Hoje em dia é mais fácil do que nunca montar um PC, mas por onde começar? Pela parte mais importante, a escolha dos componentes para montar um PC consoante o tipo de uso que se vai dar.

O primeiro passo é determinar o que se quer obter do novo computador. Desempenho? Gaming? Ou as duas coisas? Esta decisão irá influenciar o resto do processo.

Neste sentido, quando se souber o que se quer do computador, fica mais fácil saber o hardware necessário, no fundo, a base do desempenho de cada computador. Isto porque fica também mais fácil obter o melhor desempenho a um preço mais baixo, obtendo os componentes certos para montar um PC desde o início.

Para ajudar nesta missão, este guia é um excelente ponto de partida, visto que é adequado tanto para principiantes que nunca montaram um PC nas vidas como para utilizadores experientes.

Deste momento em diante, será explicado tudo o que é necessário sobre os componentes certos para montar um PC de raiz, de forma ordenada para evitar quaisquer possíveis problemas que possam surgir e que, quando terminar, o computador será ligado pela primeira vez e sem complicações.

Chegou então o momento de escolher os componentes para montar um PC.

Tabela de Conteúdos:

  1. Motherboard
  2. Processador
  3. Memória RAM
  4. Cooler
  5. Armazenamento
  6. Placa Gráfica
  7. Fonte de Alimentação
  8. Caixa

Quais são os componentes para montar um pc [+ sugestões]

Após decidir que tipo de PC se pretende construir, é hora de começar a pesquisar e a comprar o hardware de que necessita conforme o plano estabelecido.

Neste sentido, estas são as peças essenciais:

1. Motherboard

O que é a motherboard e quais as suas funções?

Na construção de um computador, a seleção da motherboard é a segunda escolha mais importante.

A motherboard de um computador é uma espécie de plataforma que contém todas as várias partes e componentes do computador.

Trata da comunicação e transmissão entre os vários dispositivos, bem como da ligação dos vários componentes de um computador, tais como cartões de expansão, discos rígidos, memória, e periféricos como um teclado e um rato. Além disso, liga os vários componentes de um computador.

Que tipos de motherboard existem?

ATX Motherboard

É o modelo base de qualquer motherboard, quer seja de medidas, entradas ou até mesmo ao nível de ligações.

Apesar de ser standard, não é compatível com todas as caixas de PC. Por conseguinte, sempre necessário investigar um pouco mais sobre as dimensões da caixa antes de comprar este tipo de placa.

Mesmo assim, um grande benefício do tamanho da ATX é a possibilidade de atualização. A capacidade de expansão torna a ATX perfeita para os utilizadores que querem garantir que nunca serão apanhados numa situação inconveniente devido à falta de espaço ou desempenho, como os jogadores hardcore e utilizadores que prezam o desempenho.

Micro-ATX Motherboard

As Micro-ATX, como o nome sugere, são mais pequenas do que as ATX de tamanho normal.

Pensadas para uma variedade de utilizadores, conseguem concentrar a necessidade de ligações. No entanto, este ponto, em comparação com a ATX, retira então entradas e espaço para upgrades.

Ainda assim, para quem quer um PC que não domine a secretária da mesma forma que uma torre de tamanho normal, ou precisar de aproveitar ao máximo um espaço menor e tirar o máximo partido do orçamento disponível, então o tamanho a Micro-ATX pode ser a melhor escolha.

Mini-ITX Motherboard

As ITX são populares devido ao seu design compacto e são frequentemente utilizadas em configurações de baixo custo em automóveis, dispositivos de rede, set-top boxes, e outros pequenos computadores.

São vistas como plataformas pequenas e fiáveis que podem alimentar PCs relativamente mais fracos de forma bastante eficaz.

Além disso, são muito utilizados por quem procura escolher os componentes para montar um PC, especialmente nesta nova geração de equipamentos e componentes premium, o que as torna caras ao nível do preço.

A motherboard certa para cada tipo de uso

Quem estiver a considerar um processador AMD, a motherboard terá de ser compatível com o mesmo. Isto também é verdade para um processador Intel, mas há considerações adicionais a ter em conta.

Além do fabricante, o modelo do próprio processador coloca restrições na motherboard que pode ser utilizada, e vice versa. Neste contexto, o “socket” refere-se ao componente que será utilizado para fazer a ligação entre o processador e a motherboard.

Depois disso, é necessário pensar na quantidade de RAM e discos de armazenamento com os quais a mesma é compatível, bem como os tipos de conectores, as diferentes opções de rede, e toda uma série de outras características.

Referir ainda que, a motherboard determina a potência que o processador pode suportar, a tecnologia de memória (DDR4, DDR3, DDR2, etc.) e o número de módulos que podem ser instalados, bem como a forma da unidade de armazenamento e a sua interface de armazenamento (SATA ou M.2).

Sugestões de motherboards

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias:
Motherboard Gigabyte B760M DS3H DDR4 B760M DS3H DDR4 Micro-ATX
Motherboard Gigabyte B760M DS3H DDR4 B760M DS3H DDR4 Micro-ATX

A Gigabyte B760M Micro-ATX é uma motherboard que engloba o melhor de dois mundos, ainda que seja otimizada para videojogos, tem características avançadas e tecnologia para as mais diversas tarefas.

PC Gaming
Motherboard Asus ROG Strix B650-A Gaming WiFi ATX
Motherboard Asus ROG Strix B650-A Gaming WiFi ATX

A Asus ROG Strix B650-A Gaming WiFi ATX, basta ter o selo ROG (Republic of Gamers) para ser um bom ponto de partida para montar um PC gaming. Com um processor Ryzen 7, é ideal para “puxar” ainda mais os videojogos preferidos.

2. Processador

O que é o processador e para que serve?

O processador é o motor do computador e define as expectativas de desempenho para todo o sistema.

São os cérebros dos computadores. Sendo responsáveis pela interpretação das instruções e o processamento de dados.

Neste caso, saber os componentes para montar um PC passa então por saber identificar os melhores cérebros, das respetivas marcas.

Que tipos de processadores para PC existem?

A Intel e a AMD são as duas marcas que dominam o mercado dos processadores de alto desempenho.

Os principais tipos de processadores distinguem-se pelo seu número de núcleo. Desde um simples núcleo a dez. Ao longo dos anos foram surgindo diferentes tipos de núcleos.

No caso específico destas duas marcas existem então particularidades, uma vez que as próprias apresentam diferentes gamas de processadores.

Sendo que os Ryzen e os Core, AMD e Intel, respetivamente, são os principais “tubarões” dos processadores.

O processador certo para cada tipo de uso

Em termos muito básicos, os processadores Core i3, i5, i7, e i9 são os oferecidos pela Intel. Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7, e Ryzen 9 são os processadores “equivalentes” oferecidos pela AMD. Estes processadores desempenham aproximadamente na mesma ordem.

Os três modelos oferecidos por ambas as marcas são excelentes escolhas para consumidores com recursos financeiros limitados. Funcionam bem em configurações casual, e mesmo jogar alguns jogos com requisitos de sistema mais baixos.

Os modelos “3” (Core i3 e Ryzen 3) oferecidos por ambas as marcas são excelentes escolhas para consumidores com recursos financeiros mais limitados. Funcionam bem em configurações para uso pessoal e jogos menos exigentes.

Os modelos “5” (Core i5 e Ryzen 5) são provavelmente os mais equilibrados, tanto para trabalho como para jogos. É provável que a grande maioria dos utilizadores descubra que a seleção desta opção é o melhor passo a seguir.

Já os processadores com um desempenho acima da média, modelos “7” e “9” (Core i7 e i9 e Ryzen 7 e 9), são outro nível de performance, sendo ideais para conteúdos de streaming e gaming hardcore.

Dizer que, ao determinar que processador instalar, prestar atenção aos gigahertz (GHz): quanto mais alto for o GHz, mais rápido será o processador.

Sugestões de processadores

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
Intel Core i5-13600K 3.5 GHz c/Turbo 5.1 GHz LGA 1700 Box
Intel Core i5-13600K 3.5 GHz c/Turbo 5.1 GHz LGA 1700 Box

O processador Intel Core i5-13600K 3.5 GHz c/Turbo 5.1 GHz LGA 1700 Box, tem uma maior contagem do núcleo, estes processadores continuam a utilizar a arquitetura híbrida de desempenho da Intel para otimizar os videojogos, criação de conteúdos e produtividade. Sem dúvida, um excelente um começo para montar um PC “mais” caseiro.

PC Gaming
AMD Ryzen 7 5800X 8-Core 3.8GHz
AMD Ryzen 7 5800X 8-Core 3.8GHz

O processador AMD Ryzen 7 5800X 8-Core 3.8GHz é a opção recomendada para gaming, mas não só!

Segundo a marca, “Quer estejas a jogar os jogos mais recentes ou a idealizar o teu próximo projeto, precisas de um processador poderoso que consiga lidar com tudo e mais alguma coisa. O AMD Ryzen 7 5800X é sem dúvida o processador que define o padrão.”

Um processador gamer, mas com habilidades em outras áreas.

3. Memória RAM

O que é a memória RAM e quais são as suas funções?

A adição de memória (RAM) é uma das formas mais fáceis, rápidas e baratas de melhorar o desempenho de um computador, pois dará ao sistema mais espaço disponível para armazenar temporariamente os dados que são utilizados.

Em termos simples, a memória é utilizada para armazenar dados temporariamente, aumentando a velocidade a que a CPU pode aceder aos dados a partir do disco rígido.

Ambas as memórias, capacidade e frequência afetam o desempenho dos computadores. Quanto maior for a frequência de memória, quanto mais rápido for. Ter mais memória significa mais espaço para armazenamento temporário, e melhor desempenho como resultado.

Que tipos de memória RAM existem?

A DDR4 é atualmente a norma, com DDR4-3000 servindo como requisito mínimo para computadores de nível básico. Frequências de memória mais elevadas, acima de 3500, são indicadas para PCs gaming.

A versão mais recente chama-se DDR5, e as suas velocidades de relógio começam em 4800 megahertz. Além disso, a RAM vem com iluminação RGB no topo, permitindo que seja personalizada para corresponder ao tema geral da caixa do PC.

As DDR2 e DDR3 também ainda se encontram disponível no mercado. Contudo, a sua capacidade pode ser menor, dependendo do objetivo que se pretenda.

A RAM certa para cada tipo de uso

A escolha da melhor RAM para o sistema, deve considerar duas coisas: a compatibilidade e a quantidade de RAM.

Primeiro, em termos de compatibilidade, identificar o tipo de módulo que o sistema utiliza, descobrindo a forma física do módulo. Tipicamente, os PCs utilizam UDIMMs, enquanto os computadores portáteis utilizam SODIMMs e depois determinam a tecnologia de memória (DDR5, DDR4, DDR3, DDR2, etc.) que o sistema suporta.

Em segundo lugar, o sistema só terá uma certa quantidade de GB de memória. Quem comprar 64 GB de RAM e o computador só pode suportar 16 GB, este desperdiça 48 GB de memória que não poderá utilizar.

Sugestões de memórias RAM

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
Memória RAM Kingston Memória Ram Fury Beast Rgb Se 16GB DDR4 3200MHz CL16
Memória RAM Kingston Memória Ram Fury Beast Rgb Se 16GB DDR4 3200MHz CL16

A Kingston Memória Ram Fury Beast Rgb Se 16GB DDR4 3200MHzé uma escolha simples, não muito cara, ideal para permite os mais diversos conteúdos com desempenho e eficiência.

PC Gaming
Memória RAM Kingston 32GB FURY Beast (2x16GB) DDR5 6000MHz CL36
Memória RAM Kingston 32GB FURY Beast (2x16GB) DDR5 6000MHz CL36

A mais indicada para gaming seria a Kingston 32GB FURY Beast (2x16GB) DDR5 6000MHz CL36, apesar de representar um investimento considerado, é sem dúvida a “memória” que falta a qualquer cérebro gaming.

4. Cooler

Para que serve o cooler?

O arrefecimento é muito importante para o correto funcionamento e durabilidade de qualquer computador, especialmente para os componentes que tendem a funcionar a altas temperaturas, tais como o processador e as placas gráficas.

De modo a salvaguardar os componentes vitais do PC, o sistema pode ser forçado a desligar-se se for sujeito a temperaturas demasiado elevadas. Estes danos podem mesmo ser irreversíveis.

Por conseguinte, são necessários ventiladores e dissipadores de calor para manter uma temperatura estável na unidade central de processamento.

Recomenda-se então a compra de um Cooler para melhorar o desempenho do sistema.

Que tipos de cooler existem?

O cooler pode ter dois tipos: Cooler Líquido (com líquido próprio para a refrigeração) e Cooler Ventilador (como o nome indica, utiliza ventoinha).

Os utilizadores devem escolher um cooler que se adapte ao PC e às suas características.

O cooler certo para cada tipo de uso

A escolha de um cooler é mais um dos pontos a dar relevância neste processo de seleção de componentes para montar um PC.

Neste sentido, 3 notas a referir:

  • Uma vez que o posicionamento dos suportes pode variar ligeiramente dependendo do socket da motherboard, os coolers precisam de fornecer suportes compatíveis.
  • Cada processador tem a sua própria potência térmica de conceção única (TDP), sendo uma medida da quantidade máxima de calor. Logo, processadores mais potentes requerem a utilização de sistemas de arrefecimento mais capazes.
  • As dimensões também são importantes. Uma vez que os coolers de alto desempenho, por norma, são maiores. Logo, é essencial escolher um cooler que possa ser alojado na caixa sem interferir com o funcionamento de qualquer dos outros componentes.

 Sugestões de coolers:

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
be quiet! Cooler Silent Wings Pro 4 120mm Pwm
be quiet! Cooler Silent Wings Pro 4 120mm Pwm

A be quiet! Cooler Silent Wings Pro 4 é um cooler sem muitas características exageradas, é uma escolha simples, com os ingredientes suficientes para arrefecer qualquer tarefa diárias. Além disso, não apresenta um investimento elevado.

PC Gaming
Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB
Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB

Já o Master MasterLiquid ML240L V2 RGBé uma sugestão um pouco mais arrojada, com cor e…líquido colorido. Um cooler para um verdadeiro PC gaming de outro mundo. Sem esquecer as suas características e potência, uma das maiores do mercado, são 1800 rpm.

5. Armazenamento

Função

Este componente é fácil… armazena toda a informação trabalhada e utilizada pelo PC.

Que tipo de armazenamento existem?

Estes dados são armazenados ou numa unidade HDD, ou numa unidade SSD. Embora os HDD proporcionem geralmente mais espaço de armazenamento (em GB), as SSD tornaram-nos quase obsoletos, uma vez que são em média 6 vezes mais rápidos e 90 vezes mais eficientes do ponto de vista energético do que os HDD.

A diferença de velocidade deriva da forma como estes dois dispositivos de armazenamento fazem a leitura e escrevem os dados. As velocidades de leitura e escrita medem a rapidez com que os dados são carregados (lidos) e a rapidez com que são armazenados/transferidos (escritos).

Estes podem ter a interface em SATA ou M.2. Esta segunda interface é mais rápida e apresenta maior desempenho.

O armazenamento ideal para cada tipo de uso

A escolha está diretamente ligada à definição de cada um dos tipos de armazenamento.

  • Barato e fiável. Permitem ter uma grande capacidade de armazenamento com um preço mais baixo. Velocidades de leitura e escrita mais lentas.
  • Mais caro. Velocidades muito superiores. Ideais para gaming e programas que puxam mais pelo sistema.

Sugestões de armazenamento:

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
Seagate 4TB Barracuda 256Mb 3.5 SATA III 5400rpm
Seagate 4TB Barracuda 256Mb 3.5 SATA III 5400rpm

Seja para trabalho, para guardar conteúdos “grandes”, para aguentar gigas e gigas de conteúdos de vídeo, foto ou até mesmo documentos, um HDD é sempre uma excelente opção, e o Seagate 4TB Barracuda 256Mb 3.5 SATA III é a nossa sugestão.

PC Gaming
Samsung 1TB SSD M.2 980 MLC V-NAND NVMe
Samsung 1TB SSD M.2 980 MLC V-NAND NVMe

Um dos componentes principais para montar um PC gaming é um bom SSD. Este SSD é a solução que aconselho, Samsung 1TB SSD M.2 980. Um impulso para jogos ou um fluxo de trabalho perfeito para gráficos pesados, o 980 é a escolha inteligente para desempenho de SSD excelente.

6. Placa Gráfica

O que é a placa gráfica e para que serve?

A placa gráfica é um dos componentes mais preciosos para todos os jogadores e para aqueles que trabalham com processamento de imagem, vídeo ou renderização. O desempenho gráfico dependerá disso.

Que tipos de placas gráficas existem?

Os dois principais fabricantes são a NVIDIA e a AMD. Sendo que existem depois variantes dos modelos, integradas ou dedicadas.

Por exemplo, alguns processadores Intel e AMD têm uma gráfica integrada. A maioria destes processadores são suficientes para as tarefas normais de um PC, embora não sejam suficientes para os utilizadores mais exigentes.

Já as integradas são muito mais recomendadas e poderosas. Estes dispositivos são construídos com chips fornecidos pela AMD e NVIDIA, e PCBs de fabricantes como a ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock, etc., acrescentam tecnologias adicionais. Sendo construídas para um determinado propósito.

A placa gráfica ideal para cada tipo de uso

Com efeito, na hora de escolher uma gráfica é preciso ter em conta:

  • Utilização. É importante selecionar a placa gráfica conforme o perfil de utilizador ou jogador, pois a compra de um modelo que seja mais potente do que é realmente necessário resultará em custos adicionais.
  • Compatibilidade. Não só em termos das dimensões reais do dispositivo, mas também em termos da interface e entradas na motherboard.
  • Energia. É preciso ter ligações elétricas suficientes na fonte de alimentação e contar com quaisquer potenciais aumentos que possam ser provocados por uma placa gráfica que seja simultaneamente mais potente e mais exigente em termos de energia.
  • Drivers. Verificar os drivers mais recentes para o modelo de placa gráfica antes de começar a jogar jogos.

Sugestões de placas gráficas:

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
Asus Dual Radeon RX 6650 XT 8GB OC GDDR6
Asus Dual Radeon RX 6650 XT 8GB OC GDDR6

A Asus Dual Radeon RX 6650 XT 8GB OC GDDR6, não representando um investimento muito elevado, é a placa ideal. Não sendo exclusivamente para gaming, traz consigo o rendimento para todas as tarefas diárias.

PC Gaming
ASUS TUF Gaming GeForce RTX(TM) 4070 Ti 12GB GDDR6X OC Edition
ASUS TUF Gaming GeForce RTX(TM) 4070 Ti 12GB GDDR6X OC Edition

A ASUS TUF Gaming GeForce RTX(TM) 4070 Ti 12GB torna toda a jogabilidade suave e sem rasgos com altas taxas de atualização, além de HDR e muito mais. Esta é placa gaming definitiva e o equipamento ideal para jogadores hardcore.

7. Fonte de alimentação

O que é e para que serve a fonte de alimentação?

A fonte de alimentação é o componente que faz todo o PC funcionar. É a entrada de energia para colocar a máquina a funcionar.

Que tipos de fontes de alimentação existem?

Existem 3 tipos de fontes de alimentação:

  • Não modular. É aquela em que todos os cabos são permanentemente fixados e soldados no interior da fonte de alimentação.
  • Semi-Modular. Neste caso, os cabos essenciais como os dedicados à motherboard e ao processador também permanecem ligados à fonte de alimentação, no entanto, os cabos mais opcionais ou os que são difíceis de utilizar na sua totalidade, tais como SATA, Molex, etc., vêm separadamente e podem ser ligados a um lado da fonte de alimentação e depois ao componente.
  • Modular. Vêm com todos os seus cabos independentemente e podem ser ligados ou desconectados à vontade.

A fonte de alimentação ideal para cada tipo de uso

Fica claro que, escolher os componentes para montar um PC, a alternativa fonte de alimentação não modular não é uma opção, exatamente devido às suas limitações. Neste sentido, sobram então duas opções.

Para um PC típico de secretária, a diferença entre uma fonte de alimentação semi-modular ou totalmente modular é quase irrelevante, uma vez que serão sempre necessários certos cabos para alimentar os componentes essenciais.

Por outro lado, para um PC gaming com necessidades mais específicas, uma fonte de alimentação totalmente modular pode ser uma boa opção.

Além disso, ter em atenção a 3 pormenores:

Cabos Internos
  • ATX 20 + 4 Pinos. Cabo principal da motherboard.
  • ATX 12V 4 + 4 Pinos. Vai para a placa e alimenta exclusivamente o processador.
  • EPS 12V 8 Pinos. A mesma função do anterior.
  • SATA. Vai para discos rígidos e outros dispositivos com uma interface deste tipo.
  • Molex. Os mais antigos, mas ainda disponíveis em todos os computadores. Para discos rígidos IDE e outros dispositivos. Também para ligar os coolers diretamente à fonte de alimentação, mas também podemos ligá-los à motherboard.
  • PCIe. Cabo para placa gráfica. Dependendo do modelo, é necessário encontrar um PCIe ideal para suportar a energia.
Eficiência energética e nível de carga

Cada fonte tem a sua própria curva de eficiência que varia em função da percentagem de carga utilizada em relação à capacidade total da fonte.

Geralmente a maior eficiência da fonte é quando é utilizada a 50% ou 60% da sua capacidade total. Para a eficiência global de toda a fonte, temos hoje um sistema de certificação chamado “80+”.

Certificados 80+

Quanto maior a eficiência, maior o certificado: bronze, prata, ouro, platina, titânio.

Pode parecer um processo de escolha complicado, no entanto, cada fonte de alimentação tem os detalhes bem explicados.

Sugestões de fontes de alimentação

PC de trabalho, estudo, tarefas diárias
Hiditec Fonte de Alimentação BZ850 850W 80 Plus Bronze Semi-Modular
Hiditec Fonte de Alimentação BZ850 850W 80 Plus Bronze Semi-Modular

A sugestão é a Hiditec BZ850 850W 80+ Bronze Semi-Modular. O BZ850 distingue-se por oferecer uma energia limpa, estável e sem ruído.

Além disso, tem certificado 80+, componentes de alta qualidade e está preparada para fornecer energia estável e de qualidade em equipamentos de alto desempenho.

PC Gaming
Corsair RMx Series RM850x 850W 80 Plus Gold Modular
Corsair RMx Series RM850x 850W 80 Plus Gold Modular

A Corsair RMx Series RM850x 850W 80 Plus Gold Modular é uma fonte com certificação 80+ Gold, design modular, melhor eficiência energética, menos calor e menos ruido, entre muitas outras características, fazem desta Corsair RMx Series RM850x 850W  a escolha ideal para quem está a montar um PC gaming.

8. Caixa

Por último, mas não menos importante, a caixa. A torre do PC. Neste caso, não é necessário entrar com tanto detalhe relativamente a este componente.

Entre caixas transparentes ou com designs mais arrojados, após ter selecionado todos os componentes, deve pensar numa caixa que tenha espaço suficiente para os componentes escolhidos e que garanta uma circulação de ar adequada para assegurar o arrefecimento mais eficaz possível.

Sugestões:

Quanto às caixas, o melhor é ir de encontro aos gostos do utilizador. Entre caixas coloridas, transparentes ou ainda com características especiais, encontram-se modelos que tanto funcionam para PCs “normais”, como para PCs Gaming.

     
Caixas de PC

Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt.

Lista de ferramentas necessárias para montar um PC

Chegou a hora de ir à caixa das ferramentas e ver se está tudo pronto para começar esta aventura.

Neste sentido, a acompanhar a leitura deste guia, são então necessárias ferramentas para ajudar. Existem 4 “musts”:

  • Pulseira Antiestática. Para que o computador funcione corretamente e não danifique nenhum componente, especialmente componentes microelectrónicos que são frequentemente muito vulneráveis a descargas de eletricidade estática. Basta colocá-la no pulso e fazer contacto com a pinça com algo metálico. A caixa, por exemplo.
  • Chave de fendas Philips. Os parafusos dos componentes, a maioria, corresponde a esta chave de fendas.
  • Parafusos. Na eventualidade, do componente comprado não trazer os parafusos necessários.
  • Cola térmica. É indispensável para criar uma interface térmica entre o cooler e o processador, melhorando assim a transferência de calor para que o equipamento de arrefecimento possa fazer melhor o seu trabalho.

4 Dicas extra para a escolha dos componentes para montar um PC

Este guia de escolha de componentes para montar um PC não poderia terminar sem antes referir dicas extra a todo este processo. São 4. Elas são:

1. Qual será objetivo do PC?

Nunca é demais recordar este ponto. Alto rendimento para gaming? Um PC para tratar de e-mail, navegar na web, e usar Word, Excel e Powerpoint? Nada como avaliar pros e contras de cada propósito.

2. Definição de Orçamento

O orçamento terá inevitavelmente de acomodar o propósito da escolha anterior. O orçamento pode ser muito mais limitado se apenas for necessário um PC para trabalhar. Caso contrário, poderá ter de ser mais elevado.

3. Conhecimento Técnico

Ainda que o processo aparentemente seja e se torne fácil, por vezes, a compra dos componentes pode sair ao lado, caso estes não sejam compatíveis ou então não correspondem ao desejado.

Por isso, nada como pedir ajuda se necessário.

4. Caixa clean e respirável!

E um último conselho, se existir espaço suficiente, não empilhar componentes uns em cima dos outros. Isto melhorará o arrefecimento, porque se se todos forem colocados muito próximo, o calor dará de si e afetará o seu desempenho.

Conclusão

Após a leitura deste guia de seleção dos componentes para montar um PC, o que fica a faltar para começar o projeto?

Entre componentes, ferramentas e passos a seguir, o melhor é estar ciente da intenção e o propósito do PC a montar.

Após isso, identificar as necessidades, escolher componentes para montar o PC (compatíveis), reunir as ferramentas necessárias e… mãos à obra!

Em última instância existem sempre espaços e profissionais que podem ajudar neste processo. Fica ao critério.

P.S. Quem sabe se a seguir a este projeto o próximo não é a construção de uma smart home?

Complementa o teu setup!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários