Os picos de calor são uma das causas de morte mais comuns no verão. Descubra como cuidar dos animais nesta época para evitar urgências veterinárias. 

Os dias quentes aproximam-se e, enquanto milhares de pessoas aproveitam o calor, muitos animais sofrem com a mudança de estação. Os cães e gatos precisam de cuidados especiais nesta época do ano, para se manterem saudáveis e confortáveis. Descubra porque é tão importante cuidar e como o fazer, com estas 10 dicas.

Porque é tão importante cuidar dos animais no verão?

Se os humanos necessitam de cuidados especiais durante os períodos de maior calor, o mesmo se aplica aos animais de estimação – aliás, mais ainda dado que os animais não têm a mesma autonomia que os humanos para regular a temperatura corporal. 

Cães e gatos não dissipam o calor através de glândulas sudoríparas ao longo de todo o corpo (apenas nas das almofadas plantares, e em menor percentagem), pelo que têm uma menor tolerância a temperaturas altas. Assim, os animais absorvem muito mais calor do que aquele que conseguem eliminar, e as consequências podem ser fatais – golpes de calor, quadros de desidratação, queimaduras solares, lesões nas patas, falhas multiorgânicas e morte. 

Estas são algumas das principais urgências médico-veterinárias no verão. Por isso, é fundamental informar-se sobre como cuidar dos animais, para que saiba como os manter saudáveis e em segurança. 

Como cuidar dos animais no verão?

De hidratação constante, à alteração de horários e até alguns cuidados veterinários, há várias dicas simples e práticas que pode implementar para ter a certeza de que o seu animal de estimação tem um verão confortável.

1. Tenha água limpa e fresca sempre disponível

Em alturas de maior calor, a respiração dos animais contém mais humidade e, por isso, há maior perda de água. Os níveis de hidratação devem ser assegurados com água limpa e fresca, sempre disponível. Ainda que o recipiente de água ainda esteja repleto, troque a água várias vezes por dia para garantir que é fresca. Se preferir não ter essa preocupação, poderá optar por uma fonte de água corrente, que estimula o seu consumo. A água autorrenova-se automaticamente, mantém-se fresca e, geralmente, é muito apreciada pelos gatos. 

É também fundamental garantir a hidratação nos passeios diários com os animais. Nestes momentos, vão precisar ainda mais de beber água, por se sentirem agitados, entusiasmados, e também pela maior exposição ao calor. Por isso, leve sempre consigo um bebedouro portátil e ofereça água ao seu animal várias vezes ao longo do passeio. 

Dica extra: Quando o seu animal beber água, elogie-o para reforçar este comportamento. Fale com carinho e mime-o para, dessa forma, aumentar a probabilidade de ele consumir água com maior frequência. 

2. Evite os passeios nas horas de maior calor

Os passeios são o ponto alto do dia dos animais de estimação, dado que são uma grande oportunidade de explorar o mundo e de beneficiar da presença de outras pessoas e outros animais. Contudo, devem ser tomadas algumas medidas para cuidar dos animais durante os passeios no verão, para que não se transformem em momentos de sofrimento. 

Uma delas é evitar passeios longos e em horas de maior calor. O período ideal para o fazer é logo de manhã cedo ou ao fim da tarde, quando a incidência dos raios solares é menor. E mesmo dentro desse período, prefira locais com sombra, com muitas árvores e relva que proporcionem algum alívio da temperatura. 

Quando sair de casa com o seu animal, e depois de o preparar com uma trela ou peitoral seguro e confortável, é importante avaliar se a temperatura do chão vai ou não provocar lesões nas patas do seu animal.

Para os humanos, pode até ser uma questão secundária, mas os animais não usam calçado, e as suas patas são muito sensíveis. Inclusivamente, podem sofrer queimaduras graves de segundo grau. Faça “O Teste dos 7 Segundos”. Basta colocar as suas mãos no asfalto e, se passados sete segundos estiver muito quente para si, estará também muito quente para os seus animais. 

3. Nunca deixe os animais dentro do carro

Esta dica aplica-se em qualquer estação, especialmente no verão porque o carro acumula no seu interior uma enorme quantidade de calor. A temperatura exterior, ainda que pouco elevada, é multiplicada no interior do carro. 

Assim, em circunstância nenhuma o deixe fechado no seu veículo, mesmo que seja por pouco tempo. As janelas abertas não resolvem a questão, nem o ar condicionado – o seu animal pode acidentalmente desligá-lo e inalar gases tóxicos fatais. O mesmo se aplica a outros locais pequenos, fechados e sem ventilação. São o cenário propicio para o desenvolvimento de golpes de calor, insolações e até mesmo a morte. 

O melhor local para os seus animais deve ser limpo, arejado, fresco e com sombra; se possível com tapetes refrescantes para manter a temperatura corporal confortável. São uma excelente forma de arrefecer gradualmente o calor do seu animal, fazendo com que diminua o perigo de sofrer golpes de calor. Como são fáceis de limpar, vai também poder manter uma boa higiene do espaço.

4. Proteja-os contra os parasitas

É no verão que se observa uma maior incidência de parasitas, como pulgas ou carraças, que se reproduzem com mais intensidade. Estes parasitas podem ser portadores de doenças graves, que podem ser transmissíveis aos humanos. 

Por isso, é de extrema importância manter em dia a prevenção contra estes parasitas, de forma a proteger a saúde dos animais e dos humanos. Administre medicação própria e específica para o efeito, dirigida a parasitas internos e externos, sempre com aconselhamento do médico-veterinário. Recorra a diferentes tratamentos como coleiras, champôs, pipetas ou sprays, que combatem os parasitas em diferentes frentes. 

Mesmo que o seu animal não saia de casa nem conviva com outros animais, não deixe de administrar antiparasitários. A ocorrência de contaminação é mais comum do que possa parecer; basta que o seu animal brinque com um cordão do seu sapato e isso já será o suficiente para haver transmissão de parasitas.  

Lembre-se sempre que cada espécie tem um tratamento específico. Não arrisque a dar medicação antiparasitária especifica de cão a um gato, por exemplo; pode originar convulsões e provocar sequelas graves ou até mesmo a morte. 

Tenha também em atenção o calendário de vacinação dos seus patudos, para garantir a adequada imunidade a doenças graves (como a Leishmaniose) e a qualidade de vida dos cães e gatos. A vacinação, em conjunto com os tratamentos antiparasitários, trará maior segurança aos animais e aos humanos. 

5. Escove diariamente o seu animal

Os animais com pelo comprido são os que mais sofrem com as altas temperaturas (ou os de pelo curto, mas com muito volume). Assim, escove diariamente o seu animal para remover todos os pelos mortos e eliminar a formação de nós. Desta forma, garante que o pelo está em boas condições para cumprir eficientemente a sua função protetora

As vantagens da escovagem do seu animal vão além da regulação da temperatura corporal.
São também uma oportunidade de convívio diário entre o tutor e o animal, sendo uma excelente forma de fortalecer o vínculo afetivo, se efetuada de forma suave, tranquila e carinhosa. 

Também poderá avaliar, com o seu médico veterinário, se a tosquia é uma opção a considerar. Para alguns animais, pode não ser aconselhada pelo papel protetor que o pelo desempenha, mas, caso não existam contraindicações médicas, poderá remover de forma mais completa o pelo do seu animal, proporcionando-lhe ainda mais conforto térmico nos dias quentes. 

6. Dê banhos com mais frequência

A recomendação geral é que os banhos sejam feitos todas as semanas. Durante o verão, a água do banho não deve ser demasiado fria para não provocar choques térmicos, mas suficiente amena para poder refrescar o corpo do animal

Comece por molhar as patas e as orelhas, passando depois cuidadosamente para o corpo, para que a transição térmica seja gradual. Escolha produtos de banho adequados para os animais e evite usar os seus, para garantir que a pele não fica seca ou irritada. 

E se o seu cão gostar muito de água, uma boa opção será adquirir uma pequena piscina e deixá-la disponível sempre que o seu animal quiser se refrescar. Desta forma, terá uma oportunidade adicional de diversão e estimulação para o seu cão, importantíssimas para o seu bem-estar e saúde emocional. 

Os banhos são fortemente desaconselhados para gatos, salvo raras e devidas exceções, dado que constituem uma grande fonte de stress. Estes animais são bastante autónomos na sua higiene, pelo que não necessitem deste tipo de cuidados por parte dos seus tutores. Ainda assim, se quiser higienizar o seu gato, poderá fazê-lo com toalhitas especialmente concebidas para o efeito, ou espumas de limpeza, que permitem uma eficaz lavagem a seco. Contudo, uma forma de arrefecer a sua temperatura corporal sem recorrer ao clássico banho é passar a mão molhada no corpo do seu animal ou usar uma tolha molhada.

7. Tenha especial cuidado com janelas e varandas

Os animais têm uma especial preferência por ficarem próximos de janelas e de varandas, sobretudo em dias de sol. É também por isso que, no verão, se regista um maior número de tragédias relacionadas com quedas de andares. 

Contudo, esta é uma preocupação a ser tida em conta durante todo o ano. Mesmo que o seu animal não tenha o hábito de permanecer em locais perigosos, ou se nunca ocorreu nenhum episódio preocupante, não facilite. A queda de animais pode ser inesperada; qualquer barulho alto ou repentino, qualquer situação inesperada pode ser o suficiente para os assustar e fazê-los cair. Na verdade, basta observarem um inseto ou um pássaro para terem o impulso de o perseguir, ou podem até mesmo adormecer no parapeito de uma janela. Como não têm noção dos riscos que correm, precisam da proteção dos seus tutores.

Apesar de os animais, sobretudo os gatos, terem a incrível capacidade de sobreviver a quedas, são poucas as vezes em que escapam ilesos. Não os submeta a esse risco e evite fraturas, traumatismos torácicos ou cranianos, contusões pulmonares, ruturas da bexiga, hemorragias internas, desaparecimento ou morte. Como? A instalação de redes de proteção para varandas e janelas é, atualmente, a solução mais eficaz para os locais onde há risco de queda. Desta forma, poderá desfrutar do seu espaço exterior e deixar as portas abertas, sem a preocupação constante de um acidente.

8. Previna a obesidade do seu animal

A obesidade animal aumenta a predisposição para a insolação e hipertermia, para além da sensação aumentada e permanente de desconforto com o calor. Especificamente no que diz respeito aos gatos, quando obesos, apresentam uma camada mais espessa de gordura que atua como isolante. Por isso, são os que mais sofrem as consequências das altas temperaturas. 

Além disso, a obesidade desencadeia várias patologias endócrinas e felinas orgânicas, pelo que o combate a este problema deve ser uma preocupação durante todo o ano. Um dos primeiros cuidados que deve ter com o seu animal é proporcionar-lhe uma alimentação de qualidade, aconselhada pelo seu médico veterinário. Existem já no mercado alternativas concebidas para a perda de peso, de baixo valor calórico e altamente nutritivo. 

A par de uma alimentação adequada, é importante garantir que o seu animal tenha atividade física diária. Bastam 20 minutos diários para começar a observar alguns resultados em poucos meses. Se o fator tempo não for favorável para si, existem já no mercado algumas opções eficazes para manter os seus animais ativos, e que não requererem a sua presença constante. Um exemplo deste tipo de brinquedos é o Kong Classic, que vai estimular o seu animal a agitar e mexer para conseguir retirar a ração do seu interior, sendo uma ótima forma de estimular o movimento. 

9. Ofereça mais alimento húmido para reforçar a hidratação

Em tempos ancestrais, os animais, sobretudo os gatos, satisfaziam as suas necessidades de hidratação através do consumo de presas. Este hábito de alimentação sofreu grandes transformações quando começam a ser domesticados pelos humanos. A ração seca, como a própria designação indica, não proporciona o nível de hidratação necessária para um desenvolvimento sadio. Além disso, os animais, habitualmente, apresentam alguma resistência a beber água, pelo que a sua ingestão pode representar um desafio para os tutores. 

A ingestão insuficiente de água pelos animais pode originar consequências clínicas graves, como insuficiência renal. Assim, se tem alguma dificuldade em conseguir que o seu animal ingira água, disponibilizar alimentação húmida pode ser uma excelente opção para o manter hidratado. E traz um bónus importante para o seu animal: estará a satisfazer o seu desejo de texturas e sabores novos. 

Ainda que não substitua a ingestão de água por completo, ajuda a melhorar a hidratação geral. Experimente um truque adicional: acrescente um pouco mais de água à comida húmida para aumentar o seu potencial de hidratação. Uma vez que a alimentação húmida está, por vezes, associada a uma maior incidência de doença periodontal, considere também incluir alguns snacks de higiene oral, que contenham igualmente bons índices nutricionais. 

10.  Consulte o médico-veterinário se detetar sinais de alerta

Por fim, é importante estar atento aos sinais de alerta de uma possível insolação ou golpe de calor e, se for o caso, procurar ajuda especializada. Os primeiros sintomas são a respiração ofegante, o aumento da frequência cardíaca, a procura de sombra, salivação excessiva, gengivas e língua avermelhadas, e até vómitos ou diarreia. Em estados mais avançados podem ainda sofrer convulsões, fraqueza ou colapso, confusão e pouca reação a estímulos externos. Como regra geral, tenha em conta que as raças com o focinho achatado, como é o caso dos cães da raça Pug, Bulldog Inglês e Bouledogue Francês, e dos gatos Persa, são mais predispostas a sofrerem de golpes de calor. 

Se suspeita que o seu animal de estimação está com um golpe de calor, deverá agir imediatamente, pois o animal pode correr risco de vida. Leve o seu animal para um lugar fresco, de preferência uma área bem ventilada e ofereça-lhe pequenas porções de água, mas nunca force a sua ingestão. De seguida, entre em contacto com o médico veterinário, mesmo que o seu animal pareça ter recuperado. Muitos dos sinais mais graves associados ao golpe de calor podem não ser imediatamente percetíveis. Em casos extremos poderá haver a necessidade de internamento.

Cuidar dos animais de estimação é uma tarefa que, nos dias de calor, assume uma grande importância. Para os tutores que desejam proporcionar os melhores cuidados para que tenham uma vida longa e saudável ao seu lado, esta é uma altura crítica em que deve redobrar esforços. No KuantoKusta vai encontrar tudo o que precisa para cuidar dos seus patudos e garantir um bom desenvolvimento físico e emocional. 

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários