A sala é a divisão da casa onde passamos mais tempo, quer em lazer, descanso ou até festas com amigos.

É também o cartão de visitas de uma casa pois é nela que recebemos amigos e familiares e, muitas vezes, esta divisão tem um espaço reduzido, o que dificulta a sua decoração.

No entanto, existem formas de tornar o espaço mais agradável e funcional. Como tal, seguem-se algumas dicas de decoração para para ajudar quem vai decorar uma sala pequena a fazer as melhores escolhas e evitar alguns erros frequentes que estragam a decoração do espaço.

1. Cores neutras para ampliar o espaço

A sala é muitas vezes uma das zonas da casa que mais se utiliza. É nela que recebemos visitas, jantamos, descansamos e até brincamos com as crianças. Por isso esta deve ser planeada, não só para ser confortável, mas também prática e funcional. 

No entanto, como é comum em muitas casas, esta divisão é muitas vezes um local de espaço limitado e por isso a sua decoração deve ser pensada e estruturada de forma a otimizar o máximo de espaço possível.

Uma das melhores estratégias a adotar é utilizar cores claras e neutras na decoração de uma sala pequena dimensão.

Este truque é bom para salas pequenas pois ajuda a entrar luz na divisão, o que permite criar ambientes mais luminosos. Desta forma, potencializa-se a sensação de amplitude do espaço.

Para tal, deve-se combinar cores brancas com materiais em tons claros colocando por exemplo paredes, piso, janelas e outros em variações de tons brancos e suaves.

2. Iluminação apropriada ao espaço

A iluminação deve ser pensada de modo a proporcionar claridade na sala nos períodos de menos luz como é o caso do final do dia e à noite. 

Para tal, além de uma luz de teto, a colocação de luzes embutidas ou focos permitem uma visão mais ampla de todo o espaço.

Uma solução bastante eficiente e elegante passa pela utilização de candeeiros de pé.

Estes têm uma dupla função: podem ser usados como luz ambiente, ajudando a tornar o ambiente mais aconchegante e podem também ajudar na decoração do espaço.

Dica extra: A utilização de uma luz amarela nos candeeiros de pé fazem com que o ambiente da sala se torne mais aconchegante.

3. Escolher o mobiliário adequado

Existem móveis capazes de ocupar grande parte da sala e, no caso de salas pequenas, estes não são os mais indicados pois fazem com que se percam metros preciosos para outros móveis de sala.

Quando o assunto é escolher o mobiliário adequado para salas pequenas, deve-se então optar por peças que permitam ganhar espaço e sejam práticas.

Mesa de jantar extensível

As mesas de jantar extensíveis, são uma das peças de mobiliário que não se pode esquecer de incluir no momento de decorar uma sala pequena.

Estas permitem receber todos os convidados para jantar ou almoçar sem que a falta de espaço seja um problema. Por outro lado, nos dias em que não são utilizadas por um grande número de pessoas podem perfeitamente ser fechadas e, desta forma, confere-se à sala mais espaço.

Televisão fixa na parede

A colocação de um móvel de suporte para televisão pode não ser uma boa alternativa para decorar uma sala pequena dimensão. Isto porque um móvel de suporte acaba muitas vezes por reduzir o espaço disponível da sala.

Nos dias de hoje grande parte das famílias optam por embutir/fixar a televisão na parede, evitando assim ter de adquirir mais um móvel.

Para além disso, fixar a televisão na parede é uma solução válida para quase todo tipo de sala e permite otimizar o espaço existente.

Estantes e móveis versáveis para arrumação

Uma ótima solução para salas com pouco espaço onde não é possível fixar a televisão na parede é o uso de móveis para televisão e estantes de arrumação. Estas tanto servem para colocar a televisão como para adicionar organizadores e caixas de forma a aumentar o espaço de arrumação.

No que a móveis diz respeito, existe ainda quem opte por móveis feitos à medida quer para colocar a televisão quer para criar espaços de arrumação. Este tipo de mobiliário para além de ser concebido exclusivamente para o espaço, pode ser personalizado quanto ao estilo e formato.

Sofá ideal

Uma das peças fundamentais de qualquer sala é o sofá. Este deve ser aconchegante e escolhido mediante o tamanho, a decoração e o gosto pessoal.

Para quem está a idealizar a decoração de uma sala pequena é essencial optar por um sofá com pouca profundidade. Neste caso pode-se escolher um sofá com repousa pés, ou mesmo um com chaise longue desde que este seja de fácil arrumação.

Outra opção que pode ainda fazer parte da escolha é um sofá de menor dimensão acompanhado por um cadeirão.

Mesa de centro

Para evitar ocupar uma grande área da sala, permitindo assim mais espaço para circulação, deve-se evitar o uso de mesas de centro e optar por uma mesa lateral ao lado do sofá, ou até mesmo utilizar o repousa pés como mesa de apoio.

4. Decorar o espaço para criar um ambiente acolhedor

A decoração é a cereja no topo do bolo. E, o segredo para que esta seja bonita, funcional e acolhedora está nos pequenos detalhes.

Foram-se os tempos em que a decoração de uma casa ou de uma sala contemplava uma serie de bibelôs para adornar o espaço e torná-lo bonito. Nos dias de hoje e, principalmente em casas com salas de pequena dimensão, deve-se optar por decorações simples que conferem um design prático e “limpo”.

Ainda assim, nada impede que a decoração de uma sala pequena tenha alguns elementos diferenciadores de forma a criar contrastes.

Para quem gosta deste tipo de elementos, a utilização de uma peça como um espelho pode ser uma ótima escolha pois ajuda a refletir a luz e, quando colocado de forma estratégica, pode criar a sensação de sala maior.

Por fim, para que a decoração seja um fator diferenciador, deve-se também manter o cunho pessoal e deixar, por exemplo, um cadeirão, almofadas ou até um tapete de cor viva sobressaírem-se. É possível também utilizar quadros, fotografias ou decorações de parede.

5. Decoração com plantas

Incluir plantas na decoração é essencial para tornar o espaço mais agradável e também para dar vida à casa.

As plantas como adereços decorativos têm o poder de transformar a energia do ambiente e ajudar a renovar e melhorar a qualidade do ar.

No que a plantas decorativas diz respeito, existem vários tipos que são apropriados para o interior da casa como por exemplo: plantas suspensas, suculentas, cactos, bonsais, entre outras.

Dicas extra: Erros a evitar na decoração de uma sala pequena

1. Uso de cores vibrantes ou tonalidades escuras

Um erro muito comum e que transmite a sensação de uma sala ainda mais pequena acontece porque algumas pessoas utilizam tintas de parede com tons muito fortes ou escuros.

Este é um dos erros que se deve evitar, pois o ambiente fica pesado e com pouco carisma. Por isso, é de extrema importância o correto uso das cores para ajudar a transformar divisões de pequena dimensão em espaços mais amplos.

2. Móveis pesados e de grande dimensão

Outro erro comum e que transforma a sala num espaço com dimensões mais reduzidas é a utilização de móveis pesados, escuros e com dimensões muito grandes.

Mais uma vez a cor do mobiliário influencia o ambiente e por isso os tons do mobiliário não devem ser escuros pois reduzem a sensação de conforto.

3. Excesso de objetos decorativos

Em temos era normal a utilização de vários elementos decorativos num pequeno espaço (altura do kitsch). Hoje em dia, este é considerado um dos erros a evitar ao decorar uma sala de pequena dimensão.

Uma vez que o espaço é pouco, a decoração deve passar sempre por a utilização de poucos objetos pois assim consegue-se transmitir um aspecto mais harmonioso.

4. Falta de espaço entre móveis

Numa divisão com pequenas dimensões é natural que o espaço seja ainda menos após a colocação dos móveis.

Por isso, algumas pessoas tendem a aproximar móveis e a reduzir o espaço entre estes de forma a conseguirem colocar mais um elemento na sala.

A verdade é que para além de ser um dos principais erros de decoração em salas de pequena dimensão, a redução de espaço entre o mobiliário faz com que a sala se torne desconfortável e pouco prática pois os móveis demasiadamente juntos não permitem a circulação pela sala de forma livre.

Resumo

Para quem está perante o desafio de remodelar ou decorar uma sala de pequena dimensão é fundamental evitar alguns erros como o excesso de móveis e utilização de elementos decorativos em demasia.

Em contrapartida o ideal para espaços pequenos é optar por paredes e móveis com tons claros e luminosos, apostar numa decoração simples e ainda optar por iluminar o espaço com focos ou candeeiros de pé que ajudam a criar um ambiente acolhedor.

Autor

A paixão pelas artes levaram a Daniela a licenciar-se em design de interiores. Adepta de uma vida agitada e desafiante decidiu, recentemente, começar a praticar crossfit e abraçou também o desafio de aventurar-se pelo mundo da escrita, partilhando os seus conhecimentos através de dicas e sugestões sobre decoração.

2 Comments

  1. Porque que os copos saiem baços e algumas vezes os talheres com ferrugem, os copos ainda continuam baços obrigada uma boa semana

    • Olá Olga,

      Obrigado pelo comentário.
      Por vezes alguma loiça pode sair com ferrugem e até mesmo baça por diferentes motivos. Em alguns casos isso pode acontecer devido à dureza da água. No entanto, no artigo “Como escolher uma máquina de lavar loiça [Guia Completo]” poderá encontrar alguma informação que irá ajudar no esclarecimento desta questão.
      Obrigado,
      Team KuantoKusta

Comentários