Nem sempre as casas de banho recebem o valor que merecem no que respeita à decoração. Tal como as outras divisões, as casas de banho podem e devem ser decoradas, não só para fazerem match com a restante casa, mas também para fazerem qualquer pessoa se sentir bem no espaço.

Se chegou a altura de decorar o WC e não sabes por onde começar, espreita as nossas dicas de decoração para casas de banho modernas.

10 Dicas de Decoração para Casas de Banho Modernas

Chegou a hora de planear a decoração da casa de banho a renovar e a decorar. Pronto para pôr mãos à obra

1. Identificar o Estilo de Decoração

Existem vários estilos de decoração de casas de banho, uns mais clássicos, outros minimalistas ou até extravagantes. A escolha do estilo de decoração deve recair sobre aquele que vai ao encontro dos gostos pessoais mas que não retira a harmonia da restante decoração da casa. Assim é possível criar um ambiente mais harmonioso e moderno.

Um estilo mais industrial é pautado pelos tons brancos, cinzas e pretos, linhas retas e materiais como o ferro. O estilo romântico, por exemplo, destaca-se pelos tons nude, mobiliário e espelhos ornamentados. Já o estilo jungle traz a natureza para dentro da casa de banho através de padrões com folhas e flores, de plantas, vasos e prima pelos tons terra e verdes.

2. Definir a Paleta de Cores

Não podemos falar de dicas de decoração para casas de banho modernas, ou qualquer outra divisão, sem falarmos da paleta de cores. Este passo é um dos mais importantes quando se planeia decorar um ambiente e deve ser um dos primeiros critérios a fechar, uma vez que vai ditar a escolha dos materiais, dos móveis e da própria decoração.

A escolha da paleta deve ter em conta as cores principais da casa, o estilo escolhido, os gostos pessoais e as características da própria divisão. Eis alguns exemplos:

  • Para casas de banho pequenas e com pouca ou nenhuma iluminação natural, os tons neutros e os brancos dão uma sensação de maior dimensão;
  • As casas de banho destinadas às crianças pedem cores alegres e que criem dinamismo;
  • Tons monocromáticos estão muito em voga e tornam a casa de banho moderna. Pode e deve incluir alguns apontamentos de cor;
  • O clássico preto e branco criam contraste e tornam as casas de banho elegante e intemporal.

3. Decidir os Materiais

Sabias que os materiais escolhidos para uma casa de banho podem valorizar a casa na hora de a colocar no mercado?

Para quem pretende fazer obras e está a tentar perceber quanto custa renovar um apartamento, quais os materiais e orçamento necessário ou até quem está à procura de dicas de decoração para casas de banho modernas, esta dica é especialmente importante!

Primeiramente é necessário avaliar as características, dimensão e formato das casas de banho. Tem janela, é um espaço frio, ganha humidade facilmente? Em segundo lugar, deve ser tido em conta aquilo que se definiu nos 2 passos anteriores (estilo e paleta de cores). Só depois é que se pode avançar para a escolha dos materiais. E a oferta é muito variada. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Materiais Naturais: para quem procura dar um ar mais acolhedor à casa de banho, para quem procura um estilo minimalista ou jungle, materiais naturais como a madeira e o bambu são os mais indicados. Deve apenas ser garantido que estes materiais estão preparados para uma casa de banho, pois vão estar em contacto direto e frequente com água e humidade.
  • Cerâmicas: os azulejos e revestimentos em cerâmica são intemporais e um verdadeiro clássico pelos benefícios que proporcionam. São, regra geral, mais económicos, mais resistentes, fáceis de limpar e existem em todos os formatos, padrões e texturas.
  • Mosaicos: os mosaicos podem ser combinados com as duas opções anteriores para criar mais dinamismo e dar mais cor à divisão. Existem em inúmeras cores, tamanhos e padrões e tornam qualquer casa de banho mais moderna. São normalmente aplicados na zona de duche, na parede principal, e em cabines com portas de vidro para destacar ainda mais os mosaicos e chamar a atenção de quem entra na divisão.
wc com banheira e estilo moderno
Fonte: Unsplash

4. Escolher as Loiças

A escolha das loiças da casa de banho são muito importantes e vão ditar a restante decoração. Para casas de banho modernas, a escolha tende a ser mais para loiças com linhas retas e simples, como as que se encontram na imagem acima.

Neste tipo de casas de banho, o mais procurado são as sanitas suspensas e os lavatórios de pousar em cima do móvel. Este tipo de loiças tornam a casa de banho mais elegante, sofisticada e moderna.

Já as casas de banho mais tradicionais seguem as loiças convencionais, com alguns ornamentos e com as bases ligadas ao pavimento, desde sanitas, bidés e lavatórios com base, e banheiras embutidas.

5. Banheira ou Duche?

A pergunta mais frequente na renovação de uma casa de banho é se a escolha deve recair sobre uma banheira ou uma base de duche. Não existe resposta certa ou errada, o que se deve ter em conta é:

  • Se existem duas casas de banho com banheira em casa, uma delas pode ser substituída por uma base de duche;
  • Se existem crianças em casa, talvez a banheira seja mais prática para dar banho;
  • Se existem idosos em casa, uma base de duche mais espaçosa permite que tomem banho sem risco de cair e ainda permitem que outras pessoas lhes deem banho sem grandes esforços;
  • E por fim, claro, o gosto pessoal.

6. Não Esquecer o Nicho

Os nichos tornaram-se numa verdadeira tendência e, por isso, tinham de fazer parte desta lista de dicas de decoração para casas de banho modernas.

Um nicho não só garante uma estética original à casa de banho, como se torna um verdadeiro hack de organização. Em vez de teres os teus produtos de banho pousados na base do duche, no parapeito da banheira ou num suporte colado à parede, com um nicho aberto podes ter tudo organizado de uma forma mais prática e bonita.

7. Escolher o Mobiliário

O mobiliário, tal como os materiais, deve estar preparado para esta divisão, uma vez que estarão em contacto direto com água, humidade e condensação.

Além disso, devem estar adequados ao tamanho da casa de banho para garantirem que há espaço suficiente para circulação e que todos os móveis combinam entre si.

Para casas de banho pequenas, o mobiliário suspenso é uma excelente opção. Assim permite aproveitar o espaço que fica livre no chão, por baixo dos móveis. Também as prateleiras e as estantes garantem a organização e a decoração, aproveitando o espaço das paredes.

As casas de banho mais espaçosas deixam-te brincar mais com o tamanho dos móveis. As casas de banho mais modernas, nomeadamente suites, incluem móveis com lavatórios duplos, por exemplo.

wc com decoração moderna
Fonte: Unsplash

8. Tornar a Casa de Banho Prática e Funcional

O mais importante numa casa de banho é garantir que esta é funcional e prática e que está preparada para satisfazer as necessidades diárias dos moradores, mesmo em dias mais caóticos. Por isso, as soluções de arrumação e organização ganham destaque nesta lista de dicas de decoração para casas de banho.

Garante que escolhes móveis que permitem manter os produtos todos arrumados, que recorres a cestos, caixas e organizadores para manter estes mesmos produtos organizados dentro e fora dos armários, que tens um cesto para evitares que a roupa suja fique espalhada pelo chão, entre outras opções.

9. Selecionar Objetos Decorativos

Chegou a hora de escolher os objetos de decoração que vão dar um ar ainda mais moderno e composto à casa de banho. Aqui ficam algumas dicas de objetos de decoração para casas de banho modernas:

  • Espelhos grandes e com iluminação são úteis para o dia-a-dia e dão uma sensação de maior dimensão à divisão;
  • Plantas e flores trazem vida e cor à casa de banho;
  • Torneiras “fora da caixa”, em tons de preto ou dourado ou em materiais menos convencionais, são detalhes que vão fazer toda a diferença;
  • Conjuntos de toalhas que combinam com a restante decoração vão tornar o espaço e a restante decoração ainda mais harmoniosa e coerente;
  • Escadas em bambu para pendurar as toalhas e alguns vasos são uma tendência;
  • Quadros decorativos vão tornar a divisão ainda mais elegante e moderna.

10. Não Esquecer a Iluminação

Especialmente para casas de banho pequenas e sem iluminação natural, é muito importante escolher a iluminação correta para dar um toque de modernidade e estilo!

Alguns espelhos já trazem luzes LED embutidas, o que facilita o processo de iluminação da casa de banho, mas existem inúmeras opções de candeeiros de teto e de parede que vão deixar a divisão mais clara e iluminada. Se avançares com a ideia do nicho, fica a saber que também esse elemento pode ser iluminado.

Resumo

Decorar uma casa de banho pode ser um verdadeiro desafio, mas com estas dicas de decoração para uma casa de banho mais moderna é mais fácil saber por onde começar. De resto, é só usar a imaginação, contratar profissionais qualificados para garantirem um resultado excelente ou pôr mesmo mãos à obra!

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários