Como lavar corretamente o carro? Apesar de parecer simples, há quem tenha bastantes dificuldades a lavar o carro, principalmente sem deixar manchas de sujidade.

Nesta matéria, há quem prefira lavagens rápidas, descomplicadas e esporádicas, há quem crie verdadeiros rituais no que diz respeito à limpeza do carro.

Um automóvel é algo que é utilizado, muitas vezes, numa base diária, e que acaba por acumular muita sujidade, pelo que é importante mantê-lo limpo.

Um carro sujo, para além de nada higiénico para quem o utiliza, acaba por sofrer também um desgaste maior e mais acelerado. Além de que, caso não saibas, um carro sujo pode fazer com que o carro reprove na inspeção.

O ideal é realizar lavagens frequentes, adequadas à utilização e sujidade do veículo.

Com o objetivo de ajudar nesta tarefa, foi preparada uma lista de etapas para que saibas como lavar o carro. Aqui poderás ainda encontrar dicas para a limpeza interior e exterior e ainda uma lista de todos os produtos que irás precisar para lavar o teu carro.

E atenção, aconselha-se sempre a começar por limpar o interior do carro e só depois passar para a lavagem do exterior. Esta á uma recomendação fundamentada ao longo do artigo.

7 Passos para Limpar Corretamente o Carro

Lavar e limpar o carro corretamente até pode parecer simples, mas se quer um resultado “profissional”, fica atento às 7 dicas que apresentadas de seguida.

1. Escolher o local certo

Sempre que possível, lava o automóvel num local coberto. Desta forma evitas que o sol faça com que a água (ou até o detergente) seque antes que consiga fazer o enxaguamento, deixando manchas ao longo de toda a carroçaria.

2. Começar pelo interior

Optar por lavar o exterior do carro e só depois limpar o seu interior, ao fazer a limpeza do seu interior irás, muito provavelmente, acabar por sujar o exterior do veículo.

Assim, o ideal é sempre limpar o interior do carro, fechá-lo, e só depois passar para a lavagem exterior.

3. Fechar todo o carro

Parece óbvio, mas há quem se esqueça de fechar bem todos os vidros e portas antes de iniciar a lavagem exterior do automóvel. O resultado? Um interior encharcado. Se estiveres a utilizar uma mangueira com pressão, ainda pior.

4. Utilizar equipamentos e produtos adequados

Para quem opta por utilizar escovas na lavagem da carroçaria, deve assegurar-se que as mesmas são adequadas para a lavagem de automóveis para evitar riscos na pintura ou carroçaria.

Deve também ser tida em conta a força com que é utilizada a escova. Se for uma escova de cerdas rígidas,e for aplicada muita força durante a lavagem, é muito provável que acabe por danificar a pintura.

A escova utilizada nas jantes deve ser diferente da utilizada na carroçaria para evitar transferir pó e sujidade das jantes para a carroçaria. Se tal não for possível, deve garantir que lava muito bem a escova antes de cada utilização, no final, e até ao passar da lavagem das jantes para a lavagem da carroçaria.

Idealmente, na carroçaria deverá ser utilizada uma esponja ou uma luva adequadas à lavagem do carro, utilizando a escova apenas na lavagem das jantes.

O mesmo aconteces com os produtos de limpeza. Muitas pessoas utilizam detergente de loiça, por exemplo, para a lavagem do automóvel. Contudo, aquilo que pode parecer cómodo ou mais barato, pode acabar por se tornar uma dor de cabeça a longo prazo. Este tipo de detergentes são altamente corrosivos e acabam por danificar o brilho e a qualidade da pintura.

Devem sempre ser utilizados detergentes próprios para a carroçaria e para as jantes, por forma a preservar a qualidade, cor e durabilidade da pintura.

Da mesma forma, também nos painéis interiores e nos estofos devem ser utilizados produtos específicos.

E, para finalizar a lavagem exterior e limpeza interior, devem ser utilizados panos de microfibras pois permitem uma limpeza mais eficiente, para além de não danificarem os materiais.

lavar interior do carro
Fonte: Freepik

5. Lavar as jantes e depois a carroçaria

As jantes são o local onde se concentra mais sujidade. Assim, deve-se começar por lavar as jantes para retirar o excesso de sujidade, pó, areia, óleo, e depois, sim, lavar a carroçaria.

Desta forma, a maior sujidade das jantes que pode saltar para a carroçaria, será eliminada posteriormente, uma vez que a lavagem da mesma é posterior à das jantes.

6. Lavar o carro de cima para baixo

Depois de retirado o excesso de sujidade das jantes, segue-se a lavagem da carroçaria.

Nesta fase, a carroçaria deve sempre ser lavada de cima para baixo pois é na parte inferior que se concentra grande parte da sujidade e não a queremos transferir para o topo do automóvel.

7. Finalizar a limpeza

Depois da lavagem exterior, deve-se aplicar cera no automóvel. Desta forma este ficará mais protegido (e com melhor aspeto). Nos cromados deve-se utilizar um polidor de metais e finalizar com um pano de flanela.

Como limpar o interior do carro

Agora, que já tens o guia essencial para lavar o carro, aconselhamos-te a leitura de cada um dos passos listados no capítulo da limpeza interior do carro. Desta forma, e com limpezas regulares, terás sempre um carro limpo e higienizado.

Ao longo deste artigo, encontrarás também informação detalhada sobre como limpar o exterior do carro , bem como os produtos e equipamentos que devem ser utilizados na limpeza e lavagem de um carro.

1. Retirar todo o lixo do interior do carro

O primeiro passo na limpeza do interior do carro passa por retirar todo o lixo e os objetos que estejam no interior do carro e que não são necessários.

Sejam embalagens de comida ou de água, máscaras, ou outros objetos, se não forem necessários, devem ser retirados do interior do veículo.

Verifica bem todos os compartimentos do veículo, como a consola central, as portas, debaixo dos bancos, etc.

Um carro limpo é também mais seguro, pois em caso de travagem brusca ou acidente os objetos podem ser projetados e provocar danos no próprio veículo ou, pior, nas pessoas.

2. Retirar todos os tapetes do carro e lavar

O passo seguinte passa por retirar todos os tapetes do interior do carro. Estes podem ser aspirados ou lavados, dependendo do material de que são feitos.

Se forem tapetes em tecido, podem ser aspirados ou até limpos com uma escova húmida.

Se forem tapetes de borracha, podem ser lavados com água e detergente ou sabão. Deve evitar-se usar produtos agressivos pois estes podem acabar por deteriorar a borracha.

Mesmo que não limpes o carro todas as semanas, os tapetes devem ser sacudidos semanalmente.

É nos tapetes que se acumula grande parte da sujidade. Limpá-los regularmente ajuda a manter todo o carro mais limpo pois evita-se que as partículas presentes nos tapetes “saltem” para outras superfícies.

3. Aspirar todo o interior do veículo

Todo o interior do veículo, incluindo chão, bancos e bagageira, devem ser bem aspirados para que se elimine a sujidade mais visível.

4. Limpar as superfícies com um pano de microfibras

O painel de instrumentos, volante, porta-luvas e todos os plásticos presentes no interior devem ser limpos com um pano de microfibras e com um produto próprio para o tipo de material presente no interior do veículo.

Só com um produto apropriado se prolonga a qualidade e durabilidade dos materiais. Não utilize simplesmente água pois não estará a cuidar dos materiais e é provável que acabe por deixar todos os componentes manchados.

Utilize produtos próprios para plásticos ou para couro, dependendo de qual for o material utilizado no interior do veículo.

5. Limpar os estofos

Os bancos em tecido devem ser aspirados e depois limpos com um pano húmido e produto de limpeza próprio para estofos em tecido.

Deve ter muito cuidado com a quantidade de água utilizada pois os bancos em tecido absorvem rapidamente a água, tornando o processo de secagem muito demorado.

Já os bancos em couro devem ser aspirados e limpos utilizando um pano macio seco, ou então um pano macio um pouco húmido. Contudo, não deve ser utilizada água, mas sim um produto próprio para estofos em couro.

Para prolongar a vida útil e a beleza natural do couro, deve-se fazer, com alguma frequência, uma hidratação do couro. Para tal pode usar produtos específicos, nomeadamente à base de lanolina.

Os estofos só devem ser limpos depois de terem sido limpos todos os plásticos pois, para limpar os plásticos, certamente terá que se sentar ou colocar sobre os bancos.

6. Limpar a bagageira

Por vezes esquecida, também a bagageira tem que ser limpa. A bagageira deve ser aspirada com frequência e limpa com um pano ou escova húmida.

7. Limpar os vidros

A parte interna dos vidros deve ser limpa com um pano limpo e com detergente próprio para vidros.

Utilizar jornal é também uma boa alternativa para evitar deixar resíduos nos vidros e conseguir aquele acabamento sem falhas.

Como lavar o exterior do carro

Terminada a limpeza do interior, é chegada a hora de iniciar a lavagem do exterior do carro.

1. Lavar as jantes

lavar jantes de carro
Fonte: Freepik

A lavagem do exterior do carro deve iniciar-se pelas jantes.

Estas são o componente que acumula mais sujidade pois está em contacto com o solo. Desde poeiras, gordura, a óleo, as jantes acabam por acumular todo o tipo de sujidade.

As jantes devem ser lavadas com uma escova e um líquido próprio para jantes que contenha desengordurante para eliminar todo o tipo de óleos e gordura.

Um dos principais erros, e que é cometido por muitas pessoas, passa por lavar as jantes apenas depois de lavar toda a carroçaria.

Isto é um erro porque lavar as jantes depois de lavar a carroçaria vai fazer com que a sujidade das jantes salpique para a carroçaria.

2. Lavar a carroçaria começando pelo topo

A carroçaria deve lavar-se começando sempre pelo tejadilho, pois, à partida, esta será a parte menos suja do carro.

Começa por molhar todo o carro com água para retirar a maior quantidade possível de sujidade e humedecer aquela que vai ser mais difícil de retirar.

De seguida, utiliza uma escova de cerdas não muito rígidas (para evitar danificar a pintura ou amolgar a carroçaria) ou, de preferência, um pano/luva de microfibras ou uma esponja.

Utiliza sempre um detergente próprio para esfregar o carro e retirar a sujidade mais difícil.

Idealmente, a água utilizada deve estar quente. Desta forma até a sujidade mais difícil sairá mais facilmente.

3. Enxaguar a carroçaria

Depois de esfregar a carroçaria, deve-se enxaguar o automóvel o mais rapidamente possível para evitar que a espuma seque e deixe manchas na pintura.

4. Secar as superfícies

Para conseguir uma carroçaria sem manchas, a mesma deve ficar bem seca, de preferência com um pano de microfibras.

Os vidros também devem ser secos e, caso se detete que alguma sujidade e/ou gordura não saiu durante o processo de lavagem, deve agora lavar-se os vidros na sua parte exterior à semelhança do que foi feito na parte interior.

E o motor?

Deve evitar-se lavar o motor, e os restantes componentes que se encontram debaixo do capô, simplesmente com água. Isto porque durante este processo pode danificar-se algum componente.

Idealmente, e por forma a garantir que a zona do motor está limpa, deve utilizar-se um pano húmido para limpar os componentes de forma somente superficial.

No entanto, para uma limpeza mais completa deixamos, de seguida, algumas dicas.

1. Plásticos protetores

As proteções plásticas que protegem a bateria e o motor não contêm qualquer componente eletrónico pelo que podem ser lavadas com água e detergente.

Estas proteções devem ser retiradas com muito cuidado para evitar partir algum encaixe e devem, depois de lavadas, ser bem colocadas no sítio, principalmente para evitar ouvir ruídos durante as viagens.

2. Componentes sensíveis

Impermeabiliza todos os componentes eletrónicos e outros mais sensíveis e que não podem estar em contacto direto com água ou outros produtos com fita cola, por exemplo.

3. Aplica um desengordurante

Os componentes metálicos podem ser limpos (com muito cuidado) com desengordurante. Para as zonas mais difíceis pode ser utilizada uma pequena escova.

Depois de deixar atuar o desengordurante por alguns minutos, deve retirar o produto e a sujidade com um pano ligeiramente húmido.

Produtos essenciais para a lavar corretamente o carro

  • Mangueira
  • Balde
  • Limpa vidros
  • Champô do carro
  • Mini aspirador
  • Pano microfibras
  • Produto limpeza de plásticos
  • Produto limpeza e hidratação de couros
  • Escova estofos
  • Produto limpeza de estofos em tecido
  • Escova para a jantes
  • Produto para limpar o motor

Agora que já conheces os passos e as dicas para a limpeza e lavagem perfeita do automóvel, falta apenas saber que produtos utilizar.

É verdade que a lista é um pouco extensa, mas com todos os produtos que indicados na nossa lista de produtos essenciais para a limpeza do carro, garantimos que vais ter sempre um carro limpo, higienizado e bem conservado.

Lembre-ta que uma limpeza e lavagem periódica, idealmente semanal se o carro for utilizado todos os dias, ajuda a conservar o automóvel e prolongar a sua vida útil.

  • Mangueira e balde

Para a limpeza exterior vais precisar, claro está, de uma mangueira e de um balde para colocar a água e o champô para o carro.

  • Limpa vidros

Para uma correta limpeza dos vidros, nomeadamente os interiores, deves utilizar um produto limpa vidros.

  • Champô para o carro

Ao invés de um simples detergente que pode acabar por deteriorar a pintura do automóvel, deve utilizar-se um champô específico para a lavagem do carro.

  • Mini aspirador

Um mini aspirador é o equipamento ideal para aspirar o interior do veículo, nomeadamente o chão, os estofos e a bagageira, e até as superfícies caso o aspirador tenha uma escova como acessório.

  • Pano microfibras

Como vimos ao longo deste artigo, o pano de microfibras é fundamental para uma limpeza mais eficiente do automóvel.

O pano de microfibras permite uma limpeza mais eficiente pois consegue “agarrar” melhor o pó. Desta forma, é uma melhor opção quando comparado com os outros panos de tecido.

  • Produto limpeza plásticos

Manter os plásticos limpos e com um aspeto de novos é possível. Para isso, usa-se um produto específico para a limpeza e tratamento dos plásticos do habitáculo do veículo.

  • Produto limpeza e hidratação couro

Se os estofos são em couro, utiliza um produto apropriado para a limpeza do couro e hidratação por forma a garantir que a sua qualidade é preservada.

  • Escova estofos

Uma escova para estofos ajuda a realizar uma limpeza mais profunda ao levantar as poeiras mais pequenas e chegar aos locais mais difíceis.

  • Produto limpeza estofos em tecido

Para uma maior higienização, e porque a utilização de água não é o mais indicado, aconselhamos a utilização de um produto específico para a limpeza de estofos em tecido. Assim, as propriedades do tecido são preservadas e os maus odores eliminados.

  • Escova para jantes

Para as jantes deve utilizar-se uma escova própria para este componente. Só assim é possível chegar aos locais mais difíceis e realizar uma limpeza em profundidade.

  • Produto limpeza para jantes

Para uma limpeza em profundidade das jantes, eliminando toda a gordura, óleos e sujidade, deve utilizar-se um produto de limpeza de jantes específico para este componente.

  • Produto de limpeza do motor

Para eliminar a sujidade e gordura das componentes metálicas do motor deve utilizar-se um produto desengordurante próprio para o efeito.

Resumo

Agora, que já sabes como lavar corretamente o carro, não tens desculpas para ter o carro sujo, com manchas ou mesmo mal lavado.

Se fizeres lavagens mais regulares, o tempo despendido em cada lavagem e limpeza é menor, isto porque a sujidade não se acumula em tão grande volume.

Para que o carro fique lavado e limpo corretamente, segue os 7 passos apresentados e na ordem listada.

Além destes passos, segue as dicas de como limpar o interior e exterior do carro. E muito importante, sempre com os produtos adequados. De outra forma, irás estragar os componentes e pintura do carro.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários