideia é passar bastantes dias num acampamento e a deslocação é feita com recurso a carro, aí a possibilidade de levar mais itens é maior.

itens para acampar
Fonte: Freepik

Desta forma é necessário definir o que realmente é essencial para os dias de acampamento e realizar uma lista para que nada falte, seguem-se algumas sugestões que não devem faltar.

Saco cama

Tal como a tenda, o saco cama é o grande aliado para descansar depois de um longo dia de aventura.

Se o local do camping é frio irá ser necessário um saco cama térmico que suporte baixas temperaturas, caso contrário, um saco cama de verão será mais adequado.

Além do saco cama, é importante lembrar que o  isolante térmico inflável ou de EVA é fundamental para que tenha uma “cama” de temperatura agradável e conseguir descansar depois de um grande dia a explorar a natureza.

Escolhe o teu saco cama agora! Temos mais de 1000 modelos para ti!

Roupa adequada

Acampar de inverno é totalmente diferente de fazer um acampamento de verão. De qualquer modo,  dar preferência a roupas dry fit e de tactel que, para além de serem mais leves para transportar, secam rapidamente.

Uma camisola e/ou um casaco impermeável é sempre recomendado, pois no meio da natureza as noites costumam ter temperaturas mais baixas.

Calçado

O calçado é um dos itens mais importantes quer seja para caminhar ou para momentos de descanso. É ideal ter sempre umas botas de caminhada e uns chinelos para os momentos de descanso.

Itens de higiene pessoal

Organizar o kit de higiene pessoal exige alguma praticidade. Leva o essencial e tudo em tamanho mini como: toalhitas, papel higiénico, pasta de dentes, escova de dente e de cabelo, shampoo, sabonete líquido biodegradável, desodorizante.

Se vais acampar acompanhado, opta por dividir alguns itens que não são de uso pessoal, como a pasta de dentes.

Devem ser também incluídas toalhas, preferencialmente de microfibra pois para além de serem extremamente leves, o que facilita o seu transporte na mochila, têm preços acessíveis e permitem uma secagem rápida.

Kit de primeiros socorros

Ao preparar o kit de primeiros socorros, inclua os medicamentos de uso diário, além de curativos, medicamentos para dor de cabeça, dores musculares, enjoos, gripe e febre.

É fundamental colocar também repelente e um protetor solar!

Kit de utensílios

Organizar um kit de utensílios variados é uma ótima forma de ter elementos que podem fazer falta em várias ocasiões como na montagem da tenda (martelo, estacas suplentes ou varetas), ou até para manter a limpeza da roupa (molas e uma corda).

Uma cozinha de campismo é essencial e não pode faltar, por isso deve-se incluir também pratos, talheres, tacho, um campingaz e um canivete multiusos.

Água e alimentos

Calcula a alimentação pelos dias de viagem e não deixes de verificar se a água do campismo é abundante e certificada para consumo.

Quanto aos alimentos, deve-se dar prioridade a opções práticas, como os que não precisam de refrigeração para comer ao longo do dia (barra de cereais, frutos secos, etc) e que tenham uma durabilidade maior.

Mochila

Existem mochilas para todos os tipos de campista, no entanto a escolha da mochila deverá depender se vais de carro até o local do camping ou não.

O ideal é que se tenha uma mochila pequena para os passeios e uma maior para guardar todos os itens, como a tenda e o saco cama.

Ao escolher a mochila, deve-se ter em atenção as características de cada modelo e analisar o tecido e fitas que permitem o ajuste ao corpo pois devem proporcionar o máximo de conforto possível.

Uma boa mochila deve permitir que se caminhe com tudo às costas de forma confortável!

Itens extras

Há outros itens que podem vir a ser fundamentais para o teu acampamento, como fogareiro e combustível, louças e talheres, canivete, GPS ou relógio outdoor, lanterna, pilhas, power bank, entre outros.

É sempre necessário avaliar a necessidade de levar tudo isso.

Outras dicas importantes

  1. Durante os dias de campismo deve-se ter especial cuidado com a natureza e por isso mesmo, deve-se manter a limpeza da área que se utiliza;
  2. Deve-se respeitar as regras de campismo, áreas permitidas para acampamento e sítios onde é permitido ou não fazer fogueiras.
  3. A tenda deve estar sempre fechada para evitar animais no seu interior;
  4. No caso de pessoas que não acampam com frequência ou nunca acamparam, é aconselhado que façam uma montagem e desmontagem da tenda em casa para treinar;
  5. É importante tentar chegar sempre de dia ao acampamento para poder escolher o espaço onde será colocada a tenda e fazer a limpeza do local;
  6. Deve-se fazer uma planificação das refeições para evitar levar alimentos a menos ou quantidades elevadas;

Comentários