Comprar um carro usado pode ser uma boa oportunidade de ter um veículo a um preço mais acessível. No entanto, existem sempre algumas dúvidas e preocupações sobre o estado da viatura.

Neste artigo, apresentamos 10 dicas essenciais a ter em conta ao comprar um carro usado e garantir uma escolha acertada.

Um carro pode-se classificar em 3 categorias: novo, seminovo e usado:

  • Carros novos: acabados de sair da fábrica, sem qualquer uso e sem ter tido ainda nenhum proprietário.
  • Carros seminovos: têm até três anos, não tiveram mais do que um proprietário, têm até 20 mil quilómetros por ano e estão em excelente estado de conservação.
  • Carros usados: têm mais de três anos, podem ter tido mais do que um proprietário e uma quilometragem superior a 20 mil quilómetros por ano.

Tabela de Conteúdos

Comprar carros usados ou novos: qual a melhor opção?

Numa palavra, depende. As necessidades individuais, orçamento, preferências pessoais e circunstâncias financeiras vão ditar a melhor escolha. Cada opção tem as suas vantagens.

Vantagens de comprar um carro novo

Os carros novos dão mais tranquilidade aos proprietários, pois há menor probabilidade de ocorrerem problemas mecânicos e despesas inesperadas. Há garantia de que o carro está em excelentes condições e que nunca foi usado antes.

Além disso, os carros mais recentes estão equipados com recursos avançados de tecnologia e segurança que permitem uma experiência de condução mais confortável, segura e económica.

Vantagens de comprar um carro usado

Os carros usados têm, geralmente, um preço inicial mais baixo do que os carros novos, e esta é a principal vantagem. É uma forma de ter acesso a um carro de gama superior, mas a um preço mais acessível.

Há ainda que considerar o facto que os carros usados sofrem menor desvalorização. E, regra geral, as despesas com o seguro e impostos são mais baixas em comparação com os carros novos.

10 Dicas para comprar um carro usado

Comprar um carro usado pode ser uma excelente decisão, se forem tomadas as precauções certas para garantir um bom negócio. Estas são as principais dicas a ter em conta antes de comprar um carro usado.

1. Definir um orçamento

Antes de se começar a procurar um carro usado, é importante definir um orçamento que conte não apenas o preço de aquisição do carro, mas também os custos contínuos de manutenção, seguro e possíveis reparações.

Neste aspeto, deve-se ponderar as finanças pessoais, financiamento disponível (se aplicável), e os custos de manutenção previsíveis.

Ao orçamento deve-se juntar o valor do seguro automóvel e outras despesas que possam ser necessárias, como as taxas associadas à transferência de propriedade.

Sem esquecer de deixar uma margem para responder a despesas inesperadas que possam surgir.

2. Fazer pesquisa

O próximo passo é fazer uma pesquisa completa sobre a marca e o modelo de carro pretendido. O veículo deve corresponder às necessidades específicas de cada pessoa, considerando o tamanho, espaço de carga, tipo de combustível, equipamentos de segurança e desempenho. Assim, será mais fácil filtrar as opções e fazer uma pesquisa mais direcionada.

Por fim, e se aplicável, é também importante confirmar se há financiamento disponível para o carro pretendido.

A Carmine é uma plataforma online de compra e venda de carros usados que permite descobrir as ofertas do mercado e fazer comparações mais diretas entre as características e preços. Conta ainda com fóruns da especialidade para perceber o comportamento real de cada veículo.

3. Consultar o histórico do carro

É fundamental verificar o histórico do veículo para identificar potenciais problemas e evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Acidentes anteriores, reparações, alterações de registo de propriedade e eventuais questões legais podem ser consultadas no site do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Basta introduzir a matrícula do carro para obter um relatório completo do histórico de inspeções. O relatório tem um custo de 30 €.

Outro canal para consultar o histórico do carro é o site vin-info, que disponibiliza informações, como as características, se sofreu acidentes, ou se foi dado como roubado. Apenas é necessário inserir o VIN (Vehicle Identification Number), que consta no Documento Único Automóvel.

4. Avaliar o aspeto interior e exterior

Avaliar o aspeto exterior e o interior do carro é fundamental ao comprar um carro usado. No exterior, deve-se avaliar os seguintes fatores:

  • Pintura e carroçaria sem imperfeições, arranhões, amolgadelas, ferrugem ou sinais de reparação;
  • Vidros e para-brisas sem irregularidades;
  • Pneus e rodas em bom estado;
  • Faróis, luzes de travagem, piscas e luzes traseiras a funcionar corretamente.

No interior, é importante estar atento a:

  • Estado dos estofos, tapetes e forros do teto;
  • Controlos elétricos do carro;
  • Interior sem cheiros e odores (quando presentes, podem indicar fugas ou problemas de infiltração);
  • Estado dos compartimentos internos e da mala.

5. Tratar da inspeção mecânica

Antes de fechar negócio, é crucial submeter-se o carro usado a uma inspeção mecânica completa, mesmo que pareça estar em boas condições.

É certo que pode representar uma despesa adicional, mas é um investimento que pode poupar dinheiro e frustração.

Deve-se avaliar os seguintes fatores:

  • Motor e caixa de velocidades. Verificar fugas de óleo, a cor dos líquidos e eventuais ruídos.
  • Suspensão e direção. Confirmar se não há desgastes excessivos ou instabilidade na condução.
  • Travões e pneus. Avaliar as pastilhas dos travões e o estado dos pneus. Pneus com um desgaste desigual podem ser sinal de problemas na suspensão.
  • Sistema elétrico. Testar todas as funções elétricas do carro, incluindo luzes, sistema de áudio, vidros elétricos, portas e controlos de temperatura.
  • Estrutura e carroçaria. Verificar sinais de corrosão, ferrugem ou reparações anteriores.
  • Histórico de manutenção. Consultar os registos de manutenção para garantir que o carro tem as inspeções e as revisões em dia.

6. Fazer um test drive

Não há nada melhor do que testar o carro em condições reais, sem pressas. É importante experimentar em diferentes tipos de estradas, incluindo ruas urbanas, estradas nacionais e ruas sinuosas, para saber como o carro se comporta em diversas condições de condução.

Além disso, deve-se avaliar como o carro se comporta ao acelerar, travar e curvar, incluindo a resposta do motor às mudanças de velocidade. Solavancos, hesitações, vibrações ou ruídos anormais podem indicar problemas mecânicos.

Os sistemas de conforto e entretenimento também devem ser testados, para garantir que estão a funcionar corretamente.

7. Negociar o preço

Antes de comprar um carro usado há, geralmente, espaço para negociação, e pode resultar numa diferença de preço considerável. Tendo como base os preços médios encontrados na pesquisa inicial, é possível estabelecer um limite de valor durante as negociações, ou até usar pequenos defeitos, ou problemas como argumentos para baixar o preço.

Como em qualquer negociação, é importante estar pronto para ceder em alguns pontos, como o prazo de pagamento ou serviços adicionais incluídos, para chegar a um acordo mutuamente satisfatório.

8. Verificar a documentação

Antes de comprar, é crucial pedir toda a documentação relacionada com o carro e confirmar se tudo está em ordem, como o nome no registo de propriedade, o número do chassis e dívidas por liquidar.

9. Conhecer o vendedor

É sempre útil fazer perguntas sobre a história do carro, como foi mantido ao longo do tempo e porque está a ser vendido. É uma forma de obter mais informações sobre o estado do veículo e saber se há algum problema subjacente que não tenha sido mencionado. Quanto mais informações, melhor.

10. Dar crédito ao instinto

Se um negócio parece bom demais para ser verdade, geralmente é.

Algumas situações que não devem ser desvalorizadas incluem, por exemplo, o preço do carro ser muito baixo em comparação com outros veículos semelhantes no mercado, se o vendedor der respostas evasivas ou fizer pressão para fechar negócio.

Confiar no instinto pode ser uma boa ajuda para evitar armadilhas, e garantir uma experiência mais positiva ao comprar um carro usado.

Comprar carros usados: Mitos mais comuns

Novamente, o critério deverá incluir os cuidados que o proprietário dispensou ao carro. Um carro que tenha tido apenas um proprietário negligente pode não ser uma melhor opção comparativamente a um carro com vários proprietários diligentes.

Como em qualquer outra transação comercial, podem existir alguns casos de fraudes ou burlas.

Contudo, a maioria dos vendedores são legítimos. Com os cuidados certos e estas dicas, é possível reduzir o risco de ser enganado ao comparar um carro usado.

É verdade que comprar um carro usado pode ser uma experiência imprevisível, já que cada veículo tem a sua própria história.

No entanto, fazendo uma diligência adequada, é possível fazer uma escolha sólida e encontrar um carro que corresponda às necessidades e expectativas.

Conclusão

Com estas dicas para comprar carros usados, os condutores podem sentir-se mais confiantes ao tomar decisões e encontrar um veículo de qualidade que proporcione anos de condução sem problemas.

Uma abordagem cuidadosa, pesquisa prévia e diligência adequada ajuda a tornar a experiência de compra mais tranquila e recompensadora.

Mais sobre automóveis:

Autor

Comentários