As temperaturas a subir e os dias maiores são a desculpa perfeita para umas caminhadas, passeios de bicicleta e as primeiras visitas à praia. A primavera convida-nos a passar mais tempo fora de casa.

Mais expostos ao sol, há algo que, felizmente, começamos a incluir com mais frequência na nossa rotina: o cuidado com a pele do nosso rosto.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma barreira protetora do organismo face a qualquer fator externo, incluindo mudanças de estação do ano. E nenhuma outra parte do corpo fica tão exposta aos raios solares como o nosso rosto.

A pele do rosto é consideravelmente mais fina e mais sensível do que a pele do corpo, por isso, precisa de mais cuidado. Se exposta, sem proteção, aos raios solares, vai perder elasticidade, ganhar manchas (distúrbios de pigmentação e apresentar, mais cedo, sinais de envelhecimento). Além disso, a exposição prolongada e não protegida aos raios ultravioleta aumenta o risco de aparecimento do cancro de pele.

Benefícios da exposição solar

É verdade que o sol ajuda a regular várias funções do corpo, entre elas o sono, permite a produção de vitamina D, importante para a fixação de cálcio nos ossos, melhora o nosso humor e contribui para o nosso bem estar geral.

Faz todo o sentido aproveitar a sua energia positiva, mas não podemos esquecer de usar um protetor solar facial adequado. E deveríamos fazê-lo todo o ano, independentemente de ser verão ou até de estar um dia de sol! Estamos constantemente expostos aos raios UV, mesmo quando não os sentimos. Por isso, usar protetor solar todos os dias é essencial. Não só ajuda a proteger a pele de lesões e cancro da pele, mas também protege-a de envelhecimento prematuro.

Cuidados a ter antes da exposição solar

A Direção-Geral da Saúde recomenda o uso de um produto com um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Este FPS (ou SPF so inglês “sun protection factor) indica a capacidade do produto em defender a pele dos raios UVB. Um produto com fator 30 deve impedir a passagem de 96,7% da radiação UVB. O FPS 50, por sua vez, deve filtrar 98% daquela radiação.

De acordo com a Deco Proteste, a Comissão Europeia recomenda ainda aos fabricantes que incluam proteção contra os raios UVA. O índice deve corresponder a, pelo menos, um terço do fator de proteção solar. Os rótulos podem publicitar a proteção UVA, mas não são obrigados a mostrar o valor.

Não consegue ganhar o hábito de usar protetor solar todos os dias? Experimente um dois em um: usar um creme de dia com FPS. Como aplicar o creme de dia é algo que, seguramente, já faz parte da sua rotina, se este tiver proteção solar, estará a manter a pele do seu rosto hidratada e devidamente protegida, pronta a aproveitar os dias de sol! Um dois em um prático e saudável.

Mas, como escolher o creme de dia com proteção solar certo?

Primeiro, importa saber qual é o seu tipo de pele e de que cuidados essenciais precisa.

Há vários tipos de pele, com especificidades muito distintas: peles normais, secas, oleosas, mistas e sensíveis. Inclusive, o nosso rosto pode passar por períodos em que a pele esteja mais sensível e outros mais oleosa, por exemplo.

A melhor forma de esclarecer qual o seu tipo de pele é aconselhar-se junto de um dermatologista. Mas, há características gerais que podemos salientar:

Pele normal: uma pela macia e lisa com poros finos ou mesmo invisíveis, sem imperfeições, e que apresenta uma produção de oleosidade equilibrada.

Pele seca

Á pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas. Trata-se de um tipo de pele com tendência a desidratar e a dar sinais de descamação fina e irritação, sendo também mais áspera ao toque.

Pele oleosa

Regra geral, as peles oleosas apresentam gordura nas zonas do nariz, testa e queixo umas horas depois da lavagem matinal.

O excesso de oleosidade é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas e resulta em poros obstruídos e dilatados e, eventualmente, em borbulhas e pontos negros. O aspeto positivo é que este tipo de pele é menos propício ao aparecimento de marcas de expressão e de rugas, pois a gordura mantém a pele macia.

Pele mista

É o tipo de pele mais comum. Não sofre de acne, nem costuma apresentar sinais de irritação. No entanto, tem tendência para ter poros dilatados no nariz e a apresentar borbulhas na testa e no queixo, onde é comum produzir mais óleo.

Pele sensível

Alguns dermatologistas consideram que a pele sensível é uma condição. Na verdade, as peles do tipo sensível reagem a várias condicionantes, como ao sol, ao vento, ao ciclo menstrual, ao stress, à má qualidade do sono e a desequilíbrios na alimentação, por exemplo. Ficam, frequentemente, avermelhadas, irritadas e podem provocar a sensação de pele esticada. Outra vezes, apresentam borbulhas, pontos negros, acne ou descamação.

Tendo isto em conta, torna-se mais fácil selecionar o creme de dia com proteção solar para o seu tipo de pele.

Peles secas requerem produtos sem álcool pois são mais brandos. Já para peles do rosto do tipo oleosas, recomendam-se produtos “oil free” e com uma textura leve. Quem tem uma pele do tipo sensível, deverá seguir os conselhos de um dermatologista, pois cada caso é um caso e o ideal é ser devidamente avaliado.

Mas para além de ter em conta o seu tipo de pele e os cuidados gerais que ela precisa, deverá também procurar por fórmulas com ingredientes chave, aliados na hidratação e na proteção contra os raios solares. E são eles:

Filtros solares

Os filtros solares são ingredientes que absorvem ou refletem os raios ultravioleta da luz solar ou da luz artificial para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

Existem filtros solares minerais, nomeadamente, o dióxido de titânio e óxido de zinco, que atuam nas camadas superficiais da pele e refletem os raios nocivos do sol, sobretudo a radiação UVB. Estes filtros formam uma barreira física, pois os minerais ficam sobre a pele sem serem absorvidos.

E existem os filtros solares orgânicos, compostos provenientes do carbono que absorvem os raios UV. Estes contêm moléculas que absorvem a radiação UV e a transformam em radiação de baixa energia, formando uma proteção química na pele e impedindo que a radiação penetre na pele. Entre eles, nas fórmulas são comuns o homosalato, o octinoxato, o octocrileno e a oxibenzona (também conhecida como BENZOPHENONE-3). Todos eles estão aprovados pela União Europeia e, inclusivamente a oxibenzona (filtro um quanto controverso) foi novamente revista em 2017, tendo sido a sua concentração máxima nos protetores solares e produtos cosméticos reduzida de 10% para 6%.

Cada filtro solar garante um tipo específico de proteção. Para garantir uma proteção mais ampla, os protetores solares ou cremes de dias com FPS são geralmente compostos por uma combinação de filtros.

Extrato de alcaçuz

O extrato de alcaçuz é um antioxidante que ajuda a reforçar as defesas da pele contra os efeitos dos raios UV.

Aloe Vera

O aloe vera é um ingrediente natural ativo que hidrata em profundidade a pele e ajuda na cicatrização de queimaduras solares.

Ácido hialurónico

O ácido hialurónico atua como hidratante da pele, pois, ao ajudar a reter a água, ajuda a fixar a humidade necessária na epiderme, garantindo que funções como a renovação celular. 

Ingredientes à parte, o que importa é que o creme de dia com proteção solar proteja contra os raios UVA e UVB.

Os cremes com FPS entre 15 e 30 oferecem uma proteção média contra os raios UVB, já os filtros com FPS entre 30 e 50 alta proteção e os acima de 50 garantem proteção elevada e mais abrangente.

Abordando a questão de uma forma genérica, podemos dizer que os raios UVA incidem sobre a pele ao longo do dia, de forma contínua, independentemente da estação do ano, atingindo as camadas mais profundas da pele. São responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

Já os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele e são mais intensos entre o período das 10 e 16 horas do dia, deixando a pele vermelha e provocando queimaduras.

Para a ajudar a escolher o creme de dia com FPS ideal, fizemos uma lista dos x melhores opções.

10 melhores cremes de dia com FPS

Caudalíe Vinoperfect Fluido de Dia SPF15

Caudalie Vinoperfect Pack Sérum Corretor 30ml + Fluído Solar SPF50
Caudalie Vinoperfect Pack Sérum Correto com Fluído Solar SPF50

Com proteção solar média, este creme de dia tem uma textura fluída e está indicado para todos os tipos de pele. É hidratante e promove a uniformização da pele.

CeraVe Creme de Rosto Hidratante SPF25

CeraVe Creme de Rosto Hidratante SPF25
CeraVe Creme de Rosto Hidratante SPF25

Um creme hidratante com fator de proteção solar moderado (SPF25), indicado para peles do tipo normal a seca.

Protetor Solar Lierac Sunissime Fluido Revitalizante SPF30

Protetor Solar Lierac Sunissime Fluido Revitalizante SPF30
Protetor Solar Lierac Sunissime Fluido Revitalizante SPF30

Com fator de proteção solar médio SPF30, este creme de rosto fluído ajuda a hidratar, revitalizar e a estimular a regeneração celular da pele.

Uriage Age Protect Multi-Action Creme de Rosto SPF3

Uriage Age Protect Multi-Action Creme de Rosto SPF30
Uriage Age Protect Multi-Action Creme de Rosto SPF30

Indicado para proteger a pele do rosto da radiação solar UVA e UVB, este creme de rosto da Uriage ajuda a atenuar os sinais de envelhecimento e as agressões diárias que danificam a pele.

Galénic Aqua Urban FSPF30

Fluido Galénic Aqua Urban FSPF30
Fluido Galénic Aqua Urban FSPF30

Com uma textura ultra fluída e leve, a fórmula Aqua Urban da Galénic forma um escudo de proteção contra os malefícios da poluição, dos radicais livres e dos raios UV.

Neutrogena Hydro Boost Hydrating Cream SPF25

Neutrogena Hydro Boost Hydrating Cream SPF25
Neutrogena Hydro Boost Hydrating Cream SPF25

O creme facial Neutrogena Hydro Boost® garante hidratação intensa, renova a firmeza da pele e deixa-a iluminada e preparada para enfrentar o dia.

Clinique Pep-Start Hydrorush Moisturizer SPF20

Clinique Pep-Start Hydrorush Creme Revitalizante SPF20
Clinique Pep-Start Hydrorush Creme Revitalizante SPF20

Isento de óleo e de álcool e, por isso, indicado para peles secas a mistas, este creme sedoso com SPF20 ajuda a proteger o seu rosto contra uma variedade de agressores externos e a combater os sinais de fadiga e os primeiros sinais de envelhecimento.

L’Oréal Revitalift Day Cream SPF30

L'Oréal Revitalift Day Cream SPF30
L’Oréal Revitalift Day Cream SPF30

Este creme facila da L’oreal garante ao seu rosto todos os cuidados que necessita. Deixa a pele mais firme e revitalizada, nutre em profundidade e contribui para prevenir o aparecimento de rugas.

Nivea Luminous 630º Anti-Manchas Creme Dia SPF50

Nivea Luminous 630º Anti-Manchas Creme Dia SPF50
Nivea Luminous 630º Anti-Manchas Creme Dia SPF50

Com um fator de proteção solar elevado (SPF50), este creme de dia da Nivea é enriquecido com ácido hialurónico* e Vitamina E. Protege a sua pele do sol e do fotoenvelhecimento, reduz as manchas e previne o seu reaparecimento.

Bioderma Pigmentbio Creme Dia SPF50+

Bioderma Pigmentbio Creme Dia SPF50+ 40ml
Bioderma Pigmentbio Creme Dia SPF50+

Os filtros anti-UVA/UVB e as vitaminas C e E, com uma ação antioxidante, atuam de forma sinérgica para reforçar a ação protetora e evitar os sinais visíveis de envelhecimento precoce, incluindo as manchas de pigmentação.

Conclusão

Para conseguir uma pele do rosto bonita, iluminada e saudável, e protegê-la dos efeitos nocivos dos raios UV, é fundamental adotar uma rotina de cuidados adequada às necessidades da sua pele.

A pele do nosso rosto está na linha da frente de defesa e precisa de cuidados contínuos de hidratação, proteção e reparação. Por isso, procure ser consistente tanto com os passos da rotina, como com os produtos que aplica na pele. Vai sentir a diferença!

Fontes

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários