Mesmo num espaço pequeno, a decoração certa pode ter um grande impacto. Descubra como decorar cozinhas pequenas com estas 10 dicas.

Decorar cozinhas pequenas exige grandes cuidados. Da seleção de cores, à escolha da mobília, são os detalhes que fazem a diferença e cada recanto conta. Veja como o conseguir com estas 10 dicas práticas e criativas.

Escolha tonalidades claras

Não é segredo que os tons claros fazem qualquer espaço parecer maior. O mesmo se aplica à cozinha. A cor branca ajuda a refletir a luz, e quanto mais leve a palete escolhida, mais ampla, leve e moderna vai parecer a cozinha.

Os pontos em que a cor é mais importante são as bancadas e as paredes, mas também pode aplicar esta dica a utensílios, como tachos e panelas, e nos tecidos, como as tolhas e cortinas. Se tiver prateleiras, exponha alguma louça branca – como pratos ou copos.

Por fim, se tem a sorte de ter uma boa vista a partir da janela, deixe o exterior entrar e use a natureza para ditar a paleta.

Selecione um padrão de destaque

Preferir tons claros e neutros é importante, mas não significa que não haja espaço para se divertir com a decoração.

O chão da cozinha – uma área muitas vezes negligenciada – é o local perfeito para um elemento de design de alto impacto. Um piso com padrão, por exemplo, dá a sensação de maior dimensão ao espaço. Em alternativa, acrescente um tapete vintage para conferir mais cor.

As paredes da cozinha são outro bom candidato para este apontamento, e que ficam bem com azulejos ou papel de parede. Um espaço branco clássico é afinal uma tela perfeita para experimentar estas pequenas ideias de decoração de cozinha pequena.

Acrescente apontamentos de cor

bancada de cozinha

Ainda no tema da cor, há uma outra forma de criar a ideia de amplitude sem tornar a decoração monótona: pequenos apontamentos de cor.

As prateleiras são uma ótima alternativa aos armários fechados e fazem a cozinha parecer mais espaçosa. Mas também oferecem a oportunidade perfeita para exibir alguns destaques como louças coloridas, plantas, vasos ou cerâmicas.

As paredes são outra boa opção, onde pode pendurar fotos ou até um quadro para dar mais alegria. Se a cor base for o branco, estes detalhes conferem mais personalidade a qualquer cozinha. Mas não exagere!

Maximize o espaço de circulação

Para decorar cozinhas pequenas, é importante prestar atenção à estrutura do espaço. Se faz as refeições na cozinha, por exemplo, escolha uma mesa redonda com pé central para reduzir a área de chão e que permita acomodar mais pessoas do que uma com formato quadrado. 

Regra geral, evite mobiliário que ocupe área no chão e prefira prateleiras de parede, soluções de armazenamento vertical e candeeiros de teto. Desta forma, vai facilitar a circulação no espaço e conferir uma noção de maior amplitude.

Escolha eletrodomésticos pequenos

Outra dica simples, mas muito eficaz. Decorar uma cozinha pequena é mais fácil com frigoríficos, fornos e microondas em formato mini. E mais pequeno não significa necessariamente que tenha pior desempenho. Atualmente, há muitos aparelhos de alta qualidade, com um design inovador e reduzidas dimensões. 

É o caso, por exemplo, da gama Smeg. Mas se procura eletrodoméstico mais acessíveis, a maioria das marcas mais conhecidas tem opções de tamanho mais reduzido. Outra opção são os produtos multifunções. Por exemplo, alguns fornos novos funcionam também como microondas ou torradeira

Aproveite todos os espaços, mesmo os mais improváveis

Ao rever a decoração de uma cozinha pequena, é possível descobrir pequenos esconderijos perfeitos para arrumação em quase todo o lado.

Atrás das portas dos armários, nas frinchas entre eletrodomésticos, debaixo da mesa – todos os recantos servem para criar uma solução de armazenamento oculto, que permite guardar utensílios de forma prática. O espaço ao lado do fogão? Um lugar fantástico para armazenar especiarias, óleos e caldos de sopa. Para o fazer, pode desenhar uma solução à medida ou recorrer a recipientes modulares de armazenamento.

Encontre uma solução de armazenamento vertical

cozinha branca

Ainda no tema da arrumação, uma das últimas tendências é a organização vertical. O efeito é espetacular e a execução muito simples.

Tudo que precisa é de um pouco de parede, como a área por cima da banca ou o espaço debaixo de uma prateleira. Depois, afixe os ganchos apropriados para o efeito e pendure as suas colheres de madeira, espátulas e até tachos. A mistura entre os tons metálicos e de madeira à vista vai tornar o espaço mais acolhedor e resolve o problema de onde colocar estes itens tão utilizados no dia-a-dia.

Aposte nos detalhes com materiais nobres

A inclusão de materiais nobres, como o mármore ou a madeira, ajudam tornar a cozinha mais confortável sem estragar o orçamento. Só precisa de os colocar em locais estratégicos, como a bancada da cozinha, ou o tampo da mesa.

Para além de contribuírem para uma sensação luxuosa e acolhedora, esta é uma ótima forma de personalizar a cozinha com uma cor ou padrão divertido.

Faça como os chefs e crie uma área de trabalho modular

Quando o espaço não estica, é difícil encaixar tudo o que precisa na cozinha. Nestes casos, o melhor é utilizar a chamada “ilha sobre rodas”. Esta é a solução para quem gostava de ter uma ilha na cozinha, mas não tem espaço para isso.

A inspiração vem dos chefs profissionais. Como têm de atender a uma grande variedade de funções num espaço limitado, os cozinheiros têm estas pequenas bancadas de trabalho móveis, que trazem para junto de si apenas quando são necessárias para uma tarefa específica, como descascar batatas ou bater massa.

No resto do tempo, estas bancadas são retiradas da cozinha e guardadas. Assim, não precisa de ter tanto espaço de trabalho vazio que não vai utilizar durante a maior parte do tempo.

Retire as portas dos armários

Os armários fechados contribuem para uma sensação de claustrofobia na cozinha. Uma das formas mais eficazes de tornar a decoração mais airosa é, simplesmente, remover as portas, algo que qualquer pessoa pode fazer com uma chave de parafusos.

Para evitar o acumular de pó, prefira o armazenamento aberto em cestos, caixotes e recipientes de vidro. Esta pequena alteração à decoração de cozinha adiciona textura e cor, e os recipientes transparentes guardam o que precisa sempre visível.

Práticas, acessíveis e simples, estas 10 dicas para decorar uma cozinha pequena fazem qualquer espaço parecer mais amplo, leve e confortável. Se está a pensar renovar a cozinha, o KuantoKusta tem uma seleção única de artigos para a casa e decoração. Compare preços e especificações, e escolha o melhor para si e para a sua família.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários