“Eu gosto é do verão, de passearmos de prancha na mão.
Saltarmos e rirmos na praia.
De nadar e apanhar um escaldão.”
(…)

Arrisco-me a dizer que, no nosso país à beira mar plantado, pouca gente não se revê nesta letra dos A Fúria do Açúcar. Sem desfazer o aroma da primavera, as cores do outono e os dias de ronha do inverno, a estação mais quente do ano é, provavelmente, a grande favorita. Dias longos, mergulhos no mar, finais de tarde passados na esplanada, noites descontraídas de festa. Se estivermos de férias então, saímos de manhã bem cedo, bolsa preparada para qualquer aventura e sem horas para regressar. E neste ritmo de carpe diem, há algo que tendemos a negligenciar: o cuidado com a nossa pele.

Tabela de Conteúdos:

Cuidado Nº1 com a pele no verão: proteger contra raios UV!

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira protetora do organismo. Além disso, como órgão vivo que é, tem necessidades diferentes não só ao longo da vida, mas também conforme as estações do ano. No verão é essencial ter mais atenção, pois o sol, a areia, o mar salgado e o cloro das piscinas podem deixá-la desidratada e sem vida. É verdade que o sol é a fonte essencial de vitamina D, uma vitamina lipossolúvel responsável pela regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo. Além disso, o sol ajuda a combater a psoríase e a acne. No entanto, a exposição aos raios ultravioleta (UV), que não acontece só quando apanhamos sol na praia, mas também quando praticamos um desporto ao ar livre, por exemplo, é responsável por causar danos a longo prazo na nossa pele.

O que são os raios UV e como afetam a saúde da pele

Os raios UV dividem-se em três tipos: os UVA, UVB e os UVC. Estes últimos são os únicos que não têm a capacidade de atravessar a atmosfera. A radiação UVA atravessa a atmosfera e atinge a nossa pele sem perder intensidade, provocando envelhecimento cutâneo e hiperpigmentação. A radiação UVB perde intensidade ao atravessar a atmosfera. Ao atingir a epiderme (a parte mais superficial da pele), deixa-a vermelha e queimada. Uma exposição crónica a estas duas radiações pode levar ao aparecimento de cancro na pele, alergia ao sol e enfraquecimento do sistema imunitário. O protetor solar é, por isso, o nosso maior aliado! E não só durante o verão, mas ao longo de todo o ano, sempre que saímos de casa, pois os raios UVA e UVB estão sempre presentes. Há outros cuidados que também não podemos descurar.

Cuidados com a pele no verão: 7 dicas para a rotina de Verão

Durante o verão, quem tem pele oleosa vai sentir que a produção de sebo aumenta e, consequentemente, os poros ficam mais dilatados e surgem alguns pontos de acne. Já quem tem pele seca vai ressentir-se com a falta de hidratação. Se queremos manter a nossa pele saudável, exibir um bronzeado duradouro sem sofrer consequências no futuro, estas são algumas das dicas mais importantes:

Manter a pele limpa e fresca

Um bronzeado homogéneo e 100% seguro exige preparação da pele. Ou seja, antes de deitar-se ao sol, faça uma esfoliação corporal (no duche, por exemplo) para eliminar as impurezas, alisar a pele e deixá-la pronta para o sol. Além disso, a limpeza diária do rosto deve acontecer todos os dias, de manhã e à noite, com fórmulas suaves que eliminem a sujidade sem alterar a camada ácida da pele.

Produtos recomendados para manter a pele limpa

La Roche-Posay Gel de Limpeza Purificador Effaclar
La Roche Posay Effaclar Mousse Purificante
La Roche Posay Effaclar Mousse Purificante

O Gel de Limpeza Purificador Effaclar da La Roche-Posay é um ótimo gel de limpeza para quem procura limpar em profundidade e purificar a pele.

É ideal para pele do tipo mista ou oleosa, uma vez que ajuda a eliminar o excesso de sebo e deixa a pele limpa e fresca.

Gel de limpeza facial da CeraVe
CeraVe Foaming Cleanser Gel Limpiador Espumoso
CeraVe Foaming Cleanser Gel Limpiador Espumoso

Indicado para pele normal e seca, o gel de limpeza Foaming Cleanser da CeraVe é formulado com ceramidas, lípidos (óleos) presentes naturalmente na pele e essenciais para manter a sua barreira protetor equilibrada, e com ácido hialurónico, para manter a hidratação.

Gel de Limpeza Cleanance da Avène
Avène Cleanance Gel de Limpeza
Avène Cleanance Gel de Limpeza

Hipoalergénico e sem sabão, este gel de limepza da Avène é especialmente indicado para peles sensíveis e oleosas. Contém manolaurina, que ajuda a diminuir o excesso de sebo, e água termal para uma pele suavemente limpa, fresca e purificada.

Esfoliante Facial Deep Cleanse da Caudalie
Caudalie Esfoliante Facial Deep Cleanse
Caudalie Esfoliante Facial Deep Cleanse

O esfoliante da Caudalie ajuda a corrigir a textura da pele, libertando-a das células mortas e das impurezas de forma suave, sem a secar. Contém micro-esferas de milho, que limpam a pele em profundidade, extrato de polpa de uva, que deixa a pele hidratada e suave, e extrato de mentol, que provoca uma sensação de frescura imediata.

Clinique Sparkle Skin Body Exfoliant
Clinique Sparkle Skin Body Exfoliant
Clinique Sparkle Skin Body Exfoliant

O exfoliante corporal Clinique Sparkle Skin ajuda na remoção das impurezas e dá mais energia à pele, deixando-a luminosa e macia.

Uriage Body Scrubbing Cream
Uriage Body Creme Esfoliante
Uriage Body Creme Esfoliante

Este esfoliante da Uriage permite fazer uma esfoliação corporal sem comprometer a suavidade da pele. O Uriage Body Scrubbing Cream para além de ajudar a remover as células mortas, promove a tonificação da pele e deixa-a mais suave.

Avène Gentle
Avène Esfoliante Corporal Suave
Avène Esfoliante Corporal Suave

O esfoliante Avène Gentle Scrube é indicado para pele do tipo sensível. As suas microesferas não são agressivas para a pele e asseguram uma esfoliação suave.

Esfoliante Visibly Clear Spot Proofing da Neutrogena
Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing Oil-Free
Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing Oil-Free

Um esfoliante de uso diário com ácido salicílico e esfoliantes naturais que favorecem o processo de renovação celular da pele. Manter a pele limpa ajuda a prevenir borbulhas, pontos negros e marcas que daí podem surgir.

Água Micelar Pgmenbio H20 da Bioderma
Bioderma Pigmentbio Água Micelar
Bioderma Pigmentbio Água Micelar

Ideal para peles sensíveis com distúrbios de pigmentação, esta água micelar limpa suavemente a pele e ajuda a restaurar a sua luminosidade. A sua tecnologia LumiRevealTM atua nos principais passos da pigmentação, para reduzir manchas escuras, impedir que novas manchas apareçam e restaurar o brilho original da pele, de forma duradoura.

Reforçar a hidratação

Durante o verão, porque suamos mais e andamos quase sempre entre os banhos de sol e os banhos de mar/piscina/rio, a pele tem tendência para ficar mais seca e até para escamar. Efeitos da falta de hidratação. Aplicar fórmulas hidratantes, com ingredientes altamente nutritivos, como a manteiga de karité, o aloé vera, o óleo de coco, etc., e isentos de parabenos, corantes artificiais, silicones e derivados de petróleo, é fundamental. Estes cremes criam um escudo protetor na superfície cutânea que permite que retém a água.

O rosto merece uma atenção especial, uma vez que a pele nesta zona é mais fina e precisa de cuidados dermatológicos mais específicos. Opte por produtos mais leves e frescos, em gel ou com efeito cooling, efeito que recria a sensação de pele molhada.

Produtos recomendados para uma pele hidratada

Creme hidratante Edol da ATL
Edol ATL Creme Corporal Hidratante
Edol ATL Creme Corporal Hidratante

A loção corporal da ATL é composta por ingredientes naturais e rica em pantenol, um precursor da vitamina B5. É altamete nutritiva, com propriedades suavizantes e reestruturante, deixando a pele realmente hidratada e macia.

Creme Corporal da CeraVe
CeraVe Moisturising Creme Corporal
CeraVe Moisturising Creme Corporal

Com três ceramidas (lípidos) essenciais para ajudar a reparar e a restaurar a barreira protetora da pele, o creme corporal da CervaVe é um creme rico, que assegura uma hidratação durante 24 horas. É adequado às peles mais sensíveis, não contendo perfume, nem causando a obstrução dos poros no caso das peles mais oleosas.

Nivea Lotion Express
Nivea Body Lotion Hidradante Express
Nivea Body Lotion Hidradante Express

A loção hidratante Express da Nivea é de fácil absorção e garante uma hidratação profunda até 48h. Este creme é ideal para pele normal a seca.

Vichy Mineral 89 Concentrado Rosto
Vichy Mineral 89 Sérum Facial
Vichy Mineral 89 Sérum Facial

O Mineral 89 da Vichy é um sérum para o rosto que ajuda a reforçar a função da barreira da pele, tornando-a mais resistente à poluição, stress e fadiga.

Este sérum hidrata, fortalece e tonifica a pele e por isso é ideal para ajudar a cuidar da pele no verão.

Creme de rosto para peles sensíveis da Bioderma
Bioderma Sensibio AR Creme de Rosto
Bioderma Sensibio AR Creme de Rosto

O Sensibio AR da Bioderma é um creme de rosto de alta tolerabilidade que vai proteger a sua pele e deixá-la macia. O ativo Rosactiv da Bioderma conjugado com o óleo de abacate e o Ginko Biloba presentes na fórmula deixam as peles do tipo sensível apaziguadas, hidratadas e protegidas contra fatores externos.

Proteger, proteger e proteger outra vez…

Os protetores solares têm a capacidade de nos proteger da radiação solar UVA e UVB, reduzindo a quantidade que é absorvida pela pele. Atualmente, encontramos no mercado uma variedade sem fim de protetores solares: em creme, loção, leite, gel, spray, óleo e sitck.

O modo de atuação de cada um depende do tipo de filtro solar que possuiu na sua constituição: filtro químico ou físico (mineral). Os filtros químicos, como os salicilatos e cinamatos, atuam por absorção, isto é, absorvem a radiação que incide na pele.

Já os filtros físicos, como o dióxido de titânio e o óxido de zinco, refletem a radiação incidente. A grande vantagem destes últimos está no facto de apresentarem baixa penetração cutânea e grande estabilidade, sendo por isso muito usados em crianças.

Cuidados a ter na escolha do protetor solar

O protetor solar deve ser escolhido em função do tipo de pele. Peles mistas a oleosas, devem usar protetores de texturas mais leves, em gel ou sérum. Peles mais secas e maduras, devem optar por protetores mais hidratantes e que tenham antioxidantes na sua composição. Por fim, peles sensíveis, devem preferir protetores minerais.

A eficácia de um protetor solar é definida pelo Fator de Proteção Solar (FPS), que indica a a quantidade de radiação necessária para que ocorra uma queimadura solar, com proteção solar e sem ela. Por exemplo, um protetor solar com FPS 50+ indica que estamos 50 vezes mais tempo protegidos das radiações solares com protetor do que sem ele.

É fundamental que o protetor solar contenha filtros UVA e UVB, seja resistente à água e adequado a cada tipo de pele – quanto mais clara a pele, maior deverá ser o valor do FPS –, embora o ideal seja nunca usar protetores com FPS inferior a 30+.

Quando devo aplicar o protetor solar?

Mas não basta aplicar o protetor solar, é preciso saber quando e como.

A aplicação deve acontecer cerca de meia hora antes da exposição ao sol, com a pele limpa e seca, e, depois, de 2 em 2 horas. Aplique-o generosamente sobre todas as zonas da pele expostas ao sol, sem esquecer nada, nem os pés. Adormecer na toalha e apanhar um escaldão na planta dos pés não é nada agradável, falo por experiência própria!

No geral, mantenha-se à sombra, evite apanhar sol nas horas de maior calor, entre as 11h e as 17h, e use óculos de sol e roupas leves e largas.

Os melhores protetores solares

Shiseido Expert Sun Protetor Solar de Rosto
Protetor Solar Shiseido Sun Care Expert Sun Protection Lotion
Protetor Solar Shiseido Sun Care Expert Sun Protection Lotion

O protetor solar para rosto da Shiseido ajuda a diminuir os efeitos da exposição ao sol ou água. SynchroShield TM é uma nova tecnologia revolucionária que fortalece o efeito de proteção UV da fórmula após a aplicação, quando exposta ao calor, transpiração ou água.

Este protetor é perfeito para ajudar a prevenir a secura da pele.

La Roche-Posay Anthelios HydraOx
Protetor Solar La Roche Posay Anthelios Shaka
Protetor Solar La Roche Posay Anthelios Shaka

Este é um protetor solar com uma textura fluida e com ação anti-idade.

O La Roche-Posay Anthelios HydraOx é resistente à água, com acabamento invisível, de rápida absorção e não deixa a pele oleosa.

Bioderma Photoderm 50+
Protetor Solar Bioderma Photoderm Max Creme SPF50+
Protetor Solar Bioderma Photoderm Max Creme SPF50+

O protetor solar Photoderm Max Creme Teinté da Bioderma confere máxima proteção à pele do rosto.

Este protetor tem uma textura rica e leve, deixa na pele uma sensação de extrema suavidade, sem deixar a pele com aspeto oleoso ou com marcas brancas.

Nivea Protetor Solar Controlo de Oleosidade FPS 50
Protetor Solar Nivea Sun Moisturizing Facial Brightness Control SPF50
Protetor Solar Nivea Sun Moisturizing Facial Brightness Control SPF50

O NIVEA SUN Beauty Expert FPS 50 é ideal para pele oleosa. A fórmula hidratante garante um toque de seco, controla a oleosidade da pele e promove um efeito matte.

L’Oreal Paris Sublime Sun Facil Cellular Protect FPS 30
Protetor Solar L'Oreal Sublime Sun Facial Cellular Protect SPF30
Protetor Solar L’Oreal Sublime Sun Facial Cellular Protect SPF30

O protetor facial SUBLIME SUN tem um fator de proteção solar muito elevado que ajuda a proteger e previne o aparecimento de sinais de envelhecimento prematuro da pele.

Para além disso, este protetor garante proteção da pele contra queimaduras, rugas, manchas, ressecamento, aperto e envelhecimento do sol e também oferece proteção UVB e UVA ainda mais longa. É enriquecido com extrato de jasmim e vitamina E, para uma ação antioxidante e é indicado para pele sensível.

Não consegue ganhar o hábito de usar protetor solar todos os dias? Experimente um dois em um: usar um creme de dia com FPS. Como aplicar o creme de dia é algo que, seguramente, já faz parte da sua rotina, se este tiver proteção solar, estará a manter a pele do seu rosto hidratada e devidamente protegida, pronta a aproveitar os dias de sol! Um dois em um prático e saudável.

Cremes de dia com fator de proteção UV

Creme de Rosto Hidratante SPF25 da CeraVe
CeraVe Creme de Rosto Hidratante SPF25
CeraVe Creme de Rosto Hidratante SPF25

Um creme hidratante com fator de proteção solar moderado (SPF25), indicado para peles do tipo normal a seca.

Age Lift Creme de Rosto SPF30 da Uriage
Uriage Age Lift Creme Dia Protetor SPF30
Uriage Age Protect Multi-Action Creme de Rosto SPF30

Indicado para proteger a pele do rosto da radiação solar UVA e UVB, este creme de rosto da Uriage ajuda a atenuar os sinais de envelhecimento e as agressões diárias que danificam a pele.

Neutrogena Hydro Boost Hydrating Moisturizer SPF25
Neutrogena Facial Hydro Boost Face Moisturizer SPF25
Neutrogena Facial Hydro Boost Face Moisturizer SPF25

O creme facial Neutrogena Hydro Boost® garante hidratação intensa, renova a firmeza da pele e deixa-a iluminada e preparada para enfrentar o dia.

Mais sugestões de cremes de dia com FSP para todos os tipos de pele aqui (link .

Menos é mais na maquilhagem de Verão

Dias quentes e peles bronzeadas pedem maquilhagens leves, que não bloqueiem os poros. Por isso, coloque de lado as bases mais pesadas.

Tenho uma amiga que é maquilhadora profissional e que me deu, há tempos, uma dica brutal para conseguir criar a maquilhagem perfeita de verão: misturar um pouco da base líquida com o creme hidratante do rosto ou usar um CC Cream (“color control cream”) e finalizar com um bronzeador que não seja mais do que duas tonalidades acima do tom de pele e que tenha alguns vestígios de iluminador.

O resultado? Um acabamento impecável que vai durar o dia todo.

Sugestões de produtos de maquilhagem para o verão

Erborian CC Crème
CC Cream Erborian Iluminador SPF25
CC Cream Erborian Iluminador SPF25

O Erborian CC Crème é um iluminador que ajuda a controlar a cor. Enriquecido com Centella Asiatica, CC Cream proporciona hidratação, luminosidade e protege a pele ao mesmo tempo que torna a pele uniforme

Clinique CC Cream FPS 30
Clinique Superdefense CC
Clinique Superdefense CC

O CC Cream da Clinique é um aperfeiçoador instantâneo que realça a luminosidade natural da pele, deixando-a hidratada e protegida da ação dos raios UV. Este é um produto multifunções que tem uma textura leve e refrescante e desliza sem esforço pela pele, deixando-a suave e macia.

Oxygen Glow CC Cream SPF30 da Filorga
Filorga Oxygen Glow CC Cream SPF30
Filorga Oxygen Glow CC Cream SPF30

O Oxygen Glow é um creme iluminador com tripla ação: uma ação oxigentante, antioxidante e uniformizante. Além disso, protege contra os raios UVA-UVB, poluição e luz azul.

Não esquecer o after sun

Depois de ir a banhos de sol, a pele precisa de recuperar de toda a exposição solar a que foi sujeita. Queremos acalmar, hidratar e restaurar a pele.

Para tal, depois do banho e da rotina de limpeza do rosto, o after sun vai fazer toda a diferença. Prefira fórmulas que incluam ingredientes como o aloé vera e o ácido hialurónico, pois têm efeitos refrescantes e hidratantes e propriedades anti-inflamatórias.

Produtos recomendados para depois de um dia de praia

Shiseido After Sun Suncare Emulsão Renovadora
Shiseido After Sun Suncare Emulsão Renovadora
Shiseido After Sun Suncare Emulsão Renovadora

O after sun Intensive Recovery Cream da Shiseido ajuda a regenerar a pele após a exposição solar, nutrindo a pele em profundidade e acalmando irritações na pele.

Caudalíe Leite Pós-Solar Prolongador de Bronzeado
Caudalie Apres Soleil Leite
Caudalie Apres Soleil Leite

O leite pós-solar da Caudalíe é enriquecido com óleo de coco, água de uva e extrato de aloé vera. Este creme ajuda a regenerar a pele apaziguando-a após a exposição solar, para além disso, ajudar ainda a manter um bronzeado mais duradouro.

Clinique After Sun Bálsamo Regenerador com Aloé Vera
After Sun Clinique Bálsamo Regenerador
After Sun Clinique Bálsamo Regenerador

O bálsamo pós-solar da Clinique garante à pele exposta ao sol regeneração e efeito calmante. Para além disso, ajuda a nutrir, regenerar e hidratar a pele profundamente, deixando-a sedosa ao toque.

Evitar as manchas do sol

Para combater e prevenir as manchas provocadas pelo sol, para além de todos os cuidados anteriores, aconselha-se a que não fique ao sol nas 24 horas após a depilação e a que inclua na sua rotina um sérum multicorretor, que corrige as áreas de hiperpigmentação e contribui para uma pele mais luminosa e uniforme.

Produtos recomendados para evitar manchas solares

Caudalíe Vinoperfect Sérum Anti-Manchas
Caudalie Vinoperfect Sérum Anti-Manchas
Caudalie Vinoperfect Sérum Anti-Manchas

O sérum Vinoperfect Sérum Anti-Manchas da Caudalíe ajuda a aumentar a luminosidade da pele, uniformizando o seu tom natural enquanto confere um tom luminoso e pele uniforme.

Nivea Sérum Tratamento Avançado Cellular Luminous 630 Anti-Manchas
Nivea Luminous 630º Anti-Manchas Sérum Avançado
Nivea Luminous 630º Anti-Manchas Sérum Avançado

O séum Tratamento Avançado Cellular Luminous 630 Anti-Manchas da Nivea tem na sua composição ácido hialurónico e vitamina E que ajudam a reduzir as manchas causadas pelo sol ou envelhecimento, prevenindo o seu reaparecimento e conferindo uma luminosidade natural à pele.

Clarins Bright Plus Intensificante
Clarins Bright Plus Advanced Dark Spot-Targeting Serum
Clarins Bright Plus Advanced Dark Spot-Targeting Serum

A sua combinação de sementes de acerola e rosa-murta fazem do Clarins Bright Plus um verdadeiro shot de oxigénio para a pele., deixando-a mais luminosa e brilhante.

Creme D-Pigment Suave da Avène
Avène D-Pigment Suave Creme Antimanchas
Avène D-Pigment Suave Creme Antimanchas

Um creme perfeito para peles normais a mistas com manchas castanhas localizadas ou extensas. Tem uma ação reparadora que estimula a renovação celular e ajuda a eliminar a melanina à superfície da pele, e textura suave que hidrata e nutre a pele em profundidade.

Alimentos saudáveis e hidratação são chave

No verão, aproveite que os dias quentes convidam a refeições mais frescas e leves para se vingar nas frutas e nas saladas, com alimentos ricos em antioxidantes, que ajudarão a conseguir uma pele luminosa e saudável. Além disso, lembre-se que saúde da pele depende bastante da quantidade de água que ingere diariamente. Na estação mais quente do ano, o nosso corpo perde uma grande quantidade de água com calor, pelo que a devemos repor constantemente. Uma regra simples é a de beber o suficiente para manter a sua urina clara.

Conclusão

Para conseguir uma pele bonita, iluminada e saudável, é fundamental adotar uma rotina de beleza consistente e adequada ao seu tipo de pele e às características da estação do ano em causa.

A pele é um órgão que está na linha da frente de defesa e que precisa de cuidados contínuos de limpeza, hidratação e proteção. Por isso, procure ser consistente tanto com os passos da rotina, como com os produtos que aplica na pele. Vai sentir a diferença!

Nota: Se não conhecer muito bem a sua pele e não souber que cremes escolher e que ingredientes procurar ao certo, consulte o seu dermatologista, que será capaz de ajudar a selecionar o creme ideal para o seu tipo de pele.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários