Nos dias de hoje vivemos tempos peculiares, pois quem fica em casa está a contribuir ativamente para o bem coletivo. No nosso dia a dia, estamos tão envolvidos com o trabalho, filhos, entre muitas outras coisas, que por vezes deixamos a nossa casa para segundo plano.

Apesar de ser difícil para muitos de nós, há todo um mundo por descobrir em casa. Nesse sentido, escrevemos este artigo para lhe dar algumas dicas de bricolage e decoração, que podem ajudar a dar um novo ar à sua casa durante o período da quarentena.

Dicas de bricolage e decoração um novo lar durante o tempo de quarentena

pintar a casa

1. Pintura de paredes: dê uma nova cor à sua sala ou quarto

Há sempre aquela parede que há tanto tempo espera uma nova camada de tinta para se sentir como nova.

Esta é uma boa oportunidade de pintar aos poucos as divisões da casa, com tempo e as ferramentas certas podemos dar uma nova vida ao nosso lar. Se quiser pensar em algo diferente e único pode utilizar um cordel enrolado à volta do rolo de pintura para criar uma textura diferente.

Dica Extra: Não aconselhamos a pintar casa de banho, pois pode vir a ser necessária, ou outras divisões que podem ser precisas em caso de emergência.

Para quem quiser ir mais longe, com uma impressora 3D é possível criar stencils para colocar à volta do rolo e assim criar os mais diferentes tipos de textura.

Pode ainda aproveitar a sua impressora 3D e, seguindo o exemplo de alguns portugueses, colaborar para o esforço contra o COVID-19, produzindo viseiras que podem ser doadas aos serviços de emergência.

2. Papel de parede: uma alternativa à tinta

O papel de parede está de novo na moda e é mais uma vez uma alternativa à tinta que cada vez tem mais procura.

Estes produtos são de aplicação fácil e há imensa oferta de diferentes tipos, padrões e cores. Dos padrões simples, a texturas complexas e até mesmo paisagens completas, a variedade é deveras impressionante. Esta pode ser uma forma prática de decorar várias divisões da casa personalizando um espaço de forma distinta.

E quando se fartarem do papel de parede? Espreitem estas espátulas, são a ferramenta ideal para remover o papel de parede!

jardinagem

3. Jardinagem: trazer o exterior para dentro de casa

Muito bem, já está satisfeito com o interior da sua casa!? Boa, vamos lá para fora!

Se há algo que os portugueses estão aos poucos a redescobrir, é o exterior das suas casas. As pessoas que residem vivendas com jardins têm, sem qualquer dúvida, a vantagem de poder usufruir de uma vida ao ar livre! No entanto, mesmo quem vive em apartamentos consegue valorizar as suas varandas e janelas.

Pode ainda aproveitar para fazer algumas melhorias nesta área da casa, como por exemplo, através de hortas urbanas. Consoante o espaço disponível, há soluções para produzir uma pequena horta numa varanda, dentro de casa ou até mesmo na sua cozinha, como por exemplo, para um pequeno jardim de ervas aromáticas. Há muito por onde escolher, apenas precisa de pensar bem e adaptar o espaço às suas necessidades.

Para quem vive num apartamento, é importante ter atenção ao peso que coloca em vasos, pois vasos com demasiada terra poderá levar a que placa que os sustenta não aguente o de peso colocado.

relaxar numa esplanada

4. Crie um espaço de relaxamento

Se sente falta de um momento de tranquilidade, é uma excelente ocasião para colocar uma mesa e umas cadeiras na varanda, preparar umas bebidas, e desfrutar. Esta também pode ser a oportunidade ideal de conhecer a vizinhança, provavelmente estarão a fazer o mesmo!

E para quem tem uma varanda mais espaçosa, ou até mesmo um jardim, pode apostar numa espreguiçadeira.

Conclusão

Durante este período de quarentena devido ao COVID-19 é importante seguir as indicações das autoridades, criar distanciamento social e ficar em casa. No entanto, há um mundo para descobrir dentro do seu lar. Esperamos que estas as dicas ajudem a criar um espaço diferente e mantê-lo/a em segurança!

Comentários