A 2 de Agosto celebra-se o dia Internacional da Cerveja. Tradição iniciada em Santa Cruz, Califórnia por Jesse Avshalomov. Este evento foi criado com 3 princípios em mente:

  1. Juntar vários amigos e saborear uma cerveja.
  2. Celebrar tanto os produtores de cerveja como quem serve a cerveja.
  3. Juntar o mundo sob a bandeira da cerveja e celebrar as cervejas do mundo.

Este evento tem a sua primeira edição em 2008 e celebra-se sempre na primeira sexta-feira de Agosto. O calor e férias são amigos desta celebração e assim Agosto acaba por ser um bom momento para o fazer.

Actualmente já é comemorado em mais de 200 cidades em bares, pubs, cervejarias e até em quintais. Em Portugal já é um dia assinalado pela Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja e podemos assistir a uma condigna comemoração na cidade do Porto na Nortada Cerveja. Esta fábrica portuense marca o momento com música jogos e uma aposta em cervejas convidadas.

 

Nortada Cerveja

 

Esta é uma celebração justificada e merecida. A cerveja é das mais antigas bebidas de que há memória, existem indícios da sua existência que remontam aos tempos da pré-história. Testes químicos feitos em recipientes de cerâmica indiciam a existência de produção de cerveja no local onde hoje se situa o Irão há 7.000 anos atrás.

É uma bebida fermentada que tem acompanhado à história da civilização. Os primeiros registos de uma receita de cerveja remetem para a Suméria de há 3.900 anos atrás, esta é uma receita à base de cevada fermentada através do pão.

 

Primeira receita conhecida de cerveja

 

Ao longo da história, foi em períodos muito popular até pelo valor nutricional que tem. Viajou para todo o mundo e encontrou uma particular popularidade na Europa onde encontramos imensas variedades e tradições associadas.

Curiosidades

Na idade média foi uma das mais populares bebidas, dando inclusive origem ao mito que seria mais usada que a água algo que não é de facto verdade pois era muito mais cara.

No antigo Egipto há indícios de consumo alto de cerveja na construção das pirâmides. Na Babilónia se um lote estivesse estragado, afogavam o cervejeiro no dito, tal era a seriedade com que tratavam a cerveja.

Os campeões mundiais de consumo de cerveja são os Checos com uns impressionantes 143L per capita todos os anos!!

Tipos de cerveja

Na Bélgica além de existirem mais de 1500 tipos de cerveja como Gulden Draak, etc e para cada uma delas um copo diferente. Temos também algo único, as cervejas Trapista que tem que ser produzidas dentro das paredes de um mosteiro trapista para poderem ter a designação.

A cultura cervejeira tem crescido um pouco por todo o mundo nos últimos anos, Portugal não é excepção, o que possibilita termos acesso a melhores cervejas, de mais variedades e de diversas localizações.

Esta é a altura de beber este fantástico liquido. Juntem-se a nós na celebração do dia Internacional da Cerveja na fábrica da Nortada Cerveja.

 

 

 

The following two tabs change content below.
João Correia
Gestor de Conteúdos no KuantoKusta, Techie entusisasta por PC building e fã acérrimo de videojogos.