No que respeita à saúde e aparência da pele, para além de ser importante adotar um estilo de vida saudável, beber muita água e seguir, com disciplina, uma rotina de beleza, há um outro aspeto fundamental: adotar  cuidados especiais para cada tipo de pele. Na verdade, usar o creme errado pode comprometer todos os esforços para conseguir e manter uma pele bem cuidada.

Mas qual o melhor creme para cada tipo de pele? Que cuidados essenciais são necessários?

A pele é o maior órgão do nosso corpo, que funciona como uma barreira protetora do organismo. No entanto, nem sempre lhe damos a atenção que precisa e, frequentemente, acabamos por não conhecer as suas características e necessidades.

Tabela de Conteúdos

Como saber qual o meu tipo de pele?

Há vários tipos de pele, com especificidades muito distintas. Inclusive, o nosso rosto pode passar por períodos em que a pele esteja mais sensível e outros mais oleosa, por exemplo.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Vernereologia (SPDV):

“[…] A pele do rosto é complexa na sua estrutura e função, diferente de pessoa para pessoa e em cada uma com variações dependentes do tipo constitucional, fototipo, idade, estado de saúde, medicações, hábitos de exposição solar, esfera emotiva (stress) e época do ano.”

A melhor forma de esclarecer qual é o nosso tipo de pele de cada um é aconselhar-se junto de um dermatologista. Mas se quiser um primeiro diagnóstico rápido, algumas marcas disponibilizam um teste simples: Eurecin, MyLabel, Vichy.

Cuidados especiais para cada tipo de pele

A pensar em todos os que têm dúvidas sobre o seu tipo de pele, fizemos um levantamento das características mais comuns das peles normal, mista, sensível oleosa e seca. Além disso, reunimos algumas sugestões para um rotina de beleza fácil e adequada a cada tipo de pele.

1. Pele Normal

A pele normal é uma pele macia e lisa, com poros finos ou mesmo invisíveis, sem imperfeições, e que apresenta uma produção de oleosidade equilibrada.

O termo científico para a pele bem equilibrada é eudérmico. A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo global e a humidade são equilibrados e a pele não é muito oleosa, nem muito seca.

Cuidados essenciais para quem tem pele do tipo normal

Para manter uma aparência saudável e bonita, a pele normal precisa de limpeza, hidratação e proteção. Ou seja, é essencial remover a maquilhagem à noite, usar um bom creme hidratante e, de vez em quando, mimar a pele com uma esfoliação suave e uma máscara facial nutritiva.

Sugestões de cremes para pele do tipo normal

Nivea Esfoliante de Arroz Suavizante

Com partículas esfoliantes 100% naturais, à base de sementes de arroz do tipo Japonica e sumo de mirtilo – todos d origem biológica. Remove as células mortas, sem irritar a pele.

Diadermine Hidratação Matificante Creme de Dia

O creme de dia Diadermine Hidratação Matificante garante uma fórmula de rápida absorção, com filtros UVA/UVB para proteger a pele do envelhecimento prematuro causado pelos raios UV.

My Clarins Re-Boost Cool Hidratante

Com uma fórmula hidratante à base de frutas e plantas, como água de coco, bagas de goji, extrato de figo, etc., que reduz os sinais de fadiga, o My Clarins Re-Boost Cool Hidratante estimula a hidratação e protege a pele.

Encontra mais de 4000 Cremes de Rosto no KuantoKusta

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1000 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Pele mista

À medida que o dia se aproxima do fim, dá conta de uma certa oleosidade na testa, no nariz e no queixo? Então, é provável que tenha uma pele mista. Na realidade, este é o tipo de pele mais comum.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Vernereologia (SPDV): “Quando se fala em pele mista, significa pele normal e avalia-se comparando, no fim do dia, a quantidade de sebo produzido no nariz e nas maçãs do rosto.”

No caso das mulheres, estas alterações estão também bastante relacionadas com a fase do ciclo menstrual e, no período que antecede a menopausa, podem ser ainda mais notórias.

Normalmente, este tipo de pele não sofre de acne ou poros dilatados. Também, não costuma apresentar sinais de irritação.

Cuidados essenciais para quem tem pele mista

É importante manter a pele mista bem limpa e hidratada, de manhã e à noite, garantindo assim que não evidencia os primeiros sinais de envelhecimento de forma prematura.

É recomendado, também, o uso de um sérum facial nutritivo para o rosto. Uma vez por semana, use um esfoliante facial para remover as células cutâneas mortas.

Sugestões de cremes para pele do tipo mista e oleosa

Vichy Pureté Thermal para pele mista e oleosa

O Vichy Pureté Thermal é ideal para pele mista e oleosa devido à sua composição: água micelar mineral, enriquecida com água termal mineralizante Vichy e ácido láctico. Consegue limpar, purificar e fortificar.

La Roche-Posay Hyalu B5 Sérum

Com uma fórmula única, enriquecida com ácido hialurónico e vitamina B5 o Sérum Hyalu B5 La Roche-Posay ajuda a preencher e reparar a barreira cutânea.

Eucerin AQUAporin ACTIVE para pele normal e mista

A textura refrescante do Eucerin AQUAporin Active é facilmente absorvida pela pele, deixando-a hidratada, macia e iluminada.

3. Pele seca a muito seca

Se, ao longo do dia, for comum sentir a pele do nariz seca, sem oleosidade, então é provável que tenha uma pele seca. Como resultado da falta de sebo, à pele seca faltam os lípidos de que necessita para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas.

Trata-se de um tipo de pele com tendência a desidratar e a dar sinais de descamação fina e irritação, sendo também mais áspera ao toque. Em simultâneo, uma pele mais propensa ao aparecimento de marcas de expressão e de rugas.

Cuidados essenciais para quem tem pele seca e muito seca

É fundamental garantir a hidratação profunda da pele seca e evitar produtos que contenham álcool ou outros componentes desidratantes.

Para desmaquilhar e limpar, use uma loção, óleo ou água micelar de limpeza. Para uma hidratação intensa, aconselha-se a aplicação de um sérum hidratante ou booster com ácido hialurónico e, em seguida, um creme nutritivo.

Uma vez por semana, pode (e deve) mimar a sua pele com uma máscara hidratante, para uma aparência iluminada e rejuvenescida.

Sugestões de cremes para quem tem pele do tipo seca e muito seca

Lancôme Eau Micellaire Confort

Água micelar Lancôme Confort é ótima para a remoção de maquilhagem de forma perfeita e suave. Tem efeitos calmantes e refrescantes, que evitam a secagem excessiva da pele.

Eucerin AQUAporin Active para pele seca

O creme Eucerin AQUAporin Active é um  ótimo hidratante para a pele do rosto. De rápida absorção, apresenta uma textura aveludada e fornece uma hidratação intensa durante 24 horas, deixando a pele mais macia e suave.

Clinique Moisture Surge Eye 96 Hour Hydro-filler Concentrate

O Clinique Moisture Surge Eye 96 Hour Hydro-filler Concentrate é um hidratante em textura gel, ultraleve, que nutre a pele delicada da zona do contorno dos olhos.

4. Pele Oleosa

Regra geral, as peles oleosas apresentam gordura nas zonas do nariz, testa e queixo umas horas depois da lavagem matinal. Se esta oleosidade for notória uma hora depois da lavagem, então a pele é muito oleosa.

O excesso de oleosidade é provocado pela hiperatividade das glândulas sebáceas e resulta em poros obstruídos e dilatados e, eventualmente, em borbulhas e pontos negros.

O aspeto positivo é que este tipo de pele é menos propício ao aparecimento de marcas de expressão e de rugas, pois a gordura mantém a pele macia.

Cuidados essenciais para quem tem pele do tipo oleosa

A pele oleosa ou muito oleosa necessita de desmaquilhagem e limpeza quotidiana perfeitas, sem falhas ou desleixo. Para dar resposta, use géis desmaquilhantes ou espumas que enxaguam.

Para hidratar, opte por cremes géis cuja textura é leve e não obstrui os poros.

Aconselha-se a aplicação de um esfoliante facial suave e uma máscara de limpeza para o rosto várias vezes por mês.

É boa ideia optar por produtos matificantes, que ajudam a controlar o brilho indesejável.

Sugestões de cremes para quem tem pele do tipo oleosa

Bioderma Sébium Global

O creme Sébium Global da Bioderma tem a fórmula ideal para pele propensa a acne. Elimina lesões e pontos negros, e deixa a pele hidratada.

Eucerin DermoPure Oil Control

O Eucerin DermoPure Oil Control é um gel de limpeza profunda, que elimina o excesso de oleosidade da pele, sem a irritar. Atua nas imperfeições e contribui para uniformizar a tez.

Clarins Crème Eclat du Jour

O creme Clarins Eclat du Jour é um energizante, leve e perfeito para assegurar uma hidratação equilibrada ao longo de todo o dia. Deixa a pele com uma aparência fresca, uniforme e radiosa.

5. Pele sensível

Alguns dermatologistas consideram que a pele sensível é uma condição. Na verdade, as peles do tipo sensível reagem a várias condicionantes, como ao sol, ao vento, ao ciclo menstrual, ao stress, à má qualidade do sono e a desequilíbrios na alimentação, por exemplo.

Ficam, frequentemente, avermelhadas, irritadas e podem provocar a sensação de pele esticada. Outra vezes, apresentam borbulhas, pontos negros, acne ou descamação.

Cuidados essenciais para quem tem pele do tipo sensível

Se tem este tipo de pele, deve evitar esfoliantes, assim como produtos com álcool, perfumes, ácido salicílico e outros ingredientes que possam provocar irritação.

Opte por produtos com pH neutro.

Para desmaquilhar, use somente espumas ou loções de limpeza, produtos mais suaves. Depois de limpar, acalme a pele com tónico facial e, de seguida, aplique um sérum hidratante com uma textura leve e um creme também muito leve para o rosto.

É ainda aconselhada a aplicação de um creme para o contorno dos olhos adequado a peles sensíveis.

Sugestões de cremes para quem tem pele do tipo sensível

Bioderma Sensibio H2O

Água micelar Bioderma Sensibio H2O é ideal para pele sensível. Limpa a pele das impurezas e partículas de poluição, remove a maquilhagem e acalma a pele.

Avène Tolerance Extrême

Com propriedades calmantes e anti-irritantes o creme Avène Tolerance Extrême hidrata e suaviza a pele, respeitando as suas necessidades e características.

Eurecin DermoPURIFYER Gel de Limpeza

O gel Eurecin DermoPURIFYER é indicado para utilização diária pois ajuda a fazer uma limpeza eficaz e suave. Tem propriedades antibacterianas e é não-comedogénico, não obstruindo os poros.

Uriage Roséliane Creme Anti-Vermilhão

O Uriage Roséliane Creme Anti-Vermilhão é um creme que limita a ação de fatores chave da rosácea e proporciona um conforto imediato. Deixa a pele suave e hidratada.

Avêne Cleanance Comedomed

O Avêne Cleanance Comedomed garante um tratamento concentrado que atua nas imperfeições da pele, reduzindo o acne, as borbulhas e os pontos negros. Ajuda a equilibrar a produção de sebo e a diminuir a irritação da pele.

La-Roche Posay Effaclar DUO (+)

O La-Roche Posay Effaclar DUO (+) é um creme em gel hidratante e matificante. Ajuda a limpar as borbulhas existentes, a prevenir a sua recorrência e a limitar o risco de marcas de hiperpigmentação pós-inflamatórias.

Conclusão

Agora que está claro qual o melhor creme para cada tipo de pele, é importante saber concretamente como como criar uma rotina de cuidados, perceber qual a ordem certa de aplicação dos cosméticos e implementar uma rotina no dia a dia.

Para conseguir uma pele bonita, iluminada e saudável, é fundamental investigar qual o melhor creme para cada tipo de pele, e adotar uma rotina de beleza diária adequada. Não podemos esquecer que a pele é um órgão de defesa, que necessita de cuidados contínuos de proteção e nutrição.

A SPDV salienta que a higiene é o primeiro passo na linha de cuidados para a pele e aconselha água tépida e produtos de limpeza de ação suave.

No mesmo patamar de relevância, é preciso proteger a pele da exposição solar. A proteção solar previne, não só o envelhecimento prematuro da pele, mas também o risco de cancro da pele.

Por último, a pele, seja do tipo normal, mista, seca, oleosa ou sensível, precisa de ser cuidada com hidratação adequada e uma alimentação rica em antioxidantes, fibras, ácidos gordos de ómega-3, vitaminas e minerais.

Nota: Se ainda existem dúvidas, em especial no caso de ser detectado algum problema diferente dos abordados, aconselhamos que consulte o seu dermatologista, que saberá esclarecer todas as dúvidas e aconselhar algum produto especial que se possa necessitar.

Fontes:

  1. Eurecin
  2. SPDV
Diana Sousa
Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários