Decorar uma sala pequena pode parecer uma missão (quase) impossível. Sem arrumação, sem espaço para aquela mesa grande que tanto gostavas de ter… Mas na verdade, decorar este tipo de divisões é muito mais simples do que parece. Só precisas de planear, definir um orçamento e pôr a criatividade à prova.

Dicas de decoração para salas pequenas

São os pequenos detalhes que fazem a diferença e em salas pequenas todos os detalhes (e centímetros) contam.

Para te ajudar a dar um up à tua sala, reunimos algumas dicas de decoração de salas pequena. Deixa-te inspirar.

sala com sofa
(Fonte: Pexels)

1. Menos é mais

Pode parecer uma dica simples e óbvia, mas este é provavelmente o passo que as pessoas mais ignoram quando pensam em decorar uma sala pequena. Vão acumulando e acumulando cada vez mais móveis e decoração, até a sala ficar sobrecarregada.

Quanto menos itens uma divisão tiver melhor, pois dá a ideia de que a sala é maior e não causa poluição visual. Opte apenas pelos artigos essenciais: sofá, mesa, cadeiras, móvel de TV e alguma decoração.

2. Cores, formas e texturas

É importante prestar atenção às cores que escolhe para a sua sala. Da tinta das paredes ou dos móveis, à textura das cortinas ou ao padrão dos tapetes, tudo isto deve estar em sintonia.

As riscas horizontais, por exemplo, tendem a dar uma sensação de maior amplitude a uma divisão. Já as verticais conferem ao espaço mais altura, como se a sala tivesse crescido alguns centímetros. Podes arriscar nas riscas e pintar a parede que queres destacar na sala ou usá-las em pequenos apontamentos, como nas almofadas do sofá.

Em salas pequenas e com pouca iluminação natural, as cores escuras podem não ser as mais indicadas. Além de tornarem o espaço mais sombrio, podem dar-lhe um ar mais pequeno. Pelo contrário, as cores neutras tornam o ambiente mais acolhedor, elegante e dão à sala mais amplitude.

3. Móveis de sala embutidos

Os móveis embutidos são um must-have em qualquer divisão, no geral, mas em salas pequenas tornam-se ainda mais úteis. Podem ter um aspeto “camuflado”, como se fossem a própria parede, não ocupam espaço útil da divisão nem sobrecarregam o espaço com mais mobiliário.

A par disso, conseguem esconder aquilo que não precisa de ficar exposto, como mantas, documentos ou até a máquina de café – caso gostes de a ter perto de ti, na sala.

4. Soluções multifunções

Se a sala é pequena, o que tens de fazer é otimizá-la e rentabilizá-la ao máximo. Como? Através de itens que respondam a mais do que uma necessidade. Vamos a alguns exemplos:

  • Uma sala pequena, por norma, tem menos soluções de arrumação. Por isso, quando procurares por artigos de decoração com opção de arrumação. Assim, não só tornas a divisão mais bonita e à tua imagem, como crias mais uma solução de arrumação. Os puffs ou os sofás chaise longue com arrumação são alguns exemplos.
  • Se tens uma sala de estar e de jantar integradas, porque não trocar as cadeiras da mesa de jantar por um banco comprido e encostado à parede – também conhecido como canto alemão? Ou então, em vez de uma mesa de jantar retangular, opta por uma redonda e extensível.
  • Estás em home office e não tens um escritório para trabalhar em casa? Porque não optas por uma mesa de centro extensível e que rapidamente se transforma numa mesa de apoio para estares a trabalhar no sofá? Ficas com 2 móveis em 1.

5. Mobiliário e decoração suspensos

Os móveis suspensos libertam espaço útil no chão que pode ser usado para outros itens. O mesmo acontece com a Televisão. Se optares por pendurá-la na parede, esta deixa de ocupar espaço no móvel de TV ou até deixas de precisar de ter este móvel e libertar ainda mais espaço!

As prateleiras são outro exemplo. Permitem-te aproveitar o espaço disponível nas paredes para organizar as tuas coisas e decorar a sala.

sala pequena
(Fonte: Pexels)

6. Restaurar peças antigas

Para bolsos mais apertados, esta dica de decoração para salas pequenas torna-se ainda mais útil. Aquele móvel em casa da tua tia ou que encontraste numa feira local podem agora ganhar uma nova vida na tua sala.

Podes restaurá-lo e decorá-lo de acordo com os teus gostos pessoais, sem que para isso seja necessário gastar muito dinheiro. Certamente, vai tornar-se na peça principal da divisão e a que mais elogios vai receber por parte dos convidados.

7. Iluminação para abrir visualmente o ambiente

Quando uma sala está bem iluminada, automaticamente torna-se visualmente mais ampla. E na falta ou insuficiência de iluminação natural, não há outra hipótese se não recorrer a iluminação artificial. Mas isso não é de todo algo negativo. Quando pensada estrategicamente, a iluminação pode tornar não só o espaço maior e mais bonito, como mudar por completo o mood ou a vibe da divisão.

Para salas pequenas, o ideal é recorrer às soluções de iluminação suspensas, para que não ocupem espaço no chão ou nos móveis. Além dos candeeiros de teto e de parede, podes ainda explorar outras luzes decorativas, como LEDs ou cortinas de luzes, para um ambiente mais cozy.

8. Espelhos para ampliar a divisão

Os espelhos têm a capacidade de ampliar qualquer divisão e numa sala pequena podem alterar por completo o ambiente. São objetos decorativos muito modernos e que podem ser instalados em paredes inteiras – para dar grandeza e iluminar o espaço –, numa disposição de vários espelhos pequenos ou podes optar por um grande espelho com moldura.

9. Apostar em decoração intemporal

A decoração intemporal pressupõe o uso de artigos e peças decorativas que, como o nome indica, perduram e são sempre atuais, não passam de moda. Ter este tipo de artigos em mente quando se deseja decorar uma divisão, como uma sala, é fundamental para evitar compras impulsivas, constantes alterações da decoração e até mesmo que te “canses” rapidamente e te sintas frustrado por não chegares ao resultado que queres.

E se optares por peças intemporais mais duradouras, resistentes e de qualidade, que facilmente conjugam com outras peças de decoração, a probabilidade de continuarem a fazer parte da tua decoração por vários anos é ainda a maior.

10. Humanizar o espaço

Humanizar uma sala significa incorporar a essência, a personalidade, os gostos e as características de todos os membros da família. É dar vida a uma divisão e torná-la mais tua. E isto é possível com pequenos apontamentos, nomeadamente incluindo na decoração fotografias da família, revistas ou livros de um tema que gostes, plantas e flores, desenhos dos membros mais pequenos, entre outras opções.

Decorar uma divisão pequena não tem de ser uma preocupação. Juntando a estas dicas de decoração de salas pequenas um bom planeamento e um orçamento definido, tem tudo para dar certo.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários