Uma casa acolhedora é uma casa que faz qualquer pessoa se sentir em casa, confortável e segura. E a decoração acaba por ter um papel fundamental para conferir esta sensação de acolhimento a uma divisão – seja ela a sala, o quarto ou a cozinha.

Põe em prática as nossas dicas de decoração para uma casa acolhedora e desfruta ainda mais do teu lar.

10 dicas de decoração para uma casa acolhedora

1. Define uma paleta de cores à tua medida

A escolha da paleta de cores acaba por definir o estilo e a restante decoração. Por isso, deve ser um primeiro passo dado com bastante cuidado e planeamento.

Não podemos dizer que as cores quentes são as que vão tornar a casa mais acolhedora, porque isso depende do gosto pessoal. Para algumas pessoas o estilo de decoração nórdico, onde o cinzento, o branco e outras cores frias são predominantes, é o que as faz sentirem-se confortáveis e plenas. Para outras pessoas, as cores mais quentes e outonais, como o terracota ou o castanho, são as que transmitem uma sensação de maior conforto.

Assim sendo, tendo em conta o estilo de decoração que mais gostas e as sensações que determinadas cores te transmitem, define a tua paleta de cores e usa-a como base para os próximos passos.

2. Tapetes e cortinas são um must-have

Os têxteis no geral tornam, automaticamente, qualquer divisão mais confortável porque acrescentam textura ao espaço.

No caso dos tapetes, além de decorarem o espaço e de contribuírem para aquecer o mesmo, tornando-o mais acolhedor, podem ser usados para delimitar diferentes áreas numa única divisão. Se tens uma sala de estar e de jantar integradas, por exemplo, os tapetes podem ser úteis para definir a zona de estar e a zona de refeições.

as cortinas, dão mais privacidade, ajudam a impedir a troca de temperatura entre o exterior e o interior e, claro, tornam as divisões mais elegantes e compostas.

Tanto os tapetes como as cortinas não são soluções de decoração “fixas”, ou seja, são fáceis de trocar sempre que sentires necessidade de renovar a decoração da sala.

3. Não te esqueças das almofadas decorativas

As almofadas trazem uma dose extra conforto a qualquer sofá, poltrona ou cama. Tal como acontece com os tapetes, cortinas e têxteis em geral, as texturas mais procuradas para tornar a casa mais acolhedora são o veludo, a lã, a camurça e as penas. Por isso, ao escolher almofadas decorativas, deve-se optar por este tipo de texturas.

4. Mantas fofas para o sofá e para a cama

Para sestas invernais, uma tarde de cinema em casa, para te manteres confortável enquanto lês o teu livro preferido na varanda ou simplesmente para decorar a cama ou o sofá, as mantas são as melhores aliadas.

Para quem procura as melhores e mais quentes opções, deve ser dada preferência a mantas de pelo de borrego ou de coralina.

sofá
(Fonte: Unsplash)

5. Velas e difusores para criar uma vibe mais cozy

Não há nada mais aconchegante do que velas aromáticas ou difusores. Além de serem económicas e iluminarem o ambiente, deixam um aroma agradável nos espaços em que se inserem.

Quanto às fragrâncias, não existe uma regra que dite quais são os aromas mais ou menos acolhedores, até porque é algo que pode estar relacionado com a memória e emoções de cada pessoa. Ainda assim, as fragrâncias mais quentes, as amadeiradas (como o pinho ou o pinheiro) e as orientais (como pimenta, anis, canela, etc.) tendem a ser mais acolhedoras.

Basta pensar que no Outono e no Natal, os aromas mais comuns são canela, maça e amadeirados.

6. Dá preferência a materiais nobres

Uma das principais dicas de decoração para uma casa acolhedora passa pela escolha dos materiais, de preferência nobres.

Como vimos acima, no caso dos têxteis, o veludo, a lã e a camurça são considerados materiais mais acolhedores e, também, de maior qualidade. São, por isso, considerados materiais nobres. Mas isto não se aplica apenas aos têxteis.

Um dos principais materiais usados para tornar um ambiente mais acolhedor é a madeira – que pode ser usada em peças de decoração, mobiliário ou até no pavimento. Ter um chão em madeira ou um pavimento flutuante que simule o aspeto da madeira, por exemplo, confere um ar muito mais aconchegante a qualquer habitação.

7. A iluminação decorativa vai criar o ambiente que desejas

A luz é igualmente crucial para criar um ambiente mais acolhedor. Se pensarmos na iluminação de um escritório, conseguimos perceber que as luzes frias e brancas são sempre as escolhidas, uma vez que auxiliam na concentração e produtividade. Já as luzes amarelas e mais quentes acabam por despertar uma sensação de conforto e relaxamento.

Neste sentido, para tornar uma casa mais acolhedora, deve-se sempre optar por luzes “mornas” a quentes.

Deve-se ainda conjugar diferentes tipos de iluminação (candeeiros de teto, parede, de mesa, grinaldas, etc.) para criar focos de luz distintos e adequados para cada momento. Para uma sessão de cinema, uns LED aplicados na parte traseira da televisão tornam a experiência mais imersiva. Já num quarto, uma grinalda de luzes decorativas pode criar o ambiente perfeito para se iniciar uma rotina de sono.

quarto de casa acolhedora
(Fonte: Unsplash)

8. Elementos da natureza para dar vida às divisões

Trazer plantas e flores para dentro de casa e incluí-las na decoração tornam a habitação mais agradável, acolhedora e com mais vida. Até porque as plantas têm a capacidade de transformar por completo a energia do ambiente.

No que diz respeito a plantas decorativas, pode escolher entre os vários tipos, desde suculentas, cactos, bonsais, entre outros.

9. Solução de climatização adequada

Não podemos deixar de falar na componente de climatização da habitação quando desejamos ter uma casa mais acolhedora.

No Inverno, uma casa acolhedora é uma habitação quente, sem humidade. Já no Verão, o desejado é uma casa fresca e arejada. Para isso, na grande maioria das vezes, é necessário recorrer a soluções de climatização – Ar Condicionado, Desumidificador, Salamandra, Aquecedor

A escolha deve sempre recair pela mais eficiente, versátil, que vá de acordo com as tuas preferências e orçamento disponível.

10. Humaniza cada espaço

Uma casa acolhedora é também uma casa humanizada. Afinal, um lar traduz-se num porto seguro, o local onde as pessoas podem ser elas próprias, relaxar, construir família e recordar momentos especiais.

Para se humanizar uma casa, não são precisas grandes coisas: um quadro que eternize um acontecimento especial ou uma fotografia de família são o suficiente. No fundo, humanizar um espaço consiste em trazer a essência e a personalidade de cada elemento da casa e aplicá-la à decoração da mesma.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários