Para muitos, o uso da câmara do smartphone é suficiente para registar memórias, mas mesmo que as marcas venham a apresentar, ano após ano, modelos com câmaras cada vez mais eficientes, há sempre quem preferira utilizar uma câmara digital para evitar fotografias escuras, desfocadas, tremidas ou, simplesmente, sem qualidade.

Também pensas assim? Ótimo! Vê as nossas dicas para comprares uma máquina fotográfica.

1. Píxels

Engana-se quem pensa que quanto mais megapixel tem uma câmara digital, mais poderosa ela é. Sim, é verdade que ela influencia na qualidade final das fotografias, mas as outras características, descritas abaixo, também são importantes.

Toda a imagem digital é composta de pixels! Isso significa que, quanto maior a resolução das fotografias, ou seja, quanto mais píxels ela apresentar, maior será o número de detalhes disponíveis no momento da captura com uma câmara digital compacta.

As resoluções de megapixel variam de modelo para modelo, mas, para garantir boas fotografias opta por comprar uma câmara digital acima de 13MP.

Câmara digital compacta: 7 dicas para comprar o melhor modelo

2. Zoom

O zoom de uma câmara digital permite-te tirar fotografias de longe, sem o risco de perder a qualidade da imagem. As câmaras digitais compactas, normalmente, têm um zoom que varia de 20 a 60x, o que é suficiente para fotografar em espaços de pequena dimensão.

 

3. Peso

Se preferires uma câmara digital leve, lembra-te que, o peso pode influenciar na quantidade de zoom e outras características relevantes. Por outro lado, avalia as necessidades de uso da tua câmara, especialmente se tens a intenção de comprar uma máquina digital que possas levar sempre contigo.

 

4. Display

É através do ecrã da câmara digital que vais tirar e rever as fotografias, bem como, ajustar as configurações através do menu. Por norma, as câmaras digitais compactas possuem um LCD entre as 2.3 e as 3 polegadas (entre os 6 e os 7 cm). Alguns modelos possuem ecrã tátil e/ou rotativo que acabam por facilitar bastante o manuseio da câmara, principalmente para tirar fotografias que exigem um ângulo em particular ou então, as tão famosas selfies.

5. ISO

O ISO corresponde à sensibilidade do sensor da câmara à luz, ou seja, quanto maior for o ISO, mais luz o sensor consegue apanhar para tirar fotografias em locais de pouca luminosidade.

A maioria das câmaras digitais possuem o ISO é automático. Mas, se este não for o caso da tua câmara, lembra-te que podes e deves aumentar o ISO nas seguintes situações:

  • Desportos de interior, onde existe movimento e menos luz;
  • Concertos, onde existe movimento e não se pode usar flash;
  • Igrejas onde não tenha tripé e não possa usar o flash;
  • Festas e eventos em locais mais escuros onde não se pode usar flash.

No entanto, lembra-te que, o uso do ISO tem um custo, pois se for demasiado elevado, dependendo da câmara, a imagem corre o risco de ter muito ruído. Caso tenhas as condições de iluminação ideais, aconselhamos-te a fotografar em ISO 100 ou então em modo automático.

Se optares por definir o teu ISO, terás de considerar o impacto que isso terá na abertura (f) e na velocidade do obturador (tempo de exposição) para obter a melhor exposição da fotografia. Por exemplo, se aumentares o ISO de 100 para 200 ou 400… vais perceber que poderás fotografar com velocidades mais elevadas ou aberturas menores.

6. Memória

O formato do cartão de memória varia consoante o modelo da câmara digital. À primeira vista, escolher um cartão pode parecer simples, mas alertamos-te que este acessório, para além da capacidade de guardar as tuas imagens, serve para ter agilidade ao fotografar. Por isso, investe num cartão de memória a partir de 16GB!

 

7. Vídeo

Para além de fotografar, certamente vais querer filmar, certo? Por isso, aconselhamos-te vivamente que procures por uma câmara que consiga gravar em HD, especialmente entre a resolução de 720p ou 1080p. Se tens a intenção de conectar a tua câmara a TV, para ver e rever os vídeos que gravas-te, verifica se o modelo que vais comprar tem uma saída HDMI.

 

Já sabes que câmara digital compacta vais comprar? Escolha agora o teu modelo!

 

Comentários