De uma forma geral, a partir dos 50 anos, o corpo de uma mulher passa por muitas mudanças hormonais. É entre os 48 e 51 anos de idade, em média, que o sexo feminino conhece a menopausa, reduzindo drasticamente a produção de estrogénio e progesterona. Esta perda constante das hormonas femininas acelera o envelhecimento da pele.

As rugas mais profundas, a flacidez, a pele seca e desidratada e a perda de tom são os sinais mais comuns da idade. Aos 60 anos, a pele atinge o seu estado maduro e precisa, sobretudo, de reabastecer nutrientes.

É, por isso, importante seguir uma rotina de cuidados de pele rigorosa e prestar atenção a alguns aspetos chave no momento de escolher os seus cremes.

1. Privilegie produtos com colagénio

Aos 60, a pele tem rugas e marcas naturais do envelhecimento porque o corpo já não produz a quantidade colagénio, proteína que ajuda a manter a pele flexível, forte e firme, que produzia noutras idades.

Os cremes com colagénio vão ajudar a preencher as rugas e dar um aspeto mais firme à pele. Encontra este ingrediente numa enorme variedade de produtos: cremes de dia, de noite, hidratantes, séruns, batons, bases, pós e produtos de limpeza.

2. Ácido hialónurico, ácido glicólico e retinol como componentes chave

O ácido hialurónico atua como hidratante da pele, pois, ao ajudar a reter a água, ajuda a fixar a humidade necessária na epiderme, garantindo que funções como a renovação celular. É, por isso, um dos ingredientes mais poderosos na cosmética para peles maduras e pode ser encontrado em vários cremes e também em séruns que devem ser incluídos na rotina de cuidados da pele.

A par do colagénio e do ácido hialurónico, procure também pelo ácido glicólico. Este ingrediente deriva da fruta e tem propriedades regeneradoras. É especialmente apropriado para peles normais a secas, com danos solares ou cicatrizes.

Já o retinol, um composto da vitamina A, atua como um neutralizador dos radicais livres responsáveis por “quebrar” as células da pele. Esta rutura é o que causa rugas, manchas da idade, pele áspera e outros sinais de envelhecimento. Ao usar produtos com retinol, mesmo que só o faça a partir de agora, vai estar a proteger a sua pele nos próximos vinte anos.

3. Opte por produtos com proteção solar

O protetor solar é o melhor amigo da pele em qualquer idade. Aos 60, a proteção contra os raios UV é fundamental, mesmo que já apresente manchas de todo o sol que apanhou ao longo de toda vida. Assim, se o seu creme de dia não tiver fator de proteção, deve aplicar protetor solar depois de aplicá-lo.

Como nunca é tarde para cuidar melhor da sua pele, fizemos uma lista de 10 aliados que podem ajudá-la a chegar aos 80 anos com a aparência de 60.

10 produtos especialmente formulados para peles maduras

1. Sérum Facial Premier Cru de Caudalie

Caudalie Sérum Facial Premier Cru
Caudalie Sérum Facial Premier Cru

Nutre em profundidade, tem um efeito alisador e confere luminosidade. O Caudalie Sérum Facial Premier Cru foi inspirado nas melhores castas de Bordéus, a Premier Cru, e é uma combinação exclusiva de todas as patentes Caudalie, nomeadamente, Resveratrol, Viniferina e Polifenóis. Além disso, apresenta dois dos ativos mais eficazes (ácido hialurónico e péptidos) para corrigir todos os sinais de envelhecimento.

2. Benefiance Overnight Cream da Shiseido

Shiseido Benefiance Overnight Cream
Shiseido Benefiance Overnight Cream

Um creme de noite formulado para peles maduras com rugas, descoloração e perda de elasticidade associadas às alterações hormonais decorrentes do envelhecimento. O Shiseido Benefiance Overnight Cream hidrata intensamente e deixa a pele macia ao toque.

3. Creme de Dia Multi-Intensive Haute Exigence da Clarins

Clarins Multi Intensive Haute Exigence Creme de Dia
Clarins Multi Intensive Haute Exigence Creme de Dia

Enriquecido com um exclusivo extracto bio de Harungana, o Clarins Multi Intensive Haute Exigence  é um creme de dia que hidrata profundamente e ajuda a restaurar a densidade e elasticidade da pele, combatendo os efeitos do envelhecimento.

4. Creme de Dia Elasticity+Filler SFP15 da Eurecin

Eucerin Elasticity+Filler Creme de Dia
Eucerin Elasticity+Filler Creme de Dia

Com ácido hialurónico, antioxidantes e fator de proteção moderado SPF1, o Eucerin Elasticity+Filler Creme de Dia deixa a pele mais firme e com maior elasticidade, preenchendo as rugas mais profundas.

5. Creme Anti-Rugas Corretor Time-Filler da Filorga

Filorga Time Filler Creme Anti-Rugas
Filorga Time Filler Creme Anti-Rugas

O Filorga Time Filler é um creme corretor anti-rugas de textura rica, formulado para peles maduras. Alisa todas as marcas de expressão, de flacidez ou de desidratação e deixa a pele hidratada e suave.

6. Age Perfect Cuidado Frio Re-Estimulante Noite da L’Oréal Paris

L'Oréal Age Perfect Cuidado Frio Re-Estimulante
L’Oréal Age Perfect Cuidado Frio Re-Estimulante

Com extrato de peônia, que é rico em polifenóis, o L’Oréal Age Perfect Cuidado Frio Re-Estimulante é um creme de noite tem um efeito refrescante, reafirmante e reparador. Assim que acordar, vai sentir a pele hidratada e revitalizada.

7. Nuxuriance Ultra da Nuxe

Nuxe Redensifiante Creme Ultra Rich
Nuxe Redensifiante Creme Ultra Rich

O Nuxe Redensifiante Creme Ultra Rich é um creme rico, ideal para redensificar e hidratar as peles mais maduras do tipo seca a muito seca. Aplique o creme de manhã sobre a pele limpa do rosto, pescoço e decote.

8. Sérum Contorno dos Olhos Intensive Hyaluronic do Institut Esthederm

Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Sérum Hidratante
Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Sérum Hidratante

Aos 60 anos, o Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Sérum Hidratante é creme de contorno de olhos indispensável, de modo a proporcionar uma hidratação extra a uma zona em que a pele é ainda mais fina e mais suscetível a rugas.

Este sérum do Institut Esthederm regenera e dá um aspeto fresco e descansado à pele em redor dos olhos.

9. Sérum Cellular Anti-Age Volume Filling Pearls da Nivea

Nivea Cellular Anti-age Volume Filling Pearls Serum
Nivea Cellular Anti-age Volume Filling Pearls Serum

Fórmula com ácido hialurónico, collagen booster e creatina, que proporciona um cuidado profundo e ajuda as células da pele a produzirem o seu próprio ácido hialurónico e colagénio. O Nivea Cellular Anti-age Volume Filling Pearls Serum preenche as rugas, hidrata e dá firmeza à pele do rosto. Para tal, aplique-o de manhã ou à noite, antes do seu creme de dia ou de noite habitual.

10. Sérum Intensifier da Skinceuticals H.A.

Skinceuticals H.A. Intensifier Sérum de Rosto
Skinceuticals H.A. Intensifier Sérum de Rosto

O Skinceuticals H.A. Intensifier é um sérum que ajuda a hidratar, preencher e reafirmar as peles maduras. Com pro-xylane (10%), ácido hialurónico, glicirrizato de dipotássio e extrato de arroz roxo, estimula a renovação celular e protege contra as agressões externas diárias. A aplicação deve ser de 4 a 5 gotas de manhã e à noite, na limpa e seca pele do rosto, pescoço e decote, com uma massagem suave.

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para resolver todas as mudanças que o envelhecimento traz à sua pele. É fundamental combinar pequenas adaptações ao seu estilo de vida, como beber mais água, dormir bem, seguir uma alimentação rica em vitaminas e minerais, com uma rotina de cuidados completa, que deixe a pele limpa, hidratada e protegida.

Se não conhece bem as características e necessidades da sua pele, é importante que consulte um dermatologista para, juntos, definirem a melhor rotina e os produtos mais adequado para a sua pele.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

2 Comments

  1. Inês Vieira Responder

    Tenho 52 anos agradecia sugestões de tratamento de rosto e olhos adequados à minha idade.
    Obrigada

Comentários