É muito fácil riscar a pintura do carro. Por vezes, um ato de vandalismo, um toque ao estacionar, ou um simples toque em ramos de árvore, já é o suficiente para provocar riscos visíveis na carroçaria do automóvel.

Assim, saber como tirar riscos dos carros é uma mais-valia. Desta forma poderão ser disfarçados os riscos inestéticos que tanta angústia causam aos proprietários dos automóveis.

Tabela de Conteúdos

Pintura do carro riscada é um problema!

Para além deste sentimento de desconsolo, existem alguns problemas associados aos riscos na carroçaria.

Para começar, um risco (ou vários) na pintura do carro podem ser interpretados como desleixo e provocam a desvalorização do carro.

Os riscos mais profundos podem, até, provocar danos na própria carroçaria, ao ponto de apenas uma pintura geral resolver o problema.

Para evitar que se chegue ao ponto em que apenas uma pintura geral resolve o problema, o importante é ir tratando os riscos à medida que estes surgem.

Sim, porque um simples risco pode evoluir para danos na carroçaria caso não seja “tratado”, nomeadamente quando o risco é profundo e enferruja.

Por muito cuidado que se tenha, é praticamente impossível não acabar por ter o carro riscado. Mas existe solução para este problema. Mais que uma, aliás.

Se precisas saber (ou queres aprender para o caso de precisares) como tirar riscos dos carros passo a passo e com uma técnica adaptada ao tipo de risco, continua a ler o nosso artigo.

Como tirar riscos dos carros: dicas para manter uma pintura impecável

Nem todos os riscos têm a mesma gravidade e podem ser “tratados” da mesma forma.

Antes de tudo o resto, é necessário perceber qual a gravidade, ou profundidade, do risco. Só depois será possível determinar o tratamento a realizar.

1. Que tipos de riscos se conseguem tirar da pintura automóvel?

A pintura do carro é composta por três camadas. O primer é a base, depois é colocada a tinta e, por fim, o verniz. Todas as camadas são muito finas.

A grande maioria dos riscos danificam apenas o verniz, o que significa que é muito provável que consigas tirar os riscos do carro em casa.

Já os riscos mais profundos, nomeadamente os que atingem o primer, já só devem ser resolvidos por um profissional para evitar danificar ainda mais a pintura ou, até, a carroçaria.

Olhar simplesmente para os riscos não permite perceber qual a profundidade dos mesmos.

A cor dos carros, por exemplo, pode enganar. Os riscos são mais visíveis em carros escuros, pelo que a técnica utilizada para perceber qual a profundidade dos riscos é outra.

O que fazer e como fazer?

Em primeiro lugar, deve lavar-se o carro, especialmente a zona onde está localizado o risco. É importante remover toda a sujidade e poeiras. Depois, é necessário secar essa mesma zona.

Passa o dedo pelo risco. Se sentires que o risco não é profundo e se o dedo deslizar suavemente ao longo do risco, significa que o risco danificou apenas o verniz, eventualmente a tinta de forma superficial, e é possível tratar o risco em casa.

Se, por outro lado, o dedo não deslizar suavemente, isto significa que o risco é profundo e é necessária a intervenção de um profissional.

Não tentes reparar este tipo de riscos profundos em casa pois o resultado final pode ser ainda pior que o risco em si.

Descobre no KuantoKusta mais produtos semelhantes ao Retocador de Pintura Automóvel.

2. Quais os produtos mais usados para tirar riscos dos carros?

Existem diferentes produtos direcionados para eliminar riscos dos carros, e cada um é o mais indicado para um tipo de risco específico.

Neste artigo apresentam-se três, embora um não seja propriamente um produto recomendado para tirar riscos dos carros por não ser uma solução permanente, mas apenas algo temporário.

Independentemente do produto escolhido, antes de se dar início à reparação do risco é necessário lavar e secar muito bem a área que se vai tratar. Poeiras ou sujidade vão comprometer e prejudicar a correta reparação do risco.

2.1 Cera

Utilizar cera para disfarçar um risco vai dar um melhor aspeto ao mesmo, principalmente se este for pequeno e muito superficial. Contudo, a cera não resolve o problema.

A cera pode ser utilizada, mas apenas como “remédio” temporário. Dá um aspeto mais bonito ao risco e ao carro em si, é um facto, pode esconder, até, o risco, mas ele vai voltar a ficar visível com o passar do tempo.

Assim sendo, não apresentamos a cera como método para tirar riscos dos carros. No entanto, pode-se utilizar a cera para proteger e preservar a pintura, e esconder o risco de forma temporária.

2.2 Caneta

A caneta tira riscos é o método ideal para os riscos pequenos e superficiais, ou seja, os riscos que danificam apenas a camada mais superficial da pintura, o verniz.

Na sua composição contêm resina, material esse também utilizado no verniz aplicado como último passo na pintura de um carro.

Estas canetas podem ser incolores ou da cor da carroçaria do automóvel.

Ao escolher a caneta, para além da cor, deve ser tido em conta a largura da ponta da caneta. Uma caneta demasiado larga poderá preencher o risco e ainda deixar marcas visíveis na carroçaria.

A caneta, para além de eliminar o risco, protege a carroçaria pois veda o metal, não ficando este exposto.

Muitas vezes não se tem este aspeto em consideração, mas um risco, principalmente os mais profundos, ao longo do tempo podem acabar por enferrujar e esta ferrugem pode alastrar e comprometer a qualidade (e aparência) de todo um painel da carroçaria.

Desde que bem aplicada, e somente nos riscos superficiais, a utilização da caneta pode ter um resultado profissional.

Muitas canetas são vendidas como parte de um kit composto também por esponjas para polir o carro depois de aplicada a tinta. Se queres um resultado final de maior qualidade, aconselhamos a que seja utilizado um destes kits.

Agora, explica-se, passo a passo, como utilizar a caneta para tirar riscos dos carros:

  1. Colocar o carro num local onde, pelo menos, a zona onde vai utilizar a caneta esteja à sombra para que dê tempo de limpar a tinta caso não a aplique da forma desejada logo à primeira.
  2. Garantir que a zona do risco está muito bem limpa e seca.
  3. Com a mão firme, passar a caneta pelo risco, tentando ser o mais preciso possível.
  4. Limpar rapidamente qualquer excesso de tinta para evitar que chegue a secar.
  5. Deixar a tinta secar durante várias horas (no mínimo uma hora).
  6. Para quem tiver esponjas de polimento, depois de a tinta estar seca, utilizar as esponjas para polir e disfarçar melhor a aplicação da caneta.

Utilizar uma caneta e não ter o cuidado de tirar o excesso de tinta ou polir a tinta aplicada depois da aplicação, pode dar um aspeto desleixado à pintura do carro.

Assim, utiliza a caneta apenas se o conseguires fazer com precisão. Caso contrário, a carroçaria poderá ficar com mau aspeto.

Entre um risco superficial ou tinta à superfície, qual dos dois o pior.

encerar o carro
Fonte: Pexels

2.3 Massa de polir

Para riscos mais profundos, aqueles que já atingem a tinta, só podem ser solucionados com a utilização de massa de polir, pois a caneta já não resolve o problema.

De ressalvar que riscos realmente profundos, nomeadamente aqueles que atingem o primer, dificilmente serão eliminados com massa de polir.

Para esses o mais indicado será contactar um profissional pois é possível, até, que a situação só fique resolvida com a pintura do painel onde se localiza o risco.

É necessário cuidado ao utilizar a massa de polir em casa, pois este material é bastante abrasivo e pode danificar seriamente a pintura.

A massa de polir funciona como se de uma lixa suave se tratasse. A massa de polir vai então desgastar a área que rodeia o risco, fazendo com que este desapareça.

Este produto pode ser utilizado com um pano, por exemplo, ou com uma máquina própria.

Estando nós a falar de um procedimento que será realizado em casa e em pequenos riscos no carro próprio, é agora explicado como fazê-lo utilizando um pano pois comprar uma máquina não se justifica.

Se estiveres seguro de que consegues utilizar massa de polir em casa, segue estes passos para eliminar os riscos do teu carro:

  1. Colocar o carro num local à sombra.
  2. Garantir que a zona do risco está muito bem limpa e seca.
  3. Ler o rótulo da massa de polir antes de a aplicar, pois podem existir recomendações próprias como a necessidade de deixar a massa atuar na carroçaria alguns segundos antes de começar a ser trabalhada.
  4. Colocar um pouco de massa de polir em cima do risco e esfrega com um pano (idealmente de microfibras) em movimentos circulares suaves.
  5. Verificar se o risco já desapareceu. Se não desapareceu, aplica um pouco mais de massa de polir verificando sempre se não se está a desgastar a pintura em demasia.
  6. Quando o risco já não for visível, limpar muito bem o painel com um pano.
  7. Aplicar um pouco de cera para proteger a pintura e dar um aspeto mais bonito ao carro.

A massa de polir pode ser utilizada em riscos que atingem o verniz, ou a tinta. É, por isso, um produto que convém ter por casa.

Mas muito cuidado com a sua aplicação. Comece por utilizar pouca massa de polir e nunca aplique muita pressão.

Dicas para proteger a pintura do carro

Como referido anteriormente, é muito difícil, impossível até, evitar que o carro acabe por ter alguns riscos. No entanto, existem algumas coisas que podemos fazer para preservar a pintura do carro.

Desta forma conserva-se o automóvel evitando o seu desgaste, e garante-se que este não desvaloriza tão rapidamente ao manter um bom aspeto.

Para proteger a pintura do carro são recomendadas as seguintes ações:

  1. Lavar o carro com regularidade e com produtos específicos.
  2. Limpar logo que possível qualquer sujidade mais abrasiva como fezes de aves.
  3. Verificar com frequência o estado da carroçaria. Ao encontrar riscos, tentar repará-los com uma caneta ou massa de polir. Para além de melhorar o aspeto geral do carro, está-se a proteger o carro, nomeadamente da ferrugem. Se forem riscos profundos, recomenda-se a procura por um profissional.
  4. Evitar, ou pelo menos ter muito cuidado ao passar em ruas estreitas, ou perto de árvores com ramos grandes que podem cair a qualquer momento.
  5. Tentar estacionar o carro em zonas mais calmas ou partes mais vazias, como por exemplo em parques de estacionamento de shoppings. Nos hipermercados e também supermercados, deve-se evitar estacionar na zona de entrada/saída e na zona dos carrinhos.
Descobre no KuantoKusta todos os Acessórios para o teu Automóvel.

Como tirar riscos do carro em casa?

Como referenciado ao longo do artigo, há riscos que não são possíveis tirar em casa. No entanto, para os riscos mais superficiais, há três produtos que costumam ser excelentes soluções: cera, caneta e massa de polir.

Antes de avançar para a reparação ou disfarce de um risco, é preciso previamente identificar o tipo e gravidade do risco. Caso contrário, ao tentar solucionar um problema, poderá estar a agravar-se o mesmo.

No artigo também há informação para os utilizadores que não têm o carro riscado. Para estes, o conteúdo é mais preventivo do que reativo, ou seja, está mais centrado em dicas que podem ajudar a reduzir a probabilidade de riscar o carro.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários