O copo menstrual é uma alternativa mais sustentável aos tampões e pensos higiénicos e uma opção mais benéfica, económica e confortável para as mulheres. Confere.

O hype em torno do copo menstrual é cada vez maior e as razões são bastante óbvias: mais económico, mais confortável, mais benéfico para a saúde da mulher e, ainda, mais amigo do ambiente.

Mas se ainda restam dúvidas, neste guia completo sobre o copo menstrual é possível esclarecer todas as questões aprofundadamente.

Tabela de Conteúdos

O que é o copo menstrual?

O copo menstrual é um recipiente em forma de sino que funciona a vácuo e que foi desenvolvido para ser inserido na vagina e armazenar o fluxo menstrual.

A grande maioria das opções disponíveis no mercado são feitas com silicone hipoalergénico e altamente maleável e podem ser encontradas em vários tamanhos e espessuras. Na base encontra-se uma haste fina, muito semelhante ao cordão de um tampão, que serve para retirar o recipiente quando for necessário.

copo menstrual

Vantagens e desvantagens do copo menstrual

O copo menstrual é uma das alternativas mais populares aos produtos menstruais descartáveis (pensos, tampões, etc.) devido à sua praticidade, eficácia, durabilidade e tantos outros fatores benéficos para a saúde e para o planeta. No entanto, para algumas pessoas, esta solução pode apresentar algumas vantagens.

Principais vantagens de usar copo menstrual

Sustentável e Económico

O copo menstrual foi desenvolvido num material altamente resistente, com o propósito de o tornar duradouro e resistente. Apesar de representar um investimento inicial mais elevado, é possível recuperar este valor em poucos meses, uma vez que cada copo menstrual pode ser usado por um período de até 10 anos.

Esta poupança é muito significativa para a carteira como para o planeta. Sendo que uma mulher está menstruada, em média, durante 40 anos. Isto significa que precisa apenas de 4 copos menstruais em toda a sua vida.

Se fizermos a conta ao número de tampões ou de pensos higiénicos usados neste mesmo período de tempo, o caso muda totalmente de figura. Tanto o dinheiro gasto nestes produtos como a quantidade de lixo produzido atingem valores muito elevados e insuportáveis para o planeta.

Cómodo

Dependendo do tamanho e da quantidade de fluxo menstrual, o copo menstrual pode ser utilizado por 12 horas consecutivas e não precisa de ser removido nas idas habituais à casa de banho durante este período de tempo. Assim, acabaram-se as trocas constantes a que os tampões e pensos higiénicos obrigam.

Além disso, tanto pode ser utilizado no dia a dia como durante a prática de desporto ou nas idas à praia.

Mais saudável

O silicone com que o copo menstrual é feito é de grau cirúrgico, hipoalergénico e inerte. Isto significa que não interfere com o pH vaginal, não está associado a infeções sexualmente transmissíveis (IST), nem permite que os germes de acumulem no copo.

Desvantagens do copo menstrual

Processo de limpeza e esterilização

Para algumas mulheres, o processo de inserção e extração do copo menstrual pode tornar-se desconfortável.

Ao contrário dos produtos menstruais mais comuns, depois de usados, só têm de ser retirados e colocados no lixo. No caso do copo menstrual, entre cada utilização é necessário limpá-lo e, em alguns momentos, esterilizá-lo para haver garantias de que está livre de bactérias.

Se este processo tiver de ser realizado numa casa de banho pública, no trabalho ou na escola, pode tornar-se incómodo. 

Inserção do copo menstrual

É muito comum que nas primeiras utilizações a mulher não se sinta confortável e tenha necessidade de recolocar ou retirar o copo menstrual. Até ganhares alguma prática e até encontrares o modelo de dobra mais prático para ti e mais adequado à tua vagina (dobra em C, em S, em 7, origami…), o copo pode causar algum desconforto. O segredo é ir tentando.

Risco de vazamento ao retirar

Embora seja raro, o copo pode verter algum fluxo menstrual. Os motivos podem ser: não estar bem colocado, o copo ser demasiado pequeno para a quantidade de fluxo, estar muito alto na vagina, não verificar se o vácuo estava a funcionar corretamente, etc.

Também pode ocorrer algum vazamento se não for retirado corretamente (se for tirado de forma muito brusca ou ao contrário do que é indicado nas instruções), sujando a roupa e o local.

copo menstrual e saco de armazenamento

Qual é o tamanho correto para mim?

Os tamanhos do copo menstrual variam consoante o fornecedor e marca. As medidas mais comuns são S, M e L. A escolha do tamanho mais correto deve ter em conta alguns fatores como se praticas desporto, depende da tua altura e idade, e se já tiveste algum parto vagina ou cesariana.

Dicas e cuidados a ter com o copo menstrual

Para tirar o melhor proveito de todas as vantagens do copo menstrual é importante seguir alguns passos e adotar alguns cuidados.

Como aplicar o copo menstrual

Antes de tudo, é fundamental lavar muito bem as mãos antes e após a colocação e/ou remoção do coletor menstrual. De seguida deve-se dobrar (a dobra pode ser feita de várias maneiras, isto é, recorrendo a vários tipos de dobras (dobra em V, em C, ou S).

Em caso de dificuldade na introdução do coletor menstrual pode-se recorrer à utilização de lubrificante à base de água para facilitar a colocação.

De forma a tornar esta uma prática mais fácil é necessário experimentar as várias opções de dobra até encontrar a melhor e mais confortável.

Em alguns casos até já é possível introduzir o copo com a ajuda de um aplicador próprio, como o copo menstrual Enna Cycle.

Posto isto basta inserir o coletor na vagina como se fosse um tampão, isto é, sem empurrar até ao fundo.

Mal esteja posicionado, o copo vai abrir e fazer um barulho, indicando que já está colocado corretamente. Deves puxar ligeiramente a haste para verificar que o vácuo está a funcionar e o copo não mexe.

Como e com que frequência deve ser trocado

O copo menstrual pode ser usado por 12 horas consecutivas, dependendo do fluxo menstrual. Se for mais abundante, o copo deve ser trocado ao fim de menos tempo.

Quando e como deve ser higienizado e esterilizado?

Deve-se higienizar o copo entre cada utilização. Ou seja, depois de removeres o copo menstrual, deves esvaziar o fluxo menstrual recolhido na sanita ou no lavatório e lavar com água. Algumas marcas, como a Enna Cycle, já disponibilizam caixas de higienização para poderes fazer este processo da melhor forma, mesmo em locais públicos.

A esterilização deve ser feita ao fim de cada ciclo, para que possa ser guardado em segurança até à próxima menstruação.

Quanto dura um copo menstrual?

Se for higienizado e esterilizado corretamente, um copo menstrual pode durar cerca de 10 anos.

Pode ser usado nas idas à casa de banho, sem o retirar?

Sim, se precisares de urinar, podes fazê-lo sem tirar o copo menstrual.

Posso dormir e praticar desporto com ele?

Sim. O copo menstrual é feito de um material muito flexível, maleável e fiável, pelo que não irá causar qualquer desconforto nem irá verter, se estiver bem colocado.

O copo menstrual veio revolucionar o mercado de produtos menstruais. Apresenta inúmeros benefícios para a saúde da mulher, para o seu orçamento e, principalmente, para o Planeta.

Como deve ser armazenado?

Deves guardar o copo menstrual na caixa ou na bolsa que a marca ou fornecedor sugere, de acordo com as instruções indicadas por cada fornecedor.

Resumo

O coletor menstrual ou copo menstrual apresenta vantagens ao nível ambiental e apesar de ser um investimento um pouco mais elevado do que uma caixa de tampões é um tipo de coletor que tem uma durabilidade muito maior.

Por outro lado, o coletor menstrual pode ser menos positivo no que diz respeito à sua adaptação pois apesar de se assemelhar a outros produtos no que toca à sua colocação é necessário que o corpo se adapte à sua utilização.

Por isso, o ideal para quem quer optar por uma solução mais ecológica e duradoura o copo menstrual é sem dúvida uma opção a experimentar!

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários