A decoração do terraço não tem de ser complicada – nem cara. Com um pouco de imaginação, o cantinho de sol da sua casa pode ficar muito melhor com estas 10 dicas.

Com a chegada dos dias maiores e do calor, nada melhor do que aproveitar os fins de tarde num espaço acolhedor. Para o conseguir, a decoração do terraço deve ser bem pensada. Siga estas 10 dicas práticas para transformar o terraço no seu local favorito da casa.

1. Qualquer terraço necessita de um espaço de refeições

Tudo o que precisa para aproveitar um bom café ou uma refeição deliciosa é de uma mesa e algumas cadeiras. Se pensa que tem pouco espaço, não há problema. A mesa dobrável de jardim e terraço Amarilis permite ganhar espaço sem prescindir de funcionalidade. Assim pode guardar lugar para a restante decoração do terraço.

2. Crie um espaço de convívio para os amigos

Tem estado a adiar aquela reunião de amigos em sua casa? Crie um espaço aconchegante para as pessoas que mais gosta e faça memórias no seu terraço. Num dos cantos, coloque vários pufes, plantas na parede ou num suporte para vasos e uma mesa ao centro, e verá que os elogios por parte dos seus amigos não acabarão.

Se está a sentir-se criativo e quer poupar um pouco mais na mobília, pode substituir os pufes e a mesa por paletes de madeira com almofadas para sofá. Por outro lado, se prima pela elegância e gostava que o seu terraço assim o refletisse, pode sempre optar por adquirir um conjunto lounge de vime preto e tornar a decoração do terraço mais uniforme.

terraço com jardim

3. Escolha uma decoração do terraço que proteja a sua privacidade

Os olhares da vizinhança podem ser intimidantes. Para ganhar confiança e poder respirar de alívio por ter um pouco mais de privacidade, a nossa sugestão é utilizar esta cobertura artificial com plantas decorativas. Para além de dar um ar mais verde ao terraço, esta vai-se tornar uma barreira contra o exterior.

4. Traga um apontamento de natureza à decoração do terraço

Amante de plantas, vegetais e frutas? Uma mini estufa de jardim pode ajudar a cultivar produtos bonitos e saborosos enquanto dá um pouco mais de vida ao terraço. No que toca à decoração do terraço, principalmente em espaços pequenos, os elementos decorativos devem funcionais acima de tudo.

5. Adicione modernidade à decoração do terraço com um tapete

O chão que pisa também requer um pouco de carinho. Coloque um tapete exterior para elevar a decoração do terraço e tornar o lugar mais aconchegante. Quando escolher um tapete, note se é para exteriores, pois isso vai ditar a sua durabilidade. Se quer poupar um pouco e tem uma manta de trapos perdida num dos armários, essa também pode ser uma boa opção para decorar o chão.

mini estufa para terraço

6. Na decoração do terraço, brinque com uma paleta de cores

Tentar descobrir como decorar qualquer espaço – por mais pequeno ou grande que seja –começa por encontrar um esquema de cores base.

Os tons mais utilizados costumam ser os neutros pois jogam bem com a madeira e vários outros tipos de materiais, e são um favorito nas decorações de verão e outono. Sejam os azuis, verdes, vermelhos ou os tons neutros, faça da sua visão de decoração do terraço uma realidade.

7. Torne o seu terraço um espaço de conforto paradisíaco

Quando pensamos em férias e relaxamento, pensamos numa praia paradisíaca, água de coco, uma cama de rede e um livro incrível. Não precisa de continuar a imaginar, pois a nossa próxima sugestão é mesmo adicionar uma cama de rede.

Na decoração do terraço é sempre necessário pensar nos sentimentos que os nossos elementos nos trazem: relaxamento, verão, paz e muitos outros.

8. Esconda-se durante as maiores horas de calor

O seu terraço pode ser ótimo para absorver a luz do sol e dar vida à sua casa. Mas não se esqueça que o sol é um agente perigoso e pode provocar doenças e o envelhecimento precoce da pele. Para que tal não aconteça, proteja a decoração do terraço e a si mesmo com um toldo para o jardim, terraço ou varanda.

9. Prepare uma decoração de terraços pet-friendly

Tem um animal em casa? Cuide dele e coloque um delimitador de madeira que o proteja de saltar e se magoar. Os seus animais vão agradecer e o seu espaço terá um toque de privacidade a mais. Sejam animais de apartamento ou de moradia, os seus companheiros de quatro patas vão aproveitar muito a decoração que colocar no seu terraço.

10. Ilumine o terraço para os serões

Quando se pensa em decoração de terraços, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são as famosas luzes de fio (fairy lights). Afinal, estão em todo o lado, desde quartos a casamentos. Com a ajuda deste tipo de luzes, o seu terraço vai parecer mais convidativo e pronto para qualquer ocasião ou estação.

A decoração do terraço é um projeto divertido, para fazer sozinho ou com família e amigos, e que pode dar uma nova cara à sua casa.

Se souber procurar bem os elementos, e seguir estas 10 dicas, poupa imenso no processo.

Visite a nossa área de decoração, e a sua casa irá a sua personalidade e o conforto que só um lar aconchegante pode oferecer. Só é necessário um pouco de imaginação e voilá, o seu terraço estará pronto para as suas manhãs, para receber amigos e para se tornar o lugar de descanso perfeito dos seus animais de estimação.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários