Um dia de spa em casa é uma das melhores formas de relaxar e aliviar o stress acumulado.

Quando a rotina domina, muitas vezes não resta tempo para colocar a mente e o corpo em ordem. Contudo, reservar tempo pessoal é indispensável para elevar a autoestima, manter os níveis de stress controlados e ter uma vida mais equilibrada e saudável.

Descubra algumas dicas para tornar este momento tão gratificante quanto um spa profissional.

Lista de essenciais para preparar um dia de spa em casa

Em primeiro lugar, é importante planear as atividades relaxantes. Isto é tudo o que é preciso para começar a descontrair.

1. Roupa confortável

Deve ser privilegiada roupa confortável para vestir depois do banho, como um roupão macio ou um pijama aconchegante. Os tecidos 100% algodão são boas alternativas, uma vez que dão um toque suave à pele, assim como os mais leves e soltos, que deixam o corpo respirar livremente.

O importante é que a roupa proporcione conforto e bem-estar.

2. Bolas de banho

Chegada a altura do banho, as bath bombs, ou bolas de banho, são uma boa opção para um dia de spa em casa, ajudam a relaxar e a libertar o stress do dia a dia.

São uma espécie de sabonete, com as mesmas propriedades, mas que entram em efervescência ao contacto com a água. Criam muita espuma e são ricas em sais, aromatizantes e ácido cítrico que removem as células mortas.

3. Sais de banho

Os sais de banho são cristais enriquecidos com perfume, óleos essenciais e corantes, muito utilizados em sessões de aromaterapia. Podem ser energizantes, relaxantes ou purificantes, dependendo da sua composição.

As suas características químicas promovem o relaxamento do corpo, a redução da tensão muscular e melhoria da oxigenação do organismo.

4. Esfoliante

Um dia de spa em casa é o cenário ideal para uma esfoliação completa do corpo. Este procedimento remove as células mortas e proporciona uma suavidade única à pele, deixando-a renovada e revitalizada.

O esfoliante deve ser aplicado do pescoço aos pés e, para o rosto, deve ser usado um produto específico para garantir total eficácia.

5. Máscara

Durante o relaxamento, é recomendado deixar atuar uma máscara facial de tecido. É uma boa oportunidade para hidratar, limpar e renovar a pele do rosto, com resultados quase imediatos.

A hidratação do cabelo também pode ser reforçada com uma máscara capilar. Deve ser aplicada após a lavagem habitual com champô e condicionador, massajando bem o cabelo para que as fibras capilares absorvam eficazmente os nutrientes da máscara.

6. Hidratante

Após o banho, é altura de dar o toque final perfeito para deixar a pele hidratada e saudável.

Todo o corpo deve ser massajado vigorosamente com um bom creme hidratante para nutrir a pele, prevenir sinais de envelhecimento e obter um resultado jovial e firme.

Além disso, uma pele bem nutrida proporciona uma agradável sensação de bem-estar, essencial para um dia especial de spa em casa.

Como criar o ambiente ideal para um dia de spa em casa

Depois de estarem selecionados os produtos necessários, é importante recorrer a alguns elementos decorativos e funcionais para recriar um ambiente adequado de spa. Damos algumas orientações.

1. Escolher música

A música é essencial para criar um ambiente relaxante num dia de spa em casa. Há estudos que comprovam que a música produz efeitos na frequência cardíaca e na tensão arterial [1], pelo que deve ser integrada no relaxamento.

Existe uma grande variedade de músicas tranquilas e estáveis, até mesmo com sons da natureza. Uma pesquisa rápida no YouTube ou no Spotify devolve vários resultados de playlists relaxantes.

Para garantir que a música é reproduzida com qualidade, sem ruídos e distorções, vale a pena investir num bom equipamento de som. Dessa forma, será possível usufruir de toda a amplitude de sons, desde os mais graves aos mais agudos, para uma sensação completa de bem-estar.

2. Acender velas

As velas aromáticas têm o poder de conceder a qualquer local um ambiente mais intimista e perfumado.

A iluminação apenas com a luz das velas é importante para descansar a visão e estimular sentimentos mais tranquilos e inspiradores. Aliás, são um dos elementos utilizados pelo Feng Shui, uma prática oriental que harmoniza as pessoas com o ambiente ao redor.

Assim, as velas devem fazer parte de um dia de spa em casa para criarem uma atmosfera especial, cálida, aconchegante e acolhedora. Devem ser colocadas em locais seguros e dispostas de forma a obter uma combinação confortável de luz e sombra.

     
Velas Decorativas e Aromáticas

Encontra as melhores velas para um dia relaxante em casa, aos melhores preços. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

3. Essências ou incenso

As essências perfumadas podem originar uma profunda sensação de relaxamento, atuando como calmantes no sistema nervoso central. O aroma da essência deve corresponder à preferência pessoal de cada um, contudo, as fragrâncias cítricas estão associadas à tranquilidade e ao bem-estar.

Além das essências, o incenso também poderá ser uma boa opção para aromatizar o ambiente. Induz o relaxamento e promove um ambiente acolhedor, deixando uma agradável fragrância no ar.

4. Desligar-se

No dia de spa em casa, é importante desligar do mundo durante algumas horas. O telemóvel pode ficar longe da vista para evitar a tentação de consultar o feed das redes sociais. Ler um livro é uma boa opção para ajudar a fugir ao quotidiano.

Desligar é também evitar pensamentos ligados a preocupações pessoais e profissionais, de forma a ser possível uma maior concentração e dedicação ao momento.

5. Finalizar com uma boa chávena de chá

Um bom chá tem o poder acalmar e contribuir para o bem-estar e saúde em geral. Por isso, terminar o banho de imersão com uma boa chávena de chá é o toque final para prolongar o relaxamento e usufruir de um momento perfeito.

Chás como flor de maracujá, alecrim ou hortelã têm inúmeras propriedades calmantes, sendo muitas vezes considerados como tranquilizantes naturais leves ou indutores do sono. Contudo, o mais importante é que o tipo de chá escolhido corresponda à preferência pessoal de cada um.

Conclusão

Com estas dicas fica mais fácil planear e preparar um dia de spa em casa e será possível ter uma experiência de relaxamento e bem-estar. Estes dias podem ainda terminar com atividades tranquilas como ler um livro ou ver um filme.

Esta rotina, realizada uma vez por mês, ajuda a tirar o máximo partido do dia e pode ajudar a reduzir o stress causado pelo dia a dia agitado.

Bom descanso!

Fontes

  1. How music may affect your heart
Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários