Dias frios, lareira acesa, chá quente e maratonas de séries televisivas no sofá. O inverno convida-nos a passar mais tempo em casa.

Mais resguardados, há algo que tendemos a esquecer: o cuidado com a nossa pele.

Tabela de Conteúdos

A importância de cuidar da pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira protetora do organismo face a qualquer fator externo, incluindo mudanças de estação do ano. E no inverno é essencial redobrar cuidados com a pele.

Os contrastes de humidade e de temperatura próprios desta altura do ano podem danificar a nossa pele. Quando está frio os vasos sanguíneos contraem-se, o aporte de nutrientes e de oxigénio por via sanguínea diminui, assim como a produção de sebo cutâneo. Se somarmos o fator vento, o cenário agrava-se para a nossa pele.

E estar em casa, no quentinho, não é a solução. Confesso que fiquei muito surpreendida com esta! Acontece que os ambientes interiores excessivamente aquecidos, com reduzida humidade, podem deixar a pele desidratada e seca. Assim como os banhos mais quentes (e mais longos).

Por outro lado, no inverno, tendemos a beber menos líquidos, o que influencia negativamente a hidratação da pele.

Se queremos manter a nossa pele saudável durante a estação mais fria do ano e protegê-la de secura, irritações e frieiras, estas seis dicas são essenciais:

Evite banhos muito quentes e prolongados

Antes de tudo, banhos prolongados não é ecológico nem económico. Mas isso são outros assuntos. No que toca a cuidados com a pele, é importante saber que a água quente remove uma proteção natural da pele, a chamada camada hidrolipídica, e isso causa a famosa pele seca no inverno. Por isso, banhos curtos e eficazes!

Evite certos produtos de beleza

Como é comum a pele estar mais seca durante o inverno, prefira produtos de limpeza mais brandos e evite esfoliações e tónicos com álcool.

Além disso, é aconselhável evitar tratamentos com ácidos, peelings, laser e afins. É verdade que, por estarmos menos expostos ao sol, esta altura do ano parece a mais indicada para este tipo de tratamentos. No entanto, não é assim tão linear. Estes tratamentos podem deixar a pele mais sensível e irritada, por isso, é importante conversar com um dermatologista para saber ao certo como agir.

Hidrate ainda mais a pele

Esta dica é fundamental! Hidrate a pele do corpo e do rosto, pelo menos, duas vezes por dia. E isto mesmo que, no caso do rosto, tenha uma pele do tipo oleosa ou acneica.

Aplicar fórmulas hidratantes na pele do corpo, com ingredientes altamente nutritivos, como a manteiga de karité, o aloé vera, o óleo de coco, etc, e isentos de parabenos, corantes artificiais, silicones e derivados de petróleo, é fundamental. Estes cremes criam um escudo protetor na superfície cutânea que permite reter a água.

O rosto merece uma atenção especial, e saber qual o o creme hidratante ideal para cada tipo de pele é fundamental pois só assim é possível fazer a correta hidratação. Esta é uma zona mais fina e que está sempre muito exposta, por isso precisa de cuidados dermatológicos mais específicos. Para peles do rosto do tipo oleosas, use produtos “oil free” e com uma textura mais leve, como um gel ou um sérum.

Opte por produtos com ingredientes chave

A vitamina E, a manteiga de karité e os antioxidantes vão ajudar a manter a sua pele hidratada e luminosa, mesmo durante o pico do inverno. Por isso, quando for a escolher os seus produtos, procure por estes ingredientes nas suas fórmulas.

Cuidados especiais

Redobre os cuidados com a pele das mãos, dos lábios e do contorno dos olhos.

As mãos, por estarem muito expostas, devem ser hidratadas várias vezes ao dia, de preferência com um creme resistente à água.

Os lábios, por sua vez, devem ser protegidos com um batom capaz de prevenir o cieiro. Opte por um batom com agentes suavizantes e hidratante e, sempre que sentir os seus lábios secos, evite humedeçe-los com a língua, pois apenas estará a contribuir para reduzir a humidade natural da pele dos lábios.
Por último, o contorno dos olhos, por ser uma pele muito fina, deve ser hidratada com um produto específico, de manhã e ao deitar.

Alimente-se de forma equilibrada e beba muita água

No inverno, aproveite que o tempo frio convida a refeições reconfortantes para preparar pratos nutritivos, como sopas bem compostas, caçarolas de legumes e papas de aveia quentinhas pela manhã. Aproveite também todos os benefícios da fruta da época, como as tangerinas e os kiwis, ricos em vitamina C.

Além disso, lembre-se que saúde da pele depende bastante da quantidade de água que ingere diariamente. É normal que, com o frio, não nos apetece beber água com tanta frequência. O chá pode ser, por isso, um boa alternativa. E depois, lembre-se de uma regra: beba, pelo menos, o suficiente para manter a sua urina clara.

Os melhores produtos para fazer face ao inverno

E depois das dicas, os aliados: os produtos mais recomendados para manter a sua pele do corpo e do rosto protegida durante o inverno.

1. DermaProtect da Barral

Barral Creme Corporal Dermaprotect Hidratante
Barral Creme Corporal Dermaprotect Hidratante

O Barral DermaProtect é um creme hidratante corporal intensivo. Enriquecido com manteiga de karité, alivia as irritações e o desconforto da pele, reduzindo a secura da mesma e reforçando a barreira cutânea, protegendo assim a pele contra agentes agressores.

Esta é uma solução que é indicada para peles secas e sensíveis.

2. Hydrabio da Bioderma

Bioderma Creme Hydrabio
Bioderma Creme Hydrabio


O Hydrabio é um creme de rosto que hidrata e melhora a tez da pele pois ajuda a reter a água, enquanto previne o envelhecimento.

As suas substâncias tem como principal função reativar a hidratação da pele conferindo-lhe a sua luminosidade natural. Ajuda ainda a reduzir as micro rugas do rosto.

3. Complete Repair da Eurecin

Eucerin Complete Repair Intensive Lotion
Eucerin Complete Repair Intensive Lotion


Esta loção corporal de reparação intensiva, com 10% de ureia, apresenta uma combinação de ingredientes bem conhecidos no combate à pele seca.

4. Tolerância Extrema da Avène

Avène Tolerância Extrema
Avène Tolerância Extrema


Sem conservantes, nem perfume, este creme de rosto está indicado para peles sensíveis, protegendo-a das agressões diárias do tempo frio.

5. Shea Body Butter da Body Shop

The Body Shop Manteiga Corporal Shea
The Body Shop Manteiga Corporal Shea


Uma manteiga corporal de karité que promete fazer maravilhas pela pele seca durante o inverno. Além disso, tem um aroma incrível!

6. Lip Conditioner da Caudalie

Lip Conditioner da Caudalie
Lip Conditioner da Caudalie


O batom da Caudelie garante um cuidado completo dos lábios ao longo de todo o dia.

7. Carmex Classic Bálsamo Labial

Carmex Bálsamo Labial
Carmex Bálsamo Labial


Nutre em profundidade e proporciona um alívio imediato a quem costuma ter os lábios muito secos durante o inverno.

8. Baton Lip Active da Eurecin

Eucerin Lip Activ Pele Sensível
Eucerin Lip Activ Pele Sensível


Protege a pele dos lábios contra fatores externos, como os raios UV, o frio e o vento e está indicado para o cuidado dos lábios com cieiro.

9. Creme de Mãos da Uriage

Uriage Creme de Mãos
Uriage Creme de Mãos


Com água termal e manteiga de karité, este creme mantém as mão hidratadas e protegidas da ação do frio.

10. Hard-Working Hand Protector da Body Shop

The Body Shop Hemp Creme de Mãos
The Body Shop Hemp Creme de Mãos


Se já tem tendência para ter a pele das mãos seca, passando a áspera na estação mais fria, então vai sentir diferenças com este creme, graças à sua ação calmante e altamente nutritiva.

1. Creme de Mãos Concentrado da Neutrogena

Neutrogena Creme de Mãos Concentrado
Neutrogena Creme de Mãos Concentrado


A fórmula norueguesa apresenta uma ação verdadeiramente reparadora, ideal para mãos gretadas e sensíveis.

12. Creme de Olhos Hidratante e Reparador da CeRave

CeraVe Eye Repair Cream
CeraVe Eye Repair Cream


O nome diz tudo, e bem! Com 3 ceramidas essenciais e ácido hialurónico, ajuda a reparar a barreira protetora da pele na zona delicada do contorno dos olhos.

13. Creme de Olhos Hyalu B5 da La Roche-Posay

La Roche-Posay Hyalu B5 Creme de Olhos
La Roche-Posay Hyalu B5 Creme de Olhos

Com dois tipos de ácidos hialurónicos e vitamina B5, a fórmula da La Roche-Posay ajuda no preenchimento e reparação da barreira cutânea do contorno dos olhos.

14. La Roche-Posay Nutritic Intense Rich

La Roche Posay Nutritic Intense Creme de Rosto Hidratante
La Roche Posay Nutritic Intense Creme de Rosto Hidratante

O Creme Nutritic Intense Rich da La Roche-Posay é indicado para uma utilização diária em pele do tipo muito seca e sensível.

Esta é uma solução que ajuda a acalmar a pele e a reduzir a sensação de repuxado, reforça ainda a função de barreira natural da pele.

15. AQUAporin Active

Eucerin Aquaporin Active Intensive Cream
Eucerin Aquaporin Active Intensive Cream

Para finalizar esta lista sugiro o AQUAporin Active. Este é um creme que fornece hidratação intensa durante 24 horas e é ideal para pele mista.

Apresenta uma textura refrescante e de rápida absorção. Para além disso, este creme melhora o sistema de hidratação natural da pele.

Conclusão

Para conseguir uma pele bonita, iluminada e saudável, capaz de levar a melhor daqueles dias mais rigorosos de inverno, é fundamental adotar uma rotina de beleza adequada às necessidades da sua pele. A pele está na linha da frente de defesa e precisa de cuidados contínuos de hidratação, proteção e reparação. Por isso, procure ser consistente tanto com os passos da rotina, como com os produtos que aplica na pele. Vai sentir a diferença!

Nota: Se, durante o inverno, a sua pele apresentar vermelhidão, descamação, irritações ou frieiras, não deixe de consultar um médico dermatologista. Também o deve fazer se não estiver muito segura de quais os cremes ideais para as características e necessidades do seu tipo de pele.

Fontes

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários