No mundo da cosmética e dos cuidados dermatológicos, é comum falar-se em quatro tipos básicos de pele do rosto: normal, seca, oleosa e mista.

Se queremos uma pele visivelmente saudável, para além de ser importante adotar um estilo de vida equilibrado, beber muita água e seguir, com disciplina, uma rotina de beleza, há um outro aspeto fundamental: conhecer as características do nosso tipo de pele e usar produtos adequados. Usar os cremes errados pode comprometer todos os esforços para conseguir e manter uma pele bem cuidada.

Sabe qual é o seu tipo de pele e de que cuidados essenciais é que precisa? A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira protetora. No entanto, nem sempre lhe damos a devida atenção e, frequentemente, acabamos por não conhecer as suas características e necessidades. Além disso, o estado da nossa pele pode mesmo variar devido aos fatores internos e externos a que está sujeita, passando por períodos em que que esteja mais seca e outros mais oleosa, por exemplo.

A melhor forma de saber qual o seu tipo de pele é aconselhar-se junto de um dermatologista. Mas, para ajudar num primeiro diagnóstico, e antes de nos debruçarmos sobre um tipo de pele em específico – a oleosa – , decidimos fazer um levantamento sucinto das características mais comuns dos quatro tipos de pele.

Pele normal

A pele normal é uma pele macia e lisa, com poros finos ou mesmo invisíveis, sem imperfeições, e que apresenta uma produção de oleosidade equilibrada. O termo científico para a pele bem equilibrada é eudérmico.

A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo global e a humidade são equilibrados e a pele não é muito oleosa, nem muito seca.

Pele mista

À medida que o dia se aproxima do fim, dá conta de uma certa oleosidade na testa, no nariz e no queixo? Então, é provável que tenha uma pele mista. Na realidade, este é o tipo de pele mais comum.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Vernereologia (SPDV), “quando se fala em pele mista, significa pele normal e avalia-se comparando, no fim do dia, a quantidade de sebo produzido no nariz e nas maçãs do rosto”. Isto porque “a pele do rosto é complexa na sua estrutura e função, diferente de pessoa para pessoa e em cada uma com variações dependentes do tipo constitucional, fototipo, idade, estado de saúde, medicações, hábitos de exposição solar, esfera emotiva (stress) e época do ano”. No caso das mulheres, estas alterações estão também bastante relacionadas com a fase do ciclo menstrual e, no período que antecede a menopausa, podem ser ainda mais notórias.

Normalmente, este tipo de pele não sofre de acne ou poros dilatados. Também, não costuma apresentar sinais de irritação. No entanto, tem tendência para ter poros dilatados no nariz e para ter eventuais borbulhas na testa e no queixo, onde é comum produzir mais óleo.

É importante manter a pele mista bem limpa e hidratada, de manhã e à noite, garantindo assim que não evidencia os primeiros sinais de envelhecimento de forma prematura.

Pele seca

Se, ao longo do dia, for comum sentir a pele do nariz seca, sem oleosidade, então é provável que tenha uma pele seca. Como resultado da falta de sebo, à pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas.

Trata-se de um tipo de pele com tendência a desidratar e a dar sinais de descamação fina e irritação, sendo também mais áspera ao toque. Em simultâneo, uma pele mais propensa ao aparecimento de marcas de expressão e de rugas.

É fundamental garantir a hidratação profunda da pele seca e evitar produtos que contenham álcool ou outros componentes desidratantes.

Pele Oleosa

E resta-nos falar agora de pele oleosa, o foco deste nosso artigo.

A pele oleosa é um tipo de pele com uma produção de sebo intensificada. Este excesso de produção é conhecido como seborreia e é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que resulta em poros obstruídos e dilatados.

Os poros bloqueados tornam-se no local de proliferação para as bactérias da acne (P. acnes), provocando uma inflamação. E tal resulta em diversos tipos de borbulhas, desde espinhas e pontos negros a pústulas e quistos dolorosos.

Regra geral, as peles oleosas apresentam gordura nas zonas do nariz, testa e queixo umas horas depois da lavagem matinal. O aspeto positivo é que este tipo de pele é menos propício ao aparecimento de marcas de expressão e de rugas, pois a gordura mantém a pele macia e hidratada.

Quais as causas da pele oleosa?

Vários fatores podem estar na origem da pele oleosa. Genética, alterações hormonais, medicação, stress, exposição aos raios UV, utilização de produtos de maquilhagem que possam causar irritação, ou alimentação desiquilibrada são alguns desses fatores.

Cuidados a ter

Este tipo de pele requer pequenos ajustes ao estilo de vida e cuidados diários adequados às suas características para combater o excesso de oleosidade, a obstrução dos poros e prevenir eventuais lesões provocadas pela acne.

Evite o sol

Ao contrário do senso comum, o sol não é amigo das imperfeições. Pode, inicialmente, fazer com que a tez pareça mais regular com o tom bronzeado, no entanto, também torna a camada superior da pele mais espessa e aumenta a produção de sebo, criando as condições perfeitas para as imperfeições.

Não esprema as borbulhas

Espremer as borbulhas só irá agravar a inflamação e pode também aumentar o risco de ficar com marcas e pequenas cicatrizes.

Siga uma alimentação equilibrada

Privilegie alimentos com elevado teor de fibras, como cereais integrais e legumes, e ricos em vitaminas e minerais, como as frutas e os legumes, e não se esqueça de beber água!

É verdade que não existe ligação direta entre o consumo de alimentos menos saudáveis, como pizza e batatas fritas, e a pele oleosa, mas será bom para a sua saúde no geral se incluir este tipo de alimentos com moderação na sua dieta.

Adote uma rotina de cuidado adequada

A limpeza, hidratação e tonificação devem ser feitos sem falhas ou desleixo e com os produtos certos para equilibrar a pele, regular os níveis de oleosidade e, inclusive, combater e prevenir borbulhas e pontos negros.

Para dar resposta, aconselham-se géis desmaquilhantes ou espumas que enxaguam; e para hidratar, deve optar por cremes géis cuja textura é leve e não obstrui os poros.

Também, deve considerar a aplicação de um esfoliante facial suave e optar por produtos matificantes, que ajudam a controlar o brilho indesejável.

A verdade é que, para peles do tipo oleosa, é fundamental adequar rotinas de cuidado e usar os produtos certos, já que, regra geral, os cremes hidratantes mais comuns acabam por ter efeitos indesejáveis. A pensar nisso, entre fórmulas anti-imperfeições, cremes hidratantes e matificantes, géis de limpeza, esfoliantes e protetores solares, deixamos 15 sugestões nas quais pode confiar o cuidado da sua pele.

15 melhores produtos para peles oleosas

Fórmulas anti-imperfeições

1. Bioderma Sébium Global

Bioderma Sébium Global Intensive Purifying Cream
Bioderma Sébium Global Intensive Purifying Cream

O Bioderma Sébium Global é a fórmula ideal para pele propensa a acne. Elimina lesões e pontos negros, e deixa a pele hidratada.

2. La Roche-Posay Effaclar Duo (+)

La Roche Posay Effaclar Duo+ Creme Corretivo
La Roche Posay Effaclar Duo+ Creme Corretivo

O La Roche-Posay Effaclar Duo (+) é um creme em gel hidratante e matificante, com eficácia comprovada nas imperfeições, prevenindo a sua recorrência e limitando o risco de marcas.

3. Biretrix Tri-active Gel Anti-imperfeições

Biretix Tri-active Gel Anti-Imperfeições 50ml
Biretix Tri-active Gel Anti-Imperfeições 50ml

Além da tecnologia Retinsphere®, esta fórmula é enriquecida com ácido glicólico e salicílico, que têm uma ação esfoliante, e com BIOPEP-15, por isso o Biretrix tri-active gel anti-imperfeições reduz a proliferação dos agentes que agravam as lesões.

4. Uriage Hyséa 3-Regul Cuidado Global

Uriage Hyséa 3-Regul
Uriage Hyséa 3-Regul

O Uriage Hyséa 3-Regul tem uma fórmula com uma ação global, que ajuda a limitar os pontos negros e as borbulhas graças aos ativos e à água termal presentes na sua composição.

5. Lierac Sébologie Sérum Facial Anti-Imperfeições

Lierac Sébologie Sérum Facial
Lierac Sébologie Sérum Facial

Com Gluconato de Zinco e Ácido salicílico, este sérum facial da Lierac Sébologie é um dois em um: o concentrado de dia, com uma ação anti-poluição e anti-seborreia; e o concentrado de noite que regula a dilatação dos poros e a textura da pele.

Géis de Limpeza e Esfoliantes

6. Eucerin DermoPure Oil Control

Eucerin Dermopure Oil Control
Eucerin Dermopure Oil Control

Este gel de limpeza profunda, Eucerin DermoPure Oil Control, elimina o excesso de oleosidade da pele, sem a irritar. Atua nas imperfeições e contribui para uniformizar a tez.

7. Avène Cleanance Gel de Limpeza

Avène Cleanance Gel de Limpeza
Avène Cleanance Gel de Limpeza

Este gel Avène Cleanance contém manolaurina, que ajuda a diminuir o excesso de sebo, e água termal, que tem um efeito suavizante, para uma pele limpa e purificada.

8. Caudalie Vinopure Gel de Limpeza Purificante

Caudalie Vinopure Gel de Limpeza Purificante
Caudalie Vinopure Gel de Limpeza Purificante

Com ácido salicílico natural, polifenóis de uvas e óleos essenciais biológicos, o gel Vinopure da Caudalie limpa a purifica a pele com imperfeições, sem a deixar seca.

9. Vichy Normaderm 3 em 1 Gel Esfoliante

Vichy Normaderm 3 em 1
Vichy Normaderm 3 em 1

O Vichy Normaderm 3 em 1 Gel Esfoliante combina ingredientes que têm um efeito peeling com argila, para uma ação eficaz de limpeza. Ajuda a desobstruir os poros, deixando a pele purificada.

Cremes Hidratantes e Protetores Solares

10. Youth Lab Balance Creme Hidratante

Youth Lab Balance Creme Hidratante
Youth Lab Balance Creme Hidratante

O Youth Lab Balance Creme Hidratante é composto por uma fórmula que ajuda a reduzir o brilho e a controlar a oleosidade da pele. Minimiza a dilatação dos poros e apresenta uma ação regeneradora.

11. Syncare Bio Creme de Noite

Syncare Bio Creme de Noite
Syncare Bio Creme de Noite

Com um efeito calmante, este creme de noite Syncare Bio contribui para reduzir a produção excessiva de sebo. Deixa a pele macia e sedosa.

12. Clarins Crème Eclat du Jour

Clarins Crème Eclat du Jour
Clarins Crème Eclat du Jour

O Clarins Crème Eclat du Jour é um creme energizante, leve e perfeito para assegurar uma hidratação equilibrada ao longo de todo o dia. Deixa a pele com uma aparência fresca, uniforme e radiosa.

13. La Roche Posay Effaclar Mat

La Roche Posay Effaclar Mat
La Roche Posay Effaclar Mat

Com Sebalyse, este creme matificante La Roche Posay Effaclar Mat abranda a produção de sebo na origem, reduzindo o brilho e o tamanho dos poros dilatados.

14. Youth Lab Daily Sunscreen Creme Gel SPF50

Protetor Solar Youth Lab Daily
Protetor Solar Youth Lab Daily

Ideal para peles oleosas, este protetor solar em creme gel, Youth Lab Daily,  regula a oleosidade e homogeneíza a textura da pele, enquanto a protege contra a radiação UVA e UVB. Além disso, contém ácido hialurónico, que ajuda a melhorar os níveis de hidratação e a restaurar a elasticidade da pele, e vitamina E, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

15. Heliocare Ultra 90 Gel Facial SPF90

Protetor Solar Heliocare Ultra90 Gel
Protetor Solar Heliocare Ultra90 Gel

O Heliocare Ultra 90 Gel Facial SPF90 tem um fórmula leve, com uma proteção muito alta contra os raios UVA e UVB, é específica para a pele mista a oleosa e/ou acneica. Apresenta propriedades antioxidantes e reparadoras, que ajudam a combater os microrganismos responsáveis pelo acne.

Fontes 

Pele com tendência acneica – Eucerin

Pele com tendência acneica – Bioderma

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários