Os bancos são um dos componentes do carro com maior desgaste e que acumulam todo o tipo de sujidade, pelo que saber como limpar os bancos do carro é fundamental.

Pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que nem sempre o é. Basta pensar no número de vezes que um banco fica com manchas depois de ser limpo, em alguns casos chega mesmo a perder um pouca da sua cor.

Ao limpar o carro é preciso ter em atenção sobretudo o material que compõe os mesmos, ou seja, se é um banco de tecido, couro ou se é uma combinação dos dois tipos de material.

Identificar o tipo de banco e os componentes a usar é a parte mais essencial desta tarefa. Descobre agora como limpar os bancos do carro sem os danificar.

Tabela de Conteúdos

Como limpar os bancos de um automóvel: do tecido ao couro

A limpeza eficaz dos bancos do carro requer algum empenho.

Se o objetivo for apenas retirar a sujidade superficial, não será necessário despender muito tempo na limpeza dos bancos do carro. Basta retirar o lixo superficial, aspirar os bancos e, se ainda houver vontade, passar um pano pelos mesmos.

Por outro lado, se o objetivo for limpar em profundidade e higienizar os bancos, a limpeza levará mais tempo e serão necessários mais produtos. E é nestes produtos que é preciso ter especial atenção e seleção porque a escolha irá depender do material dos bancos do automóvel.

De forma a explicar como se limpam os bancos de um automóvel de forma detalhada, este processo foi dividido em duas partes: bancos em tecido e bancos em couro.

Os bancos com estofos em tecido requerem cuidados (e produtos) diferentes dos estofos em couro. Assim, o primeiro passo a dar antes de se iniciar a limpeza é verificar que tipo de estofos têm os bancos do carro.

De seguida (e isto continua a ser comum para os dois tipos de estofos), é importante retirar todo o lixo dos estofos.

Por último, antes do início aos cuidados específicos para cada um dos tipos de estofos, estes devem ser aspirados para retirar as poeiras, nomeadamente das zonas mais difíceis como as zonas das costuras.

É importante reclinar o banco para trás para que seja possível aspirar o mesmo na sua totalidade.

A partir daqui os cuidados diferem tratando-se de estofos em tecido ou em couro.

Como limpar os bancos de tecido do automóvel

Depois de retirado todo o lixo e os bancos estarem bem aspirados, passamos para os seguintes passos na limpeza de estofos em tecido:

1. Limpar os estofos com uma escova húmida

Os bancos do carro não podem ser molhados, mas podem ser levemente humedecidos.

Muitas pessoas têm receio de molhar os bancos durante a limpeza, mas a verdade é que ao humedecer os bancos será mais fácil retirar a sujidade entranhada e só assim será possível uma completa higienização dos bancos.

Posto isto, o importante é que o tecido seja apenas levemente humedecido e não molhado!

Recomenda-se o uso de uma escova macia levemente humedecida com água e detergente próprio para estofos em tecido e passa-a ao longo de todo o banco para retirar a sujidade e pós entranhados.

2. Retirar manchas dos estofos em tecido

Se os estofos têm manchas, humedecer simplesmente os estofos não vai resolver o problema. Aqui vai ser necessário perceber o que originou a mancha para perceber como a retirar.

Se for uma mancha provocada por lama, por exemplo, depois de retirada toda a sujidade possível deve lavar-se a mancha utilizando a escova com maior vigor, tendo o cuidado de não molhar o banco em demasia.

Se for uma mancha de gordura, deverá ser aplicado um desengordurante na mancha, e depois deve esfregar-se com a escova humedecida.

Por outro lado, se a mancha for de vomitado, pode utilizar-se um pouco de bicarbonato de sódio.

Se para retirar qualquer tipo de mancha os estofos acabarem por ficar molhados em demasia, pode ser utilizado um secador de cabelo para ajudar a secar os estofos mais rapidamente.

3. Passar com um pano seco

Para evitar o excesso de humidade dos estofos, o passo final na limpeza dos estofos em tecido é a utilização de um pano seco.

O pano seco (e macio) permite a absorção da água em excesso, e dá um toque de cuidado final aos estofos em tecido.

4. Deixar o banco secar

O último passo na limpeza de estofos em tecido (e que é comum aos estofos em couro), é o deixar o ar circular dentro do carro para que os estofos sequem completamente.

Portas abertas ou simplesmente janelas abertas, não interessa. O importante é que o ar circule dentro do carro para que os bancos sequem na sua totalidade.

Como limpar estofos de automóvel em couro

Estando livres de qualquer lixo e depois de bem aspirados, estes são os passos na limpeza de estofos em couro:

1. Utilizar um pano humedecido em produto próprio para couro

Os estofos em couro requerem muito cuidado no seu tratamento. Para se preservar as qualidades da pele, nomeadamente a sua textura e a sua cor, deve sempre utilizar-se um produto próprio para limpeza de bancos de automóvel em couro.

Assim, o primeiro passo na limpeza específica dos estofos em couro é a utilização de um pano humedecido em produto próprio para couro ao longo de todo o banco.

2. Hidratar o couro

Para potenciar a durabilidade dos estofos, a sua cor e brilho, e para evitar que o couro acabe por partir com o tempo, no final da limpeza deve fazer-se uma hidratação.

Esta hidratação faz-se com a utilização de um produto próprio para o efeito.

Com um pano macio aplicar o hidratante em todos os estofos.

3. Deixar o banco secar

Depois da hidratação é necessário deixar os estofos secarem completamente.

O produto hidratante necessita ser bem absorvido. Desta forma, também se evitam manchas nas roupas caso se sente nos estofos antes do produto estar bem seco.

E se os bancos forem em tecido e couro?

Se os bancos do carro tiverem estofos em tecido e em couro, a sua limpeza deve ser feita tendo em conta todos os passos descritos anteriormente.

Depois de retirado todo o lixo e aspirados todos os estofos, as partes do banco em tecido devem ser limpas com uma escova e produto próprios, e depois deve passar-se um pano seco para retirar o excesso de água.

Já as partes em couro devem ser limpas com um pano humedecido em produto próprio para couro e depois deve ser realizada uma hidratação.

No fim é só deixar os bancos secarem.

É necessário ter em atenção que a escova de limpeza dos estofos em tecido não deve ser usada nos estofos em couro sob pena de os danificar, assim como os produtos a aplicar no couro não devem ser aplicados no tecido pois podem manchá-lo.

Que produtos utilizar para limpar os bancos do carro?

Aspirador de pó

Um aspirador portátil, ou um mini aspirador, é o equipamento ideal para aspirar os bancos do carro.

Por ser pequeno, é de fácil utilização e chega aos locais mais difíceis. Se tiver acessórios, como uma escova, por exemplo, são uma mais valia para retirar a sujidade que se encontra entranhado nos estofos.

Pano macio

Para a limpeza dos estofos, sejam eles de tecido ou couro, pode ser utilizado qualquer pano macio.

No entanto, recomendamos a utilização de um pano de microfibras por este conseguir uma limpeza mais eficaz quando comparado com os restantes panos de tecido.

Escova para estofos em tecido

Para a limpeza de estofos em tecido deve utilizar-se uma escova macia. Desta forma as poeiras e sujidade mais entranhadas no tecido são facilmente levantadas ficando os estofos mais limpos.

Produto de limpeza de estofos em tecido

Para a limpeza de estofos em tecido recomenda-se a utilização de um produto específico de estofos.

Desta forma protege a qualidade do tecido ao mesmo tempo que limpa e higieniza os bancos em profundidade.

Utilizar um produto próprio para estofos em tecido pode ajudar também na sua impermeabilização, evitando manchas ou sujidade intensa, ao mesmo tempo que elimina os maus odores.

Produto de limpeza de estofos em couro

Para preservar o aspeto e características próprias do couro deve utilizar-se um produto próprio para estofos em couro.

Com um produto específico garante-se a durabilidade do couro dos estofos, ao mesmo tempo que se eliminam todas as manchas, odores e sujidade.

Produto de hidratação de estofos em couro

Para prolongar a vida útil do couro, evitando que este rasgue ou parta, deve utilizar-se um produto de hidratação de estofos em couro.

Dicas para manter os bancos do carro limpos

1. Retirar frequentemente o lixo do carro

Retirar frequentemente o lixo do carro, evitando que este se acumule ao longo do tempo, nomeadamente em cima dos bancos, fará com que o seu carro esteja mais limpo.

Lixo acumulado durante dias, semanas, meses, é mais difícil de retirar, acabando por se entranhar nos estofos.

Uma ótima forma de manter os bancos do carro limpos, se costuma comer, beber, fumar, etc, dentro do carro, e/ou tem filhos pequenos, é manter um saco ou balde especifico para o lixo dentro do carro.

Desta forma, todo o lixo é colocado dentro desse saco/balde, deixando o resto do carro limpo.

2. Não comer ou beber dentro do carro

Se for possível, deve-se evitar comer ou beber dentro do carro.

É praticamente impossível evitar que caiam algumas migalhas, ou se derrubem líquidos sob os bancos do carro. E isto conduz a manchas nos estofos e a sujidade que, se não for imediatamente limpa, pode entranhar-se nos bancos do automóvel.

3. Ter sempre sacos de lixo e panos guardados no carro

Ter alguns sacos de reserva para colocar o lixo dentro dos mesmos, ajuda a evitar que o lixe se acumule e espalhe no carro, inclusive pelos estofos.

Da mesma forma, ter alguns panos guardados no carro, pode ser úteis para limpar mais rapidamente alguma mancha.

4. Utilizar toalhitas em SOS

Seja para uma limpeza rápida ou até para um descuido de última hora, umas toalhitas para a limpeza dos estofos permitem uma limpeza rápida e eficaz, embora superficial.

As toalhitas não devem ser utilizadas com regularidade, pois não vão cuidar e proteger os estofos da mesma forma que uma limpeza convencional, mas são uma ótima opção para SOS.

No entanto, as toalhitas têm que ser específicas para a limpeza de estofos. Nunca se  devem utilizar outras toalhitas sob pena de se manchar ou danificar os estofos do carro.

5. Aspirar os estofos com frequência

Manter os estofos limpos pode não ser fácil, mas se os aspirar com frequência esta tarefa torna-se mais simples.

Ao aspirar várias vezes evita-se a acumulação de sujidade, nomeadamente aquele que com o passar do tempo se vai tornar difícil de retirar.

Limpar os estofos de um carro em 30 segundos

Resumidamente, para lavar corretamente o carro por fora e até para limpar o seu interior e respetivos bancos sem os danificar é preciso ter em consideração sobretudo a sua constituição e escolher os produtos corretos.

Se os produtos utilizados para limpar os bancos do carro não forem os adequados ao material utilizado no fabrico dos mesmos (tecido ou couro), a probabilidade de estragar os estofos é muito elevada.

A parte da limpeza em si é simples e prática. Mais uma vez se reforça, atenção aos produtos escolhidos e à quantidade de água utilizada na limpeza.

Quantos aos produtos e acessórios consulta novamente a lista e encontrarás tudo o que é necessário.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários